segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Renove-se na Palavra de Deus e viva um ano novo.

Diferentemente do amor humano, que muitas vezes é inconstante e temporário, o amor de Deus nunca falha, não importam as circunstâncias.



Eu amo o Salmo 136. Amo todos os salmos, mas o Salmo 136 me impressiona toda vez que o leio. Amo a repetição que faz com que este salmo se sobressaia em relação a todos os outros. Amo o fato de que o Salmo 136 é um salmo histórico que, por causa de seu refrão, se transforma em um poema de amor. Amo que ele afirma repetidas vezes o que precisamos desesperadamente ouvir de novo e de novo – não uma ou duas vezes, mas vinte e seis vezes! Penso que sempre que Deus fala, você e eu deveríamos humildemente calar a boca e ouvir, mas eu também acho que deveríamos prestar muita atenção àqueles lugares onde Deus escolhe Se repetir, e ainda mais quando Ele Se repete tantas vezes! 


Por que Deus repete, inúmeras vezes através da escrita do salmista, “o seu amor dura para sempre”? Existem duas respostas para essa pergunta. 


Primeiro, não há realidade mais radical e fundamental para uma cosmovisão bíblica e um sentido pessoal de identidade do que isso. Qual é a história bíblica? É a história de um Deus de amor invadindo o mundo na pessoa de Seu Filho de amor para estabelecer Seu reino de amor através de um sacrifício radical de amor, para nos perdoar em amor e nos aproximar à Sua família de amor e nos enviar como embaixadores desse mesmo amor. Toda a esperança da humanidade caída repousa nesta única coisa – que há um Salvador que é eternamente resoluto em redimir, perdoar, reconciliar, transformar e entregar amor. Sem isso, a Bíblia é um livro de histórias interessantes e princípios úteis, mas é desprovida de qualquer poder para consertar o que o pecado quebrou. 


A segunda razão pela qual Deus repete este refrão é que não temos experiência desse tipo de amor em nossas vidas . Você sempre começa a entender tudo o que é novo para você do ponto de vista de sua própria experiência. Todo o amor humano que experimentamos foi defeituoso de alguma forma. Mas não o de Deus; Seu amor é perfeito e perfeitamente constante para sempre. É a realidade mais impressionante da vida de um crente. Deus colocou o Seu amor sobre nós e nunca mais o removerá. Há uma razão para continuar, não importa quão difícil a vida pareça e quão fraco você se sinta. 

LEIA:

Salmos 136

domingo, 30 de janeiro de 2022

Não seja desencorajado hoje. Você pode deixar seus "e se" nas mãos daquele que te ama e controla todas as coisas.



Mesmo se você é uma pessoa de fé que adquiriu algum nível de conhecimento bíblico e teológico, tem uma coisa da qual você pode ter certeza – Deus te confundirá. Sua teologia te dará apenas a habilidade de interpretar suas experiências. Os mandamentos, princípios e estudos das Escrituras só te ajudarão a entender sua vida até um certo ponto. Haverá momentos em que você simplesmente não entenderá o que está acontecendo. Aliás, o Deus, que Se declarou bom, trará momentos à sua vida que não parecerão bons. Podem até parecer ruins, muito ruins. 


Agora, se sua fé é baseada na sua habilidade de compreender inteiramente passado, presente e futuro, então seus momentos de confusão se tornarão momentos de fraqueza na fé. Mas a realidade é que você não tem apenas duas opções – entender tudo e descansar em paz ou entender pouco e ser atormentado pela ansiedade. Tem uma terceira alternativa. Esse é o caminho verdadeiro para a fé bíblica. A Bíblia te conta que a verdadeira paz é encontrar descanso na sabedoria daquele que segura todos os seus "e se" em Suas amáveis mãos. Isaías capturou isso muito bem com essas confortáveis palavras: "Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti." (Isaías 26:3). 


A verdadeira, resistente, duradoura paz, paz que não oscila com as circunstâncias não pode ser encontrada analisando minimamente sua vida até que você compreenda todos os componentes. Você nunca entenderá tudo isso porque Deus, para o seu bem e para glória Dele, mantém algumas coisas envoltas em mistério. Assim, a paz é encontrada apenas na confiança, confiança naquele que está no controle cuidadoso de todas as coisas que tendem a roubar sua paz. Ele sabe, Ele entende, Ele está no controle do que aparenta ser caos, Ele nunca se confunde, Ele nunca se preocupa ou perde noites de sono, Ele nunca descansa, Ele nunca se ocupa demais com algo e esquece do resto, e Ele nunca escolhe favoritos. 


Você precisa se lembrar por repetidas vezes do controle sábio e amoroso de Deus, não porque isto fará automaticamente sua vida fazer sentido, mas porque isto te dará paz e descanso naqueles momentos que todos nós enfrentamos uma hora ou outra –
quando a vida não parece fazer sentido. 

LEIA:
Lc 12:22-34


sábado, 29 de janeiro de 2022

Renove-se, pois Deus é Fiel a Ti.

Sim, é verdade – Deus permanecerá fiel mesmo quando você não for, porque a fidelidade Dele está baseada em quem Ele é, e não no que você faz.



2 Timóteo 2:13: "Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo." Este versículo mostra um modo de vida radicalmente diferente, que não é natural para a maioria de nós. A maioria dos seres humanos tem uma perspectiva da vida baseada em "a vida está sobre os seus ombros", "você constrói ou destrói a sua vida", "pague com seu dinheiro e escolha o que quiser", ou "você não tem ninguém para quem olhar ou culpar além de si mesmo". Nessa visão, você é o mestre do seu destino. Você só pode confiar em seus instintos, sua força, a sabedoria que você adquiriu através dos anos, sua habilidade de antecipar os problemas, seu caráter e maturidade, e os talentos naturais que você tem. É uma maneira assustadora de viver: "você contra o mundo". 


Mas quando você entra na família de Deus tudo isso vira de ponta cabeça. Deus não somente perdoa seus pecados e te garante um lugar na eternidade, mas te apresenta uma maneira de viver totalmente diferente. Essa nova maneira de viver não é apenas se sujeitar ao código de moral de Deus. É sobre Deus se comprometer a ser fiel a você para sempre, concedendo Sua sabedoria, poder e graça para o seu bem eterno. Pense sobre isso. Aquele que criou e controla o mundo, Aquele que é a própria definição do amor, verdade e bondade, e Aquele que, sozinho, tem o poder de finalmente derrotar o pecado escolheu, por causa de Sua graça, te abraçar com Seus braços de fiel amor e proteção, e Ele não te soltará. 


Você não precisa carregar a vida sobre seus ombros porque Deus a carrega nos ombros Dele. Isso não significa que não importa como você vive, mas que a sua segurança não está baseada na sua fidelidade, mas na Dele. Ele é confiável mesmo quando você não é. Ele será fiel e bom mesmo quando você não for. Ele fará o que é certo e melhor, mesmo quando você não o fizer. E Ele é fiel para te perdoar quando a graça convencedora revela que você não tem sido fiel. 


Ao invés de te conceder liberdade para fazer o que você quiser, a verdade deve te motivar a continuar. A graça de Deus te convida a investir em algo que nunca decepciona, e este algo é a fidelidade do seu Senhor.

LEIA:

1Co 1:4-9

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Renove-se com Perseverança.

Deus te chama a perseverar pela fé, e então, com poderosa graça, Ele te protege e te mantém.


É um nome maravilhosamente encorajador para o Deus a quem você serve, mas é possível deixá-lo passar e não parar para celebrar Sua glória. Em Romanos 15:5, Paulo chama o Senhor de "o Deus da paciência". Este título realmente revela a essência de onde a sua esperança deve ser encontrada. Deixe-me dizer isso com clareza: sua esperança não deve ser encontrada na disposição e capacidade de perseverar, mas no compromisso inabalável e duradouro de Deus de nunca se afastar de Sua obra da graça. Sua esperança é que você foi acolhido para estar em comunhão com Aquele que irá perseverar, não importa o que aconteça. 

Por que é tão importante compreender isso? Porque a sua perseverança será falha na melhor das hipóteses. Haverá momentos em que você esquecerá quem é e viverá com se não se lembrasse da graça. Haverá ocasiões em que ficará desanimado e, por algum tempo, deixará de fazer as coisas boas que Deus lhe chama a fazer. Haverá momentos, grandes e pequenos, em que você se rebelará voluntariamente. Você pode estar pensando: “Eu não”. Mas pense comigo: quando você, como cristão, diz algo desagradável a outra pessoa, não faz isso porque não tem consciência de que está errado, mas sim porque naquele momento você não dá a mínima sobre o que está errado.

Veja, a perfeita perseverança exige apenas isto, perfeição, e uma vez que nenhum de nós está neste nível ainda, devemos olhar para fora de nós mesmos em busca de esperança. A sua esperança de persistir não deve ser encontrada em seu caráter ou força, mas em seu Senhor. Porque Ele sempre será fiel, você pode confiar no fato de que Ele lhe dará o que você precisa para ser fiel também. A sua perseverança repousa sobre Ele, e Ele sabe o que é resistir! A graça da perseverança, concedida a você pelo Deus da perseverança, lhe fornece tudo o que você precisa para continuar a ser o que Ele o chama para ser, e fazer o que Ele o chama para fazer, entre este momento e o momento em que você passar para o outro lado. Quando as dificuldades expõem a fraqueza da sua determinação e os limites da sua força, você não precisa entrar em pânico, porque Ele irá perseverar mesmo naqueles momentos em que você não se sente capaz de fazê-lo sozinho. 

LEIA:

1Tm 6:11-16


quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Renove-se e alcance a Graça de Deus.

Se você foi liberto da necessidade de ter sucesso e reconhecimento para se sentir bem consigo mesmo, você sabe que a graça te alcançou.


É um esforço extremamente humano. É a busca que todos perseguimos. Todos queremos nos sentir bem com relação a nós mesmos. Todos queremos pensar que estamos bem. É uma busca angustiante e temerosa da qual apenas a graça pode nos libertar. 


Isto é o que acontece com todos nós – buscamos horizontalmente o descanso pessoal que devemos encontrar verticalmente, e nunca temos sucesso. Procurar nos outros por uma sensação de bem-estar interno é algo sem sentido. Em primeiro lugar, você nunca será bom e consistente o suficiente para receber dos outros o reconhecimento que está buscando. Você cometerá erros. Você está fadado a desapontar. Você terá um dia ruim. Você vai se perder. Em algum momento, você dirá ou fará coisas que não deveria. Adicione à isto o fato de que as pessoas ao seu redor geralmente não estão interessadas em carregar o fardo de ser o seu messias pessoal. Elas não querem viver com a responsabilidade de ter a sua identidade nas mãos delas. Procurar por seu próprio valor nas outras pessoas nunca dá certo. 


A paz que vem do sucesso também não é confiável. Como você não é perfeito, qualquer sucesso que conquiste logo será seguido por algum tipo de fracasso. Há também o fato de que o burburinho do sucesso é breve. Em pouco tempo você estará procurando pelo próximo sucesso para seguir em frente. É por isto que é tão preciosa a realidade de que Jesus tornou-se nossa justiça. A Sua graça nos libertou para sempre da necessidade de provarmos nossa virtude e valor. Então, relembramo-nos diariamente de não buscar horizontalmente por aquilo que já nos foi dado verticalmente. "A justiça trará paz e tranquilidade, trará segurança que durará para sempre." (Isaías 32:17). Está justiça é encontrada apenas em Cristo. 

LEIA:

2Co 3:6-10

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Renove-se com a Alegria e Gratidão em Deus.

 O DNA da alegria é a gratidão. Já notou que pessoas arrogantes, que reclamam constantemente, não costumam ser muito alegres?



Eu gostaria de sempre carregá-la comigo. 


Que ela sempre moldasse a forma como olho para a vida. 


Que ela dirigisse minhas vontades. 


Que fosse a inclinação natural do 

meu coração. 


Gostaria que me lembrar 

de sua graça abundante 

silenciasse minhas queixas. 


Que meu 
louvor a Ti, 
minha confiança em Ti, 
meu descanso em Ti 
afastassem 
toda reclamação. 


Se algum dia meu coração 
for liberto dos 
murmúrios 
e governado pela 
gratidão, 
precisarei da sua graça: 
graça para lembrar, 
graça para ver, 
graça que produz 
um coração humildemente alegre. 


LEIA:

Sl 107: 1-43

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Renove-se com Sabedoria, Justiça e Bondade.

 Para o crente, ter medo significa esquecer-se de Deus. Se Deus é soberano e governa com sabedoria, justiça e bondade, por que ter medo?



As palavras de Ezequias, rei de Judá, são tão verdadeiras hoje quanto no momento assustador há séculos e séculos atrás, quando foram ditas pela primeira vez. Judá havia sido invadido pelo poderoso rei da Assíria, Senaqueribe. Ezequias preparou e armou Judá para a batalha, mas ele não fez só isto. Ele se dirigiu ao povo com uma questão mais significativa. Ele sabia que nesses momentos o povo de Deus era frequentemente levado ao medo, e sabia de onde vinha aquele medo. Muitas vezes, nesses momentos de desafio, o povo de Deus entrava em pânico porque se esquecia de sua identidade. Eles esqueciam quem eram como filhos de Deus e esqueciam quem é Deus em todo o Seu poder e glória onipotente. Então, neste momento, Ezequias sabia que não poderia ser apenas um bom rei e um general habilidoso; ele também deveria ser um pastor sábio para seu povo. 


Enquanto se preparavam para o ataque assírio, Ezequias não queria que o povo de Judá pensasse que eles dependiam de sua coragem na batalha, de sua experiência de guerra e de suas habilidades com armas. Ele queria que eles soubessem que tinham sido surpreendentemente abençoados com outro ingrediente, um que eles não podiam, não deveriam esquecer. Então ele disse: “Sejam fortes e corajosos! Não fiquem assustados, nem tenham medo do rei da Assíria e do seu enorme exército [...]. Ele só conta com a força dos homens, mas do nosso lado está o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós.” (2 Crônicas 32:7-8). 


Haverá um momento em que você se perguntará: “Onde encontrar coragem para enfrentar o que estou enfrentando?” Ezequias lhe dá sua resposta: “Olhe para cima e lembre-se de seu Deus”. Como filho de Deus, você nunca é deixado para lutar sozinho. 

LEIA:

Is 51:12-16


segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Sua Vida com Deus deve ser Natural...

Deus te chama a acreditar e então trabalha com zelo para te transformar em uma pessoa que realmente vive pela fé.


Eu não sei se você já pensou sobre isso, mas a fé não é natural para você e para mim. A dúvida é natural. O medo é natural. Viver com base na sua experiência adquirida é natural. É natural dormir e acordar pensando em dúvidas e incertezas. Viver baseado em seus pensamentos e seus sentidos físicos é natural. É natural invejar a vida de outra pessoa e imaginar porquê aquela não é a sua vida. Desejar ter mais controle sobre as pessoas, situações e lugares é natural. É natural manipular o seu caminho e controlar a si mesmo para garantir que você conseguirá o que acha que precisa. É natural procurar horizontalmente a paz que você só encontrará verticalmente. Desejar ansiosamente mudar coisas que você não tem capacidade de mudar é natural. Dar lugar ao desânimo, desmotivação, depressão ou desespero é natural. Entorpecer-se de ocupações, coisas materiais, mídia, comida ou alguma outra substância é natural. Reduzir seus padrões para lidar com sua decepção é natural. Mas a fé simplesmente não é natural para nós. 


Então, na graça, Deus nos permite acreditar. Como Paulo diz em Efésios 2:8, a fé é realmente o dom de Deus. Não há função mais contra intuitiva para o ser humano comum, danificado pelo pecado, do que a fé em Deus. Claro, vamos colocar nossa fé em muitas coisas, mas não em um Deus que não podemos ver ou ouvir, que faz promessas tão grandes que parecem impossíveis de manter. Deus nos dá o poder de acreditar primeiro, mas Ele não para por aí. Pela graça, Ele trabalha nas situações, lugares e relacionamentos de nossas vidas cotidianas para criar, martelar, dobrar e moldar-nos em pessoas que constroem a vida com base na crença radical de que Ele realmente existe e realmente recompensa aqueles que O buscam. (Hebreus 11:6). 


Da próxima vez que você enfrentar o inesperado, um momento de dificuldade que realmente não quer passar, lembre-se que tal momento não retrata um Deus que se esqueceu de você, mas um Deus que está perto de você e fazendo em você uma coisa muito boa. Ele está resgatando você de pensar que pode viver a vida que deveria viver, contando com os recursos inadequados de sua sabedoria, experiência, virtude e força; e Ele está transformando você em uma pessoa que vive uma vida moldada pela fé radical centrada em Deus. Ele é o melhor artesão e nós somos o Seu barro. Ele não nos tirará de Sua roda até que Seus dedos nos tenham moldado como pessoas que realmente acreditam e não duvidam. 

LEIA:

Mc 6:30-52

domingo, 23 de janeiro de 2022

Renove o seu contentamento.

O contentamento celebra a graça. O coração contente fica satisfeito com o Doador e, portanto, fica livre de ansiar sempre pelo próximo presente.


O pecado faz duas coisas muito significativas para todos nós. Primeiro, faz com que nos coloquemos no centro de nossos mundos, tornando a vida toda sobre nós mesmos. Em nosso foco pessoal, somos todos muito motivados por nossos desejos, nossas necessidades e nossos sentimentos e, por causa disto, a tendência é estarmos mais conscientes daquilo que não temos do que das muitas bênçãos maravilhosas que temos recebido. Mais ainda: por sermos autocentrados, tendemos a contar vantagens e desvantagens, comparando constantemente nossas pilhas de coisas com as pilhas dos outros. É uma vida de descontentamento e inveja. A inveja é sempre egoísta. 


O pecado tem um segundo efeito igualmente importante. Ele nos faz procurar horizontalmente por coisas que só podem ser encontradas verticalmente. Assim, olhamos para a criação procurando por vida, esperança, paz, descanso, contentamento, identidade, significado e propósito, paz interior e motivação para continuar. O problema é que nada na criação pode lhe dar essas coisas. A criação nunca foi projetada para satisfazer seu coração. A criação foi feita para ser um grande dedo apontando para Aquele que, sozinho, tem a capacidade de satisfazer o seu coração. Muitas pessoas se levantarão hoje e, de alguma forma, pedirão à criação que seja sua salvadora, isto é, que lhes dê o que somente Deus é capaz de dar. 


“No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso.” (Salmo 73:25-26). Estas são as palavras de um homem que aprendeu o segredo do contentamento. Quando você está satisfeito com o Doador, porque encontrou Nele a vida que estava procurando, você está livre de viver na busca voraz por satisfação como tantas pessoas vivem. Sim, é verdade que seu coração só descansará quando encontrar seu descanso Nele. 


Aqui está um dos mais belos frutos da graça – um coração que é contente, mais dedicado a adorar do que a demandar e mais dedicado à alegria da gratidão do que à ansiedade da carência. É a graça e somente a graça que pode tornar possível esse tipo de vida pacífica para cada um de nós. Você não vai buscar por esta graça hoje? 

LEIA:

1Tm 6:6-10

sábado, 22 de janeiro de 2022

Renove a sua obediência.

Se você for obediente por mil anos, não será mais aceito do que quando começou a crer; sua aceitação é baseada na justiça de Cristo e não na sua.


O fato é que o pecado é um desastre maior do que pensamos, e a graça é maravilhosa além da compreensão humana. Alguém que realmente entende o que as Escrituras têm a dizer sobre a natureza abrangente do pecado, que altera todos os aspectos de sua personalidade, jamais pensaria que exista motivação e força suficientes para alcançar o padrão de perfeição de Deus. Pensar que qualquer ser humano caído seria capaz de trilhar seu caminho para receber aceitação de Deus deve ser a mais insana de todas as ilusões. Entretanto, tendemos a pensar que somos mais justos do que realmente somos, e quando pensamos assim, damos o primeiro passo em direção à ilusão de que talvez não sejamos tão maus aos olhos de Deus, no final das contas. 


É por isso que o choque de realidade de Romanos 3:20 é tão importante. Paulo escreve: “Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda”. Se você ora em todos os momentos de sua vida, não há oração suficiente que o faça merecer a aceitação de Deus. Se você doou cada centavo de cada real que você recebeu em cada emprego que você já teve, não poderia ter doado o suficiente para merecer a aceitação de Deus. Se cada palavra que você falou foi dita com a mais pura das motivações, ainda assim jamais será capaz de usá-las para alcançar reconciliação com Deus. Mesmo que você entregasse sua vida integralmente ao ministério, nunca poderia ministrar o suficiente para alcançar o favor de Deus. O pecado é muito grande. O padrão de Deus é muito alto. Está além do alcance de todo ser humano que já respirou pela primeira vez. 


É por isso que Deus, em amor, enviou o seu Filho: “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” (Romanos 5:8). Veja bem, não houve e não há outro caminho. Existe apenas um meio para a aceitação de Deus – a justiça de Cristo. Sua retidão foi entregue por nós; os pecadores são acolhidos na presença do Deus Santo devido à perfeita obediência de uma outra pessoa. Cristo é nossa esperança, Cristo é nosso descanso, Cristo é nossa paz. Ele cumpriu perfeitamente a exigência de Deus para que em nosso pecado, fraqueza e fracasso nunca mais tivéssemos que temer a ira de Deus. Isso é o que a graça faz! Assim, como filhos da graça, obedecer é uma forma de adoração, não uma tentativa desesperada de fazer o impossível – alcançar o favor de Deus por nós mesmos. 

LEIA:

Gl 3:1-14

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Ao confiar no Criador, haverá descanso.

Nem a melhor das teologias removerá o mistério de sua vida, então encontre descanso ao confiar naquele que governa tudo, é tudo e para quem não existe mistério algum.



Observe esta história de um Pastor...

"Sua voz estremeceu naquela manhã quando ela me disse para chegar em casa o mais rápido que pudesse. Minha esposa, Luella, é uma mulher emocionalmente estável. Ela não é facilmente abalada. Eu sabia que o que estávamos enfrentando era sério porque isso a abalou. Eu estava a cerca de seis oras de distância; com meu assistente, fiz a tensa viagem de volta para casa. 


Nicole, nossa filha, tinha saído do trabalho e estava indo para casa na noite anterior, como fazia usualmente. Um carro dirigido por um motorista bêbado e sem carteira de habilitação subiu na calçada e esmagou Nicole contra uma parede. Ela teve ferimentos devastadores, incluindo onze ossos quebrados na bacia e hemorragia interna grave. Quando finalmente cheguei ao hospital e entrei no quarto de terapia intensiva em que Nicole estava, fiz o que qualquer pai com uma gota de sangue paterno faria. Eu desmoronei. Eu me arrastei para a cama da Nicole, não tendo certeza se ela podia me ouvir, e disse: “É o papai, você não está sozinha, e Deus está com você também.” 


Quando entrei naquela sala, foi como se o mundo inteiro escurecesse. Meu coração chorou: "Por que, por que, por que?" Se eu pudesse escolher, eu não faria meus filhos passarem por algo assim. E se eu tivesse que escolher um dos meus filhos para passar por isto, não teria escolhido Nicole naquele momento de sua vida; ela parecia tão vulnerável. Em um instante, fomos lançados em um mistério transformador de vida, e nossas teologias inegociáveis não afastaram esse mistério. Nicole se recuperou bem, mas passamos por quatro anos de trabalho árduo. 


Me agarrei ao pensamento de que nossas vidas não estavam fora de controle. Éramos constantemente confortados com o pensamento de que Deus não estava surpreso nem amedrontado com o acidente de Nicole. Veja, não há mistério para Deus. Ele nunca é pego de surpresa. Ele nunca se pergunta como vai lidar com o inesperado. Eu amo as palavras de Daniel 2:22: “Ele explica mistérios e segredos e conhece o que está escondido na escuridão, pois com ele mora a luz.” "


Deus está contigo em seus momentos de escuridão porque Ele nunca te deixará. Mas sua escuridão não é sombria para Ele. Seus mistérios não são misteriosos para Ele. Suas surpresas não o surpreendem. Ele entende todas as coisas que mais te confundem. Seus mistérios não apenas não são misteriosos para Ele, como Ele está no comando de tudo o que é misterioso para você e para mim. 


Lembre-se hoje de que existe Alguém que olha para o que você vê como escuro e vê a luz. E enquanto você se lembra disso, lembre-se também que Ele é a definição máxima de tudo o que é sábio, bom, verdadeiro, amoroso e fiel. Ele segura você e seus mistérios em Suas mãos graciosas, e porque Ele o faz, você pode encontrar descanso mesmo quando a escuridão do mistério entrar pela sua porta. 

LEIA:

Is 40:12-31

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Seu plano deve ser a Eternidade.

Se a eternidade é o plano, então não faz sentido reduzir a sua vida às necessidades e desejos deste breve momento.


Não há dúvida – a Bíblia é um livro que nos chama para uma vida de panorama geral. Ela amplia a elasticidade de sua mente ao lhe convidar a pensar sobre as coisas antes do início do mundo e milhares de anos na eternidade. A Bíblia não permite que você viva apenas para o momento. Ela não lhe dá espaço para limitar seus pensamentos, desejos, palavras e ações a meras emoções, necessidades ou pensamentos que o envolvam momentaneamente. Em um momento, seus pensamentos podem parecer mais importantes do que realmente são. Em outro, suas emoções podem parecer mais confiáveis do que realmente são. Em um momento, suas necessidades podem parecer mais essenciais do que realmente são. Estamos destinados a viver vidas que estão ligadas a começos e finais. E somos destinados a viver desta maneira porque tudo o que fazemos tem a ver com o Deus dos princípios e fins, por quem e para quem fomos criados. 


É difícil viver com os olhos na eternidade. A vida nos limita ao momento continuamente. Há momentos em que parece que a coisa mais importante da vida é atravessar aquele tráfego, vencer um argumento ou satisfazer um desejo sexual. Há momentos em que nossa felicidade e contentamento se resumem a conseguir aqueles sapatos novos ou comer logo aquele bife que só ficará pronto daqui dez minutos. Há momentos em que nossa identidade, a identidade de Deus e para onde estamos indo reduz-se ao pano de fundo dos pensamentos, emoções e necessidades do momento. Há momentos em que nos perdemos no meio da história de Deus. Perdemos a cabeça, perdemos nosso senso de direção e perdemos nossa lembrança Dele. 


Deus nos lembra que isso não é tudo o que existe, que fomos criados e recriados em Cristo Jesus para a eternidade. Ele nos lembra de não vivermos para os tesouros do momento: “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu” (Mateus 6:19-20). 


Pense sobre isso: se Deus já lhe concedeu um lugar na eternidade, então Ele também concedeu a você toda a graça que você precisa ao longo do caminho, ou você nunca chegaria lá. Há graça para nossos corações inconstantes e facilmente distraídos. Há resgate para nosso egocentrismo e falta de foco. O Deus da eternidade concede Sua graça eterna para que você possa viver com os olhos na eternidade. 

LEIA:

Lc 12:13-21

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Descanso Renovado.

Seu descanso não deve ser encontrado em entender completamente sua vida, mas em confiar naquele que tem tudo planejado para o seu bem e para a Sua glória.



Estávamos a caminho do shopping local com nossa filha quando ela perguntou do nada: “Papai, se Deus fez tudo, ele fez os postes de luz?” Eu pensei o que todos os pais pensam repetidas vezes quando lidam com as intermináveis perguntas de “por que” que os pequenos fazem: “Como podemos chegar ao ponto fundamental nesta conversa?” Ou, “Por que ele tem que perguntar “por que” o tempo todo?” 


O ser humano tem um profundo desejo de conhecer e entender. Gastamos muito do nosso tempo mental diário tentando descobrir as coisas. Nós não vivemos por instinto. Não vivemos nossas vidas sozinhos. Somos todos teólogos. Somos todos filósofos. Somos todos arqueólogos que se metem nos montes de nossas vidas para tentar entender a civilização que é nossa história. Essa motivação mental projetada por Deus é acompanhada de maravilhosos e misteriosos dons analíticos. Esse impulso e esses dons nos diferenciam do resto da criação. Eles são sagrados, criados por Deus para nos atrair a Ele, para que possamos conhecê-Lo e compreender a nós mesmos à luz de Sua existência e vontade. 


Mas o pecado torna esse impulso e esses dons perigosos. Ele nos tenta a pensar que podemos encontrar segurança descobrindo tudo. É aquele pensamento: “Se eu pudesse entender isso ou aquilo, eu estaria seguro”. Mas isso nunca funciona. Em seu momento mais brilhante, ainda lhe restarão mistérios em sua vida; às vezes até um mistério doloroso. Todos enfrentamos coisas que parecem fazer pouco sentido e não parecem servir a nenhum propósito bom. Então, o descanso nunca é encontrado na busca por entender tudo. Não, o descanso é encontrado em confiar naquele que entende tudo e governa tudo para a Sua glória e o nosso bem. 


Poucas passagens captam esse descanso melhor do que o Salmo 62:5-7: “Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado. A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo." 


Nos momentos em que você gostaria de saber o que não pode saber, há descanso a ser encontrado. Há Alguém que sabe. Ele te ama e pensa sempre no seu bem, governando sobre o que você não entende.

LEIA:

2Co 5:1-10

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Novas Misericórdias.

Aqui está a essência. A vida cristã, a igreja, nossa fé não são sobre nós, são sobre Ele – Seu plano, Seu reino, Sua glória.


Este é de fato o combate dos combates. É contra-intuitivo para todos nós. É o que bagunça nossas vidas e faz os nossos relacionamentos conflituosos. É o que desvia nossos pensamentos e sequestra nossos desejos. É a raiz de todas as coisas que demonstram que necessitamos da graça. É a única batalha da qual ninguém consegue escapar. É o único lugar onde todos precisam de resgate. É a batalha que Deus trava em nosso favor para nos ajudar a lembrar que a vida simplesmente não é sobre nós. É sobre Deus – Seu plano, Seu reino, e Sua glória. 

É exatamente por isto que as três primeiras palavras da Bíblia talvez sejam as mais importantes: "No começo Deus...". Estas são as três palavras mais estrondosamente importantes. Elas de fato mudam tudo, desde a forma que você pensa sobre sua identidade, significado e propósito até a forma que reage aos mais casuais deveres humanos. Tudo o que foi criado foi feito por Deus e para Deus. Todas as glórias do mundo criado foram projetadas para apontar à Sua glória. O universo é Dele, projetado para funcionar de acordo com o Seu propósito e plano. Isso inclui você e eu. Não fomos feitos para viver de forma independente, guiando nossas próprias vidas. Não fomos destinados a existir segundo nossos próprios planos, vivendo nossos momentos de glória. Fomos criados para viver para Ele. 

Esta vida direcionada a Deus deve se expressar aonde? Ela deve ser expressa não apenas na dimensão religiosa de nossas vidas, mas em cada aspecto de nossa existência. Amo a forma que Paulo captura isso em 1 Coríntios 10.31: "Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." Quando Paulo pensa no chamado de viver para a glória de Deus, ele não pensa primeiro nos grandes, decisivos, e conscientemente espirituais momentos da vida. Não, ele pensa em algo tão mundano e repetitivo como comer e beber. Mesmo as tarefas mais comuns, e aparentemente insignificantes da vida devem ser moldadas e direcionadas para a glória de Deus. Agora, não sei você, mas na correria da vida eu perco o foco da existência e da glória de Deus! 

Vamos começar o novo ano admitindo que para nós não é nada natural viver para a glória do outro. Essa declaração não nos leva ao desespero, mas sim à esperança. Deus sabia que, em seu pecado, você nunca viveria dessa forma, então Ele enviou Seu filho para viver a vida que você não conseguiria, morrer no seu lugar, e ressuscitar, derrotando o pecado e a morte. Ele fez isso para que você pudesse não apenas receber perdão por ser tão dedicado a glorificar a si mesmo, mas também para que você pudesse ter a graça necessária para viver para a glória Dele. Quando você admite que precisa de ajuda, você se conecta ao resgate que Ele já providenciou por Seu Filho, Jesus. Alcance a esperança ao alcançar o resgate hoje novamente.

LEIA:

Salmos 115:1-18


domingo, 16 de janeiro de 2022

Encha Para Transbordar.

 Ser cheio do Espírito é simplesmente – ter toda minha natureza rendida ao poder Dele. Quando a alma esta rendida ao Espírito Santo, o próprio Deus a encherá. — Andrew Murray


A razão pela qual precisarmos descansar é porque temos trabalhado ou dispensado energia de alguma forma. E só porque aprendemos a descansar e nos sentimos descansados, não significa que permaneceremos assim. 

Nós vamos trabalhar de novo.



Vamos ajudar os outros de novo.



Vamos ficar emocionalmente esgotados de novo. 


O objetivo não é descansar para que permaneçamos descansados. Descansamos e paramos para descansar para que possamos trabalhar novamente. Existe um contrabalanço lindo entre o trabalho e o descanso; no ser preenchido para que possamos transbordar. 


Como já discutimos, meditar na Palavra de Deus, escrever no diário e nos desconectar das coisas que nos distraem são práticas que nos enchem de novo. Encontramos descanso ao fazermos isso diariamente. Assim como o corpo físico precisa de muitas horas por noite para se recuperar, o espírito também. Não podemos esperar ter um espírito forte e vibrante sem investir nisso. Não podemos pensar que uma semana de férias nos manterá firmes por meses e meses. Devemos fazer depósitos diários no cesto do descanso para persistirmos. E temos que estar atentos aos momentos em que vários saques forem feitos.


Em seu livro, Andando com o Tanque Vazio – Encha o Tanque e Renove a Paixão, o autor e pastor Wayne Cordeiro fala sobre um sonho que ele teve. Uma mulher abordou um fazendeiro na fazenda dele e pediu algo que ele não tinha. Ele disse, "Volte amanhã e eu terei mais." Ela ficou triste, mas ele não se incomodou com isso. Ele continuou trabalhando. Pessoas vinham a sua fazenda diariamente e quando ele estava sem ovos ou leite, simplesmente dizia, "Volte amanhã e terei mais" O pastor Cordeiro compartilhou esse entendimento novo que ele teve após o sonho:


Não preciso ficar preso a um ciclo imaginário e impiedoso para produzir mais, ganhar mais ou tentar superar os números da semana passada. Eu tenho um tempo determinado por dia e quero fazer o que puder de todo o meu coração. Quando o tempo acabar, então direi "Volte amanhã e eu terei mais"


Acordamos todos os dias com uma quantidade determinada de energia mental, emocional e física. Quando dermos tudo o que temos para dar, devemos descansar. Quando estamos nesse estado de vazio, há menos de nós para atrapalhar o trabalho Dele em nossas vidas. 


Recoste-se, aquiete-se e descanse. Esse é o momento mais oportuno e apropriado para ser cheio do Espírito de Deus. 

LEIA:

Gl 5:22-23 / Ef 3:19

sábado, 15 de janeiro de 2022

Desconecte-se das Distrações.

Se você não der um tempo do mundo ao seu redor, você será derrubado pelo mundo ao seu redor. — Erwin McManus


Uma das definições de descanso é estar livre de ansiedade ou perturbaçõesNessa época da vida, é fácil encontrar coisas que poderiam perturbar o descanso ou causar ansiedade. Elas podem até ser agradáveis naquele momento e nos trazer um senso de refrigério, mas no fim, ficamos sem o verdadeiro descanso.


Inúmeras pessoas estão falando sobre maneiras diferentes de se desconectar deste mundo ultra conectado. Existem livros, artigos, podcasts e mensagens nos oferecendo três passos para não ficarmos sobrecarregados com as coisas que roubam a atenção. Mas nem todo mundo se distrai com as mesmas coisas. O que distrai uma pessoa não é um problema para outra. 


Para fugir das distrações em nossas vidas, temos que considerar algumas coisas. Primeiro, precisamos saber o que nos distrai. Aquelas coisas que nos afastam do que é importante, por parecerem urgentes ou simplesmente por serem divertidas. E segundo, precisamos estar dispostos a abrir mão das agendas, para que as pessoas mais importantes nas nossas vidas não se sintam como distrações. 


Seja o que for que estiver roubando a nossa paz e descanso, temos que estabelecer alguns limites. Ao ler essa frase, provavelmente, identificaremos exatamente o que é. Ao invés de deixar que as distrações nos afastem do descanso e das pessoas mais importantes nas nossas vidas, quem sabe nós… 



  • ... não abrimos o computador para trabalhar enquanto nossos filhos estiverem acordados.  

  • ...escolhemos nos concentrar no que é bom, ao invés de nos distrairmos com as preocupações desse mundo.  

  • ...configuramos um toque de celular especial para os membros da família e deixamos o resto ir para a caixa postal.  

  • ...escolhemos não assistir TV nos fins de semana.  

  • ...deixamos de lado os planos para o futuro, para que possamos viver o presente.  

  • ...configuramos um limite de tempo para certos sites, aplicativos ou videogame.  

Se nos encontramos em um lugar de ansiedade e perturbação contínuas, temos que diminuir ou até mesmo eliminar as coisas que estão fazendo com que nos sintamos assim. Não vai ser fácil. Qualquer coisa que valha a pena ter, exige trabalho e sacrifício. Não vamos permitir, por nem sequer mais um dia, que as distrações desse mundo nos afastem do descanso maravilhoso que Deus tem para nós. 

LEIA:

Sl 46:10 / Sl 62:5 / 1Jo 2:15-17

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Renove a Sua Mente Fazendo um Diário.

Tudo o que você pensa a respeito cria vida. Não se concentre naquilo que você está enfrentando. Concentre-se naquilo que você irá fazer! — Dr. Caroline Leaf


No dia 2, aprendemos a descansar meditando na Palavra de Deus para que as nossas ações se alinhem com as verdade dele. Existem muitas maneiras de deixar as Escrituras penetrarem em nossos espíritos. Suas verdades serão derramadas, literalmente, em nossas mentes e começaremos a ver as coisas de uma forma diferente. À medida que meditarmos na Palavra de Deus, nossas mentes serão renovadas e encontraremos o descanso que acreditávamos ser impossível.


Para aproveitar ao máximo o tempo na Palavra de Deus, podemos acrescentar a escrita de um diário como prática do devocional. O diário não precisa ser algo profundo ou detalhado, se você não estiver acostumado a escrever. Pode ser algo simples como a escrita de algumas linhas sobre algum discernimento que você recebeu durante a leitura da Bíblia. Existem diversas maneiras de se manter um diário. Podemos escrever os pensamentos ou orações; algumas pessoas até desenham durante esse momento. Não há uma forma correta de fazer um diário. Para lhe ajudar a começar, aqui está um esboço simples que você pode seguir: 



  • Escolha um versículo (ou vários) e leia. 

  • Leia novamente. 

  • Escreva. 

  • Peça a Deus por discernimento e escreva.


Talvez você decida escrever sobre Romanos 8:28 que diz, "Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano." Depois de ler duas à três vezes, escrevemos. Podemos até escolher escrever em diferentes versões da Bíblia. Terminamos o tempo de anotações pedindo a Deus por discernimento sobre aquilo que acabamos de ler.


Ao nos deleitarmos nas Escrituras usando o método descrito acima, podemos internalizá-las ao longo do dia. A rotina de manter um diário também nos dá uma linha do tempo, à qual podemos voltar e ver o progresso espiritual que tivemos e as maneiras diferentes que Deus usou para falar conosco no passado. 


Veremos as coisas com clareza e teremos uma nova perspectiva sobre como a Palavra de Deus se aplica às nossas vidas e nos restaura de dentro para fora. E com as mentes sendo renovadas, recebemos um descanso que nenhum prazer mundano pode nos dar. 

LEIA:

Rm 8:6 / Rm 12:1-2 / 2Co 10:5 / Fp 4:8 / Cl 3:2

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Meditar na Palavra de Deus.


Quanto mais você ler a Bíblia e quanto mais meditar nela, mais você se surpreenderá com ela. — Charles Spurgeon


Muitos seguidores de Cristo não entendem o que a meditação realmente significa. Quando meditamos em algo estamos simplesmente focando nossos pensamentos nisso. Para entender o que significa meditar na Palavra de Deus, vamos ler a descrição do Pastor Rick Warren. Ele diz, "Para o nosso espanto, se você sabe como se preocupar, também sabe como meditar na Palavra de Deus. Preocupação é quando se pega um pensamento negativo e se pensa nele repetidamente. Quando você pega uma passagem das Escrituras e pensa sobre ela repetidamente, isso se chama meditação." 


A Bíblia cita a meditação mais de vinte vezes e nos chama a meditar na Palavra de Deus. Essa é uma prática benéfica a ser incorporada ao nosso tempo diário com Deus, pois nos proporciona descanso mental e emocional, assim como crescimento espiritual.


À medida que passamos tempo lendo a Bíblia todos os dias, podemos examinar as passagens com mais profundidade e a partir disso começar uma conversa com Deus. Para entender como meditar em um ou dois versículos, vamos dissecar Efésios 4:31-32 que diz, "Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês." 


Vamos ler novamente e perguntar a Deus:


Eu tenho amargura?





Sou uma pessoa irritada?





As minhas palavras têm sido duras?





Meu coração tem estado sensível?





Tenho perdoado com facilidade? 


Depois, escutamos e esperamos pela poderosa, mas gentil, voz de Deus. Raramente será audível, mas saberemos o que Ele está nos dizendo. Podemos permitir que essa meditação nas Escrituras nos acompanhe ao longo do dia, tornando-nos conscientes de qualquer amargura, raiva, grosseria, dureza de coração ou falta de perdão que esteja tentando sequestrar nossos pensamentos. 


Isso é meditar na Palavra de Deus. 


As verdades das Escrituras vão fundo nas nossas almas quando meditamos na Palavra de Deus. A meditação nos dá um nível de descanso novo, uma vez que estamos investindo a energia mental pensando na Palavra de Deus, ao invés de afogarmos a mente nas preocupações do mundo. E não é só isso, mas temos o poder de aplicar essas Palavras transformadoras em nossas vidas. Não há como deixar de nos tornar em tudo o que Deus quer que sejamos, quando nos movemos nesse sentido.

LEIA:

Js 1:8 / Sl 119:27 / Ef 4:31-32

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O que significa descansar?


Nossas agendas parecem ficar cada vez mais cheias a cada mês que passa. Quando tentamos nos reunir com amigos, ficamos surpresos que a nossa próxima noite livre seja daqui a um mês. Temos as atividades dos filhos, eventos da igreja, projetos do trabalho, festas de aniversário e férias de verão. Programamos e planejamos nossas vidas inteiras deixando pouco ou nenhum espaço para qualquer coisa que possa vir a nos oferecer descanso ou renovo. 

Muitas vezes pensamos que o descanso significa ser preguiçoso. Significa que podemos simplesmente relaxar em casa e não fazer absolutamente nada. Embora talvez haja um pouco disso em nosso tempo de descanso, não é bem assim o tempo todo.. 

Descanso tem a ver com recuperação.

É saber quando estamos esgotados, exaustos, e precisamos respirar fundo durante um tempo. É saber quais são os nossos limites e como estamos lidando com as exigências das nossas vidas diariamente. Para que os nossos corpos verdadeiramente se recuperem, devemos receber descanso abundante, o que inclui descansar bem à noite. Se nós nos encontramos cansados de uma forma regular, será sábio avaliarmos não só a quantidade de descanso noturno que estamos tendo, mas também o período de tempo que estamos tendo.

Descanso tem a ver com refrigério.

É aprender sobre o que nos energiza e o que não. É optar por incorporar atividades ou quietude que trarão momentos de refrigério aos nossos espíritos. Se continuarmos a fazer coisas que nos esgotam ao invés de nos encher, o refrigério nunca virá. Devemos fazer mais depósitos nesse cesto do que retiradas durante o tempo de descanso.

Descanso tem a ver com renovação.

É sobre experimentar uma profunda renovação em todas as áreas das nossas vidas. É sobre passar tempo com Deus de forma que sejamos espiritualmente renovados. Embora amemos fazer determinadas coisas que nos revigoram mentalmente, fundamentalmente, nós precisamos que os nossos espíritos sejam revigorados ao passarmos tempo com Deus a cada dia. 

Durante os próximos quatro dias, aprofundaremos em algumas maneiras de encontrar descanso para os nossos corpos, mentes e espíritos. Vamos aprender como incorporar rotinas que se tornarão hábitos diários. E ao fazer isso, estaremos no nosso caminho para eliminar o esgotamento mental, emocional, espiritual e físico das nossas vidas.

LEIA: 

Gn 2:3 / Ex 34:21 / Mt 11:28-30