quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Quando você precisa de alegria...

 

Jesus queria que Seus discípulos estivessem cheios de alegria (João 15:11). Neemias disse a um grupo de israelitas entristecidos que tinham retornado do exilo que a alegria do Senhor seria a sua força (Neemias 08:10). Paulo encheu uma de suas cartas com palavras alegres e disse a seus leitores que se alegrassem sempre no Senhor (Filipenses 4:4). Davi disse que a alegria plena é encontrada na presença de Deus (Salmo 16:11). E Moisés pediu a Deus que satisfizesse o seu povo com o amor leal d’Ele para que cantassem felizes todos os dias (Salmo 90:14). De acordo com as Escrituras, a nossa alegria é muito importante para Deus.

A alegria é a evidência de que Deus está trabalhando em nossas vidas. Às vezes, as nossas respostas emocionais ao Senhor variam e nem sempre sentimos a alegria que Ele nos proporciona. Mas, quando reconhecemos consistentemente Seu trabalho, abraçamos Suas promessas e recebemos Seu perdão, a alegria começa a borbulhar – mesmo em meio a circunstâncias adversas e confusas. 

A presença e o poder de Deus em nossas vidas são sempre direcionados para nos trazer alegria, pelo menos com o passar do tempo. Quando vivenciamos a alegria do Senhor, nossas circunstâncias podem não mudar, mas o nosso ponto de vista muda radicalmente. Em vez de nos sentirmos bombardeados pelos nossos problemas, começamos a enxergá-los por meio da graça e do poder de Deus.

Com o passar dos anos, aprendi a me perguntar se estou vivenciando a alegria do Senhor. Não é um método infalível, mas esta pergunta me ajuda a fazer um diagnóstico e a discernir o grau em que estou permitindo que o Espírito Santo conduza e direcione a minha vida. Quando a vida cristã se parece com uma série de obrigações e deveres, sei que algo em meu coração precisa de atenção.

Acredito que períodos extensos, honestos, íntimos e regulares de oração são cruciais para mantermos a vivência da alegria de Deus. Não me refiro às orações feitas às pressas enquanto dirigimos ou tomamos um chá. Estou me referindo à oração sincera em que você se abre, conversa com Deus e esvazia completamente o seu coração. É nesse momento que Deus fala e Seu amor se transpõe. É quando absorvemos a realidade de Suas promessas d’Ele ser a nossa morada e de nos cercar com o Seu favor. Os braços d’Ele nos envolvem e o nosso coração, mais uma vez, começa a se encher de alegria.

LEIA:

Salmos 90

Nenhum comentário:

Postar um comentário