terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Deus é o Seu Inimigo??

TIAGO 1

De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.


O apóstolo Tiago traz à tona uma discussão interessante sobre o relacionamento do Cristão com o seu próximo e o mundo. Ele aponta a origem de todo conflito exterior como um reflexo do conflito interior. Ou seja, antes do conflito acontecer fora, ele já aconteceu dentro.

Há, de fato, uma renhida luta dentro do cristão. Temos a natureza caída que será abatida apenas no evento da glorificação, na ocasião do retorno de Jesus. Contra ela, opera a força do Espírito Santo em seu incansável trabalho de santificação. É da natureza caída que surgem a cobiça e a inveja. O fruto disso são as constantes lutas por posição, destaque e coisas afins, de modo a suprir a necessidade de acalentar o “eu”.

Como resultado de uma vida assim, em conflito, temos então uma oração ineficaz e árida, sem poder nos seus efeitos. 

Mesmo que não percebamos, estamos orando não para a glória de Deus, mas para satisfazer nosso “eu”. 

O resultado são pedidos nunca atendidos. Deus não tem obrigação de cumprir nossos “decretos”, pois é Soberano e sabe o melhor para cada um de nós. Orar dessa forma, a um Deus que existe apenas para satisfazer nossos desejos, é diminuí-lo ponto de se tornar idolatria. Acabamos orando não para Deus, mas para nós mesmos.

Por último, e não menos importante, o conflito interno que gera as guerras externas nos levam, em algum momento, a abraçar o mundo e seu sistema maligno, pois é dessa forma que as pessoas sem Jesus vivem, com mais ou menos intensidade.

O resultado final disso são os cristãos que, ao abraçar o seu "EU", e consequentemente o mundo, se tornam finalmente, e muitas vezes sem que percebam, INIMIGOS DE DEUS.


Tome posse da palavra divina e siga em frente.




    DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário