domingo, 10 de outubro de 2021

Primeiros Passos com Jesus - Colossenses 2 | Permaneça no Percurso.

 Bem-vindos de volta amigos. Hoje um alerta sobre o engano. Estamos em Colossenses 2, e o versículo quatro diz, 


"Eu digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com explicações falsas, mesmo que pareçam muito boas". 

Eu odeio ser alvo de mentiras. Contudo, há enganações – falsos mestres ou professores mal preparados – e seus argumentos podem parecer certos. Mas não se deixe enganar. Pois as mentiras podem te levar para a direção errada. Já pegou um ônibus que ia para o sentido errado? Ou pior ainda, quando estava na escola fiz uma curva errada em uma corrida de 5 km e corri da linha de chegada direto para a de partida. Naquele ponto, a velocidade não importava mais – Eu estava indo no sentido errado! E a mesma coisa pode acontecer espiritualmente.

Conforme seguimos Jesus, temos que permanecer na estrada – indo no caminho certo. E o caminho certo para seguir Jesus – é seguir Jesus. Ele é o caminho. Isso pode parecer óbvio, mas às vezes nos distraímos, ou pior, nos enganamos. Então, para nos ajudar nisso, vamos para a Palavra. Colossenses 2, versículo 6:

"Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele." 

Eu gosto disso. Comece com Jesus – e continue com Jesus. Os falsos mestres tiram os cristãos da simplicidade de apenas seguir Jesus. Então, permaneça Nele, e no versículo 7, 

"Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele..." 

Pense nisto. Ao plantar uma árvore, você amarra uma escora à muda para que ela cresça. Algumas pessoas tratam Jesus como essa pequena escora. Eles crescem e deixam-no para trás. Não faça isso. Jesus é a nossa raíz. Ele é a videira, nós somos os ramos. As raízes fornecem nutrientes para o crescimento e nos mantêm alicerçados mesmo em tempestades. "Estejam enraizados nele, construam sua vida sobre ele...". E Paulo nos alerta: não se deixem escravizar "por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana" que não está enraizada em Jesus. Versículo 9: 

"Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus,"

Uau. A natureza de Deus em um corpo. Jesus. Não só um pouco, mas cem por cento. E o versículo 10: 

"...e, por estarem unidos com Cristo, vocês também têm essa natureza."

Em outras palavras, Jesus é inteiramente Deus, e quando você está enraizado Nele, você se torna inteiramente você – a pessoa que deveria ser.

Os falsos mestres estavam tirando os cristãos do caminho dizendo que Jesus era parcialmente Deus. E em vez de seguir Jesus, eles se concentravam em seguir regrasEles diziam: Vocês têm que fazer isso para ir para o Céu. Coisas do Antigo Testamento, como a circuncisão. 

Muito bem, pare de rir. A circuncisão foi praticada como uma imagem física com um significado espiritual. Cortar fora a carne retrata como a nossa carne – a natureza pecaminosa – é cortada fora pelo Senhor. Mas a circuncisão física era para os Judeus, e nunca foi ordenada para os cristãos. Mesmo assim os falsos mestres insistiam que os homens cristãos tinham que ser circuncidados, e assim eles tornavam o seguir a Jesus em um monte de faça e não faça, se esforçando para serem bons. Paulo diz que Jesus fez isso – ele cortou fora nossa carne – espiritualmente, e não fisicamente. 

Já o versículo 12 aborda o batismo. Se você pertence a Jesus, ele te chama para ser batizadoO batismo não é uma forma de ser salvo, é algo que você faz porque Jesus te salvou. No batismo, nos identificamos com Jesus: minha vida antiga morreu com Jesus na cruz, e sua ressurreição me deu nova vida. O batismo retrata um sepultamento – quando descemos às águas, e ressurreição – quando saímos das águas. 

E essa nova vida é a maneira que seguimos Jesus agora. O velho se foi. Não temos que trabalhar para pagar por todos os nossos pecados. O versículo 13 diz que Jesus 

"...perdoou todos os nossos pecados". 

Ele cancelou totalmente a nossa dívida – não há mais nada para ser pago. O pecado não tem poder sobre você. 

E é por isso que seguir Jesus não é apenas um conjunto de regras. No versículo 16, não é uma questão de "o que devem comer ou beber," ou sobre a "Festa da Lua Nova" ou o dia de Sábado. Essas coisas estavam na Antiga Aliança, e eram importantes, mas o versículo 17 explica que elas eram todas...

"...uma sombra daquilo que virá;" 

As sombras são úteis – elas te dão um contorno do que está por vir. Mas Paulo diz que a realidade – o conteúdo "é Cristo".

Jesus é a realidade. As regras e tradições eram apenas uma sombra. 

Quando nos pegamos em temos que – como "Você tem que adorar, você tem que orar" – transformamos a adoração em uma jornada de culpa. E então adicionamos mais regras como o versículo 21, 

"Não toque nesta coisa”, “não prove aquela”, “não pegue naquela”. 

Paulo diz que essas regras "parecem ser sábias", mas não funcionam. Você não pode se tornar bom seguindo regras rigorosas e adorando de maneira forçada. A vida não é uma caixa de proibições. 

Ouça. Quando seguimos Jesus, há muitas coisas que deixamos de fazer. Mas não por causa de regras. Mudamos porque nos tornamos novos. Estamos enraizados em Jesus e cheios do Espírito Santo, que nos ajuda a largar o pecado e viver de maneira correta. E isso não é uma sombra – é a realidade.

Seguir regras é uma jornada de culpa. Seguir Jesus é uma jornada de graça. Leia Colossenses 2, e certifique-se que o seu ônibus está indo na direção certa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário