domingo, 19 de março de 2017

Não nos deixeis cair em tentação (II).

COMO VENCER AS TENTAÇÕES?
“E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13).

Não vá a lugares impróprios, nem assista coisas impróprias. O termo “impróprio” define tudo aquilo que possa levá-lo a cair. Você conhece suas fraquezas. Logo, faça com Deus um plano estratégico que o ajude a evitar essas situações.

Exercite a sua mente a pensar nas “coisas lá do alto” (Colossenses 3:1, 2).

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). O estudo diário da Bíblia e a prática da oração são formas de desenvolver um relacionamento dinâmico e ativo com Deus. Ao exercitar a nossa mente nas coisas de Deus, o Espírito a habilitará a ouvir a Sua voz e nos ajudará a discernir o bem e o mal.

É claro que as tentações virão fora de ocasião. Haverá situações inevitáveis onde você terá que lidar com as tentações. Para isso, busque atividades e pensamentos alternativos. Por exemplo: Se você está sozinho em casa, e isso o leva a uma tentação, saia para fazer um exercício; e enquanto você se exercita, você conversa com Deus a respeito do problema que enfrenta. Se a mente não consegue se desvincular disso, busque uma atividade prazerosa, que exercite a sua mente para outro caminho. Algo bom para vencer as tentações é fazer o bem aos outros. A satisfação de ajudar alguém, fazendo por ele o que Cristo fez por nós, pode nos dar uma sensação de prazer mais duradoura e benéfica que o pecado.

É importante entendermos que nossa luta não é para vencer a tentação, nem para não cair em pecado. Nossa luta deve ser para estar sempre mais perto de Jesus Cristo, por meio da oração e do estudo de Sua Palavra. O grande problema é que a maioria das pessoas pensa: “Até onde eu posso ir e não cair no abismo”?, quando o nosso pensamento deveria ser: “O que posso fazer para ficar longe do pecado e mais perto de Cristo”? Este ponto é fundamental, pois apenas ao lado do Senhor Jesus estaremos protegidos contra os assaltos da tentação.

Então, quando a tentação vier, seja por influência de Satanás ou pela lei do pecado na sua própria carne, faça isso:
1. Ore a Deus no exato momento e abra o jogo com Ele. Peça o auxílio divino.
2. Não alimente o desejo pecaminoso que vier à sua mente.
3. Afaste-se da tentação o mais rápido possível.
4. Já que você se afastou, permita que o Espírito Santo continue lhe guiando no sentido oposto à tentação.

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7)

Essa era a mesma estratégia de Cristo Jesus. Ele já garantiu a vitória. Nós precisamos nos apossar dela pela fé. “Ninguém tem necessidade de se abandonar ao desânimo e desespero. Satanás poderá achegar-se a vós com a cruel sugestão: ‘Teu caso é desesperado. És irremissível.’ Mas há para nós esperança em Cristo. Deus não nos manda vencer em nossas próprias forças. Pede-nos que nos acheguemos bem estreitamente a Ele. Sejam quais forem as dificuldades sob que labutemos, que nos façam vergar o corpo e a alma, Ele está à espera de nos libertar.” 

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário