quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Hoje é o Fim?

Pais, Mães, Homens e Mulheres, exaltem o padrão do cristianismo na mente de seus filhos, ajudando-os a entrelaçar a pessoa de Jesus em sua experiência, ensinando-os a ter o maior respeito pela casa, pelos ensinamentos de Deus e a compreender que, quando entram ali devem fazê-lo com o coração comovido, ocupando-se com pensamentos como esses:

"Deus está aqui; esta é a Sua casa. Devo alimentar pensamentos puros e guiar-me pelos mais santos propósitos. Não devo conservar em meu coração orgulho, inveja, ciúme, suspeitas, ódio nem engano, porque estou na presença de Deus. Este é o lugar em que Deus vem encontrar-se com Seu povo e o abençoa. O Altíssimo e Santo, que habita na eternidade, me vê, esquadrinha meu coração e lê meus mais secretos pensamentos e atos de minha vida."

Agradeço a você que me acompanhou durante esta jornada neste ano de 2020, desejo que a Paz e a Graça do Senhor Jesus Cristo esteja com você neste novo ano que se inicia, assim como esteve contigo por todo este ano que se finda hoje.

Paz seja sempre contigo (Jefferson Costa).

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Reflita (IV).

Não há palavras para descrever as profundas bençãos do louvor genuíno.

Quando os seres humanos cantam com o espírito e o entendimento, os músicos celestiais entram na harmonia e se unem ao cântico de ação de graças.

Aquele que nos concedeu todos os dons, que nos habilitam a ser coobreiros de Deus, espera que Seus servos cultivem a voz, de modo que possam falar e cantar de maneira compreensível a todos.

Não é o cantar forte que é necessário, mas a entonação clara, a pronúncia correta e a expressão vocal distinta.

Que todos dediquem tempo para cultivar a voz, de maneira que o louvor a Deus seja em tons claros e suaves, sem estridências que ofendam o ouvido.

A habilidade de cantar é um dom de Deus; seja ela usada para Sua glória.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Reflita (III).

Quando nos reunimos para o culto e para buscar o Senhor, nosso único objetivo deveria ser honrar Aquele cujos requisitos são todos bem equilibrados e justos. 

Sua vontade, declarada para nós em Sua Palavra, deve ser cumprida à risca.

A norma de justiça revelada na vida de Seu povo professo deve torná-los respeitáveis.

Devemos viver com o olhar voltado unicamente para a glória de Deus, sempre procurando ser cristãos em todo o sentido da palavra.



segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Reflita (II).

Muitas pessoas estão famintas do pão da vida. Seu clamor é: "Dai-me pão; e não me deis uma pedra. é pão que eu preciso".

Alimentemos essas pessoas que perecem, que morrem de fome. Lembrem-se nossos pastores de que o alimento mais sólido não é para ser dado às crianças que não conhecem os rudimentos da verdade como nós as cremos.

Em cada época o Senhor teve uma mensagem especial para o povo desse tempo; assim, temos uma mensagem para o povo desta era. 

Mas se bem que tenhamos muita coisa para dizer, podemos ver-nos obrigados a reter algumas delas por algum tempo, porque as pessoas não estão preparadas para recebê-las agora.

domingo, 27 de dezembro de 2020

Reflita (I).

Deus nos tem dado muitas vantagens e oportunidades, e quando o último grande dia chegar, e virmos a que poderíamos haver atingido caso nos houvéssemos aproveitado do auxílio que o Céu nos ofereceu; quando virmos como poderíamos haver crescido na graça, e considerado essas coisas como Deus as considerou, vendo o que perdemos por deixar de crescer até a plena estatura de homens e mulheres em Cristo, desejaremos haver sido mais diligentes, mas determinados para alcançar o prêmio de nossa soberana vocação em Cristo Jesus.

sábado, 26 de dezembro de 2020

A Cegueira pode ser restaurada

Multidões dotadas do dom da vista passam para lá e para cá, mas não sentem o desejo de ver a Jesus. Um olhar de fé Lhe tocaria o amorável coração, trazendo-lhes o benefício de Sua graça; mas ignoram a enfermidade e pobreza de sua vida, e não sentem necessidade de Cristo.

O mesmo não acontecia com o pobre cego. Sua única esperança se concentrava em Cristo.

Enquanto esperava e vigiava, ouviu passos e indagou ansiosamente: Que ruído é esse que ouço de gente que passa? E as pessoas que estavam perto responderam: "É Jesus de Nazaré que passa"

Com veemência de intenso desejo, ele exclamou: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" (Mc 10:47).

Eles procuraram fazê-lo calar, porém ele clamava ainda com mais veemência: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" (Mc 10:48).

O apelo foi ouvido. Recompensada foi sua fé perseverante. Não somente foi restaurada a vista física, mas foram-lhe abertos os olhos do entendimento. ele viu em Cristo o Redentor, e o Sol da justiça brilhou em sua vida.

Todos quantos sentem a própria necessidade de Cristo como o cego Bartimeu, e são tão sinceros e decididos como ele foi, hão de, como ele, receber a benção que anseiam.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Mãe, Jesus se preocupa com você.

Jesus conhece o fardo do coração de cada mãe. Aquele que tinha uma mãe que lutava com a pobreza e a privação, simpatiza com cada mãe em seus labores. Aquele que fez uma longa jornada a fim de aliviar o ansioso coração da mulher cananeia fará o mesmo pelas mães de nossos dias.

O que restituiu a viúva de Naim seu filho único, e em Sua agonia na cruz lembrou-se de Sua própria mãe, é hoje tocado pelas dores maternas.

Em todo desgosto, em toda necessidade, Ele confortará e socorrerá.

Vão as mães ter com Jesus em suas perplexidades. Acharão graça suficiente para ajudar no cuidado de seus filhos. As portas estão abertas para toda mãe que queira depor seus fardos aos pés do Salvador.

Aquele que disse: "deixai vir os pequeninos a Mim e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus" (Mc 10:14) convida ainda as mães a levar-Lhe os pequeninos para que os abençoe.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Quando Jesus Ensina .

 "Uma mulher Cananéia, que viera daquelas regiões, clamava,: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada" (Mt 15:22).

Cristo conhecia a situação dessa mulher. Sabia que ela desejava vê-Lo, e tinha se colocado no caminho dela.

Aliviando-lhe a dor, poderia representar de maneira vívida o que pretendia ensinar. Com esse propósito, Cristo tinha levado os discípulos àquele lugar. Queria que vissem a ignorância existente  em aldeias e cidades vizinhas da terra de Israel.

O povo a quem se tinha dado toda oportunidade de compreender a verdade desconhecia as necessidades daqueles que o rodeavam. Nenhum esforço se fazia para ajudar as pessoas em trevas.

O muro de separação, criado pelo orgulho judaico, impedia os próprios discípulos de se compadecerem do mundo pagão. Porém era necessário quebrar essas barreiras.

Cristo não atendeu imediatamente à súplica da mulher. Recebeu essa representante de uma etnia desprezada, como teriam feiro os próprios judeus.

Agindo assim, era Seu objetivo impressionar os discípulos quanto à maneira fria e insensível com que os judeus tratariam um caso como esse, ilustrada pela Sua maneira de ter recebido a mulher.

Cristo queria impressioná-los também quanto ao modo compassivo pelo qual desejava que eles lidassem com essas aflições, conforme exemplificou ao atender posteriormente o pedido dela.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O Ideal de Deus.

O ideal de Deus para seus filhos é mais elevado do que possa alcançar o mais elevado pensamento humano. O Deus vivo deu em Sua santa lei uma transcrição de Seu caráter.

O maior Mestre que o mundo já conheceu é Jesus Cristo. E qual norma Ele deu para ser alcançada por todos os que nele creem? - "Sede vós., pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que estás nos Céus" (Mt 5:48).

Como Deus é perfeito em Sua alta esfera de ação, assim pode o homem sê-lo em sua esfera humana. O ideal do caráter cristão é a semelhança com Cristo. À nossa frente se abre um caminho de progresso constante. Temos um objetivo a alcançar, uma norma a satisfazer, que incluem tudo que é bom, e puro, e nobre e elevado.

Deve haver contínuo esforço e constante progresso para a frente e para cima, rumo da perfeição de caráter.

Jesus ajudou o mundo inteiro a obter inteligente conhecimento de Sua divina missão e obra. Ele veio representar o caráter do Pai para o nosso mundo, e, ao estudarmos a vida, as palavras e as obras de Jesus Cristo, somos ajudados em todo o sentido na educação da obediência a Deus; e, seguindo o exemplo que Ele nos deu somos cartas vivas, conhecidas e lidas por todos os homens.

Somos os vivos agentes humanos para representar, no caráter, Jesus Cristo para o mundo.


terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Os sábios do Oriente: curiosidade, disposição e adoração.

 

A atitude destes sábios do Oriente é admirável. Ao perceberem no céu uma estrela diferente, decidiram segui-la. A Bíblia não revela como, mas eles sabiam que aquela estrela anunciava o nascimento de um menino que seria o novo rei dos judeus. Eles foram procurá-lo no lugar onde em geral nascem os príncipes: no palácio. Mas lá já havia um monarca, a quem a notícia de um novo rei muito preocupou. Guiados pela estrela, os sábios foram a Belém e encontraram Jesus com sua mãe numa casa. Deram a ele presentes e, de joelhos, o adoraram. 


LEIA:

  • Salmo 72.10-11

  • Mateus 2.1-12

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O rei Herodes: egoísmo, inveja e perseguição.

 

Na época em que Jesus nasceu, Israel estava sob o domínio dos romanos, que chamavam aquele território de Palestina. O rei Herodes foi colocado no trono pelos romanos, a eles servia e com eles procurava manter a paz. A notícia de que um novo rei havia nascido alarmou Herodes, pois ameaçava seu trono, seus privilégios e seu projeto de fazer um sucessor. Daí a ideia de encontrar e eliminar esse novo rei, mesmo que ele fosse apenas uma criancinha. Egoísmo, inveja e perseguição foram a atitude de Herodes para com o menino Jesus. Pobre Herodes!


LEIA:

  • Mateus 2.1-8,12

  • Mateus 2.13-15

  • Mateus 2.16-18

  • Mateus 2.19-23

domingo, 20 de dezembro de 2020

Os pastores: disposição para louvar e anunciar o Salvador.

 

O ofício de pastorear ovelhas era um dos trabalhos mais simples e humildes nos tempos bíblicos. Os pastores trabalhavam duro para manter seus rebanhos alimentados e em segurança. O perigo de esses rebanhos serem atacados por predadores e ladrões aumentava à noite e, por isso, os pastores se esforçavam para ficar alertas e vigilantes. Naquela noite tão especial de Natal, em vez de perigos ou más notícias, os pastores dos campos de Belém foram surpreendidos com a notícia mais esperada de todos os tempos: nasceu o Salvador! Diante disso, saíram correndo para conhecer Jesus, louvá-lo e anunciá-lo a todos.


LEIA:

  • Lucas 2.8-20

  • Salmo 23

sábado, 19 de dezembro de 2020

O dono da hospedaria de Belém: Sem lugar para Jesus.

 

Por causa do recenseamento ordenado pelo imperador Augusto, José e Maria tiveram de se apresentar em Belém, terra onde também nascera Davi, de quem eram descendentes distantes. A viagem de vários dias entre Nazaré e Belém já havia sido dura, especialmente para Maria, que se achava em dias de dar à luz. Ao procurar um lugar para pernoitar, não encontraram. A Bíblia não menciona o nome do dono da hospedaria de Belém, mas sua atitude ficou bem conhecida: não havia lugar para Maria e José em seu estabelecimento e, por isso, Jesus nasceu num estábulo.


LEIA:

  • Lucas 2.1-7

  • Hebreus 13.1-2


sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Os anjos: mensageiros obedientes de Deus.

 

Os anjos são servos obedientes de Deus, criados para cumprir as suas ordens. A palavra “anjo” significa “mensageiro”. Na história do Natal, esses obedientes servos de Deus anunciam a boa notícia do nascimento de João Batista a seu pai, o sacerdote Zacarias, bem como a boa notícia do nascimento de Jesus a Maria, a José e a alguns pastores que guardavam os seus rebanhos nos campos de Belém. A aparição dos anjos, num primeiro momento, assusta e desconcerta. Mas a mensagem que eles transmitem, especialmente no relato do Natal, traz alegria a todos. 


LEIA:

  • Lucas 1.8-19

  • Mateus 1.20-23

  • Lucas 1.28-35

  • Lucas 2.8-14

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

José: confiança, obediência e altruísmo.

 

José era o noivo de Maria. A Bíblia não traz muitos detalhes, mas eles se casariam em breve. Foi nesse contexto que um anjo informa José sobre a gravidez de sua noiva. A paz renasce no coração de José quando o anjo lhe explica que isso foi um milagre do Espírito Santo e que o menino que nasceria seria o tão esperado Salvador do mundo. Esta mensagem faz com que José obedeça a Deus e cuide de Maria e de Jesus


LEIA:

  • Mateus 1.18-25

  • Lucas 2.1-7

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Maria: humildade, submissão e prontidão para servir .

 ISÁIAS 7

14 Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.


GÁLATAS 4

4 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei


A vinda do Messias, o Salvador prometido por Deus, era aguardada há muito pelos israelitas. Os profetas renovavam essa expectativa a cada geração. Na plenitude do tempo, Deus cumpriu sua promessa. Um anjo apareceu a uma jovem israelita e disse que dela nasceria o tão esperado Salvador. Ao ouvir a notícia, a atitude de Maria foi de humildade, submissão e prontidão para servir


LEIA:

Lucas 1:26-38

Lucas 1:46-56

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Planos Frustrados?

 

Quando os discípulos entraram em Jerusalém com Jesus, os ânimos não podiam estar mais elevados. As pessoas estavam celebrando Jesus, o ministério estava alcançando novos patamares e a imagem não poderia parecer mais promissora para os planos de grandeza dos discípulos.


No entanto, apenas alguns dias depois, essa ilusão foi despedaçada e destruída pela cruel crucificação de seu Mestre. Para eles, estava tudo acabado. Eles não sabiam o que iria acontecer. Eles seriam perseguidos e acusados ​​também? Eles teriam que voltar a pescar e consertar redes? O futuro era incerto.


Mesmo quando Jesus apareceu a eles e esteve com eles por 40 dias, eles não sabiam o que aconteceria depois. Eles não sabiam o verdadeiro alcance do seu ministério e o impacto que eles teriam no mundo inteiro nas gerações futuras. O melhor ainda está por vir. Mas eles não viram ainda.


Antes de subir ao céu, Jesus deu-lhes a Grande Comissão e deixou-lhes a promessa que fez toda a diferença: "Estarei sempre convosco, até o fim do mundo." Mateus. 28:20.


Você sabia que essa mesma promessa está disponível para você no cumprimento da missão que Deus lhe deu? Até o fim do mundo ... nas circunstâncias mais adversas: mesmo que o seu negócio falhe, mesmo que as pessoas o traiam, mesmo que as coisas não saiam como você pensava. Jesus está sempre com você.


E é essa presença incondicional e permanente que nos mantém de pé. Aquele que nos faz ver depois da pandemia e confiar que Ele está no controle. Que Ele não nos abandona.


Passo de ação:


Em algum tempo a sós com Deus, diga a ele que você é grato por sua presença. Por suas promessas. Agradeça porque o melhor ainda está por vir. Não por seu próprio mérito, mas por Sua graça abundante.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Fome no Deserto.


Quando o povo de Israel saiu do Egito, saiu com a expectativa de um futuro melhor, a terra prometida os esperava: uma terra onde corria leite e mel. Uma terra onde pudessem se estabelecer junto com suas famílias e criar raízes.


No entanto, essa jornada não seria fácil, nem seria um caminho direto. Em pouco tempo, eles encontraram falta de comida e água. Eles estavam com fome e esqueceram a promessa de Deus e os grandes milagres que Ele havia realizado por eles. Na verdade, chegou um ponto em que todo o povo começou a murmurar contra Moisés e contra Deus.


Eles ansiavam por retornar ao Egito e continuar vivendo como escravos. Eles preferiam o previsível, o seguro e o conhecido, mesmo que isso significasse escravidão para o resto de suas vidas.


Em suma, eles perderam completamente a perspectiva. Mas Deus pacientemente tratou com eles. Ele lhes deu maná do céu: pão fresco de cada dia! Ele os conduziu pelo deserto até a terra prometida e cumpriu sua promessa e propósito.


Como você fica quando as coisas não acontecem como você esperava? Você murmura e reclama de tudo? As circunstâncias atuais e incertas o levaram a ser infeliz? Uma das áreas em que nossa fé é testada é a provisão para o futuro. Deus o encoraja a confiar totalmente em sua provisão. Se Deus cuida dos pássaros e dos lírios do campo, quanto mais fará por nós, que valemos mais do que as flores do campo?


O rico não é aquele que tem abundância de bens, mas aquele que se contenta com o que tem.


Passo de ação:


Reserve um tempo hoje para agradecer a Deus do fundo do coração pelo que Ele lhe deu. Pelo "maná" que Ele providenciou para você. Reconheça sua descrença, sua falta de contentamento e decida hoje confiar na abundante provisão de Deus.

domingo, 13 de dezembro de 2020

Uma Mudança Pouco Comum.

 Imagine que hoje te dizem:


–Você tem que se mudar imediatamente. Deixe sua casa, seu trabalho, seu negócio e tudo o que você conquistou aqui. Deixe sua família aqui também.


Você provavelmente responderia:


–Aonde vamos? Por que você quer que eu me mude? O que tem lá? O que eu ganho? Minha família ficará bem? Que benefícios terei? Quem os garante?


Um cenário semelhante é aquele que Abraão viveu quando Deus pediu que ele deixasse sua terra e seus parentes para levá-lo a um lugar que Ele havia preparado. Deus não disse a ele para onde ele se mudaria. Abraão não conseguiu fazer uma busca rápida no Google para saber mais sobre aquele lugar. No entanto, Abraão confiou cegamente em seu Deus que, diante de circunstâncias incertas, ofereceu sua promessa de que tudo ficaria bem.


Que grande passo Deus está levando você a dar? Talvez seja deixar um emprego que o manteve longe Dele e de Sua igreja. Você provavelmente não sabe exatamente o que está do outro lado dessa decisão, mas se essa é a voz de Deus para sua vida, você deve manter-se vendo o Invisível.


Talvez o passo que ele está levando você a dar seja perdoar alguém que o magoou. Talvez haja medo de sua parte de que o que o machucou será reproduzido novamente, mas Deus está indicando que você deve estender a graça e uma nova oportunidade para essa pessoa.


Passo de ação:


Confie Nele e em Sua Palavra e você nunca ficará desapontado. Siga a voz de Deus assim como de Abraão. Mesmo que você não saiba todos os detalhes ou controle todas as circunstâncias, se Deus está chamando você, Ele tem o poder e o interesse para guiá-lo em cada passo do caminho.

sábado, 12 de dezembro de 2020

Um Ano Separativo.

  

Este ano (2020) ficará para a história como um dos anos mais perturbadores da história. A pandemia global trouxe consigo confinamento, medo, estranhamento, desafios econômicos e muitos outros efeitos.


Em particular, grande parte da complexidade da crise é a dimensão do desconhecido. Não sabemos o que esperar, não sabemos o alcance e, mesmo neste momento, existe uma grande incerteza que afeta a todos nós.


Quando as coisas vão voltar ao normal? Eles serão como antes? Qual será a aparência do novo normal? O que o futuro guarda? E se houver outra crise e outro vírus semelhante,  mais forte?


Provavelmente, se você for como eu, ficaria um pouco mais calmo se soubesse algumas das respostas para essas perguntas. Em nossa mente, acreditamos que, se soubéssemos o que o futuro traz, estaríamos em melhor situação.


Porém, Deus nos colocou em um mundo cheio de incertezas para que possamos exercer nossa fé e depositar toda nossa confiança naquele que as circunstâncias nunca pegam de surpresa.


Hebreus 11: 1 diz o seguinte: “A fé é a garantia do que se espera, a certeza do que não se vê”. Há coisas que você e eu não podemos ver e que devemos entregar o controle ao bom pastor que dá a vida pelas ovelhas. Para o Pai amoroso que não poupou seu próprio Filho.


Essas provações são um convite para colocarmos nossa total confiança no poder e controle de Deus.

Devemos aprender a experimentar a certeza do que não é visto. 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

As Boas Novas do Natal.

Natal é sobre boas notícias. Mas não as boas notícias de presentes especiais. Não as boas notícias de uma grande refeição. Nem são as boas notícias de passar tempo com amigos e família.

Natal é sobre as Boas Novas do amor de Deus.

A Bíblia diz que todos estamos perdidos sem Deus. Não temos direção. Estamos sem proteção. Nosso potencial impacto eterno sobre o mundo não é realizado. Estamos sem alegria verdadeira. Nossa eternidade no Céu não está segura.

As Boas Novas sobre o Natal são que Deus mandou Jesus para buscar e salvar os perdidos. A Bíblia diz, "Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos — o ser humano Cristo Jesus que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados." (1 Timóteo 2:5).

Se você já passou um tempo na igreja, deve ter ouvido a palavra "salvação" muitas vezes. Mas pode não saber o que ela significa. A palavra é como o diamante; você pode olhar para ele de muitos ângulos diferentes.

Jesus veio para nos salvar. Nós não podemos resolver todos os nossos problemas sozinhos. Sem Jesus, estamos presos nas expectativas de outros. Estamos presos vivendo pela aprovação de nossos colegas. Estamos presos em vícios. Temos tentado mudar sempre, mas não temos o poder necessário para escapar. Jesus veio para nos dar esse poder.

Jesus veio para nos resgatar. Todos nós desejamos recuperar partes de nossas vidas que se perderam. Sem Cristo, desejamos recuperar nossa força, nossa confiança, nossa reputação, nossa inocência e nosso relacionamento com Deus. Só Jesus pode fazer isso.

Jesus veio para nos reunir. Muitas pessoas acham que Deus vai repreendê-las se voltarem para ele. Mas Deus não está louco com você. Ele é louco por você. Jesus veio para a Terra no primeiro Natal para nos reconciliar com Deus, para nos dar harmonia com ele novamente.

Jesus veio para a Terra para nos dar o presente de si mesmo. Muitos de nós comemoramos seu aniversário sem aceitar este presente grátis da salvação. Ele fica desembrulhado ano após ano após ano. Isso não é inteligente! Você foi feito por Deus e para Deus. Até que você entenda isso, a vida nunca terá sentido.

Neste Natal, abra o presente mais importante que você recebeu: um novo relacionamento com Deus por meio de Jesus.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O Que Significa Estar Perdido.

Se não entende o propósito do Natal, você deve também evitar as luzes e decorações natalinas deste ano, Deve também esquecer a compra dos presentes de Natal. Deve ainda esquecer a ceia de Natal.

Se não sabe porque celebramos o Natal, todas as festividades são sem sentido.

Para encontrar o sentido do Natal, você deve ir além da manjedoura, dos Sábios e dos pastores. Jesus nos contou o motivo pelo qual ele veio para a Terra no primeiro Natal: "O Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido" (Lucas 19:10).

Simplesmente, Jesus veio porque as pessoas estão perdidas sem Deus. Estar espiritualmente perdido significa estar separado de Deus, desconectado e fora de alcance. Sem Jesus, todas as pessoas no mundo estão perdidas — não importa quanto poder, riqueza ou fama elas tenham.

E essa perdição tem imensas ramificações em nossas vidas. Para saber porque Jesus veio à Terra, temos que entender o que significa estar perdido. Sem Deus, estamos perdidos:

Nossa direção. Devemos ter pouca compreensão de onde devemos ir e o que devemos fazer nesta vida.
Sua proteção. Nós estamos sozinhos quando não estamos sob a proteção do Senhor. Este é um motivo enorme porque muitas pessoas são estressadas. Elas estão tentando viver sob seus próprios cuidados e proteção ao invés de confiarem em Deus.
Nosso potencial. Nós nunca saberemos nem a metade dos presentes e dons que teríamos se não tivéssemos um relacionamento com ele.
Nossa felicidade. Podemos ter todo o dinheiro e poder no mundo, mas sem Deus nunca teremos a verdadeira alegria.
Nosso lar no Céu. Deus permite que nos rebelemos enquanto estamos na Terra, mas não há rebelião no Céu.

Mas ninguém que esteja perdido perde um grama de valor para Deus. Mesmo que não tenha um relacionamento com ele, você tem imenso valor para Deus. A perdição implica em valor. Qualquer coisa que uma pessoa queira gastar para recuperar algo que perdeu demonstra quão valioso é esse item.

No mais famoso versículo da Bíblia, Jesus explica claramente o nosso valor: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

A Boa Notícia é que Deus nos amou tanto que mandou seu Filho para a Terra no primeiro Natal para nos buscar e salvar. 

Esse é um motivo para celebrar!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Escolha a Vida Melhor.

Quando eu era criança, minha mãe me dava espaguete. Eu achava que era a melhor comida! Depois descobri os hambúrgueres. Então fui da boa vida para a vida melhor. Espaguete era bom, mas um hambúrguer suculento é muito melhor.

Você pode achar que tem uma vida boa agora, mas se puder ter uma vida ainda melhor, você não gostaria de saber mais sobre ela?

Infelizmente, o que nos segura de agarrar essa vida melhor é um sentimento irracional de autossuficiência. Achamos que estamos nos dando bem por nossa conta.

Salmos 10:4 diz algo assim: "As pessoas maldosas são muito orgulhosas. Elas não procuram por Deus, não há lugar para Deus em seus pensamentos".

Assim como o hospedeiro na primeira história do Natal (Lucas 2), nós não acreditamos que precisamos de mais hóspedes. Achamos que temos tudo que precisamos.

Só há um problema com essa arrogância: Você perde a única razão porque Deus o criou. Deus fez você de modo que tenha um relacionamento com ele. Você nunca completa o propósito dele para a sua vida, que é de longe mais grandioso e mais significante o que você já imaginou, a menos que esteja conectado a Deus, sua verdadeira fonte de poder.

Mas a boa notícia é que ainda não é tarde demais. Você pode ter um relacionamento com Deus não importa o que tenha acontecido no seu passado, não importa quantas vezes você o tenha rejeitado antes.

Deus fez isso tão simples que qualquer um pode entender. São apenas duas palavras: Convide-o.

Jesus disse: "Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos" (Apocalipse 3:20).

Jesus está batendo à sua porta. Tome posse da vida melhor deixando-o entrar em sua vida. 

Faça dele o patrão da sua vida.

Isto mudará tudo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Conheça o Seu Criador.

Nesta época do ano, todos nós temos muitas tarefas importantes para fazer. Temos relatórios de final de ano para escrever. Temos os pratos natalinos para preparar. E, claro, temos presentes para comprar.

Mas você tem alguma coisa mais importante para prestar atenção neste Natal: desenvolver um relacionamento pessoal e crescente com Jesus.

Por que você deveria conhecer Jesus melhor? Há pelo menos duas razões muito importantes.

Primeira, Jesus fez você. A Bíblia diz, "Antes que qualquer coisa existisse, havia Cristo, com Deus. Ele sempre esteve vivo e ele mesmo é Deus. Ele criou tudo o que há — nada existe que ele não tenha feito. A vida eterna está nele e sua vida traz luz a toda a humanidade" (João 1:1-4 ).

Você tem a oportunidade não só de encontrar o Criador do universo mas também de encontrar o seu Criador. Você ouve as pessoas falarem, "Quando em dúvida, consulte o manual." Conhecer Jesus é ainda melhor. Se você quer saber como conseguir o melhor da vida, por que não conhecer Aquele que criou você?

Segunda, Jesus abre seu coração para aproveitar uma vida de propósito, paz e poder. Um relacionamento com Jesus assegura seu lugar no Céu, mas faz mais do que isso. Deus promete uma vida de propósito, paz e poder para todos que o conhecem.

Conhecer Jesus de maneira pessoal muda tudo sobre como você vive. Propósito, poder e paz são apenas o início do que Deus quer lhe dar nesta vida.

Infelizmente, a maioria das pessoas estão vivendo de maneira muito pequena, insignificante porque elas encheram suas vidas com atividades sem sentido.

Enquanto o Natal se aproxima este ano, pense no dono da hospedaria que não conseguiu um lugar para Jesus no primeiro Natal. Suas ações não evitaram que Jesus nascesse. Suas ações não impediram o propósito de Deus na história. Só feriram o dono da hospedaria. Ele perdeu o privilégio de acolher o Filho de Deus no seu nascimento.

A mesma verdade para você. Se você não reserva um tempo para conhecer Jesus, perde a oportunidade de conhecer seu Criador. Você perde a oportunidade para ter o propósito, paz e poder que vem através do Filho de Deus. 

Você perde o propósito para sua vida se nunca tiver lugar para ele.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Não Sufoque Jesus Neste Natal.

Você e eu gostamos de sobrecarregar nossas vidas. Nós aceitamos reservas em excesso, gastamos demais, superestimamos e frequentemente andamos por aí cansados todo o tempo. Como resultado, a verdade de Deus geralmente não tem a chance de florescer em nossas vidas.

Com muita frequência Deus lhe ensina uma essência da verdade — pode ser durante o seu estudo matinal da Bíblia ou um sermão CRISTÃO — e você acha que deve fazer algo sobre isso, mas quase que imediatamente isso é preterido em sua vida e é esquecido.

A verdade não é preterida de sua vida devido ao mal. Geralmente, as coisas boas em nossas vidas sobrepujam a verdade que Deus quer plantar em nós. Para cumprir o destino de Deus para a sua vida, você provavelmente não tem que fazer mais, tem que fazer menos.

Tome as amigas de Jesus, Maria e Marta, como exemplo. Um dia elas convidaram Jesus para jantar. Maria passou a noite ouvindo Jesus. Marta, por outro lado, estava muito ocupada sendo anfitriã e se preocupando com os canapés e se tudo estava em seus devidos lugares.

Marta ficou chateada porque tinha que fazer todo o trabalho enquanto sua irmã estava sentada com Jesus. Foi então que Jesus falou a ela: "Querida marta, você está preocupada e chateada com todos esses detalhes! Há só uma coisa que vale a pena se preocupar. Maria descobriu, e isso não será tirado dela" (Lucas 10:41b-42).

Quando sua vida terminar, apenas uma coisa terá importância realmente. Você conheceu o Filho de Deus? Os presentes extras que você conseguiu comprar devido às longas horas passadas no trabalho não serão importantes. Todo o tempo que você passou preparando a refeição perfeita para as festas também não serão importantes. Mas se você passou seu tempo conhecendo Jesus isto é importante para eras e eras que virão.

Então aproveite o período de Natal. Embrulhe os presentes. Prepare sua casa com decoração festiva. Faça recordações com sua família. Mas não deixe este Natal terminar sem passar algum tempo aos pés de Jesus. 

Muito tempo depois de tudo desaparecer deste Natal, a adoração a Jesus é tudo que verdadeiramente vai permanecer.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Não Perca Jesus Trabalhando.

 JOÃO 4

10 Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

Neste momento há ondas de rádio e TV ao seu redor. Se você tivesse um sintonizador, poderia ver o que há nessas ondas. Mas só porque você não pode vê-las não significa que elas não são reais. Você apenas não está sintonizado.


Foi assim em Belém na noite do primeiro Natal. Apesar do fato de que em Belém havia uma hospedaria com o único propósito de atender viajantes, não havia lugar para, sem sombra de dúvida, a família de viajantes mais importante em Belém aquela noite.

Neste Natal, não percam um importante paralelo desta história em seus corações. Seu coração foi feito para conter Deus. Você foi feito por Deus e para Deus. Até que entenda isso, a vida nunca fará sentido. Infelizmente, preenchemos nossas vidas com outras coisas. Convidamos outros hóspedes para a nossa casa. Nosso coração está tão cheio de outras ideias, interesses, valores, amores, e compromissos.

Nossas vidas estão tão cheias que nem percebemos quando Jesus aparece ao nosso redor. Deus aparece em nossas vidas o tempo todo, fornecendo oportunidades que nunca pensamos que teríamos, no meio dos problemas que não sabíamos que iríamos ter. Mas geralmente, apenas não o vemos.

Isto aconteceu na Bíblia o tempo todo. Jesus apareceria para pessoas que nunca entenderam quem ele era. No livro de João, Jesus estava sentado em um poço quando uma mulher chegou perto dele procurando por água. Ela não reconheceu Jesus. Na verdade ela teve um debate religioso com o Filho de Deus! Então Jesus disse, "Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida." (João 4:10 ). Mas a mulher não reconheceu Jesus.

Deus está trabalhando ao seu redor — não apenas durante o Natal mas ao longo do ano todo. 

Será possível que você e as pessoas que ama o estão perdendo?

sábado, 5 de dezembro de 2020

Muito Ocupado para Jesus?

 LUCAS 2

e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.


Um amigo Pastor me contou que "em um  ano quando seus filhos eram pequenos, a sua esposa decidiu que ele iria escolher onde a família iria nas férias. Ele decidiu que queria tirar umas férias totalmente espontâneas, sem qualquer planejamento. Relatou que como pastor e líder, cada dia da vida dele era planejado. Planejar férias não parece ser divertido!"

"Férias totalmente espontâneas quando você tem esposa e filhos não é boa ideia. Sem fazer planos nas primeiras cinco noites daquelas férias em cinco cidades diferentes, dormimos no nosso carro em quatro noites porque não encontramos vaga nos hotéis. Meus filhos não eram campistas felizes. Na quinta noite, decidimos planejar antes".

Aquelas férias o ajudaram a entender o que a Bíblia diz quando nos conta durante a história do primeiro Natal que "não havia alojamento disponível" para Maria e José.

A vinda do Deus eterno e do Messias prometido foi antecipada por milhares de anos. As profecias previram a verdade que o Salvador do mundo deve estar vindo. Seu nascimento seria tão importante que separou a história entre A.C. e D.C. A data do seu aniversário está relacionada ao nascimento de Jesus.

Mas quando o Filho de Deus veio ao mundo, não havia lugar para ele. O hospedeiro perdeu uma oportunidade primordial. Se Jesus tivesse nascido em um de seus quartos, o hospedeiro poderia ter construído um daqueles enormes letreiros de Las Vegas que aponta para baixo e diz, "O Filho de Deus Nasceu Aqui!" Ele poderia ter cobrado uma fortuna pelos quartos! Em vez disso ele perdeu a maior bênção de sua vida porque não tinha lugar para Jesus.

Nós não podemos ser tão duros com o hospedeiro por não ter lugar para Jesus. Nós fazemos isso o tempo todo.

Todos nós resistimos em dar a ele a importância que ele merece em nossas vidas. Nós preenchemos nossos horários com eventos de pouca importância se comparados com Jesus. Gastamos nosso dinheiro no aparelho mais novo e não temos nada para dar para o trabalho de Deus ao redor do mundo. Gastamos nosso tempo todo avançando em nossas carreiras e ainda dizemos que não temos tempo de ajudar os outros em nossa igreja e comunidade.

Enquanto você se prepara para comemorar o Natal este ano, faça esta pergunta para você mesmo: 

Você deixou lugar em sua hospedaria para Jesus?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

A Lista de Natal de Jesus.

Por mais de 50 anos minha família tem a tradição de fazer uma festa de aniversário para Jesus. Começou quando eu tinha 3 anos e perguntei para a minha mãe, "O que é o Natal?" Minha mãe respondeu que era o aniversário de Jesus. Com a lógica fantástica de 3 anos de idade, eu disse, "Nós deveríamos fazer uma festa de aniversário!" E fizemos, completa com bolo de aniversário, Ki-Suco, música, bolo, e velas.

Frequentemente, Jesus fica excluído durante o Natal. Imagine que eu tenha planejado uma festa para você e convidado muitas pessoas. Todos trazem muitos presentes e os convidados trocam presentes entre si — e você não ganha nada.

Isto é o Natal. Nós damos presentes para todos exceto Jesus. Mas vamos ser honestos — o que você daria para o Deus que tem tudo?

Na verdade, Jesus não tem tudo. Há quatro coisas que ele não tem a menos que você as dê para ele neste Natal:

Dê-lhe sua confiança. Fé é um assunto voluntário. Jesus não tem a sua confiança a menos que você a dê a ele. Ele nunca vai forçar.

Coloque Jesus em primeiro lugar em sua vida. Se qualquer coisa ou pessoa que não seja Jesus estiver em primeiro lugar em sua vida, isso é um ídolo. Neste Natal, escolha Jesus em primeiro lugar, antes de suas finanças, interesses, relacionamentos, programas — e até mesmo de seus problemas.

Entregue seu coração a Jesus. Seu coração é o que você ama, o que você valoriza e o que mais lhe importa. Jesus diz, "Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês" (Lucas 12:34). Um modo importante de dar seu coração a Jesus neste Natal é dando recursos para o trabalho dele. Jesus não precisa de seu dinheiro, mas ele quer o que ele representa — seu coração.

Traga outras pessoas para Jesus. Deus quer uma família mais que qualquer coisa neste Natal. Ele quer que crianças escolham amar e confiar nele. Esta é a razão pela qual comemoramos o Natal. Convide alguém para Jesus neste Natal. Conte para alguém o que Jesus tem feito em sua vida.

A Bíblia nos conta que os Magos não deram a Jesus as suas sobras quando o visitaram no primeiro Natal mas, em vez disso, deram três presentes significativos e valiosos: "Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra" (Mateus 2:11).

Enquanto você entrega a Jesus sua confiança, torna-o o primeiro em sua vida, dá o que valoriza para seu trabalho, e traz outras pessoas para ele, você está lhe dando presentes muito mais valiosos do que os Magos trouxeram.

Então diga "feliz aniversário" a Jesus neste Natal. Dê seu melhor para ele.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Jesus vale a Jornada.

 Mateus 2

1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.


Buscar a verdade não é um trabalho de meio-expediente. Isso toma tudo que você tem. Os Reis Magos nos ensinam na história de Natal.

Os Reis Magos estavam dispostos a ir a qualquer lugar para encontrar a verdade. Mateus 2:1 diz, "Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judeia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém." 

Podemos assumir que esses Reis Magos gastaram muito dinheiro e viajaram muitos quilômetros do Extremo Oriente até o Oriente Médio para encontrar Jesus.

Jesus nasceu em Belém, que fica a aproximadamente 10 quilômetros de Jerusalém. No tempo do nascimento de Jesus, Jerusalém era o centro espiritual do mundo. Todos os tipos de atividades espirituais se situavam em Jerusalém. Todos os grandes líderes do mundo estavam em Jerusalém, mas nenhum deles estava procurando Jesus. Somente pessoas de fora — os Reis Magos, de uma cultura completamente diferente — estavam procurando por Jesus.

O Rei Herodes perdeu o bebê Jesus. Assim como os donos de negócios de Belém. Você também pode ter Jesus bem à sua frente e continuar perdendo-o se não estiver procurando por Ele.

Mas os Reis Magos procuraram por Jesus. Eles estavam dispostos a fazer uma viajem de quatro a cinco meses por um deserto escaldante para encontrar Jesus. Eles estavam envolvidos quanto a buscar a Deus. Estavam dispostos a fazer qualquer coisa para encontrá-lo.

Essa é a sabedoria. É o que precisamos fazer também. Não podemos permitir que nada entre no nosso caminho de buscar a Deus. É a conquista mais importante do mundo.

Jesus disse que o Reino dos Céus é como uma pérola que é tão valiosa que devemos vender tudo para comprá-la. Parece que os Reis Magos do Oriente entenderam isso antes mesmo de Jesus contar essa parábola.

Os Reis Magos estavam dispostos a largar tudo que tinham para adorar Jesus. Eles estavam dispostos a deixar o conforto de suas casas para uma longa e difícil jornada porque tinham o motivo correto ao procurarem por Jesus. Eles queriam adorá-lo.

O que você deve abandonar para adorar Jesus?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Palavra para o Sábio.

Olhe para qualquer cena de Natal e você provavelmente vai ver um conjunto de personagens que não parecem se enquadrar no estábulo: os Homens Sábios. Nós estamos acostumados a eles, mas se você olhar a cena mais de perto, eles aparecem fora de lugar com suas roupas chiques e presentes especiais.


Mas para mim, eles são as pessoas mais fascinantes na história do Natal. Nós não sabemos muito sobre eles. Nós não sabemos quem eles são ou de onde vieram. A Bíblia os chama de "magos." Magos eram uma combinação de filósofos, cientistas e astrônomos. Eles eram muito ricos e bem educados. Mas realmente é tudo que sabemos sobre eles.

Mas sabemos que eram sábios. De fato, podemos aprender muito da sabedoria que eles demonstraram na história do Natal.

Além de outras lições que tiramos a partir dos Magos, aprendemos a ser caçadores da verdade. Pessoas sábias não são felizes com especulações ou suposições. Elas querem saber a verdade sobre Deus, seu passado e seu futuro. Os Magos perguntaram, "Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus?" (Mateus 2:2).

Os Magos estavam procurando Jesus. Homens e mulheres sábios continuam procurando por Ele hoje.

Existem dois tipos de pessoas na vida quando se trata da verdade: especuladores e caçadores. Especuladores fazem suposições sobre a verdade. Especuladores pensam que eles sabem com o que Deus se parece.

Especuladores amam argumentar e discutir sobre Deus, mas eles estão só supondo - porque não querem realmente conhecer a verdade. Eles só querem falar sobre Ele.

Por outro lado, Deus ama aqueles que tomam tempo para encontrar a verdade. Caçadores fazem quatro coisas:

• Eles fazem perguntas.
• Eles estudam.
• Eles observam o que está acontecendo ao entorno deles.
• Eles fazem qualquer coisas para encontrar respostas.

Eles procuram Jesus com tudo que têm. Deus ama seus caçadores. A Bíblia nos diz, "Lá vocês procurarão o Senhor, seu Deus, e o encontrarão, se o buscarem com todo o coração e com toda a alma." (Deuteronômio 4:29).

Se você é genuinamente sério sobre descobrir a verdade, você não pode perdê-lo.

Deus não vai te deixar.


terça-feira, 1 de dezembro de 2020

A Dor de Jacó (III).

Pela humilhação, arrependimento e submissão, aquele pecador mortal e falível prevaleceu sobre a Majestade do Céu. Tremendo, ele se apegou às promessas de Deus, e o coração do Amor infinito não poderia rejeitar o apelo do pecador.

Como prova de seu triunfo e como estímulo a outros para que imitassem seu exemplo, seu nome foi mudado de um que lhe recordava o pecado para outro que comemorava sua vitória.

Quando o inimigo lhes conta que o Senhor os abandonou, digam-lhe que vocês sabem que não é assim, pois Ele declara: "Não te deixarei, nem te desampararei" (Hb 13:15). Afugentem o inimigo. Digam-lhe que vocês não desonraram o Senhor duvidando de Seu amor.

Não há limites no auxílio que o Salvador está disposto a nos conceder. 

Confiemos Nele Sempre.

Apoderemo-nos das riquezas de Sua graça, dizendo: "Eu hei de crer, eu creio de fato que Jesus morreu por mim."

A estrada a nossa frente pode parecer escura, mas Jesus pode iluminá-la.


segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Dor de Jacó (II).

Jacó soube então que havia lutado com o Anjo da Aliança. Embora esgotado e sofrendo a mais intensa dor, não abandonou seu propósito. Havia muito tempo que ele suportava a inquietação, o remorso e a angústia resultantes de seu pecado; agora queria ter a segurança de que havia sido perdoado.

O Visitante divino parecia a ponto de partir; Jacó, porém se apegou a Ele, implorando uma benção. 

O Anjo insistiu: "Deixe-Me ir, pois o dia já desponta"; mas o patriarca exclamou: "Não Te deixarei ir, a não ser que me abençoes" (Gn 32:26).

Que confiança, que firmeza e perseverança são aqui reveladas! se isso fosse uma exigência arrogante, Jacó teria sido destruído instantaneamente; porém ele estava seguro como quem confessa sua fraqueza e indignidade mas confia na misericórdia de um Deus que cumpre Sua aliança.



domingo, 29 de novembro de 2020

A Dor de Jacó (I).

Jacó estava aflito porque havia cometido um erro em sua vida. Achava-se abatido até as próprias profundezas. Sozinho, cansado, desanimado, torturado pelas reminiscências de seus erros no passado e oprimido pelas apreensões do futuro, ele se deitou para descansar, pousando a cabeça sobre uma pedra.

Se a consciência de Jacó estivesse limpa, seu coração teria sido forte em Deus. Mas ele sabia que suas perplexidades, seus receios e aflições eram a consequência de sues pecados.

Era essa reflexão que lhe amargurava a vida. Jacó estava arrependido, mas não se sentia tranquilo sob o mal que havia praticado. Ele só podia ter a esperança de recuperar o favor de Deus mediante a tribulação e pelo sofrimento físico e mental.

Que maravilhosa condescendência de Deus! Ele sempre está disposto a vir ao nosso encontro, mesmo em nossas debilidades, e a animar-nos com Sua presença, quando fazemos tudo de nossas parte para efetuar uma entrega completa a Ele.

O Céu está aberto para o ser humano. Deus deseja que Lhe roguemos que realize essas coisas entre nós. O futuro pode parecer escuro diante de você, mas Deus vive.

sábado, 28 de novembro de 2020

Mentira, Engano e Fuga.

Em sua conduta com o restante da família, Jacó, com a ajuda de sua mãe, tinha enganado cruelmente seu irmão e seu pai, e agora estava pagando por isso. Seu irmão o estava ameaçando violentamente, e Jacó havia se tornado um fugitivo, seguindo para a casa de seu tio em Harã. 

Tudo era incerto e assustador.

Um dia, Jacó caminhava penosamente ao anoitecer e depois na escuridão. Ele estava no meio do nada, tendo apenas o céu estrelado como teto. Ao encontrar uma pedra que lhe serviu de travesseiro, Jacó adormeceu.

Mas a absoluta inconsciência do sono logo foi interrompida. O famoso sonho lhe sobreveio, e a escada que ele viu apoiava-se sobre a Terra e se estendia até o céu. Anjos subiam e desciam pela escada.

Então ele ouviu uma voz: " Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão". A voz continuou, repetindo promessas com as quais Jacó estava familiarizado a partir de sua tradição familiar. Sua descendência se tornaria grande.

Ela seria uma benção a todas as famílias da terra. "Eis que Eu estou contigo", continuou a voz, "e te guardarei por onde quer que fores, porque te não desampararei, até cumprir Eu aquilo que te hei referido" (Gn 28:15).

Jacó acordou e disse para si mesmo: "Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia (Gn 28:16). O que aconteceu naquela ocasião foi "temível"; Ele nunca esqueceu aquele lugar e deu um nome a ele. Então prometeu lealdade eterna a Deus.

O Apóstolo Paulo discorre: "Contemplava  a escada da visão de Jacó, que representa Cristo, e que ligou a Terra com o Céu, o homem finito com o infinito Deus. Sua fé se fortaleceu na recordação de como os patriarcas e profetas confiaram Naquele que era também seu amparo e consolação e por quem estava dando a vida".


LEIA: Gênesis 28:10-17)