sexta-feira, 4 de março de 2016

As Aparências Enganam!

PROVÉRBIOS 18
10 O nome do SENHOR é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.

Em uma manhã, aparentemente comum em Israel, o profeta Samuel estava diante dos filhos de Jessé para ali buscar o sucessor de Saul. Ao olhar os rapazes enfileirados, o pai ao lado com o peito estufado cheio de orgulho, ele se deixou levar pela aparência deles. Fortes, vívidos e dispostos. 

“Estou no lugar certo”, deve ter pensando. “Deus sabe mesmo das coisas, olhem estes rapazes…”. Subitamente, seus devaneios são interrompidos pela voz inconfundível do Senhor: “Samuel!”

– “sim Senhor! Achei o endereço de Jessé…e devo dizer, o Senhor sabe mesmo das coisas! Eles me parecem prontos a ser o novo rei de Israel – olhe este mais velho aqui…”

– “não Samuel. Aprecio sua opinião, mas não se deixe levar pelas aparências, nem pela sua estatura, porque eu o tenho rejeitado. O Senhor não vê como o homem vê, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.

Quando Jesus fala da importância de se praticar Seus ensinos, faz uso de uma ilustração interessantíssima. Ele ensina sobre duas casas, atingidas pelas mesmas intempéries (chuva, ventos, inundações), e no final apenas uma permanece de pé (Mt 7.24-27). 

Ao ler esta passagem das Escrituras, nossa mente logo procura uma construir uma imagem delas. Seriam diferentes ou iguais? Não nos é dado mais detalhes – se são feitas de madeira ou material, com apenas um piso ou dois, a cor das paredes ou o estilo do telhado. De fato, o silêncio de Jesus quanto à aparência nos leva a presumir que, aparentemente, eram semelhantes.

Um olhar então desatento poderia não perceber a distinção, exatamente por que a diferença não é visível. Uma lição importante nos aguarda aqui – não se deixe levar pelas aparências. O mundo é levado pela aparência. 

Por exemplo, basta a pessoas ser famosa de algum modo que isso a autoriza a tecer opinião sobre tudo na TV. No mundo de hoje, na maioria das vezes, o que vale não é a competência, mas a aparência. 

Por fora todo mundo é igual. Você pode estar desmoronando por dentro, mas se colocar uma bela capa, sorrir para todos ninguém vai imaginar.

Nós somos facilmente impressionáveis, mas Deus não é. Nós podemos ser influenciados pela opinião dos outros, mas a base do trono de Deus é a verdade.

Enquanto lutamos pela melhor aparência, Deus se interessa pelo estado do nosso coração.

Como está o seu?

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário