quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Creia, Jesus vai adiante de ti!

MIQUÉIAS 2
13 Aquele que abre o caminho irá adiante deles; passarão pela porta e sairão. O rei deles, o Senhor, os guiará.

Visto que o Senhor Jesus foi adiante de nós, as coisas são muito diferentes do que seriam se Ele nunca o houvesse feito. 

Ele venceu todo inimigo que obstruía o caminho. Anime-se agora, tímido guerreiro. Cristo não somente andou pelo caminho, mas também aniquilou os seus inimigos.

Você teme o pecado? Cristo o pregou em sua cruz. Você teme a morte? Ele foi a morte da morte. Você tem medo do inferno? Cristo o fechou para a entrada de qualquer de seus filhos. Eles nunca hão de ver o abismo de perdição. Sejam quais forem os inimigos diante do cristão, todos já foram vencidos.

Existem leões, mas os seus dentes estão quebrados. Existem serpentes, mas as suas presas foram arrancadas. Existem rios, mas eles têm pontes e são transponíveis. Há chamas, mas usamos roupas incomparáveis, que nos fazem invulneráveis ao fogo. A espada forjada contra nós está embotada. Os instrumentos de guerra que o inimigo está preparando contra nós já perderam sua mira. 


Deus removeu, na pessoa de Cristo, todo o poder que alguma coisa poderia ter contra nós.

Cristão, você pode seguir alegremente a sua jornada, pois todos os seus inimigos foram vencidos de antemão. O que você fará a não ser marchar a fim de capturar as vítimas? Eles estão derrotados; estão dominados. 


Tudo que você tem a fazer é dividir o despojo. É verdade que você estará constantemente engajado em um combate, mas a sua luta será contra um inimigo derrotado. Você está pisoteando-o. Ele pode tentar ferir você, todavia, a força dele não será suficiente para realizar seus desígnios perniciosos.

A sua vitória é certa, e seu tesouro será sem medida. Proclame celebre o Salvador, em alto som Ele leva o nome maravilhoso e bom; Um doce nome, que lhe é adequado, Que destrói o inimigo, a morte, o inferno e o pecado.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Até tú???

OBADIAS
11 No dia em que você ficou por perto, quando estrangeiros roubaram os bens dele, e estranhos entraram por suas portas e lançaram sortes sobre Jerusalém, tú fez exatamente como eles.

Em seu tempo de necessidade, Edom devia bondade fraternal a Israel, mas ao invés disto, os homens de Esaú uniram forças com os inimigos de Israel.

Na sentença acima, ênfase especial é colocada na palavra tu, como quando César exclamou para Brutus: "Até tu, Brutus”. Uma ação má pode se tornar pior por causa da pessoa que a praticou. 

Quando o povo eleito de Deus comete pecado, pecamos com ênfase, visto sermos altamente favorecidos. Se um anjo colocasse a mão em nosso ombro, quando cometemos uma ação errada, ele não precisaria usar outra repreensão além desta: “O que você está fazendo aqui?” Embora sejamos tão perdoados, tão redimidos, tão instruídos e tão abençoados, ousaremos utilizar nossas mãos na prática do mal? De modo nenhum!

Alguns minutos de confissão podem ser benéficos para você nesta manhã, caríssimo irmão em Cristo. Você já se comportou como o ímpio? Suponhamos que em uma festa que participavas, certas pessoas riram por causa de uma piada indecente. Você agiu como eles, e a piada foi completamente inofensiva aos seus ouvidos. 

Quando palavras desagradáveis foram proferidas a respeito dos caminhos de Deus, você permaneceu em silêncio tímido, parecendo um dos que falaram tais palavras. Quando pessoas mundanas negociavam no mercado e conduziam transações avarentas, não era você como um deles? Quando buscavam a vaidade, não era você tão ganancioso pelo ganho quanto eles?

Qualquer diferença poderia ser discernida entre você e eles? Existe alguma diferença? Estamos em contato íntimo. Seja honesto consigo mesmo e assegure-se de que você é uma nova criatura em Cristo Jesus (2 Coríntios 5.17). 

Quando estiver certo disso, prossiga com vigilância, para que ninguém lhe diga novamente: “Tu mesmo eras um deles”. Você não deseja compartilhar da eterna condenação deles; por que ser semelhante a eles? Posicione-se ao lado do povo de Deus e não ao lado do mundo.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Renovar e Renovar a Confiança...

ISAÍAS 37
22 Esta é a palavra que o Senhor falou contra ele: “A Virgem Cidade de Sião despreza e zomba de você. A cidade de Jerusalém meneia a cabeça enquanto você foge.

Tendo a sua confiança renovada pela Palavra do Senhor, os pobres e temerosos cidadãos de Sião tornam-se ousados e meneiam a cabeça ante as vangloriosas ameaças de Senaqueribe. 

A fé vigorosa capacita os servos de Deus a olharem com prudente menosprezo os seus inimigos mais arrogantes. Sabemos que nossos inimigos tentam realizar coisas impossíveis. Procuram destruir a vida eterna, que não pode ser destruída enquanto o Senhor Jesus viver. Nossos inimigos procuram conquistar a fortaleza contra a qual as portas do inferno não prevalecerão. 

Eles recalcitram contra os aguilhões, (Atos 9.5), para sua própria ruína e se precipitam sobre o escudo de Deus, que está levantado, para seu próprio ferimento. Conhecemos a fraqueza deles. São apenas homens, e estes não passam de vermes. Eles rugem e crescem como as ondas do mar, espumando sua própria vergonha. 

Quando o Senhor Jesus se levanta, os nossos inimigos são dispersos como a palha ao vento e consumidos pelo fogo como galhos ressecados. A total incapacidade de nossos inimigos causarem dano à obra e à verdade de Deus pode fazer o mais frágil soldado das hostes de Sião desdenhar deles com alegria.

Acima de tudo, sabemos que o Altíssimo está conosco. Quando Ele se prepara para a batalha, onde ficam os seus inimigos? Se Ele se aproxima, os cacos de barro (Isaías 45.9) não mais contenderão com seu Criador. A sua vara de ferro os despedaçará, como um vaso de oleiro (Salmos 2.9), e a própria lembrança deles desaparecerá da terra (Jó 18.17). 

Fora, então, todos os medos! O reino está seguro nas mãos do Rei. Folguemos de júbilo, pois o Senhor reina; e seus inimigos serão como palha lançada no monturo.

Tão verdadeiro quanto a própria Palavra de Deus; Nem terra, ou inferno, com toda a sua multidão, contra nós prevalecerão.

De zombarias e desprezo somos alvo. Mas Deus está conosco; somos d Ele. E está garantida a vitória do salvo!

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

domingo, 27 de novembro de 2016

Que Jesus seja o teu alimento.

EFÉSIOS 1
13 Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa,
14 que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

Oh! que iluminação, que alegrias, que consolação, que deleite de coração tem desfrutado o homem que aprendeu a se alimentar tão-somente de Jesus! 

Apesar disso, a realização que temos da preciosidade de Cristo é incompleta nesta vida, em seus melhores aspectos. Conforme disse um antigo escritor: “É apenas um prelúdio!” Temos a experiência de que o Senhor é bondoso (ver 1Pedro 2.3), porém ainda não sabemos completamente o quanto Ele é gracioso e bondoso. O que já sabemos da amabilidade do Senhor nos faz anelar por mais.

Temos desfrutado das primícias do Espírito, mas elas nos têm feito sentir fome e sede pela plenitude da vindima celestial. Gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção. Aqui somos como Israel no deserto, que tinha apenas um ramo de vide do vale de Escol; lá, estaremos num vinhedo. Aqui, vemos o maná caindo em pequenez, semelhante a uma semente de coentro; na eternidade, porém, comeremos o verdadeiro pão do céu e o fruto do reino.

Somos iniciantes na educação espiritual. Embora já tenhamos aprendido as primeiras letras do alfabeto, ainda não podemos ler palavras, nem colocar as sentenças juntas. Mas como disse alguém: “Aquele que esteve no céu por cinco minutos sabe mais que a assembleia geral dos santos na terra”.

Talvez tenhamos, no momento, muitos desejos que ainda não foram satisfeitos; todavia, em breve todos os nossos desejos serão satisfeitos. Todos os nossos poderes encontrarão o mais doce uso no eterno mundo de alegria. 

Ó cristão, antecipe o céu por alguns anos. No tempo certo, ficaremos livres de todas as aflições e provações. Os olhos agora inundados por lágrimas nunca mais chorarão. Contemplaremos, em êxtase inefável, o esplendor dAquele que se assenta no trono. 

Ainda mais, nós sentaremos em seu trono. Teremos parte no triunfo do Senhor Jesus. Sua coroa, sua alegria e seu paraíso serão nossos, e seremos co-herdeiros juntamente com Ele, que é o herdeiro de todas as coisas (Hebreus 1.2).

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

sábado, 26 de novembro de 2016

A Manifestação Divina.

DEUTERONÔMIO 5
24 E vocês disseram: “O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!

O grande intento de Deus em todas as suas obras é a manifestação de sua própria glória. 

Qualquer objetivo menor que este seria indigno dEle. De que modo a glória de Deus se manifestará a criaturas pecaminosas como nós? Os olhos do homem são tortuosos; são inclinados à contemplação de sua própria glória. 

O homem possui uma estima sobremodo elevada a respeito de suas próprias capacidades. Ele não está qualificado a contemplar a glória de Deus. Portanto, é evidente que o ego tem de se retirar, a fim de que haja lugar para Deus ser exaltado. Esta é a razão por que Ele permite que seu povo experimente provações e dificuldades. 

Ao tornar-se consciente de sua tolice e incapacidade, o povo de Deus estará pronto para contemplar a majestade e a glória dEle, quando se manifestar a fim de prover-­lhes livramento.


Aquele que está vivendo em sossego e tranquilidade verá pouco da glória do Senhor. Aqueles que navegam em pequenas correntes e em rasos riachos, conhecem pouco do Deus das tempestades, mas aqueles que “fazem tráfico na imensidade das águas, esses vêem as obras do SENHOR e as suas maravilhas nas profundezas do abismo” (Salmos 107.23, 24)

Em meio às elevadas ondas de aflição, pobreza, tentação e repreensão, conhecemos o poder de Deus, porque sentimos a insignificância do homem. Por conseguinte, seja agradecido a Deus, se você está sendo guiado por um caminho árduo. Isto lhe proporciona a experiência da grandeza e amabilidade de Deus. 

Suas dificuldades têm-no tornado rico com um tesouro de conhecimento que não pode ser obtido de qualquer outro modo. Suas provações têm sido a fenda da rocha na qual Deus o colocou, como fez com seu servo Moisés, a fim de que você possa contemplar a glória dEle, quando esta passar. Louve a Deus, porque você não foi deixado nas trevas e na ignorância em que a prosperidade ininterrupta poderia tê-lo envolvido. 

Na batalha das aflições, você tem sido capacitado a vencer na glória de Deus, por causa do modo maravilhoso como Ele lida com seus filhos.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Marche, Marche e Marche...

NÚMEROS 2
31 O número total dos homens recenseados do acampamento de Dã, de acordo com os seus exércitos, foi 157. 600. Esses marcharão por último, junto às suas bandeiras.

O arraial de Dã vinha na retaguarda, quando os exércitos de Israel estavam em marcha. Os danitas ocupavam o último lugar. Entretanto, que importância tinha essa posição, visto que eles, assim como as tribos que ocupavam a dianteira, também eram parte autêntica das hostes de Israel? Eles seguiam a mesma abrasadora coluna de nuvem. Comiam do mesmo maná, bebiam da mesma rocha espiritual e peregrinavam em direção à mesma herança.


Ó meu coração, vem e anima-te, embora sejas o menor e o último; tens o privilégio de estar no exército e viver como aqueles que lideram o povo. No que diz respeito à honra e estima, alguém precisa estar na retaguarda.

Alguém precisa realizar para Jesus, serviços de pouco valor e, por que não eu? Numa vila pobre, no campo, ou numa rua afastada entre pecadores degradados, eu trabalharei marchando no último lugar, segundo meu estandarte. 

Os danitas ocupavam um lugar bastante útil. Aqueles que caminhavam lentamente precisavam ser ajudados durante a marcha, e os bens perdidos tinham de ser recolhidos na peregrinação. Os espíritos ousados podem avançar apressadamente em direção a caminhos inexplorados, a fim de aprenderem novas verdades e ganharem outras almas para Jesus. 

No entanto, um espírito mais conservador pode estar envolvido em relembrar à igreja a sua antiga fé e em revigorar seus filhos desanimados. A retaguarda é uma posição de perigo. Existem inimigos tanto atrás de nós como adiante. Os ataques podem vir de qualquer direção. Lemos que Amaleque assaltou Israel e matou alguns da retaguarda. 

O cristão maduro encontrará para as suas armas um precioso serviço em auxiliar a alma insegura, vacilante e frágil daqueles que, no que concerne à fé, conhecimento e alegria, se encontram na retaguarda. Não podemos deixá-los sem auxílio. Assim, deveria ser trabalho dos cristãos preparados, carregar seus estandartes entre a retaguarda.

 Ó minha alma, esteja em alerta para ajudar cordialmente aqueles que estão na retaguarda.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Tú serás o eleito?

1 TESSALONICENSES 1
4 Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu
5 porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

Muitas pessoas querem conhecer sua eleição antes mesmo de olharem para Cristo; mas não podem conhecê-la deste modo, porque a eleição só pode ser encontrada por olharmos para Jesus (Hebreus 12.2). 

Se você deseja se certificar de sua própria eleição, assegure seu coração diante de Deus fazendo as seguintes perguntas: Você acha que é um pecador culpado e perdido? Então, corra imediatamente para a cruz do Senhor Jesus e diga-Lhe isto. Diga-Lhe que você leu nas Escrituras: “O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6.37); e que Ele mesmo disse: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1.15)

Olhe para Jesus e creia nEle, assim você comprovará imediatamente a sua eleição. Se você se entregou completamente a Cristo e creu nEle, você é um dos eleitos de Deus.

No entanto, se você parar e disser: “Não, primeiramente quero saber se eu sou um eleito”, você não sabe realmente o que está pedindo. 

Venha a Jesus assim como você está, embora seja sempre culpado. Abandone toda a sua curiosa investigação a respeito da eleição. Venha imediatamente a Cristo e esconda-se em seus ferimentos, assim, conhecerá a sua eleição.

 A segurança proveniente do Espírito Santo lhe será dada, de modo que você poderá dizer: “Sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (2 Timóteo 1.12)

O Senhor Jesus Cristo estava no conselho eterno. Ele pode lhe dizer se você é um dos eleitos ou não. Mas você não pode conhecer isso de qualquer outra maneira. Venha a Jesus e coloque nEle a sua confiança. 

A resposta dEle será: “Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jeremias 31.3). Assim, não haverá dúvida de que Ele o escolheu, quando você escolheu a Ele. Filhos somos nós, por meio da eleição de Deus; Nós, os que cremos em Jesus Cristo.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Continue a tua colheita...

ÊXODO 16
21 Cada manhã todos recolhiam quanto precisavam, pois, quando o sol esquentava, aquilo se derretia.

Trabalhe para manter um senso de completa dependência da boa vontade e prazer do Senhor, para que esteja continuamente desfrutando das mais ricas alegrias.

Nunca procure viver alimentando-se do velho maná, nem tentando encontrar auxílio no mundo. Tudo precisa vir de Jesus ou você estará arruinado para sempre. 

Unções antigas não serão suficientes para ungir seu espírito agora. Sua cabeça precisa ter óleo novo derramado sobre ela, óleo proveniente dos chifres de ouro do santuário; pois, de outro modo, ela perderá a sua glória. 

Hoje, talvez você esteja no cume do monte de Deus, mas Aquele que o colocou ali tem de continuar preservando-o nesse lugar, pois, se Ele não fizer isso, você cairá mais rápido do que jamais sonhou. 

Se Ele ocultar a face, logo você estará em dificuldades. Se o Salvador assim decidir, não haverá janela através da qual você vê a luz do céu que não possa ser escurecida por Ele num instante. Josué ordenou que o sol permanecesse no céu, mas Jesus pode cobri-lo em escuridão total. Somente Jesus pode completar a alegria do seu coração, a luz dos seus olhos e a força da sua vida.

A consolação está nas mãos do Senhor e de acordo com a vontade dEle, elas podem lhe deixar. Ele determinou que sintamos e reconheçamos esta dependência frequente, visto que Ele nos permite orar somente pelo pão diário (Mateus 6.11). 

Ele promete que, “como os teus dias, durará a tua paz” (Deuteronômio 33.25). Não é bom para nós que seja assim, a fim de nos aproximarmos do trono dEle e sermos constantemente lembrados do seu amor? Oh! quão rica é a graça que supre continuamente as necessidades e não se restringe por causa de nossa ingratidão! As chuvas preciosas nunca cessam, a nuvem de bênçãos paira continuamente sobre a nossa habitação. 

Ó Senhor Jesus, prostramo-nos a teus pés, conscientes de nossa total incapacidade de fazermos qualquer coisa sem Ti. E, em qualquer favor que somos privilegiados em receber, adoraremos teu bendito nome e reconheceremos teu inexaurível amor.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mantenha o fogo da oração aceso.

LEVÍTICO 6
13 Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar; não deve ser apagado.

Mantenha o altar da oração particular sempre aceso. 

Isto é a própria vida da piedade genuína. O santuário e altares da família tomam daqui, o seu fogo; portanto, que este esteja bem aceso. A devoção particular é a essência, a evidência e o barômetro da religião vital e prática. Neste altar, queime a gordura dos seus sacrifícios. 

Se possível, permita que seus momentos de oração particular sejam regulares, frequentes e imperturbáveis. A oração eficaz é muito valiosa. Você não tem assuntos em favor dos quais deve orar? 

Quero sugerir-lhe a igreja, o ministério, a sua própria alma, seus filhos, seus parentes, seus vizinhos, sua pátria, a causa de Deus e a verdade em todo o mundo. Devemos examinar a nós mesmos quanto a este importante assunto. Engajamo-nos em oração particular com indiferença? O fogo da devoção privada está ardendo com pouca intensidade em nosso coração? As rodas da carruagem arrastam­-se pesadamente? Se isto é verdade, acautele-se: é um sinal de decadência. 

Sigamos em pranto e peçamos a Deus um espírito de graça e de súplica. 

Separemos momentos especiais para oração extraordinária. Pois, se as cinzas da conformidade com o mundo abafarem este fogo, o fogo do altar da família será ofuscado e a nossa influência tanto no mundo como na igreja será diminuída. 

Este versículo também se aplica ao altar do coração. Este é realmente um altar de ouro. Deus aprecia ver o coração de seus filhos ardendo para com Ele mesmo. 

Ofereçamos a Deus nosso coração, ardendo de amor e sedento por sua graça, a fim de que o fogo nunca se apague. O fogo não arderá continuamente, se o Senhor não o preservar aceso. 

Muitos adversários tentarão extingui-lo, mas se a mão invisível entornar nele o óleo sagrado, ele queimará mais alto e mais alto. Usemos as Escrituras para ser o combustível do fogo de nosso coração; elas são brasas vivas. Ouçamos sermões, mas, acima de tudo, permaneçamos muito tempo a sós com Jesus.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Reconstrua o teu altar.

ÊXODO 20
25 Se me fizerem um altar de pedras, não o façam com pedras lavradas, porque o uso de ferramentas o profanaria.

O altar de Deus tinha de ser construído com pedras toscas, de modo que nem habilidade nem labor humano fossem vistos nele. 

A sabedoria humana se deleita em adaptar e dispor as doutrinas da cruz em um sistema mais artificial e mais apropriado aos gostos corrompidos da natureza caída. Em vez de se beneficiar do evangelho, a mente carnal o corrompe, até que ele se torna qualquer outra coisa, exceto a verdade de Deus. 

Todas as alterações e consertos na Palavra do próprio Senhor são profanações. O coração orgulhoso do homem anela ter parte na justificação da alma diante de Deus. As pessoas sonham em preparações para receberem a Cristo, confiam em arrependimentos e humilhações, se orgulham da habilidade natural; e as boas obras são exaltadas.

De todas as formas é feita alguma tentativa de manejar ferramentas humanas no altar divino. Seria bom se os pecadores lembrassem que longe de tornar perfeita a obra do Salvador, suas confianças carnais apenas a profanam e desonram.

Somente o Senhor tem de ser exaltado na obra da expiação; e não será tolerada nem mesmo a mais insignificante marca do martelo e do formão humanos. Existe uma blasfêmia inerente na atitude de tentar acrescentar qualquer coisa ao que Cristo Jesus, no momento em que morria, declarou estar consumado; ou na tentativa de incrementar aquilo em que o Senhor Deus encontra perfeita satisfação. 

Pecador temeroso, jogue fora as suas ferramentas e prostre-se aos pés de Jesus, em súplica humilde. Receba a Jesus como o altar de sua expiação e descanse tão-somente nEle

Este versículo pode ser uma advertência para muitos cristãos quanto às doutrinas em que eles creem. Entre os cristãos, existe grande propensão de tentarem acomodar as verdades da revelação. Isto é uma forma de irreverência e incredulidade. Lute contra isto, recebendo a verdade como você a encontra nas Escrituras.

Regozije-se no fato de que as doutrinas da Palavra de Deus são pedras toscas e as mais apropriadas para construir um altar para o Senhor.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

domingo, 20 de novembro de 2016

A Ira e o pecado.

JONAS 4
9 Mas Deus disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?” Respondeu ele: “Sim, tenho! E estou furioso ao ponto de querer morrer”.

A ira nem sempre constitui pecado, mas possui uma tendência de levar-nos à falta de controle. 

Sempre que a ira se manifesta, devemos avaliar imediatamente o caráter da ira, fazendo esta pergunta: “É razoável essa tua ira?” Talvez possamos responder: “Sim”. Com muita frequência, a ira é a chama que incendeia o homem insensato; mas, às vezes, a ira é o fogo de Elias vindo do céu. 

Fazemos bem quando ficamos irados contra o pecado, por causa do erro cometido contra o nosso bondoso e gracioso Deus. Estamos corretamente irados quando direcionamos nossa fúria contra a permanência na tolice, depois de recebermos tantas instruções divinas; ou contra outros, quando a única causa da ira é o mal que eles fazem. 

Aquele que não se ira contra a transgressão se torna participante dela. O pecado é uma coisa detestável e horrenda, e nenhum coração nascido de novo pode tolerá-lo pacientemente. Deus mesmo se ira contra o ímpio todos os dias. A Palavra de Deus afirma: “Vós que amais o SENHOR, detestai o mal” (Salmos 97.10)

Com muita frequência, deve-se temer que nossa ira não seja correta ou mesmo justificável. Se este for o caso, temos de responder: “Não”.


Por que devemos nos mostrar irascíveis com as crianças, irritáveis com os nossos empregados ou irados com os amigos? Essa ira é honrável a nossa profissão de fé em Cristo e glorifica o Senhor Jesus? Tal ira reflete o velho coração procurando reconquistar o domínio. 

Devemos resistir-lhe com todo o poder da natureza nascida de novo. O cristão precisa lembrar que tem de ser vencedor em cada aspecto da vida cristã, pois, do contrário, não receberá a coroa. Se não podemos controlar nossa ira, o que, então, a graça realizou em nosso coração? Alguém disse que a graça geralmente era enxertada no toco de uma macieira silvestre. “Sim”, disse ele, “mas o fruto não será azedo”

Não podemos usar nossas fraquezas naturais como desculpas para pecarmos. Temos de pedir ao Senhor que crucifique nossa propensão natural e renove em nós a cordialidade e a humildade, segundo a sua imagem.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

sábado, 19 de novembro de 2016

Deus pai, Deus filho e Deus espírito.

Amados em Deus Pai. (Judas 1); Santificados em Cristo Jesus. (1Coríntios 1.2); 
Em santificação do Espírito. (1 Pedro 1.2).

Observe a união das três pessoas divinas em todos os seus atos graciosos. 

Quão imprudentemente falam aqueles que mostram preferência por uma das Pessoas da Trindade. 

Eles se referem a Jesus como se Ele fosse a incorporação de tudo o que é amável e gracioso, enquanto consideram o Pai como alguém severamente justo e destituído de amabilidade. Estão igualmente errados aqueles que magnificam de tal modo o decreto do Pai e a expiação realizada pelo Filho, que chegam a menosprezar a atividade do Espírito Santo.


Nos procedimentos da graça, nenhuma das Pessoas da Trindade age à parte das demais. Elas se mostram tão unidas em suas realizações como em sua natureza. Em seu amor para com os eleitos, elas são uma. Nas ações que fluem da grande fonte central, elas ainda permanecem unidas. Em especial, observe esta unidade no que se refere ao assunto da santificação. 

Enquanto falamos indubitavelmente sobre a santificação como obra do Espírito Santo, não consideremos esta obra como algo em que o Pai e o Filho não tomam parte. É correto falar sobre a santificação como obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1.26)

Por isso, nós “somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.10). Observe o valor que Deus atribui à santidade prática, desde que as três pessoas da Trindade são representadas como trabalhando juntas para produzir uma igreja “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante” (Efésios 5.27)

Você, seguidor de Cristo, também precisa tributar grande valor à santidade -à pureza de vida e à conversação piedosa. Valorize o sangue de Cristo como o alicerce de sua esperança, e nunca fale afrontosamente da obra do Espírito que o qualifica para a “herança dos santos na luz” (Colossenses 1.12)

Comecemos hoje a viver de um modo que manifeste a obra do Deus trino em nós.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Firme o seu caráter Cristão.

1 PEDRO 5
10 O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

Você já contemplou o arco-íris quando ele se mostra no céu: gloriosas são suas cores e raras suas nuanças. É lindo, mas logo desaparece. O arco-íris não é permanente. Como pode acontecer isso? Como pode perdurar um glorioso espetáculo feito de transitórios raios de sol e passageiras gotas de chuva? As virtudes do caráter cristão não devem ser semelhantes ao arco-íris em sua beleza momentânea, mas, pelo contrário, devem ser firmes, estáveis, duradouros.


Cristão, procure fazer com que toda coisa boa que você possui seja permanente, firme. O seu caráter não deve assemelhar-se a uma escrita feita na areia, e sim a uma inscrição gravada na rocha. Não seja a sua fé “a construção de uma visão sem alicerce”, mas que seja construída de um material capaz de suportar o terrível fogo que consumirá madeira, feno e palha (1Corín­tios 3.12) do hipócrita. 

Seja uma pessoa arraigada e fundamentada no amor (Efésios 3.17). Sejam profundas suas convicções; seu amor, real; e, seus desejos, sérios. E toda a sua vida deve estar tão bem firmada, que todas as rajadas de vento do inferno e as tempestades da terra jamais serão capazes de abalá-lo. 

Observe como obtemos esta bênção de ser firmado na fé (Colossenses 2.7). As palavras do apóstolo nos indicam o sofrer como o instrumento utilizado -“Depois de terdes sofrido por um pouco”. Não adianta esperar que seremos bem fundamentados, se não nos sobrevier nenhum vento impetuoso. 

Todos aqueles velhos nós na raiz do carvalho e aqueles estranhos entrelaçamentos nos galhos falam de muitas tempestades que passaram sobre ele, e também são indicadores da profundidade na qual as raízes foram forçadas a abrir caminho. Assim o cristão é enraizado forte e firmemente por meio das provações e tempestades da vida. Não desanime por causa dos rigorosos ventos de provação; pelo contrário, receba consolação, crendo que, por meio da disciplina severa, 

Deus está cumprindo em você a bênção descrita neste versículo.


TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Você, cidadão do céu?

EFÉSIOS 2
19 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

O que significa sermos chamados cidadãos dos céus? 

Significa que estamos sob o governo dos céus. Cristo, o Rei do céu, governa o nosso coração. Nossa súplica diária é: “Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.10). Recebemos espontaneamente as proclamações expedidas do trono de glória. Obedecemos com alegria aos decretos do grande Rei. Portanto, como cidadãos da Nova Jerusalém, compartilhamos das honras do céu. 

Temos como patrimônio a mesma glória que pertence aos santos glorificados, pois já somos filhos de Deus, príncipes do sangue imperial; já usamos a impecável manta da justiça de Jesus; já temos anjos como servos, santos como companheiros. Temos a Jesus como nosso irmão, a Deus como nosso Pai e uma coroa de imortalidade como nossa recompensa. 

Compartilhamos das honras da cidadania celestial, pois viemos à assembléia geral e à igreja dos primogênitos cujos nomes estão escritos no céu. Temos direito a todos os bens do céu. Nossos são seus portões de pérola e seus muros de pedra preciosa cor de ouro; nossa é a luz azul-celeste da cidade que não precisa de velas nem da luz do sol; nosso é o rio da água da vida e as doze espécies de frutas que crescem nas árvores plantadas na margem dele; nada há no céu que não nos pertença. “Sejam as coisas presentes, sejam as futuras” (1 Coríntios 3.22), todas são nossas. 

Também, como cidadãos do céu, gozamos dos seus deleites. Os habitantes do céu se alegram porque os pecadores se arrependem – pródigos que retornaram ao lar? Nós também nos alegramos. Cantam glórias de triunfo a Jesus? Nós fazemos o mesmo. 

Eles lançam suas coroas aos pés de Jesus? Ali também colocamos nossas honras. Sentem-se encantados com o sorriso do Senhor Jesus? O sorriso de Jesus não é menos encantador para nós, que habitamos neste mundo. Eles olham adiante, esperando o segundo advento de Cristo? Também olhamos adiante, anelando pela manifestação dEle. Visto que somos cidadãos dos céus, as nossas atitudes e o nosso andar devem ser consistentes com a sublime dignidade.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Não te esqueças...

SALMOS 103
2 Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!

Observar a mão de Deus agindo na vida dos Seus escolhidos do passado traz-nos deleite -a bondade de Deus em livrá-los, a sua misericórdia em perdoá-los e a fidelidade em cumprir sua aliança com eles. 

Todavia, é muito mais interessante notarmos a mão de Deus agindo em nossa própria vida. Não deveríamos olhar nossa própria história como sendo, pelo menos, tão repleta de Deus, de sua bondade e sua verdade ao ponto de ser uma prova de sua fidelidade e veracidade tanto quanto foi a vida de qualquer um dos santos do passado?

Cometemos uma injustiça contra o nosso Senhor, quando imaginamos que Ele realizou todos os seus atos poderosos nos tempos antigos e que não realiza maravilhas ou desnuda seu santo braço (Isaías 52.10) para os escolhidos de nossos dias.

Devemos reexaminar nossa própria vida. Ao fazer isso, certamente descobriremos alguns acontecimentos felizes que nos trarão refrigério à alma e glorificarão ao nosso Deus. 

Você não tem experimentado nenhum livramento? Tem atravessado rios amparado pela graça de Deus? Tem andado ileso pelo meio do fogo? Não tem recebido qualquer manifestação divina? Tem gozado de favores especiais? O Deus que concedeu a Salomão o desejo de seu coração tem ouvido as suas orações e respondido às suas súplicas? Aquele Deus de superabundante generosidade sobre quem Davi cantou: “Quem farta de bens a tua velhice” (Salmos 103.5), nunca lhe saciou com gordura? Nunca lhe fez deitar em pastos verdejantes? Nunca lhe guiou a águas tranquilas? 

Com certeza, a bondade de Deus tem se mostrado tão boa para nós como para os escolhidos do passado.

Intercalemos uma canção com as misericórdias de Deus. Façamos com o ouro puro da gratidão e as jóias do louvor outra coroa para a cabeça de Jesus. Entoe a nossa alma, músicas tão agradáveis e tão alegres quanto as que brotaram da harpa de Davi, enquanto louvamos o Senhor, cuja misericórdia dura para sempre.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.