sábado, 30 de julho de 2016

Você deve tentar ser um pai “divertido”? (Final...)

1 SAMUEL 2
12 Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor

O desejo de ser um “pai divertido” não é apenas insensato, mas equivocado. 

Você pode ser capaz de impedir que seus filhos se rebelem contra você momentaneamente, contanto que você ceda aos seus desejos ou àquilo que todo mundo está fazendo.

Contudo, seus filhos logo perceberão que você não tem uma visão mais sólida para eles do que a que eles têm para si mesmos. 

Se você os educa para que eles o vejam como um meio para saciar os seus apetites, em última instância eles escolherão os seus apetites em vez de você. 

Veja o triste exemplo do sacerdote Eli, cujos filhos tiraram da gordura das ofertas (1 Sm 2.12-21). 

Quando adultos, sua rebelião foi a grande dor do seu pai (1 Sm 4.16-18).
16 O homem lhe disse: “Acabei de chegar da linha de batalha; fugi de lá hoje mesmo”. Eli perguntou: “O que aconteceu, meu filho?”
17 O mensageiro respondeu: “Israel fugiu dos filisteus, e houve uma grande matança entre os soldados. Também os seus dois filhos, Hofni e Finéias, estão mortos, e a arca de Deus foi tomada”.
18 Quando ele mencionou a arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado do portão, quebrou o pescoço, e morreu, pois era velho e pesado. Ele liderou Israel durante quarenta anos.

Disciplinar nossos filhos não diz respeito apenas à correção do mau comportamento, mas a educá-los no que deve ser amado e priorizado. 

Isso significa disciplinar-nos para preocupar-se mais com o que for mais vantajoso para eles do que para nós mesmos.

E isso significa vê-los não apenas em termos de como eles nos veem agora, mas de como nos verão como idosos em seus próprios leitos de morte, e, além disso, como indivíduos diante do Tribunal de Cristo. 

Esse tipo de paternidade auto-sacrificial requer sabedoria, paciência e disposição para ser impopular. 

Será, muitas vezes, cheio de alegria; em outras, porém, terá muito pouco de “divertido”.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

Texto Extraído de:
Por: Russel Moore. © 2016 Ethics and Religious Liberty Commission of the Southern Baptist Convention.  Original: Should You Try to Be the “Fun” Parent?
Tradução: Leonardo Bruno Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário