terça-feira, 30 de novembro de 2021

"Dando um Basta na Ansiedade" - Você não é Louco.

 Você nunca vai ganhar.


Você está nessa sozinho.


Você está enlouquecendo.

O Inimigo quer que você acredite nessas mentiras. Ele quer que você se sinta como se fosse a única pessoa que está nessa bolha de escuridão. Ele quer que você acredite que não tem saída... sem fim para esse sofrimento. Ele está tentando lhe convencer agora que você nunca mais vai ser normal. Que você é de fato louco. 

Um grande avanço em minha jornada para ser livre da ansiedade foi quando aprendi que eu não estava sozinho. Um amigo me contou a respeito de um pastor que eu respeitava muito que compartilhou uma mensagem sobre sua batalha com a depressão. Na época, eu nunca havia ouvido sobre alguém que estivesse lidando com uma situação como a minha.  Quando percebi que esse outro pastor tinha os mesmos sintomas iniciais que eu (sintomas físicos “loucos”), uma camada de esperança foi depositada em meu coração. Apesar das coisas não mudarem instantaneamente, eu estava confortável em saber que alguém havia sobrevivido para contar sobre isso.

Eu não tive uma reviravolta instantânea. Mas saí da noite para dentro da luz do dia. Minha luta ficou incapacitante por meses e depois minha ansiedade não desapareceu permanentemente. Na verdade, sendo transparente, alguns dias esse sentimento de ansiedade é persistente e ainda espreita por cima do meu ombro esquerdo cerca de cem quilômetros atrás de mim. A diferença agora é que sei o que é, e sei que não vai me distrair.

E eu acredito que, pelo poder do nome de Jesus, também não vai te distrair. O diabo pode estar rondando, procurando alguém para devorar. Jesus, porém, é um Rei leão que ruge, e está com você no vale chamado a sombra da morte. 

Clame por Jesus agora mesmo. Invoque Seu poderoso nome. Agradeça a Ele por estar com você. Diga a ele que você acredita que Ele pode levá-lo à luz novamente.

Se você me permitir, gostaria de falar sobre sua vida hoje através desta oração: 

Pai, eu oro pelo meu amigo(a) que está lendo isso agora, especialmente aquele que sente que não há outro lugar para onde recorrer. Falo no poderoso nome de Jesus de Nazaré sobre a situação dele(a). Agradeço a Ti que prometes levá-lo para o outro lado, se ele depositar sua confiança em Ti. Jesus, você é maior do que tudo o que está tentando distraí-lo. Preserve. Proteja. Desperte. Restaure. Para a sua grande glória, amém.

LEIA:

Jo 8:44

domingo, 28 de novembro de 2021

"Dando Um Basta na Ansiedade" - Diga olá para o meu Destruidor de Gigantes.



A ansiedade de cada pessoa é complexa e única. Mas todos nós temos a mesma esperança hoje – Deus está lutando por nós.

Evitar ataques de pânico, depressão, medo e preocupação é um processo, com muitos passos e curvas. Mas a chave para viver livre da ansiedade não é um plano, mas uma pessoa.

Sua esperança está em Jesus, o Grande Pastor de ovelhas. Ele é o caminho, a verdade e a vida. E ele está convidando você para permitir que Ele o guie através do que você está enfrentando neste mundo.

Deus entende que ficamos estressados na vida. Dezenas de lugares nas Escrituras falam diretamente de ansiedade, e centenas mais de medo e preocupação. Por quê? Porque as pessoas sempre estiveram ansiosas.

Pode-se afirmar que o texto mais conhecido da Bíblia é o Salmo 23. No núcleo deste salmo está uma oferta extraordinária de Deus – que Ele nos guiará em todas as épocas. Especificamente, Deus promete nos guiar através do vale da sombra da morte, aquele lugar sombrio onde duvidamos de tudo de bom e tememos todos os possíveis resultados negativos.

Enquanto Davi escreve o Salmo 23, ele está enfrentando um perigo que ameaça a vida, mas está confiante em seu Pastor. Ele descreve assim: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (v.4)

Você conhece um vale assim?

Você se sente isolado e sozinho, como se ninguém entendesse a carga esmagadora em que está submetido, nem o inimigo que você teme?

Ou seu vale é menos definido – uma nuvem de destruição difícil de descrever que desce sobre seus melhores pensamentos, transformando a vida em uma névoa sombria de confusão?

Se sim, Deus está oferecendo andar com você através deste vale. Ele não leva você ao vale, mas promete levá-lo ATRAVÉS dele. Este local atual de luta não será o seu fim. Sua esperança está em Jesus.

Isso pode parecer simplista ou elementar. Mas, em um mundo que tem soluções rápidas a cada passo, temos o Deus do Céu à nossa frente, se oferecendo para ser o nosso pastor em qualquer vale em que nos encontramos.

Jesus está se oferecendo para liderar, prover, proteger e preservar você pelos vales mais sombrios e noites imponentes. Convido você a chamá-lo agora, em voz alta. 

Você pode sentir que Deus está a um bilhão de quilômetros de distância. Você pode acreditar que sua voz nem passará pelas paredes do cômodo em que você está se você chamar por Ele. Mas, o nome de Jesus é poder. Chame-o agora. Diga a Ele que você não pode vê-lo, mas você ouviu que Ele está próximo. Peça a Ele que pare e considere o poço de depressão em que você está. Diga a Jesus que você deseja que Ele o conduza através do vale da ansiedade. Seja honesto e peça a Ele que ilumine a sua escuridão.

Você pode não saber como Ele fará isso, mas com fé diga-lhe que você sabe que Ele pode.

LEIA:

Sl 23:1


sábado, 27 de novembro de 2021

"Dando Um Basta na Ansiedade" - Fixe o Olhar.

 

Ansiedade. Este gigante iminente em um vale profundo ameaça, provoca, intimida, incapacita e paralisa. Esse gigante é real. E pode ser mortal.

A ansiedade e seus primos – pânico, preocupação, medo e pavor – são complexos. Existem fatores espirituais, mentais, físicos, emocionais, genéticos e circunstanciais que podem fazer com que caíamos nas garras da depressão, afastando-nos daqueles que amamos e diminuindo nossa capacidade de lidar com a vida cotidiana. Subestimar o problema, ou ignorá-lo com uma mentalidade: ei, descarte isso e se recupere , é um erro.

Sei disso porque sofri uma derrota neste vale nos últimos anos. No entanto, também sei que há uma maneira de superar a ansiedade. Sei em primeira mão que você pode emergir do outro lado da depressão e do pavor e viver para contar sobre alguém que é mais poderoso do que aquilo que o domina. Não estou oferecendo uma solução rápida, nem uma promessa de que você escapará da luta. Mas eu gostaria de falar sobre um campeão, um matador de gigantes, que está do seu lado na batalha. 

Tenho ouvido histórias de outras pessoas que lutam contra a ansiedade que parecem semelhantes às minhas, mas a batalha de todas as pessoas é diferente e cada experiência é única. Uma abordagem "tamanho único" não será útil aqui.

Mas chegar a um acordo com o tamanho formidável deste gigante de forma alguma diminui a promessa de Deus – você pode viver livre das garras desanimadoras da ansiedade.

É imperativo que você saiba que não está sozinho, impotente, no seu vale. Deus Todo-Poderoso está com você e está lutando por você. Na verdade, Ele já enfrentou todos os "Golias" e venceu!

Nos próximos seis dias, vamos fixar nosso olhar nele. Não ignoraremos que um gigante chamado medo, preocupação ou pânico esteja com o pé no nosso pescoço. Mas escolheremos levantar os olhos e ver alguém maior e mais poderoso – alguém que nos ama e planeja nos levar de volta à luz. 

LEIA:

Sl 73:26 

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Se & Então .

 

Quanto mais consciente eu sou da obra que Deus há de fazer em mim, menos crítico eu me torno sobre o que Deus tem a fazer em você. — Andy Stanley

Nós passamos os últimos três dias discutindo versículos que têm uma relação do tipo causa-efeito. Para vermos resultados em nossas vidas, há algo que precisamos fazer primeiro. Neste último dia, recorreremos a duas passagens onde Jesus falou de uma maneira similar.

Mateus 17:20

Jesus respondeu: "Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: “Saia daqui e vá para lá”, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!" 

Claramente, Jesus disse que nada é impossível para nós; logo, precisamos nos agarrar a esta verdade. Porém, se tudo o que nós fizermos for dizer "nada é impossível," nos esquecemos da primeira parte que fala da necessidade de termos fé. E o melhor é que não precisamos de uma fé do tamanho de um oceano — precisamos apenas da fé do tamanho de um grão de mostarda. Um grão de mostarda mede em torno de 1-2 milímetros. Isso é realmente uma quantidade bem pequena de fé. Deus não está pedindo que tenhamos uma fé perfeita, apenas alguma fé! Ele certamente irá cobrir o resto. 

João 8:31-32

Então Jesus disse para os que creram nele: "Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".  

Todos nós queremos liberdade em nossas vidas. De fato, não há melhor sensação do que essa sensação de liberdade. Mas como esperamos encontrar liberdade se não levamos a sério o que Jesus nos ensinou? Cada um está tentando achar sua própria versão da verdade, mas precisamos nos manter firmes na Palavra de Deus. Esta é a fonte da verdade para o seguidor de Cristo.

Para que cresçamos na nossa fé, há coisas que precisamos fazer. A caminhada cristã é um campo de treinamento onde nós lutamos para nos tornarmos como Jesus. Nós nunca seremos perfeitos, o que significa que continuaremos nesta jornada até deixarmos esta terra. Nós sempre teremos mais chances de crescer na nossa fé. 

E antes de nos darmos conta, nos tornaremos capazes de olhar para trás nesta caminhada de progresso e sermos encorajados porque Deus finalizará a obra que começou em nós. 


Reflita

Medite nos versículos acima. Você se vê no meio de uma batalha? Olhe para os pré-requisitos da fé e verdade e peça a Deus para te mostrar onde você precisa crescer.

Enquanto continua a ler a Bíblia, busque por passagens que tenham o padrão "se — então" ou "quando — então". Peça a Deus para mostrar onde você está procurando um resultado antes de fazer qualquer esforço. 

LEIA:
Mt 17:20 / Jo 8:31-32 / Jo 13:34-35 /  Fp 1:6

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O Desejo do Seu Coração,

Quando Deus lhe dá um “não,” dê a Ele um “obrigado.” Ele estava protegendo você de menos do que o Seu melhor. — Anônimo 

Salmos 37:4 diz, “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.”. Este versículo é frequentemente citado de forma errada. Normalmente, nós focamos na última parte que diz que Deus nos dará o desejo do nosso coração, mas esquecemos a primeira parte — Deleite-se no Senhor. 

Todos os dias das nossas vidas nós temos desejos e vontades que vão contra o melhor de Deus. Muitos deles são imprudentes e inseguros e, ainda assim, nós os desejamos. Nós não podemos dizer, “Deus vai me conceder os meus desejos!” especialmente quando os desejos são maus, prejudiciais, ou egoístas. Esta não é a promessa que Deus nos fez. 

Quando nos deleitamos verdadeiramente em Deus, estamos focando nos melhores planos Dele ao invés dos nossos. A ação de deleitar-se Nele molda nossos desejos para serem aqueles que Deus quer nos dar. Quando nos deleitamos no Senhor, Ele, alegremente, deseja nos dar os “desejos do nosso coração” porque é bem provável que os nossos planos estejam alinhados com os Dele. 

Veja, os planos e desejos de Deus superam em muito tudo o que poderíamos imaginar. Podemos pensar que nossas ideias são realmente maravilhosas, mas quando nós as alinhamos com o que Deus tem reservado para nós, ficamos impressionados com a quantidade de bondade que Ele tem planejado para Seus filhos. 

Você sabe o que significa se deleitar em Deus? De se encontrar verdadeiramente ao conhecê-lo e segui-lo? Não é apenas apreciar Suas bênçãos e os dons que Ele nos dá, mas deleitar-se Nele e em quem Ele é. Quando nos deleitamos Nele, nossos desejos são moldados por Sua influência. 

Reflita
Alguma vez você já se perguntou por que Deus não lhe concede alguns dos desejos que você tem em seu coração? Passe algum tempo orando e perguntando a Deus se seus desejos estão alinhados com os melhores planos Dele para sua vida.

LEIA:

Jr 29:11 / Sl 37:4

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Semeando e Colhendo.

 

Se você não pode voar, corra. Se você não pode correr, ande. Se você não pode andar, rasteje. Mas, independente do que fizer, você precisa continuar seguindo em frente. — Martin Luther King, Jr.

Às vezes, parece ser mais fácil desistir, não parece? Nós tentamos, tentamos, e tentamos, e acabamos nos cansando com todas as tentativas, especialmente quando não vemos nenhum resultado ou fruto do nosso trabalho. Então, decidimos parar de tentar, mesmo esperando, desesperadamente, ver algum tipo de resultado positivo. 

Em nossas vidas, ou estamos “semeando” coisas boas ou “semeando” coisas ruins. Estamos plantando sementes que irão brotar e produzir um resultado positivo ou estamos permitindo que as ervas daninhas criem raízes em nossas vidas. E se formos honestos, parece ser mais fácil para as ervas daninhas criarem raízes em nossas vidas do que qualquer planta frutífera, não é? 

Gálatas 6:9 diz, “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.”. É difícil fazer as coisas certas, escolher perseverar quando não vemos resultados. Mas, se desejamos “colher,” não podemos desistir.

Escolher ir à academia por uma semana não vai resultar em um corpo novo e saudável. Temos que continuar, semana após semana, para ver algum resultado que demonstra nosso trabalho duro. Não podemos esperar que nosso casamento fracassado seja melhor depois de ser agradável com nosso cônjuge por apenas um dia. Devemos nos dedicar e investir tempo no nosso casamento, dia após dia, confiando plenamente que Deus vai realizar as mudanças verdadeiras. 

Você nunca colhe logo após semear. Os fazendeiros sabem disso. Eles plantam em uma estação e colhem durante a outra. Então, se você quer ver resultados maravilhosos em sua vida, você deve continuar. Você não pode desistir e continuar esperando uma colheita. É muito fácil para nós pensarmos desta forma. Nós esperamos que Deus nos dê Suas bençãos e uma vida frutífera, mas já desistimos há muito tempo. Não devemos ficar desanimados nessa jornada, porque colheremos o que plantamos. 

A questão é: você continuará no percurso?

Reflita
Que tipo de fruto você quer ver em sua vida? Que medidas você está tomando para garantir que o fruto seja colhido um dia?

LEIA:
1Co 9:24 / Gl 6:9 / Fp 4:13 / Hb 12:1-3

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Conhecendo a Vontade de Deus.

Viver fora da vontade de Deus irá nos colocar em perigo; viver a Sua vontade nos torna perigosos. — Erwin McManus 

Parte do crescimento em Cristo é aprender que nós temos um papel a desempenhar. Sim, é o maravilhoso poder de Deus que está nos transformando, mas nós participamos deste processo de transformação. Enquanto Deus poderia interferir em nossas vidas de um jeito que não precisaríamos fazer nada, Ele não age desta forma – nós somos livres para fazer nossas próprias escolhas. 

Frequentemente demonstramos impaciência em nossas vidas e queremos obter resultados mais rápido do que o normal. Queremos estar na nossa melhor forma depois de ir à academia por uma semana. Queremos progredir na carreira depois de um mês de trabalho. Queremos ter amizades duradouras logo após nos tornamos amigos. Esses desejos só são realizados quando nos esforçamos. Quando vamos continuamente à academia, trabalhamos duro, e investimos nas amizades, só então alcançamos os resultados. 

Um exemplo similar que encontramos na Bíblia está em Romanos 12:2, “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 

Isso é maravilhoso, não? Adoraríamos poder discernir Sua vontade enquanto vivemos na terra. E esse verso nos diz que podemos, verdadeiramente, fazer isso. Mas, temos que fazer a escolha de não nos conformar com o padrão do mundo, mas pelo contrário, sermos interiormente transformados primeiro. 

Acreditar que podemos “testar e aprovar” quais são os planos de Deus e ainda assim viver a nossa vida do jeito que queremos parece um pouco contraditório, não? Se estamos vivendo para nós mesmos e não permitindo que Deus nos guie, como é possível saber quais são os planos de Deus? Isso não significa que fazemos escolhas perfeitas em nossa busca por seguir a Jesus. O que isso significa é que estamos buscando a Jesus. Enquanto buscamos, Jeremias 29:13 diz que nós O encontraremos. E quando O encontrarmos, vamos começar a ver os Seus propósitos e planos bem na nossa frente. 

Sejamos claros: nós não fazemos nada para ganhar nossa salvação. Jesus resolveu isso de uma vez por todas morrendo na cruz. Mas, quando se trata de aumentar a nossa fé, nós, de fato, temos um papel a desempenhar. 

Continue nos acompanhando, veremos outras passagens na Bíblia onde primeiro desempenhamos um papel, antes de colher os benefícios espirituais mencionados.

Reflita
Você sente que "se conformou" aos padrões do mundo? Em que áreas da sua vida você vê isso? Peça a Deus para mostrar onde você escolheu seguir os caminhos do mundo em vez de buscar a Deus.

LEIA: 
Jr 29:13 / Mt 7:7 / Rm 12:1-2

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Contratempos​ Duradouros.

 

Quando adolescente, Davi foi ungido como o próximo rei de Israel. Mas, em vez de subir ao trono sob uma chama de glória, ele passou anos fugindo do então rei de Israel, que tentou matá-lo por várias vezes. 

Durante esse período, Davi lamenta a Deus: ele tem conversas honestas sobre sua situação, mantendo a esperança de que Deus pode – e quer – restaurá-lo. 

Os lamentos de Davi lhe permitiram expressar sua tristeza, clamar por justiça e lembrar a fidelidade de Deus. Concentrar-se na fidelidade de Deus lembrou Davi do caráter de Deus, e conhecer o Seu caráter o ajudou a manter a esperança. É por isso que, mesmo nas situações mais difíceis, Davi poderia dizer: "Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes". (Salmos 142:5)

O que Davi talvez não soubesse durante seus anos como fugitivo foi que essa experiência o treinou para se tornar o líder e guerreiro que Israel precisava. Os contratempos que ele enfrentou fortaleceram seu caráter e abriram o caminho para seu objetivo futuro. 

Quando você se vê cercado pela oposição, o sofrimento pode ser um presente que ajuda você a entender sua situação. Mas o sofrimento não é o fim da sua jornada. 

Quando você coloca sua esperança em Jesus, você nunca sofre em vão porque o Deus que era também é o Deus que faz. Por isso, não importa o que você enfrenta, apegue-se a essa esperança: Jesus pode transformar seus contratempos e tristezas em cenários para o seu bem e para a glória Dele. Ele pode pegar sua dor e usá-la para Seus propósitos. Ele pode traçar um caminho através do deserto. Ao continuar se aproximando Dele, você poderá descobrir que sua luta atual está te treinando para propósitos futuros que Ele tem para você e para os que estão ao seu redor.

 LEIA:

Sl 3 / Sl 142 / Hb 12:1-13

domingo, 21 de novembro de 2021

Suportando Decepções.

 

José, o filho favorito de um rico dono de terras, tinha a vida inteira à sua frente – e ele sabia disso. Ele até sonhou sobre como o futuro seria, até que, um dia, seus irmãos o venderam para traficantes de pessoas. Em um instante, José é arrancado de sua família, futuro, posição e recursos. Todo o plano para sua vida é despedaçado.

Como um escravo no Egito, ele é traído de novo e encontra-se na prisão por um crime que não cometeu. Mas não importa pelo que ele está passando, ele nunca deixa de confiar em Deus…e Deus nunca deixa de mostrar a José favor e amor. 

Depois de 2 anos na prisão, José é promovido ao segundo maior cargo no comando do Egito. No fim, ele acaba resgatando milhares de pessoas de uma fome de sete anos – incluindo seus irmãos. 

Cada experiência dolorosa no passado de José o preparou para um propósito futuro que impactaria incontáveis vidas. 

Talvez você possa se identificar com a história de José de alguma forma. Talvez você tenha sido traído por alguém em quem confiava. Ou, talvez, você se encontrou imaginando porque sua vida é repleta de decepções e dificuldades. Talvez sua vida simplesmente não seja aquela com a qual você sonhou para si. 

Qualquer que seja o problema que esteja enfrentando, Deus tem um histórico perfeito de transformar sonhos e esperanças destruídos para o nosso bem e para a glória Dele. Ele nunca parou de trabalhar em sua vida. Não importa quais dificuldades você enfrente, Deus continuará mostrando favor e amor enquanto você continuar andando com Ele. E quando você anda com Deus, nada pelo que passa é em vão.

LEIA:

Gn 39:20-23 / Gn 45:1-15 / Gn 50:15-21

sábado, 20 de novembro de 2021

Suportando Provações.

 

Abraão estava acostumado a esperar. Ele esperou 25 anos para Deus lhe dar seu filho Isaque. E ele gastou a maior parte de sua vida vagando em terras estrangeiras, crendo que Deus lhe mostraria para onde ir. Imagine o que Abraão deve ter pensado quando, um dia, Deus lhe pede para matar o filho que ele havia esperado por anos. 

Ninguém teria culpado Abraão se ele tivesse dito “não” ou tivesse se tornado amargo, defensivo, irado ou temeroso. Mas, ao contrário, ele escolheu viver na tensão de confiar que Deus iria intervir, e adorar a Deus mesmo se Ele não interviesse. Abraão chega a falar para Isaque que “Deus proverá um cordeiro” – enquanto ele se prepara para sacrificá-lo.

No final, Deus poupa a vida de Isaque e revela a razão do seu estranho pedido: Ele nunca quis a morte de Isaque – Ele queria a completa obediência de Abraão. 

Sacrifícios importam para Deus quando eles nascem da obediência, porque a verdadeira obediência é um ato de amor sacrificial cheio de fé. 

Provações testam a extensão de nossa obediência, revelando em que nossa fé se baseia. Se dissermos que amamos a Deus, mas permitimos que nossas circunstâncias ditem nossas respostas às situações difíceis, então nós temos mais fé em nossas circunstâncias do que em Deus. 

Mas, se nossa fé está enraizada em Deus, que tem autoridade sobre todas as coisas, então nós, assim como Abraão, podemos entrar no desconhecido, abraçando a tensão de acreditar que Deus pode restaurar todas as coisas – e adorá-lo mesmo que Ele não as restaure.

LEIA:

Hb 11:17-19 / Gn 22:1-18 / 1 Sm 15:22-23

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

A Força para Suportar.



Você alguma vez já encontrou-se em um período difícil que parecia não ter fim? Talvez você perdeu algumas comodidades com as quais viveu a vida toda, ou talvez você venha lutando contra sentimentos de desilusão ou derrota. O que quer que você esteja enfrentando, você não está sozinho(a) em sua experiência. 

Jó: perdeu a sua riqueza, meios de sobrevivência, poder, família, saúde e amizades. 

O profeta Jeremias: viu seu país ser destruído e seus amigos serem arrastados para o exílio. 

O profeta Isaías: foi supostamente serrado ao meio por profetizar. Ele morreu sem ver o Salvador, sobre quem falou. 

Os doze apóstolos: suportaram tentativas de assassinatos​, perseguições, fome, prisões, isolamento, doenças e morte. Todos eles morreram esperando a volta de Cristo.  

As Escrituras estão repletas de pessoas que suportaram imensas dores, sofreram, atravessaram dificuldades e perdas. Mas essas pessoas perseveraram porque sabiam que nada, nem mesmo a morte, poderia afastá-las das promessas eternas de Deus.  

Porque o nosso mundo está quebrado, coisas ruins acontecem. Quando nos encontramos em situações que estão além do nosso controle, desiludir-se é natural e o pesar é necessário. 

Mas, mesmo esses momentos de extremo pesar, dor, mágoa e desilusão, Jesus pode transformar em incríveis demonstrações de Sua bondade e graça. 

Nos próximos dias, reflita conosco sobre a vida de várias figuras bíblicas que suportaram com fé períodos difíceis. Juntos, vamos descobrir como Deus usou a dor deles para propósitos maiores.

LEIA:

Is 40:27-31 / Hb 11:1-3 / Hb 11:23-40

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Nova Vida em Cristo.

 

Quando decidimos seguir Jesus, fomos ressuscitados para uma nova vida em Cristo. Mas o que exatamente isso significa? Colossenses 3:1 diz, “'Vocês foram ressuscitados com Cristo.” Ou seja, por causa da morte de Jesus na cruz e sua ressurreição dos mortos, fomos ressuscitados para uma nova vida em Jesus quando dissemos sim a Ele. 

Pode parecer confuso e difícil de entender, mas não precisa ser. Jesus veio e morreu para cobrir todos os pecados de todos os que já viveram – nós – e quando damos nossas vidas a Ele e escolhemos segui-lo, temos nova vida Nele.

Aqui estão dois pensamentos para ajudá-lo a entender o que é uma nova vida em Cristo:

Ajuste seu olhar.

Quando dissemos sim a Jesus, nossa antiga vida se foi, certo? Nem sempre. O que geralmente acontece é escolhermos as coisas com as quais estamos acostumados e nos sentirmos bem no momento. Nossas afeições são frequentemente colocadas nas alegrias e tristezas temporárias deste mundo. No entanto, Deus quer mais para nós! Devemos fazer nossa parte e fixar nossos olhos em Jesus, para que os fardos e lutas deste mundo não roubem continuamente nossa nova vida.

Faça Dele sua vida.

A primeira parte de Colossenses 3:4 diz, “Cristo é a verdadeira vida de vocês.” Muitas vezes isso não é verdade para nós. Jesus pode ser parte de nossas vidas mas Ele não é nossa vida. Basicamente, pedimos que Jesus seja nosso Salvador, o que nos permite passar a eternidade com Ele, mas não temos certeza se queremos que Ele seja nosso Senhor e governe todos os aspectos de nossas vidas enquanto estivermos na Terra. 


  • Ele habita parte dos nossos pensamentos, mas não permitimos que Ele seja Senhor sobre todos eles. 

  • Ele ocupa parte do nosso dia, mas não permitimos que Ele seja Senhor sobre todo o dia.

  • Ele é convidado para algumas de nossas decisões, mas não permitimos que Ele seja Senhor sobre todas elas. 

Muitas vezes pensamos que apenas porque nos tornamos cristãos, devemos mudar sobrenaturalmente. Que quando dizemos sim a Jesus, Ele entra em nossas vidas e simplesmente mudamos sem esforço de nossa parte. E enquanto isso pode acontecer porque o nosso Deus pode fazer qualquer coisa, nós ainda temos que participar da batalha por nossa santidade espiritual. 

Convido-os a aprender o que significa “deixar" o antigo eu, para “vestir” o novo eu, e como dizer e fazer tudo à luz do que Cristo fez por nós. 

LEIA:

Cl 3:1-4

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O que significa seguir a Jesus? (Ele Quer Você).

 Ele Quer Você

Sem a graça de Jesus: um fim sem esperança. Com a graça de Jesus: uma esperança sem fim. — Rick Warren

O que Deus realmente quer de nós? Ele deseja nossas atividades religiosas, como frequentar a igreja ou fazer um estudo da Bíblia? Ele quer que evitemos assistir ou fazer coisas ruins? Fazer coisas boas e evitar fazer coisas ruins não é o objetivo de seguir Jesus. O objetivo é amar a Ele. É isso que Ele quer. 

Ele quer você.

Deus quer nossos corações e toda devoção. E então adivinhe o que vai acontecer? Faremos coisas como ir à igreja e estudar a Bíblia porque queremos conhecê-Lo mais. Vamos analisar o que assistimos e dizemos porque queremos ser mais parecidos com Ele. Seremos gentis e generosos porque queremos fazer o que Ele nos chamou para fazer. Nossas atividades espirituais não devem vir em primeiro lugar, nem devem ser obrigatórias. Elas seguem a devoção do nosso coração.

Quando dizemos sim a Jesus e recebemos Sua salvação, morremos para nós mesmos. Mas, no dia seguinte, teremos que morrer novamente. E no dia seguinte e no próximo. A batalha contra nossos desejos egoístas ocorre desde o momento em que acordamos até o momento em que dormimos. Morrer para si mesmo é um evento cotidiano. Quanto mais seguimos a Cristo, mais devemos morrer para nós mesmos. Por quê? Porque buscamos a Deus e aprendemos o seguinte: Seus caminhos melhores e superiores substituem os nossos modos medíocres e medianos.

Então, o que acontece quando erramos? Ele fica bravo conosco? Nós vamos ser punidos? Vamos perder o céu? Existe um botão espiritual que é pressionado que nos envia de volta ao começo para uma reeducação? 

Dificilmente

Uma coisa que precisamos entender é que, quando nos rendemos completamente a Jesus e permitimos que Ele viva através de nós, obtemos acesso total à Sua graça. Não podemos esgotar Sua graça, pois ela cobre uma multidão de pecados. Mesmo quando nossa cota de pecados atinge "uma multidão", estamos cobertos.

Esperamos que isso liberte sua mente um pouco. Para saber que, como seguidores de Cristo, temos acesso ao Seu poder indescritível, Seu amor sem fim e, sim, Sua graça ilimitada. Não há pecado que possamos cometer nem distância que possamos viajar para longe Dele, onde Ele não preencherá a lacuna com toda a força de seu poder, amor e graça. Esse é Alguém a quem vale a pena se render e para quem vale a pena e viver.

E esse alguém é Jesus. 

Reflita


  • Você sente que vive totalmente entregue a Jesus? O que impede você de fazer isso? Passe um tempo pedindo a Deus que revele quaisquer obstáculos que o impeçam de viver completamente rendido a Ele. 

LEIA:
Jo 10:27 / 1Pe 4:8

terça-feira, 16 de novembro de 2021

O que significa seguir a Jesus? (Mais Dele, Menos de Mim).

 Mais Dele, Menos de Mim

Se minha vida está entregue a Deus, tudo está bem. Não permita que eu a pegue de volta, como se estivesse em perigo na Sua mão, e fosse mais seguro na minha! — Elisabeth Elliot 

Rendição.

É uma palavra que muitos veem sob uma luz negativa. Uma rendição ocorre quando uma pessoa ou grupo é dominado. Embora essa seja uma definição verdadeira, há mais. Render-se também significa "desistir completamente ou concordar em renunciar, especialmente em favor de outro". 

Quando nos rendemos a Jesus, temos a capacidade concordar em renunciar a favor de Seu propósito. Nós escolhemos fazer parte do Seu plano eterno. Jeremias 29:11 diz que Seus planos não são prejudiciais, mas são bons, trazem esperança e um futuro brilhante. 

Mas muitas vezes nos seguramos ao nossos planos enquanto tentamos seguir a Jesus. Não queremos nos render porque estamos convencidos de que nossa visão e sabedoria limitadas excedem a estratégia sem limites e infalível de Deus. Nossa rendição total a Jesus geralmente se resume a uma pergunta:

Quanto será exigido de mim?

E a resposta é simples.


Tudo.

Em Marcos 8:34-35, lemos que, se queremos ser discípulos de Jesus e segui-Lo, temos que negar a nós mesmos e tomar nossa cruz. A palavra grega para negar em Marcos, capítulo 8, é aparneomaie significa "esquecer a si mesmo e perder de vista o interesse" Estes dois versículos são resumidos desta maneira: negar a si mesmo e morrer para si mesmo. 

Entregar-se a Jesus significa deixar de lado nosso apetite egoísta e permitir que Ele viva através de nós. É optar por confiar em Seu plano sem falhas, mesmo quando não conseguimos entendê-lo. É acreditar que nossa alegria eterna é mais crucial do que qualquer prazer momentâneo. 

Mas há outra pergunta que não fazemos, mas devemos. Com o que uma vida entregue a Jesus é preenchida? A resposta é a mesma. Tudo. 

Toda bênção espiritual de Deus é o que recebemos quando paramos de nos esforçar para cumprir nossos planos humanos na Terra. Sim, os problemas ainda vão chegar à nossa porta. Os fardos ainda pularão sobre nossos ombros. O sofrimento ainda tropeçará na nossa frente. Mas em meio a tudo isso, temos...

A paz Dele que é intransponível.

A alegria Dele que é indescritível.

A liberdade Dele que é inexplicável.

O amor Dele que é ultrajante.

A misericórdia Dele que é generosa.

A graça Dele que é imerecida.

A presença Dele que é reconfortante.

A sabedoria Dele que é tranquilizadora. 

Tudo porque confiamos no plano do Deus do universo, e não no nosso. 

Então, se queremos saber como seguir Jesus, precisamos apenas perguntar quem está nos liderando. Ou Jesus está liderando ou nós estamos. Ou escolhemos Jesus ou escolhemos o eu. Não é complicado decifrar; simplesmente não é fácil de realizar. Seguir Jesus significa mais Dele, menos de nós. 

Reflita

  • Pense na sua vida. Você está vivendo por si mesmo ou está buscando Deus em tudo? Pense sobre isso ao longo do dia. 

LEIA:
Jr 29:11 / Mc 8:34-35 / Jo 3:30

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

O que significa seguir Jesus? (Venha, Siga-me).

 Venha, Siga-me

Não é de surpreender que seguir a Jesus seja custoso. As melhores coisas da vida sempre são. – Louie Giglio

Jesus chamou seus discípulos e usou a frase "siga-me" mais de 20 vezes na Bíblia. No evangelho de Mateus, lemos que eles deixaram as ocupações e as famílias para segui-lo. Mateus 4:20 diz, "Então eles largaram logo a redes e foram com Jesus. E depois no versículo 22 diz: "...e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele."  Há algo profundo em como eles partiram. Os discípulos partiram para seguir Jesus de duas maneiras: instantaneamente completamente

Eles não hesitaram em sua decisão. Eles não levaram nada com eles. Eles não voltaram para casa para se despedir daqueles que amavam. Eles simplesmente disseram sim ao chamado Dele. E pelos três anos seguintes, eles fizeram tudo com Jesus. 

Muitos dirão que o que os discípulos fizeram foi radical e exagerado. E foi. Seguir alguém que apenas falou com eles, alguém que não viveu em um palácio como um rei deveria, alguém que cresceu como eles e alguém que veio servir é extremo. No entanto, eles foram obrigados a seguir. Havia uma força inexplicável e desconhecida que os puxou para Jesus. 

O que ou quem você está seguindo? Todos seguimos algo ou alguém. Pode ser os ensinamentos de uma pessoa, um legado da família ou uma filosofia espiritual. Nossa devoção está em algum lugar; temos apenas que admitir onde está.


Como seguidores de Cristo, o Alguém que devemos seguir é Jesus. Mas muitas vezes ficamos confusos sobre o que isso realmente significa para nós aqui na terra. Se você perguntar a dez pessoas o que pensam sobre seguir a Jesus, há uma boa chance de obter dez respostas diferentes! A maioria das respostas terá a ver com nossas ações.

Viver boas vidas.

Ser gentis.

Demonstrar amor.

Ir à igreja.

Ler a Bíblia.

Alimentar os pobres.

Orar pelos outros. 

Há pessoas que lhe dirão o que você não deve fazer também –xingar, enganar, mentir, roubar, machucar pessoas, julgar alguém. "Seja uma boa pessoa"elas dizem. Depois, haverá alguns seletos que lhe dirão que o custo de seguir Jesus está em dar a sua vida para que Ele possa viver através de você. E o que eles estão sugerindo é uma rendição total a Jesus.

Vamos mergulhar no que significa entregar nossa vida a Jesus enquanto O seguimos nesta terra – viver nossas vidas tão profundamente conectadas a Ele que dizer adeus a si mesmo se torna uma alegria e uma honra. 

Reflita


  • Quando você pensa em como os discípulos responderam ao chamado de Jesus para segui-lo, como se sente? Você se sente sobrecarregado ou inspirado ao pensar em entregar sua vida completamente a Jesus?

LEIA:
Mt 4:19-22 / Mt 16:24-25 / Hb 11:6

domingo, 14 de novembro de 2021

A Alegria do Perdão é Maior do que o Desejo de Suicídio.

 


Há um hino que diz assim: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã bem cedo”. Jesus disse também que bem aventurados são os que choram porque eles serão consolados. 

Conhecemos a história da mulher pecadora que chorou aos pés de Jesus. Nós não sabemos os detalhes da sua situação, nem porque ela decidiu viver da maneira como vivia. Na verdade, não temos o direito de julgá-la, na realidade o que importa nessa história foi a sua decisão, ela foi até Jesus e chorou aos seus pés. 

“e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles.” (Lucas 7:38) 

Uma coisa eu tenho certeza, ela não foi mais a mesma depois desse encontro com Jesus. 

Para aproximar-se de Deus você precisa derramar a alma e chorar perante a Sua face.

Eu lhe convido a orar comigo agora, por favor: 

Senhor Jesus eu venho a ti para pedir ajuda, te peço perdão pelas minhas falhas. O Senhor tem visto as minhas lágrimas, eu quero que o meu coração e meu pensamento sejam transformados, hoje, em teu nome eu declaro autoridade sobre os meus pensamentos negativos em nome de Jesus.

 


sábado, 13 de novembro de 2021

O Pecado Atrai Sentimentos de Suicídio.

 


Todos nós estamos cientes de que a pandemia está causando uma tragédia mundial, ceifando vidas e causando sérios danos físicos, financeiros e emocionais. Mas existe uma coisa pior do que o Covid-19: chama-se “pecado”. Os homens se distanciaram de Deus, abandonaram o caminho que Ele preparou, fazem conforme suas próprias concupiscências. Sem saber, de forma inconsciente, o pecado traz sentimento de culpa e desejo de suicídio. Quantos se foram, infelizmente... Muitos chegaram ao ponto de perderem a fé, não acreditando mais em Deus, no Seu poder, no Seu amor, no que Ele é capaz de fazer para os que n’Ele confiam. 

“O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.”. (Romanos 5:12).

Você já imaginou até que ponto Deus quer e pode te ajudar a vencer a batalha da sua mente? Deus está sempre pronto a nos ajudar, basta você se aproximar dEle, como disse a apóstolo Tiago:

“Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! ” (Tiago 4:8).

Essa palavra é para aquelas pessoas que se distanciaram de Deus, para os que retrocederam no caminho, que não mais esperam receber socorro ou algo de Deus.

Hoje, te encorajo a buscar a Deus, e diga: compreendo que o meu futuro está nas Suas mãos meu Deus, muito obrigado por me ajudar a transformar a minha vida. 

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A Palavra de Deus é uma Vacina contra o Suicídio.

 

Vários países estão trabalhando incessantemente para vacinar os seus habitantes para combater o vírus, porém, contra o vírus que ataca os nossos pensamentos já existe uma vacina há milhares de anos, é a Palavra de Deus. Dessa forma, devemos encher a nossa alma e basear nossas emoções em tudo que vem de Deus. 

Espiritualmente, como você tem alimentado a sua alma? 

“Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! ” (Tiago 4:8)

Nós protegemos o nosso corpo, mas será que estamos protegendo também os nossos sentimentos? E a nossa mente, está protegida? 

Seguimos as recomendações da OMS, lavamos bem as mãos, impomos medidas de distanciamento social e usamos álcool em gel. Contudo, não devemos somente cuidar do nosso exterior, mas também da alma e do espírito que é nosso interior. Devemos nos proteger da angústia, da revolta, do pânico, do ódio e da manipulação promovida pelo diabo nos bombardeando através de séries e filmes nocivos.

Comece e termine o seu dia se alimentando das coisas de Deus, nunca esqueça que os primeiros minutos do seu dia são determinantes, tudo depende de como você começa. “Foi o que Jesus disse quando foi tentado: Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.” (Mateus 4:4)

“Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. ”. (Tiago 1:23)

Quando você se olha no espelho, sua imagem pode refletir seus problemas, mas não espere refletir uma imagem diferente sem haver mudança de atitude, pois é somente através da obediência à Palavra de Deus que você será abençoado e terá paz na sua mente.

Há alguns dias, recebi o testemunho de uma moça com desejos suicidas. Ela travava uma verdadeira batalha em sua mente, pois não conseguia se amar, se achava feia e desprezível, mas na medida que ela começou a ler a Palavra, passou a entender que foi Deus quem a criou e que ela era uma criatura maravilhosa.  

Nesses dias difíceis que estamos enfrentando, escolha alimentar seus pensamentos com toda a palavra que sai da boca de Deus! Caso você esteja vivendo uma batalha na sua mente, mude seus hábitos. Comece e termine seu dia alimentando a sua alma. Não esqueça que somente Deus tem palavras de vida eterna!