quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Ore em todo o tempo!

 

  

...   orando em todo tempo (em todas as ocasiões, em todas as épocas) no Espírito e   para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (o   povo consagrado de Deus). Efésios 6.18


Em   Efésios 6.10-17, o apóstolo Paulo fala da armadura de Deus e como devemos   usá-la, assim como a espada da Palavra para enfrentarmos a batalha   espiritual. 

Depois de fazer uma lista de cada parte da armadura, no versículo   18, Paulo resume sua passagem dizendo: “Ore em todo o tempo...” Quando   devemos orar? Em todo o tempo.

LEIA:

Efésios 6:18


terça-feira, 29 de novembro de 2022

Fé: o antídoto para o medo .

    

Se,   porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá  liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com   fé, em nada duvidando; pois o que duvida (hesita) é semelhante à onda do mar,   impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do   Senhor alguma coisa [que peça]. Tiago 1.5-7


Quando   o medo bate à porta, devemos responder com fé, porque nada mais é eficaz  contra ele. E a oração é o melhor veículo para a fé.

A   fé deve ser levada ao problema e liberada de algum modo. É impossível orar   sem fé (fazemos isso sempre), mas é impossível ter fé real sem orar.

Tiago   nos fala que quando precisamos de algo devemos orar e pedir a Deus numa   oração simples de fé. Essas duas palavras são muito importantes. O modo de   fazermos isso é simplesmente orando e tendo fé, crendo que o que pedimos a  Deus nos será dado segundo sua vontade e plano divinos.

LEIA:

Tiago 1:5-7 


segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Não tenha medo, você é meu!

 

Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi [resgatei pagando um preço ao invés de te deixar cativo]; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em tiIsaías 43.1-2

Aqui o Senhor está nos dizendo para não temermos quando passarmos por tribulações. 

Isso significa que experimentaremos vitória em nossa vida, mas somente quando passarmos por elas.

O Senhor prometeu estar conosco e nos proteger quando passarmos pelas águas, e elas não nos destruirão, e pelo fogo, e ele não nos queimará.

LEIA:

Isaías 43:1-2


domingo, 27 de novembro de 2022

Ore por tudo e não tenha medo de nada!

  


Muito pode, por sua eficácia (com sinceridade de coração, contínua), a súplica do justo. Tiago 5.16

Algumas vezes ficamos com medo só de olhar para nossas circunstâncias. Isso é sempre um erro. Quanto mais nos concentramos em nosso problema, mais amedrontados ficamos. 

Ao contrário, devemos manter nossos olhos fixos em Deus. Ele é capaz de cuidar de tudo que poderemos enfrentar na vida. Deus prometeu nos fortalecer nas dificuldades, nos sustentar com sua mão direita vitoriosa. Ele também nos ordena que não fiquemos com medo. Mas lembre-se: ele não nos ordena que não sintamos medo, mas que não permitamos que ele nos controle.

Deus está nos dizendo hoje:

 “Pare de permitir que o medo controle sua vida. Comece a fazer o que estou mandando fazer, porque o que estou dizendo é para seu benefício. Sei quais as bênçãos que estão do outro lado, e o diabo também. Por isso é que ele vem contra você com medo e por isso é que lhe digo para não temer”.

LEIA:

Tiago 5

sábado, 26 de novembro de 2022

A coragem e a obediência produzem grandes recompensas.

 

Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Gênesis 15.1

Em Gênesis 12.1, Deus dá a Abrão uma ordem: “Pegue suas coisas e deixe para trás todos e tudo com que se sente confortável e vá para o lugar que lhe mostrarei”. Se Abrão tivesse dobrado seus joelhos ao medo, o resto da história nunca teria acontecido. Ele nunca teria experimentado Deus como seu escudo, sua grande compensação, e nunca teria recebido sua grande recompensa.

Do mesmo modo, se Josué não tivesse superado seu medo e obedecido à ordem de Deus para guiar seu povo à Terra Prometida, nem ele e nem o povo teriam aproveitado tudo o que Deus tinha planejado e preparado para eles.

Há poder na Palavra de Deus para nos capacitar para que não mais dobremos nossos joelhos ao medo dos desejos do diabo. Podemos fazer o que Deus quer que façamos, mesmo que tenhamos de

fazer com medo.

LEIA:

Gênesis 15


sexta-feira, 25 de novembro de 2022

O medo é falsidade .

 

… o diabo… foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8.44

A Bíblia não nos diz “Não tremas” ou “Não sues”; ela diz: “Não temas.”

Há uma diferença

Dizem que as letras na palavra “M-E-D-O” significam, na verdade, “Evidência Falsa com Aparência Real”.

Jesus disse que o diabo é um mentiroso e pai da mentira. A verdade não habita nele. Ele tenta usar a falsidade para enganar o povo de Deus, para que temam e não sejam ousados o suficiente para ser obedientes ao Senhor e colher as bênçãos que ele tem preparado para seus filhos.

Na maioria das vezes, o medo de algo é pior do que a coisa de fato. Geralmente, se formos determinados e corajosos o suficiente para fazer o que tememos, descobriremos que não é tão ruim assim como pensávamos.

Na Palavra de Deus, encontramos o Senhor dizendo ao seu povo com frequência: Não temais”

Creio que a razão para dizer isso é para encorajá-los a continuar insistindo naquilo que vem pela frente, para que façam o que ele diz. Por quê? Porque ele sabe que as grandes bênçãos estão disponíveis para nós do outro lado.

LEIA:

João 8

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Confronte o medo com a Palavra de Deus.

 

O medo não some simplesmente com nosso desejo ou vontade, mas ele precisa ser confrontado e trabalhado por meio da Palavra de Deus.

Há vezes em que as pessoas são miraculosamente libertas do medo pela oração. Não há dúvida sobre isso, porque servimos a um Deus que opera milagres. 

Já orei para pessoas serem libertas do medo que depois me disseram: “Depois de sua oração, nunca mais tive problemas com o medo novamente.” Mas, na maioria das vezes, confrontamos e superamos os medos meditando e falando a Palavra de Deus para nós mesmos, resistindo ao medo no poder do Espírito.

No meu caso, tive muitos problemas como resultado de "abusos" sofridos durante minha infância. Houve coisas na minha vida que precisei de libertação, mas com uma pequena exceção: 

Deus me libertou de todos elas como resultado da minha aplicação de sua Palavra. Deus nem sempre nos livra das coisas; ele geralmente nos faz passar por elas.

LEIA:

Deuteronômio 31:6


quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Não temas significa não fujas!

  


… Não temais; aquietai-vos (tenha confiança, fique firme) e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará… Êxodo 14.13

O que percebi que Deus estava dizendo para mim era que a frase “Não temas” simplesmente significa “Não fujas.” Desse modo, a solução para o medo é simples. Quando enfrentamos o medo, em vez de dobrar nossos joelhos diante dele, devemos ficar de pé e fazer aquilo que tememos.

É precisamente isso que Deus nos diz para fazer em sua Palavra. 

Mesmo que nossos joelhos tremam, nossa boca seque e achemos que vamos cair, precisamos continuar dizendo: 

“Senhor, fortalece-me. Isso é o que tu me disseste para fazer, e com tua ajuda vou conseguir, porque é tua vontade revelada para mim. Estou determinada a não permitir que minha vida seja controlada pelo medo, mas por tua Palavra”.

LEIA:

Êxodo 14

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Faça com medo!

 

Ora, [em Harã] disse o SENHOR a Abrão: Sai [para seu próprio bem] da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a  terra que te mostrarei. Gênesis 12.1

Como você se sentiria se Deus lhe pedisse que saísse de casa, deixasse sua família e tudo o que lhe fosse familiar e confortável e partisse para sabe-se onde? Cheio de medo?

Esse foi precisamente o desafio que Abrão enfrentou nessa passagem – e isso o amedrontou. Por isso que Deus lhe dizia inúmeras vezes: “Não temas”. Esta foi a mesma mensagem que ele deu a Josué quando o chamou para levar os filhos de Israel para que possuíssem a terra que lhes prometera como herança. (Josué 1.6-7-9.)

Qualquer pessoa que decidir fazer qualquer coisa para Deus precisará ouvir o Senhor dizer com frequência: “Não temas”.

Muitas vezes pensamos que devemos esperar para fazer algo até que não tenhamos mais medo. Se fizermos isso, provavelmente, realizaremos muito pouco para Deus, para os outros e até mesmo para nós mesmos. 

Tanto Abrão quanto Josué tiveram fé e foram obedientes a Deus, fazendo o que ele tinha ordenado que fizessem – com medo.

LEIA:

Gênesis 12:1-20 / Josué 1:6-9

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Há poder em orar.

 

Há poder em orar e confessar a Palavra de Deus, que é sua vontade revelada. Estou convencido de que uma das coisas mais importantes que podemos fazer em nosso momento de oração é confessar a Palavra.

Quando percebemos que estamos tentando evitar o confronto com alguns assuntos de nossa vida por causa do medo, imaginação ou questionamento, o que devemos fazer é orar e pedir a Deus que faça o que prometeu em sua Palavra – ir adiante de nós e aplainar o caminho para nós. Tiago nos ensina que não temos porque não pedimos. (Tiago 4.2.) Jesus nos diz para pedir, buscar e bater. (Mateus 7.7.)

Quando enfrentamos uma entrevista de emprego, por exemplo, em vez de ficarmos com medo de causar má impressão ou não conseguir a vaga, precisamos pedir ao Senhor que esteja conosco, para ir adiante de nós e preparar o caminho para que possamos nos apresentar da melhor forma possível. Assim, podemos confiar que o que quer que aconteça será para nosso bem, segundo a perfeita vontade e o plano de Deus para nós.

LEIA:

Tiago 4 / Mateus 7


domingo, 20 de novembro de 2022

Conversa Franca Sobre Medo .

     

Romanos 10.17 diz: “E, assim, a fé vem pela   pregação, e a pregação pela palavra de Cristo”. 

Precisamos aprender e   confessar versículos em voz alta. Quando abrimos nossa boca e confessamos o  que o Senhor diz para nós e sobre nós, a Palavra de Deus nos dará poder para   superar os medos que nos atormentam e nos atrapalham.

E esta é a confiança (a certeza, o privilégio da   ousadia) que temos para com ele: [temos a certeza de] que, se pedirmos alguma   coisa segundo a sua vontade (concordando com seu próprio plano), ele nos   ouve. 

E, se sabemos [com certeza] que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos,   estamos certos [com conhecimento absoluto e definitivo] de que obtemos [foi   dado a nós como nossa posse] os pedidos que lhe temos feito. 1 João   5.14-15

LEIA:

1 João 5


sábado, 19 de novembro de 2022

Não temas!

  

Todos nós já experimentamos começar a nos encher de fé para depois o medo começar a surgir em nós só de pensarmos nele. Precisamos perceber que a fonte do medo é Satanás. João 4.18 diz:

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor."

Satanás envia o medo para tentar nos atormentar, para que duvidemos e nos sintamos mal, pois, assim, seremos impedidos de fazer o que Deus quer que façamos e de receber tudo o que ele tem para nós.

Podemos viver sem medo construindo nossa fé naquilo que Deus disse em sua Palavra. Por exemplo:

"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia [de medo servil, covarde], mas [nos deu um espírito] de poder, de amor e de moderação"2 Timóteo 1.7.

"Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará"Deuteronômio 31.6

LEIA:

1 João 4:18 / 2 Timóteo 1:7 / Deuteronômio 31:6

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Confrontando o medo.

 

A mensagem “não temas, pois eu, o Senhor, estou convosco” é expressa de muitas maneiras diferentes na Bíblia. Deus não quer que tenhamos medo, porque o medo nos impede de receber e fazer o que ele planejou para nós. Ele nos ama e quer nos abençoar, por isso providenciou meios para não temermos.

Podemos ver na seguinte passagem que aqueles que creem em Jesus Cristo não precisam ter medo de coisa alguma que os incrédulos – pessoas do “mundo” – temem. Deus não quer que temamos essas coisas:

Porque assim o SENHOR me disse, tendo forte a mão sobre mim, e me advertiu que não andasse pelo caminho deste povo, dizendo: Não chameis conjuração [ou cruel ou santa] a tudo quanto este povo chama conjuração [ou cruel ou santa]; não temais o que ele teme, nem tomeis isso por temível. Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto [para que não o ofenda com medo do homem desconfie dele]. Isaías 8.11-13

Em sua Palavra, Deus nos diz que podemos viver de forma vitoriosa, sermos fortes nele e no poder de sua força. Ele prometeu que nunca nos deixaria ou nos abandonaria, independentemente do que acontecer.

LEIA:

Isaías 8


quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Livre do medo.

 

Se você sente que perdeu algumas coisas em sua vida por causa do medo, você pode aprender como lidar com ele ou superá-lo e começar a experimentar a vida abundante que Deus planejou para você.


Um dos grandes benefícios disponíveis a nós, em nossa herança espiritual como crentes em Jesus Cristo, é a liberdade do medo. Mas, mesmo se tivermos medo, sabemos que podemos ir em frente e agir, porque Deus estará conosco para nos proteger. 

Ele nos ajudará, estará à nossa frente para lutar a batalha por nós ou nos livrar, nos fará passar pelas adversidades de forma vitoriosa conforme lhe obedecermos.

LEIA:

Deuteronômio 31:6

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Busque, Bata e Peça.

 

"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Is 55:6).

Se eu creio no que estava fadado a crer e, depois disso, acho que possa haver algo mais a considerar, espero descobrir que exista esse algo mais. Entretanto, eu não deveria esperar encontrar algo novo, a menos que não houvesse inicialmente crido, embora parecesse ter crido, ou que tenha parado de crer. 

Se eu abandonar a minha fé, por conseguinte também a negarei. Ninguém busca, senão a pessoa que nunca possuiu ou que perdeu o que buscava. 

No evangelho de Lucas, uma senhora perdeu uma de suas dez moedas de prata e começou a procurá-la. Quando a encontrou, porém, parou de procurar. Um vizinho não tinha pão, então bateu à porta. Porém, assim que a porta se abriu e ele recebeu o pão, parou de bater. 

Uma viúva vivia pedindo para ser ouvida pelo juiz, porque isso não lhe era concedido, entretanto, quando seu processo foi ouvido, parou de pedir. 

Portanto, há um limite para o buscar, o bater e o pedir. Cristo diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”

Tolo é quem sempre busca porque nunca encontra, porque busca onde nada pode ser encontrado. 

Tolo é quem sempre bate porque a porta nunca se abre, porque bate onde não há uma porta para ser aberta. 

Tolo é quem sempre pergunta porque não será ouvido. Ele pergunta a alguém que não ouve.

“Ninguém busca, senão a pessoa que nunca possuiu ou que perdeu o que buscava.”

LEIA:

Isaías 55

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Viva Sob Controle.

 

"Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança." (Pv 23:17,18)

Se a carne não ressuscita, por que ela é guardada e por que não permitimos que ela satisfaça os próprios desejos? 

Por que não imitamos os médicos, que, segundo dizem, quando recebem um paciente para o qual não há esperança de cura, permitem que esse doente satisfaça os seus desejos? O médico permite a ele esse tipo de vida porque sabe que o paciente está morrendo e, em breve, se tornará um cadáver. 

Porém, se o nosso médico, Deus em Cristo, após nos resgatar dos nossos desejos, regular a nossa carne com Seu próprio sábio e temperado governo, é evidente que Ele a protegerá dos pecados porque tem a esperança de salvação, assim como os médicos não permitem que os homens que eles têm esperança de salvar satisfaçam qualquer prazer que desejarem.

LEIA:

Provérbios 23

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Lágrimas e Alegria...

 

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados." (Mt 5:4)

Como pode Paulo dizer “Alegrai-vos sempre no Senhor”? A alegria de que ele fala provém de lágrimas de pesar. Pois, tanto quanto a alegria mundana traz consigo tristeza, lágrimas piedosas produzem uma interminável alegria que não diminui. 

A prostituta, que obteve mais honra do que as virgens, experimentou alegria quando tomada por essa chama, inteiramente aquecida pelo arrependimento, ela foi movida por seu anseio por Cristo. Ela soltou os cabelos, banhou os Seus santos pés com suas lágrimas, enxugou-os com seus cabelos e derramou todo o unguento. Entretanto, essas eram apenas manifestações exteriores. 

As emoções presentes na mente dela eram muito mais: eram fervorosas — coisas que somente Deus seria capaz de ver. Portanto, todo aquele que ouve falar dessa mulher se alegra com ela, deleita-se em suas boas obras e a absolve de todo pecado. Se nós, que somos maus, a julgamos dessa maneira, imagine que sentença ela recebeu de Deus, que ama a humanidade! 

Considere quanto, mesmo antes de receber as dádivas de Deus, ela foi abençoada por seu arrependimento. Pois busco as lágrimas derramadas, não para exibição, mas por arrependimento; quero aquelas que escorrem secretamente e a portas fechadas, fora da vista, suave e silenciosamente. 

Desejo aquelas que têm origem nas profundezas da mente, aquelas derramadas em angústia e tristeza, aquelas que são somente para Deus.

“Eu busco as lágrimas derramadas, não para exibição, mas por arrependimento.

LEIA:

Mateus 5

domingo, 13 de novembro de 2022

Deus Soberano...

 

"Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." (Mt 19:17).

Quando as pessoas elogiam meus atos de serviço, que são inspirados pelos Céus, não confirmam que Deus causou que fiz? Certamente que sim, porque Deus faz o que quer que seja melhor e os humanos cumprem os mandamentos dele. 

Com certeza, todos sabem que o santo serviço realizado por estas mãos veio de uma pura e genuína fé em Deus. O que quer que tenha sido feito para o bem comum foi realizado por meio de um esforço ativo combinado com súplica e oração. 

Como resultado, os indivíduos e o público se beneficiaram grandemente. Porque a oração justa é invencível. Todos os que fizerem um pedido santo receberão o que pediram a Deus. 

Uma recusa é impossível, exceto quando a fé vacila, porque Deus é sempre favorável e pronto para aprovar a justiça humana. Embora seja natural errarmos ocasionalmente, Deus não causa o erro humano. 

Portanto, os justos devem agradecer a Deus por sua própria segurança individual e pelo estado feliz dos assuntos públicos. Ao mesmo tempo, porém, devem responder ao favor de Cristo com orações santas e pedir constantemente que Ele continue a nos abençoar.

“O que quer que tenha sido feito para o bem comum foi realizado por meio de um esforço ativo combinado com súplica e oração.”

LEIA:

Mateus 19

sábado, 12 de novembro de 2022

Perdoando os Inimigos...

 "Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. " (Lc 22:34).

É-nos necessário lembrar o valor da crença correta. É-me proveitoso saber que Cristo suportou as minhas doenças e se submeteu às minhas concupiscências pelo meu bem. 

Ele se tornou pecado e maldição por mim — isto é, por todos. 

Ele se humilhou e se tornou servo por mim. 

Ele é o Cordeiro, a Videira, a Rocha, o Servo e o Filho de uma serva por mim. 

Ele não conhece o Dia do Juízo, mas, pelo meu bem, não sabe o dia e a hora. 

Que remédio glorioso é ter consolo em Cristo! Porque Ele suportou essas coisas com enorme paciência pelo nosso bem — então, sem dúvida, podemos suportá-las com paciência comum simplesmente pela glória de Seu nome! 

Quem não aprenderia a perdoar seus inimigos ao ver que, mesmo na cruz, Cristo orou por aqueles que o perseguiam? 

Você não vê que as fraquezas de Cristo são a sua força? Então, por que pergunta a Ele sobre remédios para nós? 

As Suas lágrimas nos lavam e o Seu choro nos purifica. Porém, se você começar a duvidar, desesperar-se-á, pois quanto maior é a afronta, maior gratidão é devida.

LEIA:

Lucas 22

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Pedidos Incessantes...

 

"E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei." (Is 65:24).

Aquele que sabe o que precisamos antes que lho peçamos nos instou a “orar sempre e nunca esmorecer”. O Senhor contou a história de uma viúva que desejava que fosse feita justiça contra o seu inimigo. 

Por meio de seus pedidos incessantes, ela convenceu um juiz iníquo a ouvi-la. O juiz não foi movido por justiça ou misericórdia, mas por ter sido vencido pelos cansativos pedidos dessa mulher. A história nos encoraja por ensinar que o Senhor Deus, que é misericordioso e justo, presta mais atenção às nossas contínuas orações do que quando aquela viúva venceu o juiz indiferente, injusto e iníquo com seus incessantes pedidos. 

O Senhor dá uma lição semelhante na parábola do homem que nada tinha para oferecer a um amigo viajante. Ele tentou tomar emprestados três pães de outro amigo que já estava dormindo. Devido aos seus pedidos muito urgentes e insistentes, conseguiu acordar o amigo, que lhe deu todos os pães de que precisava. Porém, a motivação desse amigo proveio de tentar evitar mais aborrecimentos, não de generosidade. 

Por meio dessa história, o Senhor ensinou que quem está dormindo é compelido a dar à pessoa que os perturba, mas Aquele que nunca dorme dará com muito mais bondade. De fato, Ele até nos desperta do sono para que possamos pedir-lhe.

“O Senhor Deus, que é misericordioso e justo, presta atenção às nossas contínuas orações.”

LEIA:

Isaías 65:24

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

O Discípulo a Quem Jesus Amava.

 

Acreditava-se que o autor do Evangelho de João era o João, que foi um dos primeiros discípulos a ser chamado por Jesus. Embora seu nome seja mencionado nos outros três Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, na verdade não é mencionado no Evangelho de João. Em vez disso, ele refere-se a si mesmo na terceira pessoa com o apelido de "o discípulo a quem Jesus amava”. Em outras traduções, ele também foi chamado de “O Discípulo Amado".

Então, por que João não mencionou o próprio nome? Ele era egocêntrico ao referir-se a si mesmo como alguém que Jesus amava? Isso significa que Jesus amava mais a João e tinha um amor de segundo nível pelos outros 11 discípulos? Algo a se notar é que João não se referiu apenas a si mesmo como "o discípulo a quem Jesus amava", ele também se referiu claramente a si mesmo na terceira pessoa. Em João 20, ele apenas chamou a si mesmo de “o outro discípulo”. Não saberemos com certeza, mas estudiosos e teólogos têm algumas ideias sobre as escolhas de João.

Em primeiro lugar, o fato de o nome real de João não ser mencionado em todo o livro de João pode nos levar a reconhecer seu desejo por anonimato. Que ele realmente não queria que as pessoas se concentrassem nele, mas no Salvador do mundo e no que Ele fez pela humanidade. Se o desejo de João era realmente ser o mais anônimo possível, então o apelido "o discípulo a quem Jesus amava" estaria de acordo com esse pensamento. Pessoas ao longo dos tempos podem ter se perguntado quem foi o autor de João, e se for esse o caso, então seu objetivo foi alcançado.

Em segundo lugar, como João se referia a si mesmo em sua cultura, provavelmente não é o mesmo em nossas culturas. Quando ele chama a si mesmo de “o discípulo a quem Jesus amava”, ele pode estar apenas enfatizando o poder de mudança de vida de Jesus e como Ele mudou sua vida. Veja as coisas desta forma: esse apelido seria semelhante a nós darmos a nós mesmos um apelido que falava do amor de Deus por nós como “favorecidos por Deus” ou “amados por Deus”. Ou podemos até nos chamar de “filhos de Deus”, mas certamente não queremos dizer que os outros não sejam favorecidos, amados ou filhos de Deus.

No final das contas, podemos saber que Jesus ama cada ser humano no planeta. Ele veio à terra, morreu uma morte que nós merecíamos e ressuscitou da sepultura para que pudéssemos experimentar e desfrutar a eternidade com nosso Pai no céu.

LEIA:

João 13:23 / João 19:26 / João 20:2 / João 20:4 / João 20:8 / João 21:7 / João 21:20


quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Solteiro x Casado...

 

No livro de 1 Coríntios, o apóstolo Paulo escreve com grande ousadia para esta jovem igreja em Corinto. Tanto é verdade que muitos crentes têm tido dificuldades com partes da carta. Aqui está um versículo específico que é difícil para as pessoas entenderem:

Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: É bom que permaneçam como eu.1 Coríntios 7:8 NVI

Para realmente entender o casamento, devemos ler o contexto em que este versículo se encontra, bem como ver o panorama geral do casamento em toda a Bíblia.

Em primeiro lugar, o que está acontecendo em 1 Coríntios 7 é maior do que apenas este versículo. Ele está se dirigindo a uma igreja que está lutando com sua pureza. É nesta mesma passagem que ele também dá conselhos de Deus aos casais. Paulo não está dizendo que o casamento é errado. Parece que ele está apenas mostrando seus próprios pensamentos sobre este assunto.

Então, se voltarmos ao primeiro livro da Bíblia, vemos que é o desejo de Deus para o casamento entre um homem e uma mulher. Deus criou o homem e a mulher e lhes ordenou que “frutifiquem e se multipliquem”. Em Gênesis 2:18, diz especificamente: Não é bom para o homem ficar só...”

Então, com esse contexto em mente, muitas pessoas se perguntam se isso é um mandamento de Deus ou se é apenas uma sugestão de Paulo. Se olharmos mais adiante em 1 Coríntios 7:10, Paulo diz: Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor” Poderia estar implícito que os versículos nos quais ele sugeriu que as pessoas ficassem solteiras, fossem sugestão própria. Paulo parece ter o cuidado de distinguir entre o que Deus ordena e suas próprias opiniões.

Então, o que podemos aprender aqui? O casamento é uma bênção de Deus e é fundamental quando se trata da intenção da criação. Mas, só porque Deus criou e endossa o casamento, não significa que todos vão (ou deveriam) se casar.

Se você está se perguntando se deve se casar ou permanecer solteiro, saiba que tudo o que Deus lhe mostrar é o caminho Dele para a sua vida. Um não é um chamado mais elevado do que o outro. Há um propósito em ambos os caminhos.

LEIA:

Gênesis 1:26-28 / Gênesis 2:18-25 / 1 Coríntios 7:1-11


terça-feira, 8 de novembro de 2022

Ananias e Safira...

 

Atos 5 começa com uma história que é realmente difícil para nós lermos e processarmos. Um homem chamado Ananias, junto com sua esposa Safira, vendeu sua propriedade, mas manteve uma parte do valor para si, antes de colocar o resto "aos pés dos apóstolos".

De alguma forma, Pedro descobriu o que Ananias fez e o confrontou sobre isso. Pedro disse: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração...” Ele também lhe disse que o dinheiro era dele, para usar como quisesse. Pedro parecia se importar menos com o dinheiro retido, pois ele realmente confiava em Deus para a provisão, e mais com a desonestidade demonstrada por Ananias e Safira.

Logo após ter sido confrontado, Ananias caiu e morreu no local. Se isso não fosse duro o bastante, Safira veio algumas horas depois e não sabia o que tinha acontecido ao seu marido. Pedro também a confrontou e ela também morreu no local. Ambas as mortes incitaram grande medo nas pessoas.

Que passagem intensa! Parece que a “punição não condiz com o crime”, não é? Para dissecar essa passagem com precisão, é importante voltar ao capítulo anterior.

No final de Atos 4, vemos uma forte unidade entre todos os crentes. Lemos em Atos 4:32 que Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham”. O Espírito de Deus estava operando tão poderosamente em cada um desses crentes, incluindo Pedro e João, que ninguém estava passando necessidade. Parte do motivo por que suas necessidades foram atendidas está no versículo 34:

Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. Atos 4:34 NVI

Ao pensar sobre o final de Atos 4 e a descrição dos crentes, Ananias e Safira não parecem se misturar, não é? Havia tanta pureza neste grupo de crentes. Eles tinham “um só coração e mente”, ninguém era egoísta e as necessidades de todos eram atendidas. Era uma bela comunidade de pessoas vivendo juntas. Mas Ananias e Safira pareciam ser uma falsificação para o verdadeiro coração dessas pessoas altruístas. Talvez eles quisessem ser como eles, mas quando se tratava de ter o dinheiro em suas mãos, eles simplesmente não podiam. Então, eles mentiram para obter uma honra imerecida. E nessa mentira parecia que eles eram mais generosos do que realmente eram.

Independentemente de quão desafiador seja ler esta passagem, ainda podemos procurar entender passagens que nem sempre fazem sentido. Mas, no final, vamos confiar em nosso Deus cujo pensamento está acima do nosso e descansar que Ele está completamente no controle.

LEIA:

Atos 4:32-37 / Atos 5:1-11

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

A Figueira...

 

Em Mateus 21, Jesus e Seus discípulos estavam deixando Betânia e Jesus estava com fome. Ele viu uma figueira cheia de folhas, mas nenhum fruto. Então, Jesus amaldiçoou a árvore com estas palavras: “Nunca mais dê frutos!” (Mateus 21:19 NVI) E imediatamente a árvore secou.

Jesus sabia que a figueira era estéril. Por quê? Porque as folhas e os frutos quase sempre aparecem ao mesmo tempo. Isso era de conhecimento comum para a maioria das pessoas. E em alguns lugares, o fruto aparece antes das folhas.

Como você deve ter adivinhado, os discípulos ficaram realmente chocados com isso. Eles não tinham ideia de como a figueira poderia murchar tão rapidamente. Parecia estranho que Jesus tivesse feito isso. Na verdade, é o único milagre de destruição que Ele realizou. Afinal, Ele é o que cura, o que transforma a vida, o que faz milagres, então isso simplesmente não "se encaixava".

Mateus 21: 21-22 nos leva a acreditar que esta lição foi sobre o poder da oração. E isso era claramente parte disso, mas a maioria dos estudiosos acredita que havia um significado oculto por trás de Suas ações. Deve ter havido uma questão mais profunda, porque Ele poderia facilmente ter feito frutas aparecerem na árvore para que Ele e Seus discípulos pudessem desfrutar.

Uma coisa que precisamos entender é que um dia antes de Jesus amaldiçoar a figueira foi o Domingo de Ramos - quando Jesus fez uma entrada triunfal em Jerusalém em um jumento, onde o povo gritou: “Bendito o que vem no nome do Senhor!” Pouco depois, a famosa “virada de mesas” que aconteceu no Templo. Tudo isso ocorreu apenas quatro dias antes de Jesus morrer na cruz.

Com este contexto em mente, parece um pouco mais claro que a decisão de Jesus de amaldiçoar uma figueira foi simbólica e um ato de decepção. Esta semana era a semana da Páscoa, e o povo veio para ser espiritualmente nutrido. Mas, quando chegaram ao Templo, não havia frutos disponíveis...apenas folhas. Eles foram embora com fome, assim como Jesus fez quando a figueira não forneceu frutos.

Os detalhes dos bastidores desta passagem das Escrituras são mais amplos do que podem ser descritos em um único devocional. Passe um tempo extra aprendendo sobre essa história e veja que outras percepções Deus lhe dá.

LEIA:

Mateus 21:18-22

domingo, 6 de novembro de 2022

Descobrindo as coisas...

 

Então, sobre o que é esse devocional? Todos nós temos dúvidas sobre a Bíblia - você não é o único! E faz sentido, não faz? Somos humanos finitos e limitados, tentando entender um Deus infinito e ilimitado.

Mesmo que não possamos compreender totalmente todas as palavras da Bíblia, ainda podemos aumentar nosso entendimento. Encontraremos muitas passagens na Bíblia que nos farão pensar e possivelmente até duvidar. À medida que isso acontece, podemos levar nossas dúvidas a Deus. Então, vamos buscar entender mais sobre nosso maravilhoso Deus. Enquanto fazemos isso, aqui estão algumas coisas a considerar:

Contexto
Toda a história da Bíblia é o que devemos considerar. O que isso significa é que temos que entender os versículos da Bíblia como um todo. Escolher e separar um versículo para alinhar com algo que acreditamos ou queremos provar não é o melhor caminho. Existem também coisas contextuais a serem consideradas. Por exemplo, é bom considerar contextos históricos e culturais, pois eles nos darão uma visão adicional importante. Então, enquanto estudamos a Palavra de Deus, vamos manter o grande amor de nosso Deus, o tema contínuo da redenção da humanidade e a incrível necessidade de um Salvador em primeiro plano em nossos pensamentos.

Comentários
Um comentário bíblico contém uma análise e explicação de diferentes livros da Bíblia. Existem estudiosos e teólogos que estão preparados para dissecar a Bíblia em um nível diferente do que o crente comum em Cristo. Portanto, considere examinar o que esses escritores têm a dizer. Mas, não escolha apenas um - considere uma variedade de comentários para que você possa ter uma ideia equilibrada do livro ou passagem que está estudando.

Mesmo quando conhecemos o contexto das Escrituras e buscamos uma resposta nos comentários, nunca entenderemos verdadeiramente e totalmente tudo na Palavra de Deus. Não fomos feitos para isso, pois, se o fizéssemos, não precisaríamos "confiar em Deus de todo o nosso coração", pois nós estaríamos "nos apoiando em nosso próprio entendimento" (Provérbios 3:5-6 NVI). Mas, sempre podemos crescer, aprender e permitir que a Bíblia inspirada por Deus faça o que deve fazer em nossas vidas - ensinar, repreender, corrigir e nos treinar para a justiça.

Torne-se um estudioso, busque a

compreensão, busque sabedoria de pessoas piedosas e confie que mesmo quando você não entende tudo, a lição mais importante em toda a Bíblia é que você conheça a Deus. Nos dias que se seguirão deste devocional, examinaremos algumas Escrituras complicadas juntos.

LEIA:
Provérbios 3:5-6 / Provérbios 13:20 / Isaías 55:8-9 / 2 Timóteo 3:16

sábado, 5 de novembro de 2022

A Mensagem aos Coríntios é para os dias atuais (V).

 Lembre-se que Paulo explicou aos Coríntios que adiar de sua viagem foi algo que veio de um coração sincero. 

A sinceridade é uma qualidade um tanto perdida em nosso tempo, devastada pela manipulação, ocultação da verdade, reações passivo-agressivas, mentiras e bajulação. Quão rico o corpo de Cristo poderia ser se fossemos puros e sinceros com relação uns aos outros, e também com aqueles que estão no mundo? 

Pode ser que não digamos, propositalmente, sim quando queremos dizer não, ou não dizemos não quando realmente queremos dizer sim, mas fazemos isso de maneiras mais sutis. 

Se parássemos por aqui, teríamos uma lição muito útil sobre integridade e franqueza. Mas Paulo tinha mais para nós do que simplesmente elevar nosso medidor de integridade.

Uma distinção da fé Cristã, é que não é sobre atingir padrões morais, ou aparentar sermos cristãos bem comportados para sermos pessoas muito boas. Paulo já havia passado grande parte de sua vida nessa busca, tendo uma ótima educação judaica, sendo membro dos Fariseus, treinado por um rabino de destaque, e executando autojustiça impecavelmente. Mas ele percebeu que toda sua "bondade" não era nada além de uma pilha de esterco (Fp. 3:8 - NVI)

Quando ele está defendendo suas ações para os coríntios, seu ponto é que ser vago com relação a eles iria contra uma de suas principais crenças: Deus é fiel. Ele não pode mentir. Não pode voltar atrás em Sua Palavra. Ele fez uma aliança para redimir seus filhos, e todas as promessas nessa aliança tem seu “sim” em Jesus. E Jesus é o sim de Deus para a vida de significado e esperança pela qual ansiamos (2 Co. 1: 19-20). Em outras palavras, "Com relação a [Jesus], cada uma das promessas de Deus recebe 'sim' como resposta". Se Deus não é inconstante com seus "sims" e "nãos", bem, então nem Paulo seria. 

Talvez uma das razões de não sermos sempre sinceros ou diretos em nossas relações é porque não estamos enraizados no "sim" de Cristo. Eu sei que tenho enrolado e, às vezes, manipulado situações porque queria fazer minha vida funcionar do meu jeito. Firmar-se no sim ou no não talvez tenha ameaçado algum objetivo. Mas quando sou capaz de confiar na fidelidade de Deus, tanto em Seu caráter quanto em Seu controle sobre minha vida, não tenho que ser manipulador ou insincero.

Ao fecharmos nosso estudo, qual foi a parte mais dura para você? Comente aqui no Blog, vamos interagir e juntos aprendermos um pouco mais.

LEIA:

2 Coríntios 1:12-24