Depois de contar a um Nabucodonosor muito impressionado exatamente o que ele tinha visto em seu sonho, o profeta Daniel explicou:
"Foi esse o sonho, e nós o interpretaremos para o rei". Daniel 2:36
A CABEÇA DE OURO: Que poder mundial, de acordo com o que Daniel disse ao rei, era simbolizado pela cabeça de ouro?
"Tu, ó rei, és rei dos reis. O Deus dos céus concedeu-te domínio, poder, força e glória... TU ÉS A CABEÇA DE OURO". Daniel 2:37, 38
Daniel estava dizendo ao governante do maior império do mundo: "Nabucodonosor, Deus está dizendo a você que o seu império, a Babilônia, é representada pela cabeça de ouro da estátua".
O PEITO E OS BRAÇOS DE PRATA:De uma perspectiva humana, a Babilônia parecia que seria um império que duraria para sempre. Mas, o que a profecia diz que aconteceria depois?
"Depois de ti surgirá um outro reino, inferior ao teu". Daniel 2:39
Em cumprimento à predição de Deus, o reino de Nabucodonosor virou ruínas quando Ciro, o general Persa, sobrepujou o império babilônico em 539 AC. Portanto, o peito e os braços de prata representam a Medo-Pérsia, outro poderoso império.
O VENTRE E OS QUADRIS DE BRONZE: O que essa parte da grande imagem de metal representa?
"Em seguida, surgirá um terceiro reino, reino de bronze, que governará toda a terra". Daniel 2:39
O ventre e os quadris de bronze da imagem simbolizam o reino da Grécia. Alexandre o Grande conquistou os Medos e os Persas, transformando a Grécia no terceiro maior império do mundo. Ela esteve em destaque de 331 a 168 AC.
AS PERNAS DE FERRO:
"Finalmente, haverá um quarto reino, forte como o ferro, pois o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro despedaça tudo, também ele destruirá e quebrará todos os outros". Daniel 2:40
"Finalmente, haverá um quarto reino, forte como o ferro, pois o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro despedaça tudo, também ele destruirá e quebrará todos os outros". Daniel 2:40
Depois da morte de Alexandre, seu império se enfraqueceu e foi dividido entre facções rivais, até que finalmente em 168 AC, na batalha de Pidna, o "Império do Ferro", Roma, esmagou a Grécia.
César Augusto governava Roma quando Jesus nasceu, por volta de 2.000 anos atrás (Lucas 2:1). Cristo e Seus apóstolos viveram durante o período representado pelas pernas de ferro. Gibbon, um historiador do século dezoito, sem dúvida tinha as profecias de Daniel em mente quando escreveu: "As imagens de ouro, prata, e bronze, que serviram para representar as nações e seus reis, foram sucessivamente estraçalhadas pela monarquia do ferro, Roma". (Edward Gibbon, The History of the Decline and Fall of the Roman Empire, John D. Morris and Company, vol. 4, p. 89).
Pense por um momento sobre essa predição a partir de um ponto de vista humano. Como Daniel, que viveu no tempo da Babilônia, poderia ter qualquer ideia sobre como os impérios se sucederiam centenas de anos no futuro? É difícil para nós até mesmo predizer qual será a tendência da bolsa de valores da semana que vem! E ainda assim, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma seguiram seu rumo exatamente como foi predito - como se fossem alunos obedientes em fila.
Será que Deus está no controle do futuro? Será que podemos ter esperança de que Ele tem um grande plano por trás de tudo? A resposta é um sonoro: SIM!
OS PÉS E OS DEDOS DE FERRO MISTURADO COM BARRO: Será que haveria um quinto poder que se seguiria a Roma?
"Como viste, os pés e os dedos eram em parte de barro e em parte de ferro. Isso quer dizer que ESSE SERÁ UM REINO DIVIDIDO, mas ainda assim terá um pouco da força do ferro, embora tenhas visto ferro misturado com barro. Assim como os dedos eram em parte de ferro e em parte de barro, também esse reino será em parte forte, e em parte frágil". Daniel 2:41, 42
O profeta predisse, não um quinto império, mas uma divisão da monarquia do ferro de Roma. Roma se fragmentaria em dez reinos, como simbolizado pelos pés e os dedos da imagem.
Será que isso realmente aconteceu? Com certeza que sim. Durante o quarto e o quinto séculos da era cristã, reinos bárbaros vindo do norte, invadiram o decadente império romano, terminando com todas as barreiras. Finalmente, dez das tribos ganharam a maioria do território ocidental de Roma, e dez nações distintas e independentes se estabeleceram dentro das fronteiras da Europa. Logo, os dedos representam as nações que originaram a Europa atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário