Moderação é um dos traços de caráter mais importante que um cristão pode ter: "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder de amor e de moderação" (2Tm 1:7).
A palavra grega para moderação, sophronismos,ocorre somente uma vez no Novo Testamento, e envolve a habilidade de fazer o que deve ser feito com uma mente equilibrada e sadia, que não se desviará dos princípios de Deus.
A moderação nos ajuda a "discernir não somente o bem, mas também o mal" (Hb 5:14), a compreender situações em questão com calma e humildade e a suportar pressões e transtornos, independentemente das consequências. Daniel buscou o que era correto, apesar dos leões, ao contrário de Sansão, que viveu de maneira indulgente e demonstrou pouca moderação e juízo sadio.
José perseguiu o que era correto na casa de Potifar, em contraste com Salomão que adorou outros deuses (1Rs 11:4,5).
A moderação é aperfeiçoada mediante a prática habitual. Deus nos chamou para ser santos em tudo o que fizermos (1Pe 1:15) e a nos exercitar na piedade (1Tm 4:7). Os cristãos devem exercitar a moderação tanto quanto os atletas ou músicos mais talentosos.
Mediante o poder de Deus e nosso esforço diligente, devemos nos disciplinar nas coisas que realmente importam.
TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!
DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário