Muitas vezes, nas narrativas bíblicas, aprendemos mais sobre nós mesmos do que sobre história antiga. As palavras do questionamento de Gideão nessa passagem saltam rapidamente aos nossos próprios lábios: "Se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?" (Jz 6:13).
Deus parece tão distante quando nossas vidas estão cheias de morte, sofrimento, tédio, empregos dos quais não gostamos, pessoas que não entendemos, circunstâncias que não podemos mudar. Ouvimos a resposta para a pergunta de Gideão na esperança de que possamos ouvir uma resposta para nossas próprias perguntas. Mas, como normalmente acontece nos encontros entre Deus e as pessoas na Bíblia, não há resposta. Pelo menos, não o que nós iriamos normalmente classificar como uma resposta. Em vez disso, há uma ordem: "Livre o povo de Israel dos midianitas." (Versículo 14).
A resposta de Gideão é muito como a nossa seria: "Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família." (Versículo 15). Mas Deus mostrou à Gideão que não deveria ter mais introspecção sobre as falhas do passado, especulação sobre o que iria acontecer ou auto avaliação. A iniciativa estava nas mãos de Deus, como esteve lá no Egito. Gideão somente teria que obedecer e aderir à promessa. Ele teria apenas que servir, e Deus traria a vitória.
Agora, você pode olhar para sua história, pesquisar através de histórias de família, observar as tradições da nação, e ver o que acontece quando uma pessoa decide não responder à Deus e rejeita Seu amor. A desobediência é bem fácil de diagnosticar. Entre os sintomas usuais estão reflexos morais lentos, uma consciência inquieta que afeta a sua digestão, uma carga de culpa que faz com que você se canse facilmente, e uma leve depressão que suga suas ideias criativas.
Para você que reconhece tais sintomas em si mesmo, eu tenho boas notícias: Deus te ama, e está pronto para perdoar seus pecados e criar nova e eterna vida em você. Deus está pronto, nesse momento, para cancelar o seu passado, para apagar o registro, para queimar esses arquivos na frente de seus olhos. Nada do que fez ou pode imaginar te desqualifica de aceitar o que Ele está até agora mesmo fazendo por você.
Quando uma percepção de sua própria fraqueza ou noção de falhas do passado te mantém distante de seguir a direção de Deus?
LEIA:
Juízes 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário