Martinho Lutero, o grande estudioso alemão da Bíblia que provocou grandes reformas na história do catolicismo, ousou desafiar o corrupto sistema religioso e político de sua época. Correndo o risco de ser queimado por heresia, Lutero corajosamente leu e ensinou as Escrituras. Seus escritos exerceram grande influência e foram até mesmo inflamatórios. Ao desafiar e contradizer publicamente as práticas corruptas da instituição religiosa, ele se colocou sob escrutínio que poderia ter resultado em sua pena de morte.
No entanto, em 1521, Lutero se manteve firme e recusou a se retratar de seus escritos diante do imperador Carlos V na Dieta de Worms. Enquanto era escoltado pelas autoridades, Lutero foi resgatado por um grupo de seus seguidores que estavam mascarados e a cavalo. Estes o levaram para um castelo alemão onde o esconderam e supriram todas as suas necessidades por dois anos. Durante um dos tempos mais sombrios da vida de Lutero, Deus literalmente providenciou um refúgio poderoso, provisão contínua, alegria no meio da adversidade e serenidade durante a tempestade.
Deus nem sempre envia esse tipo de resgate. Às vezes, Deus concede ao Seu povo coragem diante de perigos graves, mas não os livra de tais perigos. Esse foi o caso de Estêvão no livro de Atos. Ele desafiou corajosamente os líderes religiosos sob falsas acusações de blasfêmia, mas apesar de seu testemunho poderoso, Deus permitiu que as intenções dos homens maus se cumprissem (Atos 7:59-60). No entanto, Ele ainda estava lá, oferecendo força e realizando propósitos eternos.
A proteção de Deus não é só para os “super-heróis” espirituais sobre os quais lemos nas Escrituras e na história. Essas eram pessoas comuns que aprenderam a confiar e responder a Deus de acordo com a Palavra d’Ele. Na verdade, a maioria de nós aprende a confiar não por sermos nobres, corajosos, fiéis e termos tudo sob controle, mas por não termos outra escolha. É bem provável que você possa vivenciar Deus quando precisar d’Ele desesperadamente. Em seus momentos mais sombrios, Ele será sua poderosa fortaleza e sua grandiosa força.
LEIA:
Salmos 46
Nenhum comentário:
Postar um comentário