Os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João repetidamente apontam a quantidade de tempo que Jesus passava sozinho – longe dos discípulos, das multidões, e dos assuntos do ministério. A frequente menção desse comportamento sugere que Jesus era um mestre em estabelecer limites com Seu tempo. Do mesmo modo, se queremos efetivamente administrar nosso tempo e fazer nossa maior contribuição ao mundo, também devemos estabelecer limites claros com nossa agenda.
Assim como Jesus, isso deveria começar com a reserva regular de tempo para oração (Marcos 1:35) e para o estudo da Palavra de Deus. Muitos de nós estamos acostumados com a ideia de darmos dízimo do dinheiro. Mas por quê não dar, também, dízimo do tempo? Se enchermos a agenda com tarefas do trabalho e da casa e depois tentarmos encontrar tempo para passar em oração e estudo da Palavra de Deus, estaremos destinados ao fracasso.
Antes de ir adiante nesse estudo, tire algum tempo para determinar qual horário você dará como dízimo exclusivamente para oração e estudo da Palavra de Deus diariamente.
Uma vez que você definiu limites claros na agenda para disciplinas espirituais, pode ser útil fazer algo semelhante, um orçamento do tempo em casa e no trabalho. Para mim, uma rotina regular ajuda a manter o "equilíbrio entre vida e trabalho".
Quase todos os dias, acordo por volta das 5h00, faço minhas orações, estudo a Bíblia e devocional, por volta das 07h30 junto com minha família fazemos o culto matinal e o desjejum. Após este afazeres sigo para o meu trabalho de consultoria. Quando estou na minha cidade, sempre retorno antes do meio dia para almoçar com a família e depois se houver consultas, retorno a tarde e chego em casa por volta das 17h00. Esse horário previsível me dá limites claros dentro dos quais me forço a concentrar meu trabalho. O meu trabalho acaba? Claro que não. Mas isso aconteceria se eu trabalhasse até às 18:00, 19:00, ou 22:00. É impossível acabar. Ter um limite rígido na agenda para o fim do meu dia de trabalho garante que eu tenha tempo para ficar com minha esposa, filhos e irmãos da igreja.
Se você não tirar um tempo para definir limites na sua agenda, alguém vai tirar. Se ainda não fez isso, siga o exemplo de Jesus e defina limites claros dentro dos quais você possa usar o tempo. Esse é o primeiro passo para controlar o calendário e administrar bem o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário