domingo, 31 de janeiro de 2021

Acabo de ver Jesus.

…levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo (2 Coríntios 4:10)

"Anos atrás, perdi meu emprego na profissão que escolhi devido às circunstâncias que fugiam ao meu controle. Então, trabalhei em dois empregos que pagavam menos, para tentar equilibrar o orçamento. Ainda assim, era muito difícil ganhar o suficiente para cobrir minhas despesas mensais. Então, retomei o contato com Joel e Dave, dois amigos do passado. Joel havia se tornado pastor de uma igreja em crescimento num bairro residencial. Dave havia se tornado um missionário no exterior, mas estava visitando os EUA naquela época. Os dois, reconhecendo minha situação precária, me deram dinheiro para ajudar a pagar o aluguel. Fiquei muito emocionado. Ao pensar nas atitudes de meus amigos, disse a mim mesmo: “Acabo de ver Jesus Cristo!” Assim como vi Jesus em meus amigos, às vezes outros podem vê-lo em nós". 

Paulo fala sobre “…Cristo em vós, a esperança da glória” (Colossenses 1:27)

Ele confessou: “Estou crucificado com Cristo; já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:19,20)

Ele também compreendeu que circunstâncias diferentes podem ser oportunidades para que “…também a sua vida [de Jesus] se manifeste em nosso corpo” (2 Coríntios 4:10)

Você conhece alguém que esteja enfrentando problemas físicos ou financeiros? 

Por que não deixar o Cristo que habita em você expressar Seu amor fazendo você suprir a necessidade dessa pessoa? 

O verdadeiro amor é ajudar os outros por causa de Jesus, mesmo sem jamais receber a retribuição. 

sábado, 30 de janeiro de 2021

Sirva com alegria.

Servi ao Senhor com alegria… (Salmo 100:2)

"Há alguns anos, um bom amigo saiu para uma corrida no horário do almoço e nunca mais voltou. Kurt De Haan era o editor-chefe do Pão Diário e morreu de um ataque cardíaco naquela quinta-feira ensolarada. Alguns de nós, que trabalhávamos com Kurt, ainda guardamos lembranças dele em nossos escritórios. Por exemplo, em uma das minhas paredes, coloquei o último memorando que recebi de Kurt. Isto me lembra de sua meticulosidade como editor — esforçando-se ao máximo para apresentar a Palavra de Deus de maneira exata e bem feita. Outra colega deixa à mostra a última bola de papel que ele jogou em sua direção, lembrando-a de sua avidez por aproveitar a vida. Cada vez que falamos sobre Kurt e do quanto sentimos sua falta, falamos sobre a combinação da busca por excelência misturada a uma personalidade agradável. Ele trabalhou muito e aproveitou a vida. Empenhou-se para ensinar a Palavra de Deus com integridade enquanto vivia sua vida com alegria. Lembrar Kurt e seu exemplo é revigorante e desafiador". 

Lembra-nos de que outros estão nos observando e que podem dizer se estamos servindo “ao Senhor com alegria…” (Salmo 100:2), e se nosso amor por Jesus é demonstrado por meio de nossas boas obras (Efésios 2:10)

Sirva bem. Sirva com alegria. Servir com alegria descreve a maneira que servimos o Salvador

Para ter alegria duradoura, coloque Cristo sempre em primeiro lugar. 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Vivendo em comunidade.

Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Filipenses 2:4)

"O jogador de uma equipe americana de beisebol, Josh Hamilton, batalhou com problemas de vício em drogas e álcool. Quando sua equipe venceu a final em 2010, Hamilton ficou preocupado com a celebração após o jogo. E admitiu não ser bom para um alcoólatra estar no meio de uma “tempestade” de champanhe. Mas algo belo aconteceu. Em vez de champanhe, seus colegas de equipe armazenaram refrigerante no vestiário para que Hamilton pudesse ser incluído na celebração". 

Que grande imagem de comunidade e de como colocar as necessidades de outros acima da sua própria! Foi o que Paulo quis dizer quando ordenou aos filipenses que considerassem os outros superiores a si mesmos (2:3,4)

O fato de estarem unidos a Cristo tornou os cristãos filipenses membros da mesma família, e deu-lhes uma ligação especial. 

Deste modo, a atitude de uns com os outros deveria ser expressa de modo prático: unidade em amor, serviço sacrificial: descobrir como ajudar os outros mesmo quando estes não percebiam que precisavam de ajuda. 

O exemplo de Jesus Cristo é a motivação para este comportamento cristão. 

Assim como os colegas de Hamilton, carreguemos também os fardos uns dos outros. 

Quando, de modo altruísta, amamos nosso próximo, estamos expressando o nosso amor a Deus

As boas obras demonstram o amor à semelhança de Cristo.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ganhadores e perdedores.

  …por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo (Filipenses 2:3)

"Quando o jogo da fase final do campeonato de futebol americano terminou e a equipe vencedora celebrou sua vitória, minha filha Lisa percebeu que sua filha de quatro anos estava chorando. Isto pareceu estranho, já que nenhum dos pais de Eliana se importava com quem havia vencido o jogo. Quando Lisa perguntou à filha por que chorava, a menina disse: “Estou com pena de quem perdeu. Eles parecem tão tristes.” Podemos aprender algo sobre compaixão com uma criança pequena? "

Neste mundo em que ganhar é tão importante e no qual os perdedores são rejeitados, esquecidos e difamados, precisamos deste lembrete: as pessoas precisam de compaixão. 

Quando vemos outros lutando com uma perda, estamos dispostos a derramar lágrimas com eles, colocar nossos braços ao seu redor e oferecer ajuda? 

Várias passagens das Escrituras nos desafiam a tratar outros com compaixão. Filipenses 2:1-3 nos diz para considerar os outros como superiores a nós, cuidarmos de seus interesses — não apenas dos nossos. 

1 Pedro 3:8-12 lembra que a compaixão significa tratar os outros “como irmãos”, e Colossenses 3:12-15 afirma que a misericórdia, a bondade e a humildade são marcas daqueles a quem Deus redimiu. 

Olhe ao seu redor. Você vê alguém passando por uma perda difícil? Além de sentir empatia, alcance-os com a compaixão e o amor de Deus

Nossa sensibilidade ao sofrimento de outros é uma maneira de mensurar nossa semelhança a Cristo

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Preste atenção.

…Bendito seja aquele que te acolheu favoravelmente!… (Rute 2:19)

"Enquanto estava em pé na fila do caixa, tentei estimar o valor de minha compra ao mesmo tempo em que evitava que meu filho saísse andando para longe. Mal percebi que a mulher à minha frente misturou-se aos outros em direção à saída deixando suas compras para trás. O balconista segredou-me que ela não tinha dinheiro suficiente para pagar a conta. Senti-me terrível; se eu simplesmente tivesse percebido antes, eu a teria ajudado".

Boaz percebeu o apuro de Rute quando a viu rebuscando nos campos (Rute 2:5). Ele soube que ela enviuvara recentemente e era quem ganhava o pão para si mesma e para a sogra. 

Boaz percebeu que Rute necessitava de proteção e alertou os seus segadores para deixarem-na em paz (v.9). Ele forneceu comida extra a esta mulher, instruindo seus trabalhadores a deixarem os grãos caírem de propósito (v.16)

Boaz lidou inclusive com as necessidades emocionais de Rute, confortando-a (vv.11,12)

Quando Noemi ouviu isso, disse: “…Bendito seja aquele que te acolheu favoravelmente!…” (v.19)

Você está ciente das necessidades das pessoas ao seu redor — em sua igreja, vizinhança ou até debaixo de seu teto? 

Pense hoje em como você pode aliviar o fardo de alguém. Só então você estará cumprindo o plano de Deus para você (Gálatas 6:2; Efésios 2:10)

Deus trabalha por meio de nós para suprir as necessidades daqueles ao nosso redor. 

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Lembre-se do motivo.

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Marcos 10:45)

"Joe Morris aromatiza o sorvete com ingredientes que variam de chocolate e morangos ao chá verde e pimentas malagueta. Ele é um dos três sorveteiros duma bem-sucedida empresa norte-americana, conhecida por sua qualidade, criatividade e inovação. Entretanto, Joe não se esqueceu do motivo pelo qual ele faz isso. Ele contou a um repórter que um de seus empregados mais antigos na empresa sempre lhes lembrava: “Por que fazemos sorvete? É um alimento feliz. Estamos aqui para fazer as pessoas felizes.” E é por isso que Joe Morris faz sorvete". 

Sabemos que é extremamente importante lembrar a razão de tudo o que fazemos como seguidores de Jesus

Se nos esquecermos, nos tornaremos como os discípulos quando uma disputa sobre quem era o maior dentre eles criou raiva e divisão no grupo.

Jesus lembrou-os de que “…o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:35-45)

Se a nossa meta é compartilhar as boas-novas do amor de Deus, não nos tornaremos impessoais ou ásperos se alguém resistir ou ridicularizar nosso apelo. Ao seguirmos o caminho de serviço e sacrifício amoroso do nosso Senhor, somos lembrados de que Ele veio para servir e salvar. 

Essa é a razão de tudo o que fazemos. Mantenha os seus olhos no Senhor e você não perderá de vista o propósito da vida. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Lugares e momentos.

E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando […], pregando o evangelho… —(Mateus 9:35)

Narra o Teólogo David H. Roper  "Por muitos anos, me correspondi com um pastor no Nepal que frequentemente viaja com os membros de sua igreja para comunidades distantes no Himalaia para pregar e implantar igrejas. Recentemente ele me enviou seu itinerário da semana seguinte e me pediu que orasse. Sua agenda ocupada indicava que ele tinha planos de, no prazo de uma semana, viajar 160 km de moto para várias cidades para pregar e distribuir panfletos do evangelho. Fiquei imaginando as grandes distâncias que meu amigo percorreria em terreno montanhoso e escrevi para perguntar como ele estava. Ele respondeu: “Tivemos um tempo maravilhoso marchando nas montanhas com os membros da igreja. Nem todos têm motos, então todos nós caminhamos. Foi um momento abençoado. Ainda temos mais lugares para visitar.” E então lembrei de como “… percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho…” (Mateus 9:35)".Pensei em minha relutância para dirigir na neve até o outro lado da cidade para visitar um viúvo solitário; para atravessar a rua e ajudar um vizinho; para atender a um amigo em necessidades que bate à porta quando estou ocupado; ir a qualquer momento, a qualquer lugar, a qualquer distância em prol do amor. E pensei em nosso Senhor, para quem não havia distância grande demais. Deus quer que compartilhemos aquilo que Ele nos deu.

domingo, 24 de janeiro de 2021

O velho moinho de vento.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (João 7:38)

"Certo homem que cresceu numa fazenda conta sobre um velho e frágil moinho de vento que ficava ao lado do celeiro de sua família e bombeava água para o lugar. Ele era a única fonte de água em quilômetros de distância. Com vento forte, o moinho trabalhava bem, mas, com brisa leve, não girava. Era necessário virar manualmente o cata-vento até a hélice voltar-se diretamente para o vento. O moinho de vento só supria a fazenda de água quando estava adequadamente posicionado."

Um certo Teólogo narrou sobre esta história: -Penso nessa história quando me encontro com pastores de pequenas igrejas em áreas remotas. Muitos se sentem isolados e sem apoio; são cuidadores com os quais ninguém parece importar-se. Como consequência, eles se fatigam e fazem grande esforço para levar a água que traz vida ao seu rebanho. Gosto de contar-lhes sobre o velho moinho e nossa necessidade de nos reposicionarmos diariamente — voltarmo-nos intencionalmente para o Senhor e Sua Palavra e beber profundamente dele, que é a fonte de água viva. O que é verdade para os pastores também é verdade para todos. 

O servir a Deus flui do interior para o exterior. Jesus disse: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38)

Quando Deus fala ao nosso íntimo, somos capazes de tocar as vidas de outras pessoas. 

Para refrigerar outros, voltemos regularmente à Fonte da vida. 

Quando você estiver cansado das lutas da vida, encontre forças no Senhor.

sábado, 23 de janeiro de 2021

Eis-me aqui.

Abre a boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados (Provérbios 31:9)

"Na sala de audiência, enquanto esperava sua causa ser apresentada ao juiz, Geraldo escutou histórias, uma após outra, de pessoas que perderam suas casas. Muitas passaram pela experiência como se estivessem familiarizadas com o fato. Mas, uma mulher chamada Leila parecia desnorteada. Geraldo achou que ela não sabia o que fazer ou para onde recorrer. Ele tentou silenciar a voz calma em seu interior que o incitava a ajudar, mas não conseguiu. Pensou em muitas razões para não se envolver. Primeiro, puxar conversa com estranhos não era seu ponto forte; segundo, ele receava ser mal interpretado. Mas, achou que a instigação vinha de Deus e não quis arriscar ser desobediente. Quando Geraldo viu Leila deixando a sala do tribunal, falou com ela. “Senhora”, disse ele, “escutei seu testemunho na sala de audiência e creio que Deus deseja que eu lhe ajude”. No início, Leila suspeitou, mas Geraldo assegurou-lhe sobre sua sinceridade. Ele deu alguns telefonemas e colocou-a em contato com pessoas de uma igreja local que prestaram a ajuda que ela precisava para manter sua casa."

Deus nos chamou para servirmos de fato e de verdade (1 João 3:18)

Quando sentimos Seu incitamento para que ajudemos alguém, devemos estar dispostos a dizer: 

“Creio que Deus deseja que eu lhe ajude”. 

Fazemos o nosso melhor quando servimos aos outros. 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Religião Verdadeira.

 A religião pura […] é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tiago 1:27)

Recentemente, vi a propaganda de uma marca de roupas indicadas para jovens, a qual apresentava jeans e todos os acessórios adequados. Não há nenhuma novidade nisso. Entretanto, o que chamou minha atenção foi o nome da grife: “Religião Verdadeira”. Isso me fez parar e pensar: Por que foi escolhido esse nome? Não estou percebendo algum significado mais profundo? Qual é a conexão entre uma marca de jeans e a religião verdadeira? O que eles querem dizer com isso? Minhas reflexões me deixaram com perguntas para as quais não tinha respostas. 

Sou grato porque o livro de Tiago é claro ao descrever a religião verdadeira ou fé verdadeira: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (1:27). Isso é revigorante. “Religião Verdadeira” — fé genuína — é uma expressão de como nos relacionamos com o nosso Deus

Uma das evidências de nossa nova identidade em Cristo é a maneira como cuidamos uns dos outros — alcançar os mais frágeis e vulneráveis dentre nós, aqueles que mais precisam de ajuda. Religião Verdadeira não é uma peça de roupa para vestir e desvestir. É um desafio grandioso sobre como vivemos diante de um Deus santo e das outras pessoas. Você não promove a sua religião por meio de rótulos, — mas pelo viver cristão.

 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Portas abertas.

Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu… (1 Coríntios 16:9).

 Soren Kierkegaard (1813–55), filósofo dinamarquês, escreveu: “Se eu tivesse de desejar alguma coisa, não desejaria riqueza e poder, mas […] o olho que, sempre jovem e ardente, vê o possível.” 

O apóstolo Paulo enxergou algumas grandes possibilidades de ministério em situações de sua vida. Ele usou as portas abertas que Deus proporcionou para testemunhar de Cristo. Quando foi preso em Jerusalém e compareceu perante o governador Félix, usou a oportunidade para proclamar o evangelho (Atos 24:24). Enquanto ele e Silas estavam na prisão, compartilharam o evangelho com o carcereiro de Filipos (Atos 16:25-34)

Mais adiante, Paulo usou seu encarceramento em Roma como uma oportunidade para encorajar os cristãos de Filipos em sua fé (Filipenses 1:12-18)

Ao escrever à igreja de Corinto, Paulo disse àqueles cristãos que desejava visitá-los e passar algum tempo com eles, mas necessitava permanecer em Éfeso devido a uma oportunidade de ministério: “Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu…” (1 Coríntios 16:8,9). 

E Paulo também envolveu outros, pedindo-lhes para orarem por portas abertas para que ele pudesse falar claramente sobre Cristo (Colossenses 4:3)

Peça a Deus para mostrar-lhe possíveis portas abertas para servir. Você poderá se surpreender com o que verá. Deus escreve ‘oportunidade’ num lado da porta e ‘responsabilidade’ no outro. 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Declare...


Antes que surjam momentos difíceis, é aconselhável estar preparado para o nosso curso de ação. Podemos confiar plenamente em Deus, mesmo quando não vemos o próximo passo. A melhor maneira de enfrentar o medo é falar a Palavra de Deus. Então, vamos pegar os seguintes versículos e transformá-los em declarações.

Romanos 12:2

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele".

OraçãoDeus, ajude-me a não copiar o comportamento deste mundo, mas a ser transformado pelo Teu Espírito Santo, renovando minha mente. Então, poderei conhecer Tua boa, agradável e perfeita vontade. 

Filipenses‬ ‭4:8‬

"Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente".

Oração: Deus, com a sua ajuda, pensarei no que é verdadeiro, honroso, justo, puro, amável, louvável, excelente e digno de louvor. 


2Coríntios 10:5

"Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo".

Oração: Deus, com o Teu poder, destruo tudo o que se coloca contra o conhecimento de Deus e levo todo pensamento cativo para torná-lo obediente a Cristo.

Colossenses 3:2

"Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra".

Oração: Deus, colocarei minha mente nas coisas do alto, não nas terrenas.

2Timóteo 1:7

"Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes".

Oração: Deus, Tu não me deste um espírito de timidez, covardia ou medo, mas de poder, amor, bom senso e disciplina pessoal.

1Pedro 5:7

"Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês".

Oração: Deus, lanço toda a minha ansiedade em Ti porque Tu te importas comigo.

Não faça essas orações apenas uma vez – faça-as ao longo do dia. O medo não gosta de afrouxar o controle, então temos que lutar pela liberdade. Mesmo que você não sinta vontade de orar essas declarações, ore mesmo assim. Você pode não sentir nada depois de orar uma vez. Tudo bem. Ore novamente. E de novo. E de novo. Não oramos apenas quando nós desejamos. Nós simplesmente oramos

Considere escrever essas orações ou tirar uma foto delas em seu celular. Dessa forma, elas estarão com você o dia todo.


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Submeta-se Primeiro.

 

Submeter-se ao Senhor é a nossa primeira linha de defesa quando o medo eleva sua cabeça feia. E adivinhe quem ama quando vivemos com medo? Nosso inimigo espiritual. O medo é o seu playground. 

Felizmente, temos um plano de ataque. Deus nos deu um código de vestimenta espiritual em Efésios 6:10-18. Devemos estar totalmente equipados com o cinto da verdade, o peitoral da justiça, os sapatos do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, a espada do Espírito e um coração em oração. Uma vez que estamos vestidos adequadamente, podemos ouvir as palavras de Tiago, o meio-irmão de Jesus:

Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o diabo, que ele fugirá de vocês. ‭‭Tiago‬ ‭4:7

Antes de começarmos a repreender ou resistir ao diabo, devemos nos perguntar se nos rendemos completamente e nos submetemos a Deus. Submeter-se a Deus significa abrir mão completamente de nossas vidas para Ele. Com nossa armadura espiritual totalmente instalada e a oração em nossos corações, estamos cedendo Àquele que tem a autoridade suprema. Temos força para resistir ao diabo quando entregamos nossas vidas inteiras a Deus. E então adivinhe o que acontece? O diabo foge.

No entanto, o que geralmente tentamos fazer é primeiro resistir ao diabo ou repreendê-lo, quando ainda precisamos de fato nos submeter a Deus. Resistir ao diabo é difícil quando não submetemos nossa vontade, nossos caminhos e nossos desejos a Deus. Submeter-se a Deus não é apenas o primeiro passo, mas nossa submissão a Deus é, na verdade, resistir a Satanás ao mesmo tempo

Temos as ferramentas em mãos. Vamos dar um passo no sentido de entregar nossas vidas completamente ao nosso bom Deus, pois quando o fazemos, o diabo não tem poder sobre nós. 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Olhe para o Alto.

 

É um desafio quando nos encontramos em um lugar onde somos bombardeados pelo medo. Queremos superá-lo,  mas temos dificuldade em fazê-lo. Muitas vezes, a questão é onde fixamos nossos olhos. Infelizmente, frequentemente olhamos para nossos problemas e mal olhamos para Deus. Precisamos reverter isso. Vamos olhar para o nosso Deus bom, forte e poderoso e apenas olhar de relance para os nossos problemas. A vida funciona melhor assim. 

Hebreus 12 é um ótimo lembrete para nós. Estamos gastando nossa energia focados nas provações e lutas diante de nós, ou estamos focados no Deus que está sobre todas elas? Hebreus 12:2 nos diz: “conservemos os nossos olhos fixos em Jesus.”  Por quê? Porque Ele é o autor da nossa fé e continua a aperfeiçoá-la. 

Então, para descobrir para onde seus pensamentos estão direcionados, faça a si mesmo estas perguntas: 

Meu foco está mais em Deus ou nas circunstâncias diárias?

Costumo me preocupar com minhas lutas em vez de confiar em Deus?

Estou entretendo o medo imaginando situações hipotéticas?

Por sermos humanos, ainda vamos lutar com o que nossa carne deseja. E não apenas isso, mas nossa carne sempre se desloca em direção ao que parece ser bom e mais fácil. É mais fácil deixar nossas mentes vagarem em direção à imprevisibilidade e incerteza que a vida traz. Mas podemos mudar isso. 

Precisamos olhar em direção a Jesus. Quando fazemos isso, nossa mente tem menos probabilidade de permanecer fixa nos problemas abaixo. Não vamos ficaremos tão cansados, o que, por sua vez, nos dará forças para manter o rumo. Não vamos desistir. 

Nos próximos dias, teremos alguns versículos para equipá-lo para combater o medo quando a vida é incerta. Mas hoje, onde quer que você esteja, simplesmente levante o queixo alguns centímetros e permita que seus olhos sigam. Faça uma simples oração dizendo a Deus que você está escolhendo confiar Nele. Repita isso sempre que começar a sentir-se inundado pelo medo. 


domingo, 17 de janeiro de 2021

Um Teste para Começar 2021,

 

Em tempos difíceis, devemos considerar com o que estamos enchendo nossas mentes. É importante estar informado, preparado e pronto com o melhor de nossas habilidades humanas, mas não podemos nos sobrecarregar com muita negatividade ou informação que incite o medo. Deus é honrado quando desempenhamos nosso papel, mas devemos permitir que Ele lide com o resto. Nada O surpreende. 

Quando as coisas vão além do nosso alcance e sentimos que perdemos o controle, geralmente deixamos nossas mentes correrem desenfreadas com pensamentos cheios de medo e cenários hipotéticos. Antes que percebamos, nossas ações não são mais racionais. 

Boas notícias! Temos um guia para nos ajudar a domar nossos pensamentos. Filipenses 4:8 é um ótimo teste para saber se devemos pensar em alguma coisa. O versículo nos diz para pensar em tudo o que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente e digno de louvor. Considere cada palavra listada abaixo. 

Verdadeiro
Uma das coisas mais importantes a considerar sobre nossos pensamentos é: "Eles são verdadeiros?"  Precisamos nos concentrar no que é autêntico e real.

Nobre
Como somos filhos de Deus, estamos no mais alto escalão! Nossos pensamentos devem ser reais e majestosos. Não vamos nos permitir pensar de uma maneira cruel ou repulsiva.

Correto
Pensar nos pensamentos certos significa permitir que a precisão e a adequação nos guiem. Somos chamados a viver e a pensar corretamente pela Palavra de Deus.

Puro
Ser puro de coração e de pensamentos não é tão difícil quanto parece. É simplesmente optar por pensar em coisas boas, retas e honestas. 

Amável
Pensar em pensamentos amáveis significa ver a beleza da vida e permitir que nossas mentes pensem nessas coisas. Vamos procurar o bem.

De boa fama
Ter boa fama é algo que a maioria das pessoas deseja. Mas queremos pensamentos de boa fama? Pensamentos que são confiáveis e diferenciados e nos permitem viver de uma maneira louvável. 

Excelente
O melhor dos melhores é o que é excelente. Quando nossos pensamentos são excelentes, eles são esplêndidos, excepcionais e fabulosos. Excelentes pensamentos nos levam a viver vidas excelentes.

Digno de louvor
Que pensamentos são dignos de louvor? Pensamentos sobre Deus. Seus caminhos, Seus planos e Sua criação, para citar alguns. É seguro dizer que quando nossos pensamentos são sobre Ele, isso é uma coisa boa. 

Então, o que acontece quando testamos nossos pensamentos com esse guia e nossas circunstâncias ainda são sombrias? É aí que a fé entra. Não fomos criados para conhecer o futuro – esse é o trabalho de Deus. Ele vê e conhece o futuro porque é onisciente, onipotente e está em todo lugar o tempo todo. E adivinha? Ele te vê. Ele está com você. Ele está cobrindo você. Mesmo quando você não conseguir sentir, confie que Ele está perto, firme em Sua verdade. 

Podemos ajustar 100% dos nossos pensamentos? Provavelmente não. Mas, no mundo dos nossos pensamentos, algumas melhorias são melhores que nenhuma. Podemos começar a vencer essa guerra mental domando um pensamento de cada vez.

sábado, 16 de janeiro de 2021

Sábado, o tempo de descobrir prioridades.

Os altos e baixos da experiência de Israel com Deus estavam intimamente ligados à maneira pela qual o povo se relacionava com o sábado.

Um compromisso renovado com o sábado também fazia parte da restauração - um sinal de que as prioridades estavam corretas. Isaías 58 retrata um contraste interessante.

Os israelitas estavam se passando por seguidores de Deus em sua adoração e em seu jejum. Porém, sua maneira de viver depois que acabavam de adorar mostrava que eles estavam apenas fingindo um comportamento correto; não havia compromisso sincero com a lei de Deus.

Isaías prosseguiu, no capítulo 58, identificando o que Deus esperava de Seu povo.

Isso não é tudo. Em Isaías 58:13,14, por que Deus Se concentrou no sábado no fim desse capítulo?

Nesses versos, o profeta usou frases semelhantes às do restante do capítulo: que te desvieis de cuidar " dos teus próprios interesses"; não sigas "os teus caminhos"; não pretendas "fazer a tua própria vontade" nem fales "palavras vãs", advertiu o profeta.

Em outras palavras, o sábado não é o tempo para seguir a rotina de adoração enquanto acalentarmos nossos próprios pensamentos e vivemos de maneira indiferente a genuína vida de adoração.

O sábado deve ser "deleitoso" e "digno de honra". No contexto do restante do capítulo, o sábado diz respeito a nos deleitarmos em descobrir o caráter e os propósitos de Deus, e então viver esse caráter e esses propósitos em nossa relação com os outros.

Não basta conhecer a forma da observância e da adoração no sábado. O aprendizado deve impactar a vida. O sábado é o tempo para descobrir e viver prioridades.



sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

O Maná e o sábado.

Quando Deus pediu a Moisés que tirasse os israelitas do Egito, ficou claro que a multidão havia perdido a noção de que eram filhos Deus. eles precisavam redescobrir quem era o Deus que lhes pedia adoração e lhes dava tantas promessas de um futuro maravilhoso.

O sábado se tornou um sinal claro às nações da relação especial entre Deus e os israelitas. A experiência do maná simboliza perfeitamente a maneira pela qual Deus educa Seu povo.

Deus providenciou o milagre do maná para os israelitas dando-lhes o alimento suficiente para cada dia. Se Ele lhes desse mais do que aquela quantidade, eles poderiam esquecer quem era o seu Provedor.

Portanto, todos os dias Deus realizava um milagre por aquele povo, e ele via o cuidado de Deus. Contudo, a situação era diferente no sábado, assim como esse dia deveria ser especial.

Naquela ocasião, dois milagres era realizados: eles recebiam o alimento dobrado na sexta feira, e ele não estragava da noite para o dia. Isso permitia que o sábado fosse reservado para que os israelitas se maravilhassem com o Deus que era seu Libertador e redescobrissem o que significava ser o povo de Deus (Êx 16).

Os israelitas deviam comer esse maná por 40 anos (Êx 16:35). Deus também instruiu Moisés a guardar um jarro do maná para lembrar os israelitas de como Ele os havia alimentado no deserto (Êx 16:32,33).

O maná seria também um lembrete da experiência especial do dia de sábado. O sábado foi um meio pelo qual Deus ajudou os israelitas a redescobrir sua identidade e seu Deus.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Uma visão do primeiro sábado.

 Imagine que você seja Adão ou Eva naquele primeiro sábado. É seu primeiro dia de vida, seu primeiro dia com seu cônjuge e seu primeiro dia com Deus.

Um dia de muito aprendizado! Você começa a aprender sobre o Deus que criou tanta beleza. Você fica maravilhado ao ver um elefante e depois uma rã - cada um deles é uma criatura singular. Você sorri ao ver as travessuras da girafa ou do búfalo.

Fica em silêncio , maravilhado com as muitas cores e formas, extasiado pela sinfonia dos sons; você sente uma grande satisfação com a variedade de delícias do paladar e dos aromas e gosta de explorar as deferentes texturas.

Acima de tudo, você começa a aprender sobre relacionamentos: responsabilidade, cuidado, amor. Você experimenta tudo isso com seu Criador e começa a praticar essas coisas com o restante das criaturas.

O primeiro sábado não poderia ter sido uma experiência passiva, mas uma oportunidade de se concentrar no Criador e na criação. Era hora de se surpreender.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Temos disponibilizado tempo para admirar?

 ROMANOS 1

20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.

Você já se perguntou por que Deus escolheu nos apresentar dois relatos harmoniosos da criação nos dois primeiros capítulos da Bíblia?

Gênesis 1 relata a semana da criação e a maravilha da Terra, à medida que ela recebia forma e vida, culminando na criação do homem e da mulher no sexto dia.

Gênesis 2 considera a mesma história, mas de uma perspectiva diferente, com um foco especial no sexto dia. Adão está no centro do relato, e tudo é descrito como se estivesse ali para ele e para a mulher: o jardim, os rios, os animais e, evidentemente, a mulher.

A criação é muito profunda para um único relato. Primeiramente aprendemos sobre o poderoso e artístico Criador que tem uma inclinação para a perfeita beleza. Em seguida encontramos o Deus dos relacionamentos, que deseja que os seres humanos amem e cuidem uns dos outros e do restante da criação.



terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Uma História de sábado.

Uma certa mulher de nome Jodie, era a única adventista do sétimo dia em seu programa de pós graduação, e sua escolha de não participar de eventos sociais no sábado tornou suas crenças muito visíveis.

Certo dia, uma de suas amigas, Gayle, lhe telefonou. O marido desta amiga ficaria fora da cidade por seis semanas, e ela perguntou se gostaria de passar com ela as seis sextas feiras seguintes, à noite, pois sabia que Jodie não fazia "nada" nessas noites.

Nas quatro sextas feiras seguintes à noite, elas jantaram juntas, tocaram música, compartilharam suas experiências cristãs e curtiram a companhia uma da outra. 

No quinto fim de semana, Gayle disse a Jodie que estava fazendo compras no centro, quando olhou para o relógio. "Ah, que bom", pensou ela. "Logo vai ser sábado!".

De repente, ela percebeu que nas quatro noites de sexta feira ela havia experimentado algo novo em sua experiência cristã.

Gayle havia se desenvolvido, aprendido mais sobre seu Deus e aprofundou sua fé. O sábado tinha sido uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Essa história nos leva a pensar que o sábado não é apenas um dia ou ocasião para descanso, mas é um meio de interação entre pessoas.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

De um sábado a outro...

O sábado leva nossos pensamentos para a natureza e nos coloca em comunhão com o Criador. No canto dos pássaros, no sussurro das árvores e na música do mar, ainda podemos ouvir Sua voz que falava com Adão no Éden, quando soprava a brisa do dia.

Quando contemplamos Seu poder na natureza, encontramos conforto, pois a palavra que criou todas as coisas é a mesma que comunica vida. Aquele "que disse: Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo" (2Co 4:6).

O sábado não se destinava meramente a Israel, mas ao mundo. Tinha sido apresentado ao ser humano no Éden e, como os demais preceitos do Decálogo, tem uma obrigatoriedade imutável.

Sobre essa lei, a qual o quarto mandamento faz parte, Cristo declarou: "Até que o céu e a Terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5:18). Enquanto céus e terra durarem, o sábado continuará como sinal do poder do Criador.

E quando o Éden florescer novamente na Terra, o santo e divino dia de repouso será honrado por todos debaixo do sol.

"De um sábado a outro", os habitantes da glorificada nova Terra irão "adorar perante Mim, diz o Senhor (Is 66:23)



domingo, 10 de janeiro de 2021

Faça Jus ao Seu Nome.

Quanto mais você reafirma quem é em Cristo, mais seu comportamento começará a refletir a sua verdadeira identidade. – Neil T. Anderson.


Estas oito verdades sobre nossa identidade em Cristo são apenas o começo da aprendizagem sobre esse assunto. Uma simples pesquisa na Internet sobre quem eu sou em Cristo trará páginas e páginas de artigos, vídeos, podcasts e documentos. Esse conteúdo, de fontes bíblicas variadas, nos levará mais fundo na nossa busca para aprender mais sobre quem Deus diz que somos e que qualidades possuímos enquanto Seus filhos. 


Mas só aprender fatos novos não é o suficiente. Nós devemos aplicá-los e internalizá-los para que possamos vivenciá-los. Isso quer dizer que vamos conseguir identificar as coisas falsas nas quais temos acreditado e depois declararemos a verdade sobre as nossas mentes. 


Um Teólogo compartilhou uma mensagem chamada Palavras Pelas Quais Viver. Nessa mensagem, ele fala sobre substituir as mentiras em que cremos pelas verdade da Bíblia. Para isso, ele nos mostra duas perguntas que devemos fazer ao decidirmos quais são as nossas “palavras pelas quais viver”. Aqui vão:


  1. Quais pensamentos negativos estão dominando a sua mente?

  2. Qual verdade espiritual destruirá essas fortalezas?

Os processos de pensamentos negativos com os quais todos nós lutamos em nossas vidas são fortalezas. Isso significa literalmente que eles têm um forte controle sobre os nossos pensamentos, mas nós não precisamos viver assim. Temos tudo o que precisamos para combater qualquer coisa que tente se aproveitar da nossa identidade legítima. 


Nós temos a Palavra de Deus – a Bíblia.  


A Palavra de Deus é viva, ativa e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes. Ela discerne os pensamentos e as intenções dos nossos corações. Ela foi inspirada por Deus e nos auxilia com a Sua correção, ensino e encorajamento. A Palavra de Deus é uma lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. Ela pode ficar guardada em nossos corações para que não pequemos contra Deus


Vamos começar a aplicar as verdades vivificantes que encontramos na Bíblia, para que passemos da vitimização para a vitória. Está na hora de fazermos jus ao nosso nome e de sabermos quem somos em Cristo

Reflita:

  • Escreva as oito declarações de verdade desse Plano e as declare, em voz alta, todos os dias. 

  • Passe um tempo, ao longo dos três próximos dias, anotando os pensamentos negativos mais comuns e como eles afetam a sua vida cotidiana. Em seguida, substitua-os por uma das oito declarações de verdade desse Plano.

  • Daqui para frente, comece cada dia declarando essas verdades sobre quem você é em Cristo e veja a grande transformação da sua mente.
  • LEIA: Salmos 119; Hebreus 4; Hebreus 12:1-3.


Neste novo ano, leia a Bíblia diariamente, me acompanhe diariamente neste Blog e faremos juntos o Ano Bíblico. Busque a inspiração de Deus também, através de literaturas saudáveis. Me peça sugestões de livros nos comentários disponível neste Blog. 
Tenha Paz, a Paz de Cristo nesta nova jornada.


sábado, 9 de janeiro de 2021

Tudo Posso em Cristo.

 Entregue a Deus a sua fraqueza e Ele lhe dará da Sua força. — Anônimo


Filipenses 4:13 diz que Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.. Esse versículo é motivador, mas pense na esperança que ele nos traz quando realmente entendemos quem somos. Quando entendemos que somos…


Filhos de Deus

Perdoados e não condenados

Obras-primas de Deus

Mais que vencedores

Novos em Cristo

Os que Ele guarda do maligno

Cidadãos do Céu


É aí que realmente seremos capazes de fazer todas as coisas com a força de Cristo. Não só algumas coisas ou poucas coisas, mas todas as coisas. Na verdade, a Bíblia diz que é nos nossos momentos de maior fraqueza que a força de Cristo é aperfeiçoada. O momento em que queremos desistir ou parar é o momento exato em que o Seu grande poder estará 100% garantido. 


Pelo poder de Cristo, nada pode nos dominar. Nenhum medo, preocupação, dúvida, derrota, desânimo, solidão, dificuldade ou dor. Apenas precisamos ajustar a nossa postura, ao invés de nos encolhermos, precisamos nos erguer e reconhecer o poder que está ao nosso alcance.


Na próxima vez que uma situação assustadora aparecer no seu caminho ou um pensamento ameaçador se aproximar da sua mente, lembre-se que você pode superá-lo com o poder de Cristo que opera dentro e através de você. Você não precisa lidar com essas situações difíceis sozinho. Não, você apenas precisa declarar a verdade de que você pode enfrentar qualquer situação com a força de Cristo e confiar que Deus o capacitará com Seu poder perfeito e inesgotável. 

Reflita


  • Com as suas próprias palavras, escreva o que "Tudo posso em Cristo" significa para você. 

  • Repita "Tudo posso em Cristo" ao longo do dia – defina um alarme e repita a cada hora, para que isso fique profundamente enraizado em você. Escreva em um cartão e o coloque em um local que você veja com frequência.

  • Pense em uma situação, que você já enfrentou ou que irá enfrentar, na qual essa verdade possa ser aplicada.

  • LEIA: 2Coríntios 12:9; Filipenses 4:13;.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Eu Sou um Cidadão do Céu.

 Meu lar é o Céu. Estou apenas de passagem por este mundo. — Billy Graham.


A Terra está cheia de paisagens e experiências que nos deixam sem fôlego. Pores do sol sensacionais, montanhas majestosas e florestas fascinantes são apenas algumas das opções que temos para apreciar. Somos atraídos por muitas coisas neste planeta, mas a Terra é a nossa residência temporária e não o lugar onde viveremos para sempre. Em algum momento, todos nós partiremos deste globo onde residimos atualmente. 

Nossa cidadania como seguidores de Cristo é no Céu. Portanto, quando as coisas não acontecem do nosso jeito e ficamos decepcionados com o aqui e agora, podemos encher as nossas mentes de esperança ao lembrar dessa verdade. Quando a dor é grande demais e nos perguntamos como poderemos suportar, precisamos apenas lembrar que essa tribulação é temporária. A Bíblia diz que a nossa vida é uma neblina que aparece por um tempo e depois nós desaparecemos. Nosso curto período de existência na Terra, na forma humana, é minúsculo comparado à eternidade no Céu, pois esta durará para sempre. 

Como é o céu? A Bíblia nos dá algumas informações sobre o nosso lar eterno, mas a maior parte do que aprenderemos será no dia em que deixarmos esta Terra. A Bíblia diz que Deus preparou algo grande para aqueles que o amam (1 Coríntios 2:9) e que a justiça habita no Céu (2 Pedro 3:13). 

Mas Apocalipse 21 nos dá um vislumbre e tanto do Céu quando João compartilha seu testemunho do que ele viu. Isso é o que ele diz sobre o céu:

É uma cidade santa.

Deus viverá conosco.

Nós seremos o Seu povo. 

Ele enxugará toda lágrima.

Não haverá morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.

Jesus fará tudo novo.

A cidade santa brilha com a glória de Deus.

Não há templo, pois Deus é o nosso templo.

Não há sol ou lua porque a glória de Deus ilumina tudo.

Nada de mal será permitido. 

Você consegue imaginar? Um lugar sem maldade, dor ou tristeza? Um lugar onde a glória de Deus brilha tanto que ofusca o sol? É surpreendente e incrível pensar nisso e isso é o que temos o prazer de chamar de lar, pois somos cidadãos do Céu.

Reflita


  • Com as suas próprias palavras, escreva o que "Eu sou um cidadão do Céu" significa para você. 

  • Repita "Eu sou um cidadão do Céu" ao longo do dia – defina um alarme e repita a cada hora, para que isso fique profundamente enraizado em você. Escreva em um cartão e o coloque em um local que você veja com frequência.

  • Pense em uma situação, que você já enfrentou ou que irá enfrentar, na qual essa verdade possa ser aplicada.

  • LEIA: Filipenses 3:20-21; Tiago 4:14; Apocalipse 21.