terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Senhor, para quem iremos?

JOÃO 6
67 Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?”

Muitos têm abandonado a Cristo, não mais andam com Ele. 

Mas, que razão tem eles para esta mudança? Há algum motivo no passado? Jesus não se tem comprovado como todo-suficiente? Ele roga a você nesta manhã: “Tenho eu sido… um deserto?” (Jeremias 2.31.) 

Quando a sua alma confiou de maneira simples em Jesus, você se sentiu confuso em algum momento? Até agora você não descobriu que o seu Senhor tem sido um amigo compassivo e generoso? A fé simples nEle ainda não lhe deu toda a paz que seu espírito poderia desejar? Você pode sonhar com um amigo melhor do que Jesus lhe tem sido? 

Então, não troque o antigo e experimentado pelo novo e falso. 

Quanto ao presente, pode este motivá-lo a abandonar a Cristo? Quando somos afligidos por este mundo e por tribulações severas na igreja, descobrimos que é uma bênção poder reclinar a cabeça no seio de nosso Senhor. Este é o gozo que temos hoje – estamos salvos em Cristo. Se este gozo nos satisfaz, por que pensamos em mudar? Quem troca ouro por escória? Não deixaremos nosso Senhor, enquanto não aparecer um amor mais resplandecente. 

Uma vez que isto nunca acontecerá, nos apegaremos ao Senhor Jesus com vigor imortal e gravaremos o nome dele como selo em nossos braços. Quanto ao futuro, você pode sugerir algo que pode surgir e fazer com que seja necessário desertar ou revoltar-se contra o velho estandarte, a fim de servir outro capitão? Não cremos nisto. 

Se a vida é longa, Ele não muda. Se somos pobres, o que é melhor do que ter a Cristo, que pode nos tornar ricos? Quando estamos doentes, o que mais necessitamos além de Jesus cuidando de nós?

Quando morrermos, não está escrito “que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8.38-39)? 

Dizemos juntamente com Pedro: “Senhor, para quem iremos?” (João 6.68).

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

"Eu de mim mesmo os amarei".

ÓSEIAS 14
4 Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles.

Esta sentença é um corpo de divindade em miniatura.

Aquele que entende o significado desta afirmação é um teólogo e aquele que pode mergulhar na plenitude desta sentença é um verdadeiro mestre em Israel.

Esta sentença é uma síntese da gloriosa mensagem de salvação que nos foi dada em Cristo Jesus, nosso Redentor. O âmago desta sentença está nas palavras “de mim mesmo”. Esta é a maneira apropriada, gloriosa e divina pela qual o amor flui do céu à terra.

É um amor espontâneo, manifestando-se para com aqueles que não o merecem, não o compraram, não procuraram por ele. Esta é realmente a única maneira como Deus pode nos amar.

O texto é um golpe mortal para todos os tipos de aptidões: “Eu de mim mesmo os amarei”. Ora, se houvesse em nós alguma aptidão necessária, então, Deus não nos amaria de Si mesmo no mínimo, isto seria uma redução da generosidade deste amor.

Mas a verdade permanece: “Eu de mim mesmo os amarei”. Nós lamentamos: “Senhor, meu coração é tão endurecido”. Ele responde: “Eu de mim mesmo os amarei”. Nós dizemos: “Mas não sinto necessidade de Cristo como gostaria de sentir. Não sinto aquele quebrantamento da parte do Espírito Santo, o quebrantamento que eu deveria desejar”.

E Ele responde: “Eu não amarei vocês porque sentem sua necessidade”. “Eu de mim mesmo os amarei”. A aliança da graça não impõe condições. Sem qualquer merecimento, podemos nos aventurar na promessa de Deus, feita para nós em Cristo Jesus: “Quem nele crê não é julgado” (João 3.18).

Somos abençoados por sabermos que a graça de Deus é espontânea para conosco a todo o momento, sem a necessidade de preparações, adequações, dinheiro ou preço! De fato, este versículo foi escrito especialmente para tais pessoas. “Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei” (Oséias 14.4).


Ó pecador, a generosidade desta promessa certamente quebrantará o seu coração, e você retornará, e procurará a face de seu ofendido Pai.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Um convertido vive contente em pecado?

Alguém pode ser genuinamente convertido e viver contente em pecado?
Falando de uma forma geral, não.

 • João é absolutamente claro: somente aqueles que andam na luz, obedecem aos mandamentos de Deus e amam outros cristãos são genuinamente convertidos (1 João 1.6-7; 2.4-6; 3.7-8).

• Paulo levanta o mesmo ponto quando escreve: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?” (1 Coríntios 6.9).  Em outro lugar, ele diz claramente: “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis” (Romanos 8.13). Aqueles que lutam ativamente contra o pecado e buscam a retidão são genuinamente cristãos.

• O próprio Jesus diz: “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 7.18-19). Todos aqueles que nasceram de novo produzem bom fruto espiritual, o que destaca cada um deles como diferentes do mundo (Leia Mateus 5.13-16; Mateus 7.21-22).

Embora nenhum cristão seja perfeito nesta vida, o Novo Testamento insiste em que somente as pessoas cujas vidas demonstram genuíno fruto espiritual nasceram de novo.

Sendo um Cristão genuinamente convertido, como eu posso confrontar de forma amável alguém que afirma ser convertido, mas apresenta viver uma vida de um não cristão?
Ore por você mesmo e pela outra pessoa. Ore para que você seja fiel em simplesmente falar a verdade, apoiando-se no Espírito de Deus para fazer a obra de verdadeira persuasão (1 Coríntios 3.6-7; 2 Coríntios 7.8-10). Ore para que ela se convença e para que tenha uma mudança de coração.
Fale a verdade em amor. (Efésios 4.15). Aborde a pessoa cuidadosamente, pacientemente e gentilmente. Explique que você a está confrontando a partir de uma preocupação profunda e amável pelo bem eterno dela.

Leve-a para as Escrituras. Explique que seu propósito não é dar um veredito final sobre sua alma. Ao contrário disso, você está preocupado com o fato de ela não estar vivendo como a Escritura diz que um cristão vive.  Indique para ela passagens como Mateus 7.13-29; Romanos 6.12-23; 8.13, 1 Coríntios 6.9-11; 2 Coríntios 13.5 e todo o livro de 1 João.

Questione-a gentilmente. Pergunte coisas como: “Você acha que sua vida está de acordo com a figura que a Bíblia faz de um cristão genuíno? Você está genuinamente lutando contra o pecado ou está secretamente apreciando-o? Você acredita que ser um cristão significa arrepender-se de seus pecados e confiar em Cristo?”

Lembre-a da profissão de fé e do batismo dela. Lembre-a do evangelho.

Clame a ela para que considere a eternidade.  Lembre-a de que a alegria eterna ou a condenação é o que está em jogo (Salmo 49; Mateus 25.31-46).

Quando ajudamos ao próximo, estamos nos ajudando, estamos praticando o que o Senhor Jesus faz diariamente em nossas vidas, se preocupe, receberás o bem por tudo aquilo de bom que der.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE.

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

"Conselhos para o povo de Deus".

1 PEDRO 5
1 Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

Uma dentre as diversas maneiras que Deus utiliza para nos desenvolver é através de outras pessoas, nos mostrando os seus ensinamentos e determinações por meio de pessoas que muitas vezes estão próximas e de pessoas que não convivemos normalmente, isto não quer dizer que devemos confiar cegamente em tudo que nos dizem, ou que nos contam, e sim, buscarmos em Deus através da Sua palavra escrita e da nossa comunhão com Ele a confirmação de que é Deus que está nos mostrando algo.

No livro de PEDRO 5:1-11 Deus nos mostra e enfatiza a importância de "Aconselhar" os outros e de estarmos disponíveis para formar pessoas à  Imagem e Semelhança d'Ele.

Quem são os mentores que lhe ajudou a chegar ao patamar que você se encontra hoje em seu relacionamento com Deus? Um mentor poderá ter sido um professor, um pastor, um familiar, um amigo(a) próximo que investiu sua sabedoria, conhecimento e experiências para o orientar em algum momento da sua vida. Jamais se esqueça de tudo o que eles fizeram por você.

Devemos orar a Deus não somente por nós mesmos e sim por todos, principalmente por aqueles que nos tem ajudado em nosso dia a dia, orem pelos seus familiares, vizinhos, pela sua igreja, pela tua cidade, seu bairro, pelo seu estado, pelo seu país e pelo mundo, lembre-se que sofremos os reflexos em nossos dias, das decisões que, os que se acham "líderes" por este mundo afora tomam, na maioria das vezes em defesa de si próprios e não em favor da comunidade.

A cada dia vemos e ouvimos tantas catastrofes, no ar, no mar e na terra. Você já se perguntou o que está ocorrendo com este mundo em que vivemos?.

Tem faltado ao seu humano, o respeito ao seu próximos, tem faltado respeitar os seus limites em relação ao teu próximos, tem sobrado egoísmo, soberba nos homens, tem faltado , boa vontade, entendimento da Palavra e disponibilidade para seguir áquele que nos deu a Sua própria vida por todos, sim, por todos sem esquecer de ninguém, desde a sua vinda até os dias atuais, Jesus ofereceu-se em sacrifício por TODOS.

Nada somos , se não aceitarmos o Sacrifício da Cruz, nada seremos se não, ainda nesta vida, procurarmos atender aos ensinamentos de Deus e utilizá-los em prol da Sua obra.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Você Acredita?

VOCÊ ACREDITA?
Eu tenho crido que Deus se preocupa comigo, que o meu Senhor Jesus tem um plano para a minha vida, e hoje 23.02.17, agora são 15h48m, a minha certeza foi confirmada.

Desde o início deste mês de Fevereiro/2017, tenho pensado o que fazer “Nestes Dias”, pensei em viajar com a família para visitar familiares e amigos queridos que sentimos saudades, pensei em viajar somente com a minha esposa e a minha pequena Sara, mas, sempre deixei a critério do meu Senhor Jesus a decisão final do que deveria fazer.

Pois é, iniciamos esta semana já com a “decisão” conforme desígnios e orientação divina ficaremos em casa, terei condições de estar mais próximo da minha esposa, filhas, meus pais e possivelmente dos meus irmãos e sobrinhos (conforme desejos de cada um deles).

Tenho orado para continuar sendo conduzido pelo Espírito Santo, apesar de que “este mundo aí fora”, quer nos conduzir para opções que certamente não seriam dadas ou apresentadas por Deus. O Deus que amo e por quem tenho temor, pela Sua misericórdia, tem me mostrado o caminho que Ele quer que eu siga.

Desde a Segunda feira, dia 20.02.17, tenho sido guiado a buscar mais, a ler mais, a ouvir mais da palavra, ocupando a minha mente com as Santas Palavras e assistindo a palestras de pregadores que têm me ajudado muito a seguir na minha missão.

Hoje, recebi mais um “presente” deste Deus que tem derramado as Tuas bênçãos e graças sobre a minha vida, durante toda esta manhã estive trabalhando, revisando os projetos profissionais e após o almoço, me recolhi para descansar, quando peguei o CONTROLE REMOTO da TV, e comecei a ler o guia de programação, então, me deparei com um título de um filme que me chamou a atenção, este filme começaria a cerca de 30min.

O filme tem por título VOCÊ ACREDITA? Me adiantei a ler a sinopse deste filme e vi, que se tratava de um filme com conteúdo CRISTÃO. Programei para assisti-lo.

Caríssimos irmãos em Cristo, fui contemplado durante cerca de 1h40m com a confirmação de que FIZ a melhor escolha da minha vida, Seguir a Jesus Cristo e aceitá-lo como meu único Senhor e Salvador.

Convido ao Senhor a Senhora, que independentemente do que tem programado para fazer “Nestes Dias”, a assistirem este filme, não sei – quem assistirá, não sei se alguém assistirá, só sei que este filme, pode ser um ponto inicial para que entendas que “As suas escolhas”, te levará a vitória ainda nesta vida, ou a confirmação da tua derrota que é como se sentes agora, talvez, o Senhor a Senhora encontre-se neste momento, triste, depressivo, magoado, desestimulado, sem dinheiro, sem emprego, sem o carinho de alguém, sem a companhia dos seus entes queridos, filhos, esposos ou esposas.

E, ao invés de se “alimentar” das programações que “Nestes Dias” inundarão a sua, a minha TV, onde a “Fantasia, a Ilusão momentânea por alguns dias” estarão presentes e disponíveis parte grande parte desta população, ao menos se dê a oportunidade de OUVIR e VER algo que pode te dar as respostas para os seus questionamentos mais íntimos.

Deus seja com todos.

Filme VOCÊ ACREDITA? ,Ano 2015,EUA, de John Gunn, atores mais conhecidos, Lee Majors e Mila Sorvino.(Assisti no Tele Cine Touch e creio que ainda nesta semana se repetirá na programação, ou baixe e assista pela internet).


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

As características que lhe falta...?

Deus, o nosso Criador, possui e nos disponibiliza todas as qualidades que precisamos ter, para alcançarmos a vida eterna.

Dentre tantas, apresentamos algumas para que possamos refletir e nos moldarmos.

Acompanhem as citações Bíblicas e faça a sua leitura, terás a referência e poderá entender o que Ele quer que façamos diariamente, até a volta do Seu filho amado Jesus.

1JOÃO 4:8
Deus é Amor, Deus é o próprio Amor.

SALMOS 145:9
Deus é bom, Deus é bom para todos, Deus é bom para os justos e para os injustos.

SALMOS 145:7
Deus é justo, Deus é justo o tempo todo e a todo tempo.

SALMOS 86:15
Deus é Compreensivo, Gracioso, é lento para IRAR-SE, mas, apressa-se em PERDOAR.

1PEDRO1:16
Deus é SANTO, para Ele devemos ter reverência, respeito, termos a postura de subserviência, reconhecermos que somos pó e ao pó retornaremos.

HEBREUS 12:6
Deus disciplina, corrige, pois me ama e a ti também o tempo todo.

E, a maior prova do Seu amor para conosco está descrita em:

ROMANOS 8:32
Deus entregou o que mais PRECIOSO tem, o Seu filho JESUS a morte, por mim e por você.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Será que estou genuinamente convertido?

A primeira epístola de João oferece vários “testes” para ajudar os cristãos a saberem se eles chegaram à fé em Cristo:

 1. O teste da fé: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1 João 5.1a).  Então, pergunte a si mesmo: eu confio em Jesus Cristo para a salvação?

 2. O teste da obediência: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.6-7).  Então, pergunte a si mesmo: a minha vida mostra um padrão habitual de pecado não arrependido ou de arrependimento de pecado e de luta para andar na luz?

 3. O teste do amor: “aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si” (1 João 3.14b-15).  Então, pergunte a si mesmo: eu amo outros cristãos de maneiras concretas que mostram a realidade da minha fé?

  4. O teste da perseverança: “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (1 João 2.19).  Aqueles que não perseveram na fé provam que sua fé era falsa desde o início. Então, pergunte a si mesmo: eu estou continuamente na fé a despeito das lutas e oposições?

Mais um princípio: até mesmo cristãos são propensos ao autoengano. Portanto, trabalhe essas questões com as pessoas da sua família ou até com membros de sua igreja que o conhecem melhor e que o amam (Provérbios 11.4; 15.22). Obviamente, isso é difícil de fazer se você não deixou as pessoas entrarem em sua vida no início.

Vamos interagir, este assunto é muito importante para a sua, a minha Salvação, compartilhe as suas impressões aqui, insira um comentário e vamos nos ajudar a encontrarmos o caminho até Jesus.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Há salvação para quem não tem capacidade de escolha?

 “Gostaria de saber o que acontece quando pessoas que nascem sem capacidade mental e oportunidade de escolha entre bem e mal, céu e inferno, creio que pessoas nasçam assim não porque Deus quer ou porque Ele é mal, e sim por conta do pecado do homem que o afasta de Deus. Bom, se Deus deu ao homem o livre arbítrio e nasce uma pessoa incapaz de decidir o que deve seguir, como essa pessoa será salva?”
Deus é amor e um justo e misericordioso juiz! Embora a Bíblia não traga detalhes sobre a salvação de pessoas nessa condição, cremos que a perspectiva que Deus tem para elas é a da eternidade. Não podemos entrar no mérito do juízo divino, mas encontramos na Bíblia respaldo para tal compreensão. 
Confiamos que Deus é justo, amoroso e sábio demais para cometer um equívoco. Assim, podemos descansar de que os caminhos de Deus são retos.

A Bíblia diz que a salvação é pela fé, um presente de Deus para a humanidade:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8

O desejo de Deus é salvar a todos, afinal, Jesus morreu para que todos sejam salvos, mas respeita a decisão de cada um individualmente quanto a aceitar ou rejeitar essa salvação, por isso é dito que quem não crê não tem a vida eterna.

Não sabemos como esse Deus amoroso e justo irá julgar as pessoas incapazes de discernir entre o bem e o mal por uma limitação mental. Em seu trato com crianças, a perspectiva de Jesus para elas é a da eternidade:

“Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.” Mateus 19:14.

Vamos considerar o fato de que qualquer pessoa que tenha convivido com estas pessoas especiais podem afirmar que eles muitas vezes apresentam fé no sentido de serem totalmente confiantes; eles podem amar incondicionalmente; eles raramente permitem dúvida para ultrapassar a sua “fé” a maneira que nós cristãos racionais às vezes fazemos. Por serem como crianças em sua mentalidade, eles têm o tipo de fé que moveu Jesus a dizer, “dos tais é o reino dos céus.”


“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.” Tito 2:11

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Misericórdia Senhor.

Escutem o que é dito no SALMOS 95.

1 Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor! cantemos com alegria à rocha que nos salva;
2 Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor;
3 Pois o Senhor é Deus poderoso; é rei poderoso acima de todos os deuses;
4 Ele reina sobre o mundo inteiro, desde as cavernas mais profundas até os montes mais altos;
5 O Senhor reina sobre o mar, que Ele fez, e também sobre a terra, que Ele mesmo formou;
6  Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o Senhor. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador;
7 Ele é nosso Deus, nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual Ele cuida;

Escutem hoje o que Ele nos diz:

8 Não sejam teimosos, como seus antepassados foram em Meribá,quando estavam em Massá, no deserto;
9 Ali eles Me puseram à prova e me desafiaram, embora tivessem visto o que Eu havia feito por eles;
10 Durante 40 anos, aquele povo Me irritou. Então Eu disse; "Que gente de coração perverso! eles não querem obedecer aos Meus mandamentos;
11 Fiquei irado e fiz este juramento:
'Vocês nunca entrarão na terra prometida, onde Eu lhes teria dado descanso'.

Alguma semelhança com os dias em que vivemos hoje? O que acontece hoje é culpa de Deus ou do homem?

Escutem o que é dito no SALMOS 91

9 Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu Defensor;
10 Por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa;
11 Deus mandará que os anjos Dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for.

Obediência, fidelidade a Deus, procuremos pensar antes de agir, tomemos cuidado com as decisões que tomaremos principalmente nesta semana, onde os "Desejos da Carne" prevalecerão.
 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Chegou você ao seu "Mar Vermelho?".

ÊXODO 14
14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.

O verso de hoje é a terceira frase divina no drama do êxodo. Ela envolve uma promessa. Como Israel, com frequência sofremos de “brancos” e nos esquecemos de quem é Deus. Olhe para trás, considere as intervenções divinas e espere dEle coisas maiores. Em Seu conhecimento da fragilidade humana, Deus deseja que aprendamos que “a salvação vem do Senhor”.
Ele deseja que aprendamos a confiar nEle, o Alfa e o Ômega, Aquele que sustenta o mundo no espaço e que Se tornou responsável por nós. Assim, nossas batalhas se tornam Suas batalhas. Deus tem um código de honra inalterável: ninguém que confie nEle chora sozinho. Quando você chora, Ele sente o gosto do sal em Seus lábios. “Confie em Mim, confie em Mim”, Ele apela a você.
“O Senhor pelejará por vós” é o quarto comando, baseado na promessa anterior. Êxodo 13:18 sugere que Israel havia trazido armas: “Arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito.” Mas as armas do Egito não deveriam ser utilizadas. Nesse momento, os israelitas não precisam lutar. Essa não é a batalha deles. A quinta ordem aparece como uma instrução: “Dize aos filhos de Israel que marchem” (Êxodo 14:15).
Aqui está a parte humana. Israel deveria cruzar o mar. O povo fora antes instruído a ficar calmo. Queixa, lamento, murmuração e desespero não trariam nenhum resultado. Israel não deveria falar nem lutar porque Deus não precisa de nossas palavras ou armas. Em silêncio, o povo veria a libertação. Como já vimos, há coisas que não podemos fazer, e Deus não espera que as façamos. Ele prometeu fazê-las por nós. Por outro lado, há aquelas coisas que podemos fazer. Deus espera que as façamos, e Ele não prometeu fazê-las em nosso lugar.
Chegou você ao seu “Mar Vermelho”, onde não há saída aparente? Deus fará por você o que Ele prometeu. No verso 19, temos o incrível desfecho da história: “Então o anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e ia para trás deles.” Nas Escrituras, Deus é sempre descrito como líder, alguém que vai adiante. Mas aqui Ele Se coloca atrás.
Talvez esse seja o único texto em que Deus Se põe na retaguarda. Por quê? Porque era lá que estava o problema. Onde está seu problema? Em seu lar, no trabalho, nas emoções, na saúde, nos hábitos, nos negócios, nos relacionamentos? Ele estará lá com você e por você.
TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!
DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Por que Israel demorou 40 anos vagando?


“A rota direta, ao longo da costa, que teria demorado quinze dias.”


Mas havia um propósito para que eles fossem conduzidos pelo caminho mais longo:
Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”. Assim, o Senhor fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar. Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite(Êxodo 13.17,18;20-22)..
Se tivessem tentado passar pela Filístia, seu prosseguimento teria sido impedido; pois os filisteus, considerando-os como escravos escapados aos seus senhores, não teriam hesitado em mover-lhes guerra. Os israelitas estavam mal preparados para um encontro com aquele povo poderoso e aguerrido.
Tinham pouco conhecimento de Deus e pequena fé nEle, e ter-se-iam aterrorizado e desanimado. Estavam desarmados, e não tinham o costume de guerrear; seu espírito estava deprimido pelo longo cativeiro, e sentiam-se embaraçados pelas mulheres e crianças, ovelhas e gado. Guiando-os pelo caminho do Mar Vermelho, o Senhor revelou-Se como um Deus de compaixão bem como de discernimento.
Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite. Êxodo 13:20-22. Diz o salmista: “Estendeu uma nuvem por coberta, e um fogo para os iluminar de noite”. Salmos 105:39.” 
O capítulo 13 de Números “marca o ponto culminante de toda a viagem através do deserto. Israel revelou que ainda não estava devidamente preparado para entrar na Terra Prometida e uma geração inteira destinava-se a morrer no deserto. A esperança de Moisés de entrar brevemente em Canaã foi apagada de um golpe e o período de julgamento requerido por Deus foi substituído.
Estas são das mais dramáticas páginas de toda a Bíblia, já pela situação descrita, já pelas inúmeras lições espirituais de que estão recheadas.
TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!
DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Deixa Cristo batalhar por você.

ÊXODO 14
10 Chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor.

Israel estava fora do Egito, mas a capacidade do inimigo de levar o povo de Deus de volta ainda deveria ser destruída. O próprio Faraó comanda a perseguição aos ex-escravos. Cavalos egípcios e suas carruagens formam um espetáculo terrível. Faraó provavelmente julgou que uma formidável demonstração de poder significaria uma rápida rendição. Em desespero, o povo começa a murmurar, considerando a relativa segurança do Egito melhor que a distante e talvez incerta terra prometida.
Reação natural de antigos escravos. Todos nós, além de libertação externa, precisamos de libertação interna para que os vínculos com o passado sejam completamente eliminados.
Êxodo 14:13-15 registra cinco pequenas frases que constituem a mensagem divina com significado especial para os temerosos santos de todas as épocas. Primeiro: “Não temais.” Deus começou aqui porque é nesse ponto que o povo estava emocionalmente. Medo é nossa primeira reação diante do poder do inimigo. O medo nos paralisa e nos torna irracionais. Somos, contudo, chamados para descansar nAquele para quem nada é “difícil demais” (Jeremias 32:17).
“Não temas” é uma frase comum nas manifestações de Deus. Deus é o mesmo ainda hoje, acalmando-nos em nossos espantos. Uma estatística informa que encontramos nas Escrituras a expressão “não temas” 366 vezes. Não é extraordinário? Uma para cada dia do ano, e uma adicional para os anos bissextos.
A segunda frase segue logicamente o primeiro comando: “Aquietai-vos.” A libertação do medo resulta em calma. A ordem não foi para Israel lutar. Ativismo é a idolatria da cultura moderna. Corremos afobados, em ansiedade. Tentamos resolver os problemas com a própria força, os próprios recursos e a própria sabedoria, desconsiderando que Deus existe. Estar quieto significa mais do que passividade, mas total dependência dAquele que tem todos os recursos.

Significa “sair do caminho” e permitir que Deus seja Deus. Crer e esperar Sua intervenção, observando atentamente Seus sinais. Se você crê que está no lugar para onde Ele o guiou, permaneça calmo. Há fardos que podemos levar em submissão a Deus, mas há outros muito grandes e pesados para nossas forças. O Altíssimo não Se esqueceu de você.
TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!
DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Liberdade X Controle.

GÁLATAS 5
1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

É natural a qualquer pessoa buscar o controle da própria vida. Normalmente dependemos dos nossos esforços para alcançar tudo o que podemos. Enquanto muitas pessoas passam a vida numa busca pelo controle, outras têm um medo doentio de perder o controle.
Esse dilema humano somente encontra resposta em Deus. O Senhor quer que você dê a Ele, seu Criador e Redentor, o controle absoluto. Ele o conhece e o ama como ninguém. Isso abre a porta para que Ele atue em sua vida. Ao escolher submeter sua vontade à direção do Espírito Santo, você terá Sua paz sobrenatural e oportunidades ilimitadas de ser uma bênção para outras pessoas. Mas precisamos desejar esse poder em nossa vida. Deus não nos força a obedecer-Lhe.
Para sermos seres morais precisamos ser livres. E, para sermos verdadeiramente livres em Cristo, precisamos de um senso de renúncia (de querer abandonar nossos velhos caminhos pecaminosos e decaídos) e de um senso de permanência (de permanecer no poder do Espírito Santo).
Para sermos de fato livres, devemos ser verdadeiramente submissos ao controle do Espírito Santo. Não há contradição nisso. Nossa liberdade se encontra na libertação da condenação e do poder do pecado, que sempre nos escraviza e leva à morte. Em vez disso, ao nos entregarmos ao Senhor e abrirmos o caminho para que o Espírito habite em nós, não apenas deixamos de ser condenados (Romanos 8:1), mas temos uma vida em que “não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Essa é a única verdadeira liberdade que nós, seres pecadores e caídos, podemos conhecer.
Algumas pessoas pensam que a liberdade consiste em fazer o que quisermos, quando quisermos e como quisermos. O que há de errado com esse conceito a partir da perspectiva cristã? Qual é a ideia bíblica da verdadeira liberdade?
Reflita na Palavra:
“Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.” Salmos 119:45
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos…” Lucas 4:18
“Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” João 8:34-36

“Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” 2 Coríntios 3:17
TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!
DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Renúncia,Generosidade,Altruísmo ou Zelo?

2 CORÍNTIOS 5
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Quanto você deve ao meu Senhor? Quanto Ele já fez por você? Perdoou os seus pecados? Ele o vestiu com um manto de justiça? Colocou os seus pés sobre a rocha? Ele tem estabelecido os seus caminhos? Preparou o céu para você? Preparou você para o céu? Escreveu o seu nome no Livro da Vida? Jesus lhe tem dado bênçãos incontáveis?

Ele tem acumulado para você um estoque de misericórdias, que olhos não têm visto e sobre as quais ouvidos não têm ouvido (1Coríntios 2.9)? Então, faça por Jesus alguma coisa digna do amor dele.

Não dê ao Redentor que morreu urna mera oferta verbal. Como você se sentirá, quando seu Senhor vier e você tiver de confessar que não fez nada por Ele, exceto manter fechado o seu amor, tal como um poço estagnado, deixando de jorrá-lo em favor dos pobres e da obra dele? Afaste esse tipo de amor!

O que os homens pensam de um amor que não se expressa em ações? Ora, eles dizem: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto” (Provérbios 27.5).

Quem aceitará um amor tão fraco, que não impulsiona você a um pequeno ato de renúncia, generosidade, altruísmo ou zelo? Pense em como Ele o amou a ponto de entregar-se a Si mesmo por você! Conhece o poder desse amor? Então, permita que ele seja, para a sua alma, como um vento forte e impetuoso que remove as nuvens de seu mundanismo e dissipa a névoa de seu pecado.
Que as palavras: “Por amor a Cristo” seja a língua de fogo que se acomodará sobre você. Que elas sejam o êxtase divino, a inspiração celeste para erguê-lo da terra, o Espírito Divino que o tornará ousado como o leão e esperto como a águia, no serviço de seu Senhor.

O amor deve outorgar asas aos pés que servem ao Senhor e forças aos braços que trabalham por Ele.


Tendo os olhos fixos em Deus, com uma perseverança inabalável, resolutos a honrá-Lo com uma determinação de que não nos desviaremos, e avançando com um ardor que nunca cansará, manifestemos os constrangimentos do amor de nosso Senhor. Que Ele nos atraia ao céu.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Cresçamos em Cristo Jesus.

EFÉSIOS 4
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Muitos cristãos permanecem raquíticos e atrofiados nas coisas espirituais de forma que mostram a mesma aparência ano após ano. Não são manifestados neles, sentimentos avançados e refinados. Eles existem, mas não crescem em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Todavia, devemos ficar contentes por estarmos na folha verde, quando podemos avançar à espiga e, eventualmente, ao grão maduro na espiga? Devemos nos satisfazer em crer em Cristo e dizer: “Estou seguro”, sem desejarmos conhecer em nossa experiência mais da plenitude que podemos encontrar nEle? Isto não deve acontecer.

Como bons comerciantes no mercado celestial, devemos anelar ser enriquecidos no conhecimento de Jesus. É muito bom conservarmos a vinha de outras pessoas, mas não podemos negligenciar nosso próprio crescimento e maturidade espiritual.

Por que sempre tem de ser inverno em nosso coração? É verdade que precisamos ter o nosso tempo de semeadura, mas, oh! que tenhamos igualmente primavera e verão, que nos prometerão uma colheita antecipada!

Se desejarmos amadurecer na graça, temos de viver bem perto de Jesus -em sua presença -amadurecidos pela luz de seus sorrisos. Precisamos manter doce comunhão com Ele. Temos de nos aproximar de Jesus, como o fez o apóstolo João, e reclinarmos a cabeça no seio dele.

Então, nos veremos avançando em santidade, amor, fé e esperança – sim, em todos os dons preciosos. Assim como o sol nasce primeiramente no topo das montanhas, envolvendo-os com a luz, e apresenta uma das visões mais encantadoras aos viajantes; assim é uma das mais deleitáveis contemplações observar o esplendor da luz do Espírito Santo na cabeça de um cristão que tem crescido em estatura espiritual. Em semelhança aos imensos Alpes cobertos de neve, ele reflete os feixes de luz do Sol da Justiça, primeiramente entre os escolhidos.

Depois, ele dissemina o resplendor da brilhante glória de Cristo para que todos a vejam, e vendo-a, tragam glória ao Pai que está nos céus.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Tão precioso quanto uma criança.

1 CORÍNTIOS 3
1 Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.

Você está lamentando porque é muito fraco em sua vida espiritual? Está lamentando porque a sua fé é tão frágil e seu amor tão pequeno? 

Anime-se, pois você tem motivo de gratidão. Lembre-se: em algumas coisas você é igual ao cristão mais forte e adulto. Você e ele foram comprados com o mesmo sangue. Você é um filho adotado de Deus assim como qualquer outro cristão. 

Uma criança é um filho verdadeiro de seus pais, tal como um filho adulto. Você está completamente justificado em Cristo, pois a sua justificação não depende de graus. A sua pequena fé o tornou completamente puro. Assim como os cristãos mais avançados, você tem direito às coisas preciosas da aliança, visto que o seu direito às misericórdias da aliança está fundamentado não em seu crescimento espiritual, e sim na própria aliança. 

Cristão, a sua fé em Jesus não é a medida e sim a evidência de sua herança nEle. Você é tão rico quanto o mais rico, se não em prazer, em posse real. 

A estrela que menos brilha também está em órbita no céu. O raio mais tênue de luz também possui afinidade com o grande luzeiro do dia. No registro da família celestial, o menor e o maior estão inscritos pela mesma caneta. Você é tão querido ao seu Pai celestial como os mais nobres da família. 

O Senhor Jesus lhe demonstra ternura abundante. Você é semelhante a uma cana quebrada e qualquer mão menos cuidadosa que a do Maestro lhe esmagaria ou jogaria fora, mas Ele nunca “esmagará a cana quebrada” (Isaías 42.3). 

Um espírito mais rude diria: “Apague esta torcida fumegante. Ela enche a sala com um cheiro desagradável!” Em vez de ficar abatido por causa do que você é, deveria sentir-se triunfante em Cristo. Sou eu pequeno em Israel? Em Cristo, estou assentado nos lugares celestiais. 

Sou pobre na fé? Apesar disso, em Jesus sou herdeiro de todas as coisas. Embora não tenha nada de que me vangloriar, no que se refere a mim mesmo, eu me regozijarei no Senhor e me gloriarei no Deus da minha salvação.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.