quarta-feira, 30 de junho de 2021

Vivendo pela Palavra de Deus.

 

A conexão inerente que existe entre seu espírito, sua alma e seu corpo significa que o que afeta um afeta o outro, tanto de modo positivo quanto negativo. Ter uma alma que está em paz começa com o responder a assuntos espirituais. A Palavra de Deus é parte integral do bem-estar da sua alma. 

Hebreus 4:12 diz:

"Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumespenetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos." (NVT)

Este versículo poderoso revela cinco características-chave da Palavra de Deus:


A Palavra de Deus é VIVA. Com frequência, a Bíblia é citada como a Palavra Viva. Na Parábola do Semeador, Jesus comparou a Palavra de Deus a uma semente (veja Lucas 8). Quando você recebe a Palavra de Deus é como uma semente… não parece existir vida nenhuma nela, mas quando é semeada em bom solo, ela tem o potencial de produzir grandes coisas na sua vida. Plantada no solo fértil do seu coração, a Palavra de Deus reproduzirá a natureza de Cristo em você.


A Palavra de Deus é PODEROSA. Assim como uma grande árvore começa como uma semente no chão, a Palavra de Deus em você tem poder criativo e transformador. À medida que você se alimenta da Palavra de Deus, ela começará a transformar você de dentro para fora.


A Palavra de Deus é MAIS CORTANTE QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES. Qualquer coisa que possa te afetar fisicamente também vai te afetar emocional e espiritualmente. Por exemplo, doenças ou circunstâncias difíceis impactam como você se sente, e emoções negativas causam respostas físicas negativas em seu corpo; do mesmo modo que as emoções positivas fazem isso de forma positiva (Provérbios 17:22). A Palavra de Deus pode discernir entre sua alma e seu espírito. Provérbios 3 diz: "Ouça a voz do Eterno em tudo que fizer (...). Ele manterá você no melhor caminho." (A Mensagem). 


A Palavra de Deus PENETRA ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO. Pode ser difícil saber os verdadeiros motivos do seu coração. Davi sabia disso quando chorou: "Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno" (Salmos 139:23-24, NVI). A Palavra de Deus pode penetrar com precisão cirúrgica entre sua alma e seu espírito; ela tem a capacidade de examinar a sua vida e expor a verdade, que revelará Cristo dentro de você de uma maneira que nenhuma outra coisa poderia revelar.


A Palavra de Deus TRAZ À LUZ NOSSOS PENSAMENTOS E DESEJOS MAIS ÍNTIMOS. Conhecimento e compreensão de si mesmo podem envolver confrontos dolorosos com as suas fraquezas. Mas adquirir conhecimento sobre si mesmo de uma forma que alinhe sua vida com Deus e com a imagem de Cristo em você traz a verdadeira liberdade e a paz interior. Jeremias disse que o coração humano é enganoso "acima de tudo", além do nosso entendimento. Precisamos da Palavra de Deus e da ajuda d'Ele para descobrir as coisas ocultas das quais não temos conhecimento; coisas que ameaçam limitar ou sabotar nossas vidas. Lembre-se: saber a verdade é que te liberta.


Faça da oração de Davi a sua própria oração:


"Sem essa luz de revelação, como eu detectaria o desvio do meu coração? Senhor, perdoe meus defeitos escondidos sempre que encontrá-los. Continue me limpando, Deus, e me mantenha longe dos meus pecados secretos e egoístas; que eles nunca governem sobre mim! Pois só então estarei livre de culpas e permanecerei inocente de rebelião. Que as palavras da minha boca, meus pensamentos de meditação e cada movimento do meu coração sejam sempre puros e agradáveis, aceitáveis diante dos seus olhos, meu único Redentor, meu Deus-Protetor." – Salmos 19:12-14 (TPT, Tradução Livre).

LEIA:

Hb 4:12/Lc 8:4-15/Pv 17:22/Pv 3:6/Sl 139:23-24/Sl 19:12-14

terça-feira, 29 de junho de 2021

Vivendo a partir do seu espírito.

 

O que significa "viver a partir do seu espírito"? Ontem vimos como somos um ser de três partes: espírito, alma e corpo. Com nosso corpo e nossa alma (mente, vontade e emoções), podemos adorar e clamar a Deus, mas é através do nosso espírito que estamos em comunhão com Ele e O recebemos. Pense sobre isso por um momento. Quando você se comunica com Deus através do seu espírito, você pode ouvi-Lo; na verdade, é por isso que você existe!


É através do seu espírito que você percebe o que está acontecendo, espiritualmente falando. E se alguma vez existiu um momento para entender o que está acontecendo espiritualmente, esse momento é agora! Como cristãos, é essencial vivermos com um espírito aberto a Deus. Você  recebe de Deus através do seu espírito, e é por isso que seu espírito é tão importante para Ele.


João 3:6 (NVI) diz: "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito [Santo] é espírito [seu espírito]". O Espírito Santo faz morada no seu espírito.


Viver a partir do seu espírito bloqueia o caos que vem a partir do viver no reino da sua alma. Grande parte da essência da sua alma é um comportamento que foi aprendido a partir das suas experiências e da sua educação. A menos que as atitudes negativas e os sistemas de crenças erradas sejam corrigidos de acordo com a Palavra de Deus, eles dominarão sua mente e sabotarão a sua vida. Se você for controlado pela sua alma, você será governado pelo que os outros pensam e dizem. Mas quando você vive com o seu espírito conectado ao Espírito de Deus, você pode se libertar do controle do que as outras pessoas pensam sobre você.


Em última análise, sua vida espiritual é liderada pelo Espírito de Deus em seu espírito e Ele falará com você de maneira única e pessoal. Ele não dirá as mesmas coisas da mesma maneira que Ele faz com outras pessoas.


Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.  (Salmos 139:1-4) (NVI)


Você pode confiar sua vida a Deus. Ele te conhece por dentro e por fora de uma maneira que ninguém consegue conhecer. Quando você abrir o seu espírito para o d'Ele, Ele te guiará e te falará sobre o futuro. Ele te instruirá sobre as escolhas certas para a sua vida, da menor à maior, te levando por um caminho para alcançar paz e satisfação; uma vida que brilha Sua glória.


Não há dúvida de que, se o Deus vivo e presente que ressuscitou Jesus dentre os mortos atua na vida de vocês, ele fará em vocês o mesmo que fez em Jesus: ele os trará vivos para si. Quando Deus vive e respira em vocês (e ele o faz, como o fez em Jesus), vocês são libertos daquela vida morta. Com seu Espírito vivendo em vocês, o corpo de vocês será tão cheio de vida quanto o de Cristo!  – Romanos 8:10-11 (A Mensagem).

LEIA:

Jo 3:6/Sl 139:1-4/Rm 8:10-11

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Espírito, Alma e Corpo.

Você é extremamente complicado! Antes que você se ofenda, deixe-me explicar...


Deus te fez único, com sua própria combinação única de talentos, sentimentos, pensamentos, atitudes, circunstâncias... e a lista continua. Você não é igual a qualquer outra pessoa. Você pode ter interesses ou habilidades semelhantes aos outros, mas você tem sua própria história, única. E mesmo isso sendo verdade, como seres humanos, Deus nos criou todos iguais e todos somos feitos de um modo muito complexo e detalhado.


Gênesis 2:7 diz: "...o Eterno formou o Homem a partir do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida. E o Homem passou a ter vida – tornou-se um ser vivo!" (A Mensagem). Nossos corpos físicos foram formados a partir do pó e nos tornamos uma alma viva. Mas foi o próprio sopro de Deus que fez o espírito dos homens ganhar vida. Ele não fez isso por nenhuma outra criatura viva.

Então fomos todos criados com três partes: um espírito, uma alma e um corpo.

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. - 1 Tessalonicenses 5:23 (NVI)


Seu corpo físico é a sua "casa", a parte de você que interage com o mundo físico ao seu redor e abriga sua alma e seu espírito. Sua alma é a parte interior que responde ao mundo exterior ao seu redor através de sua mente, da sua vontade e das suas emoções, que permitem que você pense, escolha e sinta. Sua alma contém sua personalidade. Mas por baixo de tudo isso está nosso espírito, que só ganha vida quando você rende a sua vida a Jesus Cristo.


Mas se Cristo vivo está em vocês, o corpo [natural] está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça [que Ele dá].  – Romanos 8:10 (NVI)


Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido. – 1 Coríntios 2:14-15  (NVI)


O seu espírito é a força vital mais importante dentro de você. Assim como um rádio sintoniza diferentes estações, o nosso espírito é um receptor que "sintoniza" você com o Espírito de Deus. É por meio do seu espírito que Deus se torna real para você e onde você se conecta com Ele.


Provérbios 20:27 (NVI) diz: "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser." Você pode ouvir a voz de Deus e se conectar com o Espírito d'Ele por meio do seu espírito humano. Quando você escolher viver pelo seu espírito,  sua alma e seu corpo se alinharão com o Espírito de Deus e cumprirão o Seu propósito em sua vida.

LEIA:

1Ts 5:23/Gn 2:7/Rm 8:10/1Co 2:14-15/Pv 20:27

domingo, 27 de junho de 2021

Paz Não Significa Perfeição.


Como seguidor de Jesus, encontre conforto no fato de sua salvação lhe trazer paz com Deus. E então, a cada dia que você segue a Jesus e permite que Ele conduza sua vida, você experimenta a paz de Deus. Mas mesmo quando temos a paz de Deus em nossas vidas, ela não implica em perfeição em nosso mundo. Até residirmos em nosso lar celestial e eterno com Deus, não conheceremos ou experimentaremos a perfeição. 

Então, o que nos leva a pensar que a paz de Deus equivaleria à perfeição aqui na Terra? As nossas expectativas. Disse um teólogo: "Se vou viver em paz, preciso renunciar à minha expectativa de perfeição. A paz não é encontrada em um lugar ou em um conjunto de circunstâncias onde não há problemas.” 

Enquanto a Terra for nosso lar, teremos sofrimentos e dificuldades. Passaremos por épocas em que a dor é intensa, pois a dor acompanha relacionamentos em crise, economias em crise e a saúde em crise. Essas pressões externas não têm o poder de tirar a perfeita paz de Deus através de Jesus Cristo. O teólogo continua dizendo: "Não significa que Ele me livra disso; significa que Ele me encontra em meio a isso.”

Ele nos encontra em nosso tempo de mais profunda necessidade com uma paz inescrutável, insondável e inexplicável. Essa paz de Deus é incomparável, inigualável. Ninguém ou nada está no mesmo nível que essa paz perfeita e misteriosa. Mesmo que esteja além da nossa compreensão, sabemos quando temos e quando não temos a paz de Deus.

Nós a experimentamos no meio de uma dor indescritível quando, de alguma forma, temos calma sobre nós; quando estamos com dificuldades financeiras e não temos certeza de como pagar a próxima conta, mas nos maravilhamos por poder descansar na provisão de Deus; quando nossa saúde está em risco e não sabemos quando a cura chegará, mas não podemos explicar a serenidade com a qual estamos vivendo. Essa é a paz de Deus em situações imperfeitas. A vida não é perfeita, mas o nosso Deus é. 

Deus nem sempre nos tira de nossos vales, mas sempre nos conduz através deles. Muitas vezes, é nessa incerteza que Deus nos mostra as revelações mais poderosas sobre quem Ele é e quem somos. Ainda podemos confiar e descansar em nosso bom Deus durante os desafios da vida e demonstrar fé durante nossas próprias tempestades. É esse tipo de fé que agrada ao nosso Deus. 


LEIA:

João 16:33 / Hebreus 11:6 / 1Pe 5:7 


sábado, 26 de junho de 2021

Paz Com os Outros.

 

Muitas vezes procuramos paz em nossos relacionamentos. A maneira mais fácil de alcança-la está em, primeiro, ter paz com Deus, seguida pela paz de Deus. Isso nos permite ver as coisas de uma perspectiva celestial, que se infiltrará em nossos relacionamentos terrenos.

Mas nem sempre temos esse ponto de vista, não é? Às vezes, nossa falta de paz com os outros existe por sermos teimosos e não queremos chegar a um meio termo quando não estamos de acordo. Arrogantemente, achamos que nosso caminho é o melhor caminho. Outra razão pela qual não temos paz com os outros é porque não queremos que as coisas corram bem para eles, seja porque nos machucaram ou porque temos inveja deles. Não queremos que eles floresçam, mas que falhem.

Mas podemos aprender a viver em paz com os outros através de vários versículos na Palavra de Deus. Aqui estão alguns:


  • Quando alguém nos persegue, nós os abençoamos (Romanos 12:14)

  • Nunca paguem o mal com o mal, em vez disso, aja corretamente (Romanos 12:17).

  • Não revide com insultos, pague com bênçãos (1 Pedro 3:9).

Mesmo quando abençoamos aqueles que nos perseguem, optamos por não retribuir o mal e agimos corretamente, ainda pode não haver paz. Por quê? Porque as pessoas continuam sendo pessoas e, por mais que tentemos ser bons, ainda estamos longe da perfeição. Nem todo relacionamento pode ser recuperado, mas vamos fazer o possível para garantir que fizemos a nossa parte.


LEIA:

Romanos 12:14-18 / Colossenses 3:15 / Hebreus 12:14 / Tiago 3:17-18 / 1Pe 3:8-9

sexta-feira, 25 de junho de 2021

A Paz de Deus.

 

A morte de Jesus na cruz e Sua ressurreição após três dias é um presente que nos traz vida eterna quando o recebemos. Uma vez que recebemos esse presente gratuito, nossa salvação é verdadeira, e nos traz paz com Deus. Mas a vida pode sair do controle, seja pelas circunstâncias ou por nossas más escolhas, e quando isso ocorre, a paz de Deus parece distante e talvez até inexistente.

Mesmo quando somos salvos por Jesus e temos paz com Deus, ainda somos suscetíveis às preocupações e ansiedades deste mundo, e algumas situações podem causar estragos em nossas vidas. Não apenas isso, mas nossos desejos pecaminosos nos impedem de escolher o melhor de Deus e confiar nEle. Preocupamo-nos, reclamamos e nos inquietamos com tantas coisas desnecessárias. Podemos ser salvos, mas ainda somos uma obra em andamento; por permitirmos que pressões externas e batalhas internas nos consumam, a paz de Deus nem sempre é aparente em nossas vidas.

Para experimentar a paz de Deus, vamos mergulhar em duas passagens da Bíblia para ver como podemos tornar a paz de Deus nossa realidade constante.

Romanos 8:6-11

Uma mente controlada pelo Espírito leva à vida e à paz, e deixar a natureza pecaminosa reinar traz a morte. Pense nisso. Quando caímos e alimentamos pensamentos pecaminosos que estão longe do melhor de Deus, nossa mente não tem a paz de Deus. Não porque Deus não está perto, mas porque nosso pecado colocou uma barreira entre nós e Ele. A paz de Deus e nossa natureza pecaminosa estão em guerra. Elas não podem coexistir. Mas quando simplesmente nos submetemos ao nosso bom Deus, confiamos em Seus caminhos e o obedecemos, não estamos mais sucumbindo à nossa natureza pecaminosa, e experimentamos Sua perfeita paz.

Filipenses 4:6-7

A paz de Deus nos cobre como um cobertor quando paramos de nos preocupar e, ao invés disso, oramos por tudo. Exatamente — por tudo . Nós entregamos todos os fardos ou dificuldades que estamos carregando para Deus e, quando o fazemos, Sua paz que "excede todo entendimento" inunda nossos corações e mentes. É muito além do nosso entendimento. Não é algo que podemos criar, mas algo que obtemos quando escolhemos confiar, obedecer e andar com fé.

Se você é um seguidor de Jesus, tenha conforto e esperança por estar em paz com Deus. E então, busque-O em todos os seus caminhos, para que nada fique entre você e a paz de Deus.


LEIA:

Mateus 6:33-34 / Romanos 8: 6-11 / Filipenses 4:6-7

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Paz Com Deus.

 

Essa paz que Deus dá pode estar além da nossa compreensão, mas não está além do nosso alcance: está prontamente disponível para nós. Se queremos ter paz com Deus, não existem "Três passos fáceis para a paz com Deus." Há apenas um caminho — Jesus.

Quando Jesus morreu na cruz, Deus colocou todos os pecados do mundo em Jesus — pecados do passado, presente e futuro. Quando aceitamos esse presente de Deus e nEle depositamos nossa fé, obtemos a justiça de Cristo. Essa justiça, de acordo com Romanos 4: 23-24, é “creditada” para nós que cremos naquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos.

Todos nós queremos a paz de Deus. Mas até que cheguemos a um relacionamento com Jesus, recebamos Seu presente e sejamos salvos, nunca a teremos. É melhor afirmar assim: se queremos a paz de Deus, devemos primeiro ter paz com Deus.

Quando pecamos, isso não anula a paz com Deus. Sermos justificados por Deus é um evento único. Não somos justificados repetidamente. Louve a Deus pois a nossa condição humana não cancela ou anula nossa condição espiritual.

Então, o que a paz com Deus faz por nós em tempos de incerteza? Nos dá esperança. Esperança de que a vida que vivemos na Terra seja apenas o começo de nossa vida eterna com Deus. Como seguidores de Jesus, pessoas que O aceitaram como Senhor e Salvador, recebemos vida abundante e eterna; as duas andam de mãos dadas.

Porque temos a esperança de Jesus e Seu Espírito Santo nos guia, uma vida abundante é possível aqui na Terra. Quando dermos nosso último suspiro em nosso corpo temporário nesta terra, seremos levados à eternidade. Esta vida em nosso lar eterno será eterna e abundante; uma continuação do que foi iniciado na Terra.

Se você conhece Jesus, se Ele é o seu Senhor e Salvador, pode estar certo de que quaisquer cenários ou circunstâncias terrenas que pesam sobre você não terão poder eterno sobre você. À luz do que nos espera em nosso verdadeiro lar, esta vida é apenas um pequeno espaço no tempo. A paz que temos com Deus é o que garante nossa esperança do que está por vir.


LEIA:

João 10:10 / Atos 4:12 / Romanos 4:22-25 / Romanos 5:1 / Tiago 4:14

quarta-feira, 23 de junho de 2021

O que é Paz?

 

Se você perguntar às pessoas o que significa paz, elas fornecerão uma variedade de respostas:


  • Paz e silêncio

  • Tranquilidade

  • Livre de perturbações

  • Falta de pensamentos ou sentimentos opressivos

  • Relações harmoniosas

  • Tempo sem guerra 

  • Ausência de hostilidade ou dano


Embora essas respostas não sejam ruins ou erradas, elas geralmente são de um ponto de vista que não inclui Deus na equação. A paz do mundo é diferente da paz de Deus.


A paz desejada e oferecida pelo mundo nos dá paz de várias maneiras - policiais, bombeiros, contas de aposentadoria e seguro de saúde, para citar alguns. Além dessas coisas, não ter guerra, experimentar harmonia em nossos relacionamentos e não ter pensamentos opressivos, são coisas ótimas. Tudo isso é muito útil e somos abençoados por elas. Quem não gostaria delas? Mas esse tipo de paz é temporário e depende das circunstâncias, e não fornecem o tipo de paz que Jesus está oferecendo. Quando as coisas estão calmas, estamos em paz. Quando nossas circunstâncias são turvas, não estamos em paz.


Em João 14:27, Jesus não quer que nossos corações sejam perturbados. Porque, embora nos preocupemos com lutas temporais, Ele está oferecendo uma solução permanente, que é a Sua paz. Não importa quão inteligentes sejamos, quão enfeitados sejam nossos currículos, quantas invenções são creditadas em nossos nomes ou quão espertos, criativos e sábios somos - não sabemos como criar a paz. 


O Criador da paz é quem nos criou. Ele é nosso Senhor, nosso Criador, nosso Deus Poderoso e nosso Pai Eterno. Ao longo deste plano, mergulharemos no que a paz de Deus realmente significa e como podemos experimentá-la em nossas vidas.

LEIA:

João 14:15-27



terça-feira, 22 de junho de 2021

Integridade é Uma Escolha.


A integridade não é definida por proclamar ser honesto; ela é definida pelas escolhas que fazemos. No que diz respeito à integridade, nossas palavras devem corresponder às nossas ações. Não podemos apenas dizer que possuímos integridade. Nós devemos escolhê-la.

Para mim, meu maior problema de integridade é com dinheiro. Eu tenho medo do que pode acontecer no futuro, e este medo me fez, ao longo da minha vida, comprometer minha integridade. Na faculdade, me disseram que eu não poderia devolver um par de sapatos novinhos porque eu não tinha a caixa original. Então...eu peguei uma caixa da prateleira e fiz a troca dos sapatos com uma caixa diferente, mesmo sabendo que fazendo isso eu receberia mais dinheiro do que paguei pelos sapatos. Eu podia justificar isso? Claro. Eu fiz isso? Sim. Dói admitir, mas no fim eu escolhi fraude e roubo.

Integridade é uma escolha difícil, porque ela requer que neguemos nossos desejos egoístas. Nós perdemos a oportunidade de ter o que queremos, quando queremos e como queremos. Negar seus desejos não é fácil, confortável ou divertido. Essa ´é grande parte do que torna a escolha pela integridade tão difícil.

Há três coisas que ajudam a fazer esta escolha. Primeiro, escolha pensar que seja o que for que ganhamos no momento, dura apenas um momento. A verdade de Deus dura para sempre. Segundo, escolha pensar nas consequências. As consequências de devolver aqueles sapatos foram muito maiores do que perder R$50. Terceiro, escolha aprofundar-se na Palavra de Deus. Ao plantar nosso coração dentro de Sua verdade, nós poderemos viver pela integridade do ela diz.

Integridade significa escolher o que Deus diz que é certo, mesmo quando ninguém está olhando, e mesmo quando a escolha não é fácil. Deus não nos força a viver com integridade, mas quando nós compreendemos isso, não precisamos ser forçados. Nós a escolhemos porque isso significa viver um estilo de vida que dá vida. 

Você não irá se arrepender de escolher integridade!


LEIA:
Provérbios 13:6 / Provérbios 29:10

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Comprometendo Nossa Integridade.

 

Escolher qualquer coisa além da verdade de Deus nos leva a comprometer nossa integridade. Não importa quão pequena seja essa transigência, ela ainda fere nosso coração íntegro. Aqui está o problema: transigência leva a justificação, e justificação leva a confusão. O que era preto e branco se torna cinza, e nós justificamos porque a verdade de Deus não precisa ser nosso guia em toda situação.

Nossas palavras são umas das coisas mais fáceis de comprometer. Com nossas palavras, nós exageramos a verdade, fofocamos, contamos "boas mentiras" e prometemos demais. E então começam as justificativas. Uma mentira boa não é uma mentira de verdade, certo? E também, é melhor do que machucar os sentimentos de alguém. Qual o problema se ninguém está se machucando? Preto e branco está virando cinza.

Nós também podemos comprometer nossas ações. Pegamos algo pequeno sem permissão, não marcamos a saída pro almoço ou levamos o crédito por algo que não fizemos. Então começamos a justificar. Nós não recebemos o crédito que merecíamos da última vez, então... tudo bem. Eles não vão perceber que uma pessoa saiu, eles podem lidar com isso. Preto e branco está virando cinza.

Com toda desculpa, transigência e justificação, a verdade de Deus é distorcida e sua posição em nossa vida é ajustada. Deus olha para o nosso coração, não para o tamanho do comprometimento. Não há regiões cinzentas para Sua verdade que é preta e branca.

Comprometer-se pode parecer mais fácil no momento, mas a verdade de Deus é o que realmente traz vida. Quando nossas palavras e ações se alinham com o que acreditamos, ou dizemos que acreditamos, nós gastamos menos tempo e energia questionando nós mesmos e nos preocupando se alguém irá descobrir. Transigência e justificativa obscurecem a verdade da vontade de Deus para sua vida. Escolha a verdade mesmo quando for inconveniente e difícil.


LEIA:
Salmos 41:12 / Provérbios 11:3

domingo, 20 de junho de 2021

A Estrada Para a Integridade.

 

Apenas o Espírito de Deus pode criar integridade dentro de nós, mas tudo no mundo pode nos roubar dela. Pessoas e situações irão, intencionalmente e não intencionalmente, corromper e comprometer nossa integridade. Nós não nascemos com um coração íntegro, e se quisermos um, temos que lutar por ele.

Se quisermos lutar por uma integridade profundamente enraizada, isso significa que devemos conhecer intimamente, compreender e amar a verdade de Deus. É esta verdade que desenvolve sabedoria em nossas vidas, e nos ajuda a discernir e colocar em prática os padrões e limites que formam um coração íntegro.

Lutar também significa nos cercar de pessoas que estão sempre nos observando e nos responsabilizando. Os pecados se multiplicam em silêncio e parecem menores com a falta de responsabilidade. É muito mais provável que continuemos a nos prejudicar quando ninguém se importa ou não irão descobrir que estamos fazendo isso. Prestar contas é difícil, mas é um ingrediente vital para nos responsabilizarmos por nossas ações e palavras.

Lutar por integridade irá aumentar nossa capacidade de enfrentar e mudar os obstáculos que continuamente nos forçam a comprometer a verdade de Deus. Isso torna um pouco mais fácil não prometer demais, mudar de emprego ou encontrar um grupo diferente de amigos.

Lutar não quer dizer que seremos perfeitos. Todos nós caímos. Todos cometemos erros. Não importa quanta integridade tenhamos, nós nunca seremos perfeitos. Isso é especialmente verdadeiro em tempos de medo, tragédia e caos, quando a tentação é ainda maior para fazermos uma escolha errada. A chave é assumir responsabilidades pelas suas ações e admitirmos nossos erros. Possuir um coração íntegro nos ajuda a reconhecer os erros e a buscar a graça e o perdão de Deus.

Integridade não é algo que você tem ou você não tem; é um estilo de vida pelo qual devemos intencionalmente nos empenhar. Seja intencional em sua procura pela verdade e sabedoria de Deus. Lute contra tudo que tenta nos distrair e nos roubar da integridade. Empenhe-se a correr atrás do que importa.


LEIA:
Provérbios 28:6 / Provérbios 2:7-10

sábado, 19 de junho de 2021

O que é integridade.

 

É difícil definir o que é integridade. No dicionário, a palavra está definida como "aderir a princípios morais e éticos." No dia a dia, define-se integridade como "ser honesto e confiável". Se baseamos a integridade nessas duas definições, acabamos vivendo nossas vidas pautadas numa verdade moral escolhida por nós mesmos, esperando que os outros nos enxerguem como pessoas direitas e confiáveis. Ambas as definições são corretas, mas, ao mesmo tempo, são incompletas. A integridade é também muito mais que isso.

A verdadeira integridade é simplesmente esta - viver e falar de acordo com o que Deus diz que é correto. Integridade significa embasar nossas palavras e ações nos Seus princípios e na Sua verdade. Por que a integridade está baseada nos princípios de Deus? Ele é o autor de tudo que é certo e verdadeiro. Quando vivemos nossas vidas afirmando que Deus é nosso Criador, temos que entender que Ele nos criou para viver de acordo com Seus padrões de verdade.

Ele nos criou para que recebamos Dele nossos princípios morais e éticos. Qualquer outro lugar onde encontramos valores ou verdades constitui uma opinião formada pelo homem e, portanto, uma falsa integridade. A verdade Dele é a única coisa que nos levará a uma vida de integridade. Então, viver com integridade implica em dizer sim ao que Deus diz que é correto e bom, não importam as consequências.

A integridade é mais preciosa que riquezas e mais importante que o conforto. Identificar e acreditar que a Palavra de Deus é o único padrão pelo qual devemos avaliar e desenvolver os valores fundamentais é o primeiro passo no desenvolvimento da integridade. 

Se proponha hoje a abrir o coração para um estilo de vida que sabe o que é integridade e de onde ela vem.


LEIA:
Salmos 15:1-4 / Salmos 25:21

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Diligentemente Buscando a Deus.

 Sozinhos podemos fazer tão pouco; juntos podemos fazer muito — Helen Keller


A história do homem paralítico em Lucas, capítulo 5, é bastante notável. Jesus falou as palavras "levante-se, pegue sua maca e vá para casa" para esse homem e isso o trouxe cura instantânea. Mas não vamos nos apressar nos versículos anteriores antes da cura milagrosa. Os versículos 18 e 19 dizem:


Alguns homens vieram carregando um homem paralítico em uma maca e tentaram levá-lo para dentro da casa para colocá-lo diante de Jesus. Quando eles não conseguiram encontrar uma maneira de fazer isso por causa da multidão, subiram no telhado e o abaixaram sobre a maca através dos ladrilhos para o meio da multidão, bem  na frente de Jesus.


Bem na frente de Jesus.


Você já teve o tipo de amizade em que apenas estar na presença de alguém literalmente o levou bem na frente de Jesus? O tipo em que você está passando por um momento desafiador, mesmo sentindo a presença e a liderança de Deus em sua vida, apenas para que outras pessoas venham e agarrem seus braços, puxando você ao lado delas para se encontrar com o Criador. O tipo de amigos que sabem que não podem consertar você, mas farão tudo o que estiver ao seu alcance para chegar até Aquele que fornece conforto.


Esses tipos de relacionamento são enraizados, intencionais, profundos e vitais para a comunidade. Eles não ocorrem acidentalmente ou rapidamente. Eles são produzidos apenas com uma determinação que passará por quaisquer obstáculos relacionais.  


Há algo tão especial em ter uma comunidade como essa em sua vida. Porque teremos dias, até semanas, onde temos pouca ou nenhuma energia para abrir nossas Bíblias. Ter esse tipo de comunidade à nossa volta não apenas promoverá um relacionamento mais profundo com Deus, mas também garantirá que terminemos bem. 


O que é igualmente emocionante é que não apenas desfrutamos de uma comunidade como essa, mas também temos a chance de sermos seus provedores. Nós somos as mãos e os pés de Jesus na vida de alguém. E quão incrível seria se estivéssemos tão incrivelmente comprometidos com um grupo de seguidores de Cristo que nos esforçássemos muito para levá-los a Jesus? 


A vida é solitária sem as pessoas em quem podemos nos apoiar para ajudar a suportar nossos fardos e nós os deles. Vamos dar um passo de fé e não ter medo de uma relação bagunçada. 


A comunidade vale muito a pena. 

Reflita


  • Passe algum tempo em oração pela comunidade que Deus colocou ao seu redor. Se você ainda não tem isso em sua vida, ore pela comunidade que terá um dia. Peça a Deus para direcioná-lo a alguns seguidores de Cristo que pensam da mesma forma que possam atender a essa necessidade em sua vida e você na deles.

  • Anote qualquer revelação que Deus lhe fale através da leitura bíblica ou do devocional de hoje.

LEIA:

Lucas 5:17-26

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Perdoe livremente.

O perdão não é um ato ocasional; é uma atitude permanente. — Martin Luther King, Jr.


Provavelmente já ouvimos inúmeras analogias ou frases quando se trata de perdão:

 Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que ele era você. 

É preciso uma pessoa forte para pedir desculpas e uma pessoa ainda mais forte para perdoar.

O perdão não o torna fraco, ele o liberta. 



Essas frases são verdadeiras e podemos até acreditar nelas. Mas, por alguma razão, ainda lutamos para perdoar os outros, mesmo os mais próximos. Por quê? Porque há dor envolvida. Quando alguém faz algo para nos ferir, é horrível. Considerar não censurá-los por isso é ridículo para nós. Precisamos fazê-los pagar por suas ações e achamos que quando retemos o perdão estamos fazendo exatamente isso.


Mas eles não estão pagando. Nós estamos. Agarrar-se à falta de perdão está nos devorando de dentro para fora. Está prejudicando a nós mesmos, não à pessoa que não podemos perdoar. O que torna isso ainda mais difícil é quando somos feridos por alguém próximo de nós; alguém com quem "vivemos" em nossa comunidade. Andar em perdão não é apenas essencial para a nossa comunidade com outros seguidores de Cristo, é vital para a nossa condição cardíaca.


C.S. Lewis disse: "Ser cristão significa perdoar o imperdoável, porque Deus perdoou o imperdoável em você." Por alguma razão, pensamos que nosso pecado não é tão ruim quanto o da outra pessoa. Olhamos para a pessoa que segurou alguém sob a mira de uma arma e pensamos como suas ações são terríveis. Enquanto isso, desculpamos nossos anos e anos de fofocas e pequenas mentiras inofensivas porque elas "não são tão ruins assim." 


O problema com esse padrão de crença é que estamos nos medindo por outro humano. Se as pessoas são nosso padrão, o alvo está sempre em movimento. Mas quando Jesus é nosso padrão, perceberemos muito rapidamente que mesmo nossa má atitude ou espírito fofoqueiro é pecado. Que até mesmo nós ficamos aquém da perfeição. Não podemos assumir que nosso pecado não é tão ruim. As consequências podem ser diferentes, mas todo pecado está escapando à marca do padrão de Deus. 


As pessoas vão nos decepcionar. Elas vão falhar conosco. Até as mais próximas. Assim como Deus nos perdoou por nossos pecados, precisamos fazer o mesmo com os outros: precisamos livrá-los da culpa. Quando temos esse entendimento enraizado no fundo de nossos corações, é muito mais fácil perdoar alguém, o que nos permitirá viver em liberdade. 

Reflita

  • Você costuma perdoar livremente ou tem dificuldade em deixar algo passar? Por quê?

  • A quem você precisa perdoar? Peça a Deus para ajudá-lo a escolher perdoar essa pessoa.

  • Anote qualquer revelação que Deus lhe fale através da leitura bíblica ou do devocional de hoje.

LEIA:

Efésios 4:32 / Colossenses 3:13 

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Exortar de forma consistente.

 A amizade não é ameaçada por críticas honestas. Ela é fortalecida. — Charles Swindoll 


As pessoas costumam pensar que exortação e encorajamento são sinônimos. Isso é parcialmente verdade. Exortação é incentivo, mas é muito mais. No grego original, a palavra exortação em Hebreus 3:13 é parakaleō. Significa repreender, aconselhar, advertir, desafiar, ensinar, consolar e, sim, incentivar. 


Em qualquer dia, há uma parte da exortação que é mais fácil para nós — ensino, consolação e encorajamento. Mas a parte mais difícil da exortação é repreender, aconselhar, advertir ou desafiar alguém. O que dificulta isso é que as pessoas nem sempre querem ouvir o que temos a dizer. Até as pessoas da nossa comunidade. 


Vamos discutir os dois aspectos da exortação:


Repreender e desafiar adequadamente.

Em qualquer ocasião, nunca faltam conselhos. Todo mundo tem suas próprias opiniões sobre quase tudo. E isso é basicamente o que significa advertir alguém — oferecer conselhos ou um aviso. Mas advertir ou desafiar alguém com a "sabedoria de mundo" não é bom o suficiente. Devemos nos basear no que o nosso Deus diz para oferecer a sabedoria vivificante da Sua Palavra. Se nos preocupamos com as pessoas da nossa comunidade próxima, devemos estar dispostos a oferecer nossos pensamentos e conselhos a elas, mesmo que nossas palavras sejam impopulares. E também devemos querer o mesmo em troca. Assim como precisamos oferecer conselhos piedosos, também precisamos recebê-los.

Incentive e ensine continuamente.

Este mundo em que vivemos está cheio de desafios e lutas. É tão difícil manter uma perspectiva positiva quando muito ao nosso redor é negativo. Quando incentivamos alguém, estamos introduzindo coragem neles. É como se estivéssemos dando a eles um pouco da nossa coragem quando fazemos isso. Todos nós precisamos disso — até as pessoas que são realmente boas em incentivar os outros. Então, vamos levar palavras de vida e sabedoria divina para o caráter, as circunstâncias e as provações de alguém. De acordo com Hebreus 3:13, se não encorajarmos os outros, seremos enganados pelo pecado. Se não recebermos o incentivo de que precisamos, nossos espíritos ficarão desnutridos espiritualmente.


Não tenhamos medo de ser distribuidores e destinatários da exortação das pessoas da nossa comunidade. Isso nos tornará melhores versões de nós mesmos para a glória de Deus, além de aprofundar nossas amizades terrenas.

Reflita


  • É difícil para você edificar pessoas e dizer coisas legais para elas ou sobre elas? Por que ou por que não?

  • Você acha difícil ter conversas desafiadoras e desconfortáveis? Anote suas razões.

  • Anote também qualquer revelação que Deus lhe fale através da leitura bíblica ou do devocional de hoje.

LEIA:

Provérbios 27:17 / Hebreus 3:13 / Hebreus 10:24-25