sábado, 18 de fevereiro de 2017

Por que Israel demorou 40 anos vagando?


“A rota direta, ao longo da costa, que teria demorado quinze dias.”


Mas havia um propósito para que eles fossem conduzidos pelo caminho mais longo:
Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”. Assim, o Senhor fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar. Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite(Êxodo 13.17,18;20-22)..
Se tivessem tentado passar pela Filístia, seu prosseguimento teria sido impedido; pois os filisteus, considerando-os como escravos escapados aos seus senhores, não teriam hesitado em mover-lhes guerra. Os israelitas estavam mal preparados para um encontro com aquele povo poderoso e aguerrido.
Tinham pouco conhecimento de Deus e pequena fé nEle, e ter-se-iam aterrorizado e desanimado. Estavam desarmados, e não tinham o costume de guerrear; seu espírito estava deprimido pelo longo cativeiro, e sentiam-se embaraçados pelas mulheres e crianças, ovelhas e gado. Guiando-os pelo caminho do Mar Vermelho, o Senhor revelou-Se como um Deus de compaixão bem como de discernimento.
Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite. Êxodo 13:20-22. Diz o salmista: “Estendeu uma nuvem por coberta, e um fogo para os iluminar de noite”. Salmos 105:39.” 
O capítulo 13 de Números “marca o ponto culminante de toda a viagem através do deserto. Israel revelou que ainda não estava devidamente preparado para entrar na Terra Prometida e uma geração inteira destinava-se a morrer no deserto. A esperança de Moisés de entrar brevemente em Canaã foi apagada de um golpe e o período de julgamento requerido por Deus foi substituído.
Estas são das mais dramáticas páginas de toda a Bíblia, já pela situação descrita, já pelas inúmeras lições espirituais de que estão recheadas.
TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!
DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário