sexta-feira, 30 de abril de 2021

A Paz lhe corrigirá diante do Espírito Santo.

Há coisas maravilhosas sobre a luz, mas também há coisas terríveis. Toda vez que a luz do Espírito de Deus invade o coração e a vida de alguém que era perfeitamente feliz e em paz sem Deus, isso se torna o inferno para essa pessoa. 

A luz traz confusão e desastre. Quando ela vem, tudo o que é escuridão treme. A escuridão do paganismo é rompida não pela chegada da civilização, mas pelo testemunho de homens e mulheres que são fiéis a Deus.

Nosso Deus usa os olhos como o símbolo da consciência num homem que foi corrigido pelo Espírito Santo. Se andarmos na luz como Deus está na luz, isso manterá os nossos olhos focados, todas as nossas ações, lenta e certamente, começarão a ser colocadas no lugar certo, e tudo se tornará cheio de harmonia, simplicidade e paz.

Reflexão:
O que a luz de Deus tem me revelado que seria confuso, angustiante ou incerto? Como focar no Senhor pode trazer tudo o que está ofuscado para uma visão unificada de paz e harmonia?


LEIA: 1 Jo 1:6-7

quinta-feira, 29 de abril de 2021

A Paz revelará o Poder Santificador de Jesus.

Nós falamos sobre a paz de Jesus, mas será que já entendemos o que é essa paz? 

Leia a história da vida Dele, seus trinta anos de submissão silenciosa em Nazaré, os três anos de serviço, a calúnia e a perversidade, a difamação e o ódio que Ele suportou, tudo incomensuravelmente pior do que qualquer coisa pela qual poderíamos passar; e Sua paz era inabalável, não poderia ser violada. 

É essa paz que Deus mostrará em nós nas regiões celestiais; não uma paz parecida, mas essa mesma paz. 

Em toda a correria de nossas vidas, nos ambientes de trabalho, em todas as condições da vida terrena, onde quer que Deus planeje as circunstâncias – "Minha paz" – a paz imperturbável e inviolável de Jesus nos é transmitida em cada detalhe de nossas vidas.


Teu toque ainda tem esse mesmo poder. Toque-me, Senhor, em comunhão contigo até que todo o meu ser resplandeça Tua paz e alegria.


Reflexão: 

Eu tenho o tipo de paz que consegue suportar os ataques de calúnia e ódio? O que mais perturba a minha paz? Por quê?


LEIA: Jo 17:25-26

quarta-feira, 28 de abril de 2021

A Paz revela a sua comunhão com Cristo.

Vinte anos se passaram desde que Jesus, o Príncipe da Paz, veio e os anjos proclamaram paz na terra. Mas onde está a paz? O Novo Testamento não diz que os anjos profetizaram a paz: eles proclamaram a paz – paz aos homens a quem Deus quer bem. 

Jesus Cristo veio para manifestar que Deus estava com o homem, e através dele qualquer homem pode ser feito filho de Deus de acordo com o exemplo de Jesus. Esta é a revelação Cristã.

Aqueles que estão no Caminho tem uma forte familiaridade com Jesus, Sua paz os marca de maneira totalmente visível. A luz da manhã está nos rostos deles, e a alegria da vida eterna está em seus corações. Onde quer que eles vão, os homens são alegrados e curados, ou se tornam consciente de uma necessidade.

Reflexão: 

Minha presença é marcada pela paz de Cristo? De que maneira estou participando da proclamação do nome de Cristo? De que maneira estou impedindo que isso se torne realidade?


LEIA: Ef 5:8-10

terça-feira, 27 de abril de 2021

Sua Paz dependerá dos seus métodos.

Imediatamente o Espírito de Deus vem e começamos a perceber o que significa – tudo o que não é de Deus precisa ser limpo. 

Pessoas são surpreendidas e dizem, "Eu pedi ao Espírito Santo e esperava que Ele me trouxesse alegria e paz, mas tenho tido momentos terríveis desde então." Este é o sinal de que Ele está vindo, ele está transformando os "cambistas", isso é, as coisas que fazem do templo um local de tráfico para auto realização.

Seja diplomático. Seja sábio. Comprometa-se de uma maneira astuta e você terá tudo sob controle. Este é o tipo de paz em que o mundo é baseado. Nós chamamos isso de "diplomacia". 

Jesus manteve sua fé nos métodos de Deus, apesar das tentações que eram tão sensatas de todos os pontos de vista, exceto do ponto de vista do Espírito de Deus.


Reflexão: 

Que rompimento Jesus causa na minha vida? O que Ele determinou limpar e jogar fora? Que confiança tenho na diplomacia?


LEIA: 2 Co 5:16-17

segunda-feira, 26 de abril de 2021

A Paz aliada a sua Fidelidade, lhe dará Descanso.

Quando pela disciplina de Sua orientação Divina, nós O conhecemos e Ele vai conosco nos dando o Descanso, então o Tempo e a Eternidade se fundem e se perdem nesse surpreendente relacionamento vital. 

A união não é de contemplação mística, mas de atividade de intensa perfeição, não o Descanso da paz calma da estagnação, mas do Descanso do movimento perfeito.

A alma humana é tão misteriosa que no momento de uma grande tragédia os homens encaram coisas que ele nunca deram atenção antes. 

Em tempos de paz, quantos de nós nos incomodamos um pouquinho sobre o estado dos corações dos homens em direção a Deus? Ainda sim essas são coisas que trazem dor ao coração de Deus, não as guerras e devastações que nos chateiam tanto.

Reflexão: 

Como é o "descanso de movimento perfeito" diferente de "paz de estagnação"? Em que sentido a paz social e política é inimiga da paz com Deus?


LEIA: Sl 85:10-11

domingo, 25 de abril de 2021

A Paz deve prevalecer mesmo em circunstâncias adversas.

É ótimo ter a visão espiritual testada pelo Oculista Celestial e observar como Ele corrige e reajusta a nossa visão. 

Há uma testemunha inconfundível que Jesus nos prometeu, e ela é o dom de Sua paz. 

Não importam quão complicadas sejam as circunstâncias, um momento em contato com Jesus e a inquietação vai embora, o pânico vai embora, todo o vazio superficial vai embora, e a paz Dele é colocada em nós, a tranquilidade absoluta, por causa do que Ele diz: "Deus me deu todo o poder."


Ah, que plenitude de paz, alegria e satisfação quando estamos convencidos de que "não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor".

Reflexão: 

Como Deus tem testado e corrigido a minha visão espiritual? Quais são as coisas que agora posso ver com mais clareza? Como a clareza elimina a inquietação e o medo?

sábado, 24 de abril de 2021

A Paz é buscada a cada dia.

Um coração em trevas é algo terrível, porque um coração em trevas pode trazer paz ao homem. Um homem diz: “Meu coração não é mau, não estou convencido do pecado; toda essa conversa sobre nascer de novo e ser cheio pelo Espírito Santo é muito absurdo”. 

O coração natural precisa do Evangelho de Jesus, mas não o quer, lutará contra ele, e é necessário o convencimento do Espírito de Deus para fazer com que homens e mulheres saibam que precisam experimentar uma obra radical da graça em seus corações.

Há momentos em que a paz interior é baseada na ignorância; mas quando despertamos para os problemas da vida, que mais do que nunca surgem e se elevam em ondas ameaçadoras, a paz interior é impossível a menos que seja recebida de nosso Senhor

Quando o Senhor falou em paz, Ele trouxe a paz. Você já recebeu o que Ele disse?



Reflexão: 

Que tipo de paz eu tenho? A paz que vem do ato de confessar quem eu sou e de ser reconciliado com Deus ou de ignorar quem sou e viver em negação?


LEIA: 2 Cr 4:3-4

sexta-feira, 23 de abril de 2021

A Paz é Conquistada com a Sabedoria de Deus.

Quando conversamos com Jesus Cristo sobre outras vidas, toda a perplexidade desaparece, porque Ele não tem perplexidade e nossa preocupação é permanecer Nele

Sejamos confiantes na Sua sabedoria e certeza de que tudo ficará bem. “'Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo.” (2 Timóteo 2:13)

O canto dos anjos ainda é a verdade: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.”

O caminho da paz interior é estar conformado em todas as coisas com o prazer e a vontade divina. Assim como se em tudo tivesse sucesso e acontecesse de acordo com seu próprio desejo, não viria a conhecer este caminho e, portanto, levar uma vida dura e amarga, sempre inquieta ou sem humor, sem trilhar o caminho da paz que consiste em total conformidade com a vontade de Deus.

Reflexão:

Que perplexidades perturbam a minha paz? Que gestos de paz espero dos outros, mas sou incapaz de demonstrar? De que maneira devo me conformar à vontade de Deus?


LEIA: Sl 4:7-8

quinta-feira, 22 de abril de 2021

A Paz virá durante a desordem da tua vida.

A vinda de Jesus Cristo não é um evento tranquilo. 

Será um acontecimento perturbador e arrebatador. Estou disposto(a) a nascer no reino em que Jesus está? Então tenho que estar preparado(a) para a desordem deste reino em que vivo. 

O regulamento que intermedeia a relação entre Deus e o homem foi obscurecido, então vem Jesus, em meio a esta absoluta desordem em que vivemos, influenciando a forma como eu enxergo as coisas, virando tudo de ponta-cabeça. 

A ordem e a paz de outrora devem partir, e nunca mais seremos capazes de retornar àquele nível de paz.

Quando Satanás domina os corações dos homens naturais, que estão sob a influência do demônio, eles não ficam atormentados, ficam em paz, encastelados em puro mundanismo (conforme Salmo 73) e, antes que Deus possa governar um reino de homens, Ele primeiro deve derrubar todo este falso domínio.

Reflexão: 

Por qual tipo de caos devo passar para alcançar a paz? Qual tipo de desordem é necessária para superarmos a velha ordem? Qual falso governo deve ser derrubado?


LEIA: Mt 10:34-39

quarta-feira, 21 de abril de 2021

A Paz é a Esperança em Deus.

Ser "silencioso para com Deus" não significa ficar apenas flutuando em sentimentos, ou mergulhando em devaneios, mas consiste em estar conscientemente centrado, focado em Deus

Quando você é conduzido a um relacionamento com Deus, através do Sacrifício Redentor do Senhor Jesus Cristo, e concentrando-se Nele, você experimentará momentos maravilhosos de Comunhão com o Pai

Na medida em que coloca sua esperança somente em Deus, com foco nas gloriosas nuances de Sua Salvação, você será invadido pela Paz tranquilizadora que vem Dele, com a certeza de que você está no lugar onde Deus está fazendo tudo de acordo com a Sua vontade.

A Paz que nosso Salvador dá é a coisa mais profunda e tremenda que uma personalidade humana pode experimentar. Uma Paz que excede a todo entendimento.


Reflexão: 

Alguma vez eu já adentrei nesta “paz tranquilizadora” de Deus, onde fico totalmente em repouso, porque sei que Ele está operando em mim, e não eu operando por Ele?


LEIA: Sl 46:10

terça-feira, 20 de abril de 2021

A Paz não é Superficial.

Quando Deus encarnou em Jesus Cristo com o propósito de remover o pecado, os homens nada viram nele para desejar. 

Mas quando o coração de um pecador é alcançado, esse é um estado de coração e mente capaz de perceber por que era necessário que Deus se fizesse carne.

O pior estado em que um homem poderia estar, é nunca ter tido o remorso ou convicção do pecado, tudo feliz e em paz, mas absolutamente morto para o reino das coisas que Jesus representa.

A maioria de nós é superficial, não nos incomodamos com a realidade. Somos levados pelo conforto atual, com a facilidade e a paz atuais, e quando o Espírito de Deus entra e perturba o equilíbrio de nossa vida, preferimos ignorar o que Ele revela.

Reflexão: 

Por que a paz equivocada é tão mortal? Por que a paz fácil é tão temporária? Por que o conforto é o inimigo da paz?


LEIA: Is 59:10-11

segunda-feira, 19 de abril de 2021

A Verdadeira Paz é Pregar com Testemunho.

Pregar é uma tarefa fácil, é muito fácil dizer a outras pessoas o que fazer; outra coisa é ter a mensagem de Deus transformada num boomerang: “Você tem ensinado a essas pessoas que deveriam estar cheias de paz e alegria, mas e você? Está cheio de paz e alegria? ”O testemunho verdadeiro é aquele que deixa a sua luz brilhar em obras que exibem a disposição de Jesus; aquele que vive a verdade, assim como a prega.


A maneira como a vida de Deus se manifesta na alegria está numa paz que não tem desejo de louvor próprio. 

Quando um homem entrega uma mensagem que ele sabe ser a mensagem de Deus, o testemunho do cumprimento do propósito criado é dado instantaneamente, a paz de Deus se estabelece, e o homem não se importa nem com elogios nem acusações de ninguém.


Reflexão: 

Que verdade eu prego melhor do que pratico? Existe algum conflito mal resolvido entre mim e outra pessoa que é como uma sombra que encobre a luz de Cristo em mim? Que orgulho me impede de fazer as pazes?


LEIA: Tt 3:1-3

domingo, 18 de abril de 2021

A Paz encontrarás em seus Problemas.

Quais foram os dias que você mais cresceu no conhecimento de Deus – os dias de sol, paz e prosperidade? Nunca! 

Os dias de adversidade, os dias de tensão, os dias de surpresas, os dias em que a casa terrena deste tabernáculo foi esticada até ao último limite, esses são os dias em que aprendeu o significado desta paixão do “Vá”. 

Qualquer grande calamidade no mundo natural – morte, doença, luto – despertará um homem quando nada mais o faria, e ele nunca mais será o mesmo. 

Nós nunca conheceríamos os “tesouros das trevas” se estivéssemos sempre num lugar de serenidade e segurança.


Apesar de todo o sentimento de impureza, apesar de toda a pressa e interesse nas obras do mundo, e apesar de toda a lógica, o senso implícito de Deus virá e perturbará a nossa paz.


Reflexão: 

O que os problemas me ensinam sobre a paz? Dou as boas-vindas a Deus para interromper minha vida ou coloco uma placa de “Não perturbe” na porta da minha vida?


LEIA: Is 32:16-19

sábado, 17 de abril de 2021

Paz é Descansar no Senhor.

Quanta fé, esperança e amor são trabalhados em nós quando tentamos convencer alguém? Não é nosso dever convencer outras pessoas, esse é o tipo de insistência de uma vida meramente intelectual e não espiritual. 

O Espírito de Deus convencerá quando estivermos no relacionamento em que simplesmente levamos a palavra de Deus

Nós exploramos a palavra de Deus para a adequar a uma visão gerada por nós; mas quando se trata da grande calma, paz e descanso do Senhor Jesus, facilmente testamos onde estamos.


“Descansar no Senhor” é a perfeição da atividade interior. 

No raciocínio comum do homem, significa sentar-se de braços cruzados e deixar Deus fazer tudo; na realidade, é estar tão absolutamente confiante em Deus que somos livres para fazer o trabalho ativo dos homens sem confusão. 

Os tempos em que Deus trabalha mais incrivelmente são os tempos em que nunca pensamos nisso.


Reflexão: 

Quanto da minha inquietação vem da tentativa de criar a paz sob as minhas regras, e não de Deus? Que parte do processo de fazer a paz pertence a Deus e qual me pertence?


LEIA: Sl 37:7,8,11

sexta-feira, 16 de abril de 2021

A Paz é ouvir a Jesus Cristo.

As crianças, às vezes, têm medo do escuro. 

O medo entra nos seus corações e nervos e elas ficam aterrorizadas; então elas ouvem a voz da mãe ou do pai, tudo se acalma e elas adormecem. 

Na nossa própria experiência espiritual acontece o mesmo. Algum terror aparece pelo caminho para nos encontrar e nossos corações são tomados por um tremendo medo; então ouvimos chamar o nosso nome, e a voz de Jesus dizendo: “Sou Eu, não tenhas medo”, e a paz de Deus, que ultrapassa a compreensão, toma posse dos nossos corações.


Um homem nunca mais será o mesmo depois de ter ouvido Jesus Cristo pregar. 

Ele pode dizer que não presta atenção; ele pode parecer ter esquecido tudo, mas ele nunca é exatamente o mesmo, e a qualquer momento podem surgir na sua consciência verdades que destruirão toda a sua paz e felicidade.


Reflexão: 

O que me assusta? Quando estou mais propenso a ter medo? Que palavras de Jesus me alertam? Que palavras de Jesus levam meu medo embora?


LEIA: Fl 4:6-7

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Paz é Saúde, Virtude e Santidade.

A ideia de paz juntamente com a personalidade é que todo o poder está em perfeito funcionamento até ao limite da sua própria atividade. 

Foi o que Jesus quis dizer com "A minha paz"

Nunca tenha em mente a ideia de exaustão ou estagnação, juntamente com paz. 

Saúde é a paz física, mas saúde não é estagnação; saúde é a perfeição da atividade física. 

Virtude é paz moral, mas virtude não é inocência; virtude é a perfeição da atividade moral. 

Santidade é a paz espiritual, mas a santidade não é quietude; santidade é a mais intensa atividade espiritual.


A profunda compreensão de Deus torna-o demasiadamente pacífico para que seja capaz de qualquer interesse próprio.

Reflexão: 

De que maneira a inatividade nos dá um falso sentido de paz? Porque é necessário existir atividade para que haja paz? De que modo os próprios interesses influenciam a paz?


LEIA: Jo 14:27

quarta-feira, 14 de abril de 2021

A Paz que vem do Consolador.

Nós limitamo-nos a nós mesmos e aos conceitos que temos a respeito de Deus ao ignorarmos o lado de Sua natureza fielmente simbolizado pelo caráter feminino, e o Consolador sem dúvida representa este lado da natureza de Deus

É o Consolador quem derrama o amor de Deus em nossos corações. É o Consolador quem nos batiza em unidade com Jesus, na maravilhosa linguagem das Escrituras, até estarmos completamente submersos numa misteriosa união com Deus. 

É o Consolador quem traz até nós o fruto do amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. 

A Sua liderança complacente, dirigida por uma disciplina abençoada, leva-nos a uma compreensão de Deus que excede todo o entendimento.


Oh Senhor, retira esta prisão de pensamentos e traz paz, pureza e poder. Transborda-me, neste dia, com a Tua ternura, compaixão e a Tua graça.


Reflexão: 

Por que é impossível ter paz com Deus se estamos em conflito com o sexo oposto? Porque a paz requer tanto ternura como poder, e tanto pureza como compaixão?

LEIA: Is 66:12-13

terça-feira, 13 de abril de 2021

O Poder da Paz em Minha Vida.

Temos o costume de falar de "circunstâncias sobre as quais não temos qualquer domínio"

Nenhum de nós é capaz de controlar as próprias circunstâncias, mas somos responsáveis pela forma como nos governamos em meio às situações. 

Dois barcos podem navegar em direções opostas com o mesmo vento, dependendo da habilidade de seus capitães. O capitão que conduz o barco contra uma formação rochosa diz que a culpa não foi sua, que o vento o empurrou até lá; o outro capitão que conseguiu conduzir o barco até o porto esteve sujeito ao mesmo vento, mas ele sabia como manobrar suas velas de modo que o vento o conduzisse na direção que queria. O poder da paz de Deus vai capacitá-lo a conduzir seu caminho em meio às adversidades diárias.


Senhor, venho diante de Ti. Eu não passo de um perdido até que Tu me toques com a segurança da Tua paz, com a doçura do Teu amor.



Reflexão: 
Que poder a paz tem na minha vida? Eu anulo o poder da paz ao insistir em me sujeitar ao meu "senso comum"? O que pode ser mais seguro do que estar em paz com um Deus amoroso?


LEIA: JS 24:15

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Deus é a Fonte da Paz.

Deus é a fonte de paz, e não eu mesmo. 

A paz nunca é minha, mas sempre Dele, e, se alguma vez Ele se afastar, não haverá mais paz. 

Se eu permitir que alguma coisa esconda de mim a face, o semblante, a memória e a consideração de nosso Senhor Jesus, então ou eu ficarei perturbado ou terei uma falsa segurança.

Senhor, um turbilhão de coisas tentam afligir a minha mente nesta manhã, mas eu as trago diretamente à Tua presença. 

Na Tua sabedoria está escrito "Silêncio! Fique quieto!", e que a calmaria da minha vida confesse a beleza da Tua paz.

Reflexão: 
O que acontece quando eu tento gerar paz por contra própria? O que estou permitindo que fique entre mim e Deus? De que falsa segurança eu preciso me proteger? Quais são as coisas que estão sufocando a minha vida e arruinando a beleza da paz de Deus?


LEIA: Jo 16:33

domingo, 11 de abril de 2021

Uma Fé Fortalecida Traz Paz.

 

CONVERSANDO COM DEUS

Estável, constante, inabalável, firme, confiável, sólido – essas palavras descrevem quem Deus é. Diga a Deus, enquanto você ora, como você gosta Dele por Suas características.



APROFUNDANDO-SE

Prepare duas tigelas rasas com areia: uma úmida e firmemente prensada, e outra seca e solta. Deslize um carro de brinquedo ou bolinhas de gude através de cada tipo de areia O objetivo é ver qual tipo de areia permite que o objeto role mais longe.



INDO MAIS FUNDO

Assim como é fácil rolar coisas sobre a areia firme, a fé firme torna mais fácil para você passar pelas coisas boas e ruins da vida. A fé traz muitas bençãos, incluindo paz. O Salmo 29:11 diz, "O SENHOR dá força ao seu povo e abençoa-o, dando-lhe tudo o que é bom"
Mas quando você não confia em Deus, você tem uma fé como a areia solta; você atola e tem problemas para passar pelas coisas difíceis da vida. É por isso que você precisa orar para Deus guiá-lo para mais perto Dele e para fortificar sua fé Nele.



CONVERSANDO UM COM O OUTRO

- Descreva uma vez em que sua fé cresceu. O que ajudou você a crescer na fé?

- Como você tem sentido a paz de Deus? O que você sentiu?

- Deus é o autor da paz e de tudo o que é bom. Você tem pedido a Ele mais fé? Você tem pedido a Ele paz?

sábado, 10 de abril de 2021

Uma Casa em Paz.

 

CONVERSANDO COM DEUS

Peça perdão a Deus se você foi indelicado ou feriu os sentimentos de alguém da sua família. Então agradeça a Deus por seus relacionamentos com a família e os amigos.



APROFUNDANDO-SE

Use cores brilhantes para fazer um desenho com uma casa ensolarada, com pássaros do lado de fora e um bolo, presentes e uma família do lado de dentro. Então, use cores escuras para desenhar uma segunda casa, com nuvens de tempestade e um raio do lado de fora e irmãos chateados um com o outro do lado de dentro. Compare os desenhos. Fale sobre o motivo de um desenho parecer mais em paz que o outro.



INDO MAIS FUNDO

As famílias são constituídas por pessoas com diferentes personalidades e emoções. Às vezes, os membros da família se sentem felizes, e outras vezes eles sentem raiva. Como uma pessoa está se sentindo não deveria mudar a paz da casa. Romanos 12:18 diz, "No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas"
Quando o versículo menciona todas as pessoas inclui os membros da família também. Ficar junto com a família pode parecer muito trabalhoso em alguns dias.

Mas Provérbios 17:1 diz que uma casa em paz é um verdadeiro tesouro, sendo algo pelo que vale a pena trabalhar. "É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas".



CONVERSANDO UM COM O OUTRO

- Como você deveria agir para com os membros de sua família?

- O que você pode fazer para ser um pacificador na família quando alguém está bravo ou chateado?

- Como a paz de Deus pode encher a casa, mesmo quando você discorda de alguém?

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Paz ao Seguir as Leis de Deus.


CONVERSANDO COM DEUS

Diga a Deus o que você ama sobre a Sua Palavra, a Bíblia.

Diga a Ele por que você gosta de um determinado versículo ou história, e agradeça-o por ele.



APROFUNDANDO-SE

Com a mamãe ou o papai por perto, tente caminhar ao redor da sala usando  pés-de-pato ou sapatos muito grandes. A que distância você consegue ir, sem tropeçar ou cambalear? Você acha que uma regra dizendo que não deveríamos usar essas coisas em casa seria uma boa ideia? Explique.



INDO MAIS FUNDO

Considere o Salmo 119:165: "Aqueles que amam a tua lei têm muita segurança, e não há nada que os faça cair".  

Deus te promete uma grande paz quando você faz o que a Sua Palavra diz. Seguir as leis de Deus te ajuda a cometer menos erros, de modo que você não precisa se preocupar com "tropeços" ou com se machucar por causa de más decisões. Viver de acordo com a Palavra de Deus permite que a paz Dele governe seu coração. Ufa! Para relembrar o que a Palavra de Deus diz, reveja os Salmos 18:30, 19:8 e 33:4.



CONVERSANDO UM COM O OUTRO

- Quando você se sentiu tranquilo porque obedeceu a Palavra de Deus?

- Como você consegue a paz de Deus de volta depois que fez besteira?

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Paz na Segurança.

 

CONVERSANDO COM DEUS

Que coisas mantêm você seguro todos os dias? Estar seguro dá uma sensação de paz. Agradeça a Deus pelas coisas que mantêm você seguro – cintos de segurança, fechaduras nas portas, pais, policiais, bombeiros e até mesmo detectores de fumaça.



APROFUNDANDO-SE

Quem ou o que poderia gritar se você queimasse sua torrada? (você, sua mãe ou pai e o detector de fumaça)



INDO MAIS FUNDO

Antigamente as pessoas eram avisadas de um incêndio quando alguém na rua girava um chocalho de madeira. As pessoas que estavam dormindo, entretanto, algumas vezes, não ouviam o chocalho. Agora, casas e outros edifícios possuem pequenas caixas de plástico com baterias que avisam quando há um incêndio. Você pode dormir em paz sem se preocupar se não ouvirá o chocalho na rua. Deus te dá o melhor tipo de paz, àquela te ajuda a sentir-se seguro o tempo todo. Jesus diz em João 14:27, “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo”.



CONVERSANDO UM COM O OUTRO

- Que coisas deixam você com medo?

- Quando você está com medo, como pode lembrar-se que Deus quer lhe dar paz?

- Como você pode, hoje, desfrutar mais da paz de Deus?

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Em Paz com o Futuro.

 

Você tem paz com o futuro? Noites em claro, estresse e ansiedade podem provar o contrário. Muitas vozes pedem a nossa atenção. Uma voz diz: “Prove que você é uma boa pessoa”. Outra diz: “Você deveria ter vergonha de si mesmo”. Há também uma voz que diz: “Ninguém realmente se importa com você”, e outra: “Certifique-se de tornar-se bem-sucedido, popular e poderoso”. 


Entretanto, por detrás dessas vozes barulhentas, há uma voz mansa e delicada que diz: “Tu és o meu Amado, meu favor repousa sobre ti”. Essa é a voz que precisamos ouvir mais do que tudo. Precisamos parar de depositar a confiança nas nossas ambições e repousar a confiança completamente em Deus, encontrando paz no futuro que Ele tem para nós. 

Provérbio Africano:


Um homem com muita ambição não pode dormir em paz. ~ Provérbio do Chade


Ação: 

Prepare seu plano de cinco anos com todas as coisas que você gostaria de alcançar nesse período. Em seguida, escreva o que necessita de Deus para alcançar esses desejos, as coisas que está disposto a abrir mão ou coisas que sente que precisa oferecer a Ele.


LEIA: Sl. 37:37

terça-feira, 6 de abril de 2021

Em Paz com o Presente.

 

Parece uma mudança radical começar cada dia relembrando o amor, a compaixão e a fidelidade de Deus. Na agitação da vida, é importante preservar algum tempo, seja no início ou no final do dia, para pedir a Deus a dádiva da paz.  



Provérbio Africano:


O silêncio dá origem à paz e com a paz vem a segurança. ~ Provérbio do Leste Africano


Mateus 5:9 diz, “Felizes os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus” 


A maior bênção, uma vez recebida essa dávida, não é guardá-la para nós mesmos, mas sim oferecê-la aos outros. Sermos doadores de Paz em um mundo desesperado por ela. Também podemos fazer isso orando pela paz dos outros, pela paz onde há conflito, por discernimento e sabedoria para os líderes e por pacificadores nas zonas de conflito. 



Provérbio Africano:

Estar sempre com pressa não previne a morte, nem ir lentamente impede a vida. ~ Provérbio Ibo


Ação: 


Vá observar as pessoas. Ore pelos desconhecidos que notar, sabendo que essas pessoas não são estranhas a Deus. Ore para que elas experimentem o amor de Deus e se sintam cercadas pela sua presença, a despeito de qualquer situação e caos que possam estar vivendo. 


LEIA: Lm 3:21-23


segunda-feira, 5 de abril de 2021

Em Paz com o Passado.

    

Encontrar paz com o passado pode ser um desafio, quer seja por uma decisão da qual você se arrepende ou perdoar alguém que o ofendeu. É importante lidar com o passado para que ele não tenha poder sobre o presente ou o futuro. Imagine que é como andar de bicicleta. Se continuar a olhar para trás, ou para baixo, inevitavelmente irá colidir com algo. É importante olhar para frente e envolver-se com as coisas novas que Deus está fazendo.  


Uma maneira importante de fazer as pazes com as mágoas do passado é escolher o perdão. Quando você perdoa alguém que lhe feriu, não significa que você aprova o que aconteceu. Pelo contrário, significa que você está se permitindo seguir em frente com a vida. O seu lindo passado é bom para duas coisas: aprender e aproveitar a vida dada por Deus.


Provérbio Africano:


Quando há paz no país, o chefe não leva um escudo. ~ Provérbio Ugandense


Ação: 

Há situações em que você sente que está carregando um escudo devido à falta de paz? Se você se sentir corajoso, vá a um cemitério e caminhe para ter uma perspectiva do passado. Muitas lápides terão uma última mensagem de entes queridos dizendo “Descanse em Paz”. Dê a si mesmo tempo para baixar a guarda diante de Deus e faça as pazes consigo mesmo se tiver ressentimentos ou falta de perdão em relação ao passado. 


LEIA: Is 43:18-19

domingo, 4 de abril de 2021

Em Paz Conosco .

 

Muitas vezes a maior batalha pela paz é aquela que acontece dentro de nós. Existe a história de um avô que disse ao seu neto, “Sinto como se houvesse dois lobos lutando dentro do meu coração. Um lobo é vingativo, bravo e violento. O outro lobo é amoroso e compassivo”. O neto perguntou-lhe: “Que lobo vencerá a luta em seu coração?” O avô respondeu: “Àquele que eu alimento”.


Escolhemos com o que alimentar as nossas almas. Que pensamentos você tem sobre si mesmo? Diariamente temos que enfrentar os pensamentos e devemos ser cuidadosos sobre como lidar com as preocupações. A escritura nos encoraja a encontrar a paz em nós mesmos, entregando as preocupações para Deus e deixando que ele proteja nossos corações e mentes, mesmo quando isso ultrapassa a nossa compreensão. 


Provérbio Africano:


A pele do leopardo é bonita, mas não o seu coração. ~ Provérbio Baluba


Ação: 

Com frequência encontramos identidade em nossos bens e posses. Vá até à sua loja de roupas preferida, não para comprar algo, mas apenas para caminhar pelos corredores enquanto aproveita para refletir sobre suas necessidades. Ofereça uma oração de louvor porque Deus te veste com a Sua justiça. Peça para encontrá-lo naquele momento e deixe a loja de mãos vazias, sabendo que foi lá em busca de algo que só Deus pode trazer. 


LEIA: Fp 4:6-7

sábado, 3 de abril de 2021

Em Paz com os Outros.

 

Em algumas igrejas há um ato chamado saudação da paz que simboliza a unidade e o amor cristãos sendo compartilhados entre os crentes. Quando nos acostumamos a seguir as tradições, pode ser fácil esquecer o rico significado por detrás delas. Uma comunidade forte é aquela que está em paz, semeando isso na vida dos outros. Com o crescente individualismo em nossas sociedades, os muros estão aparentemente mais altos para se escalar, assim como mostrar amor e paz para com aqueles que não conhecemos. 


Oferecer paz aos outros pode ser tão simples como visitar um vizinho idoso, dar um copo de água, alimentar os pobres ou cuidar de uma criança. Pode ser perdoar alguém que o ofendeu, falar pelos oprimidos, fazer além do que deve quando você prefere não ceder um centímetro, ou simplesmente pedir desculpas. Essas ações devem estar enraizadas numa vida de oração. Oração pela verdadeira paz e edificação do Reino de Deus nesta terra.


Provérbios Africanos:


Quando há paz no país o comandante não leva um escudo. ~ Provérbio Ugandense


Quando um rei tem bons conselheiros o seu reinado é pacífico. ~ Provérbio Ashanti


Ação:

Você precisa buscar a paz num relacionamento com alguém? Peça um encontro e explique o porquê gostaria de fazer isso. Peça a Deus que lhe mostre como oferecer amor e perdão como Cristo.


LEIA: Tiago 3:18

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Em Paz com o seu Ambiente .

 

O medo pode roubar-nos a paz. Você assiste ao noticiário e começa a sentir medo de que o mundo parece cada vez mais violento e ameaçador? No meio de desastres naturais, mudanças climáticas e terrorismo, Jesus está desperto, repreendendo o medo e continua a nos ordenar a ter fé e não temer.


Em um mundo de incerteza e medo pode parecer sensato construir a sua paz em torno de fortalezas de segurança, tentando encontrar uma sensação de paz em nós mesmos através do acúmulo de bens, resultados, sucesso e conquistas. 


Provérbio Africano:


A riqueza que escraviza o proprietário não é riqueza. ~ Yoruba


A paz que Jesus oferece é radicalmente diferente. É paz no meio do sofrimento, no meio da tempestade. Ele diz-nos: “Acalmem-se. Sou eu. Não tenham medo!” Na Última Ceia Jesus repete estas palavras: “Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”


O desejo de Deus para nós é que caminhemos pela vida sem medo, mas não podemos fazer isso sem Ele


Ação: 

Veja as notícias em destaque e, quando elas terminarem, desligue a TV, largue o jornal e desligue o rádio. E ore a Deus sobre essas situações e peça-Lhe que traga paz a cada uma delas.

LEIA: Marcos 4:37-40