segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A Prisão.

 O Sucesso de José; do Poço ao Palácio.

Agora chegou a hora tão espera da sua vida! Vou desvendar para você o segredo do sucesso e como ser um homem ou mulher bem-sucedido.


Existem 5 passos para o sucesso:



  1. O Senhor estar com você

  2. O Senhor estar com você

  3. O Senhor estar com você

  4. O Senhor estar com você

  5. O Senhor estar com você


Não existe segredo maior que esse. A Bíblia não nos diz que, por causa da força de José, ele tinha êxito em tudo o que realizava. É claro que podemos ver que José fazia a parte dele: ele trabalhava, não pecava e fazia tudo aquilo que pediam. Vimos que José foi obediente desde o começo com o seu pai. Mas, o grande segredo do sucesso de José é que ele tinha o coração no Senhor e, com isso, tudo o que ele fazia prosperava.


Coach nenhum pode fazer de você um homem que prospera em tudo o que você faz. Somente o Senhor. Deposite sua esperança e sua sabedoria no lugar certo. (Sl 10:4)


Quando você olhar para uma pessoa de sucesso, só porque ela tem um cargo muito importante, pense: será mesmo que é sucesso? Sucesso de fato é aquele que vem de Deus, pois se é pela força humana é passageiro.


José não estava no melhor lugar do mundo - ele estava na prisão. Mais uma vez ele estava no poço e a culpa não era dele. José tinha tudo para se chatear com Deus, mais uma decepção aconteceu. Muitas vezes quando vivemos algo que não queremos ou que achamos que Deus faria de outra forma, nos decepcionamos com Deus, saímos da igreja, fazemos pirraça.


José sabia que Deus estava com Ele, seja em casa, no poço ou na prisão.


Quando temos essa certeza, não desistimos, mesmo que tudo pareça muito difícil (Pv 19:21)

domingo, 30 de agosto de 2020

A Casa de Potifar.

 O Sucesso de José; do Poço ao Palácio.

José é vendido aos ismaelitas e vai para a casa de Potifar, mas é lindo ver como o Senhor estava com ele. José podia até estar em uma terra que não era sua, podia até ter sido vendido por aqueles que eram da sua família, mas fica claro que o Senhor nunca se esqueceu dele.

Mesmo que pareça que estamos sozinhos e que ninguém mais liga para nós, Deus nunca nos esquece (Lc 12:6,7). E sabe o que é o mais impressionante? Os outros percebem que Deus está conosco. Quando verdadeiramente somos cristãos, o mundo percebe. Quando temos um coração quebrantado e deixamos Deus agir nas nossas vidas, as pessoas percebem e nos querem perto.

Deus abençoou a casa de Potifar por causa de José. Deus pode abençoar o seu trabalho por sua causa, Ele pode abençoar a sua casa por sua causa, mas precisamos permanecer com Ele.

A mulher de Potifar queria que José dormisse com ela. José era jovem, bonito, solteiro e vivia na casa de um governante. A tentadora era a sua senhora: uma pessoa de alto nível, cuja posição demandava a obediência e a satisfação dos seus interesses. Na verdade, o favor dela poderia contribuir mais do que qualquer outra coisa para uma promoção de José. Era provável que ela tivesse os meios para ajudá-lo a alcançar as mais altar honras da corte, mas desprezando ela, José fazia dela a sua inimiga. A oportunidade muitas vezes faz o ladrão, o adúltero.

Estar com Deus, não é só estar na igreja, é manter a sua integridade. José não se vendeu e não negociou seus valores.

Um dia a mulher de Potifar agarrou José pelo manto, mas ele fugiu da casa, assim como muitas vezes precisamos fugir do pecado. A mulher de Potifar armou para José dizendo que ele tentou abusar dela, então ele acreditou na sua esposa e mandou José para a prisão.

Essa não foi a primeira vez que a veste de José era usada para um falso testemunho a respeito dele. Mais uma vez arrancaram sua túnica. Mais um poço na vida de José, mas mesmo assim ele decidiu permanecer fiel a Deus.

Decida estar com Deus também, decida manter seu coração íntegro.

sábado, 29 de agosto de 2020

O Poço

 O Sucesso de José; do Poço ao Palácio.


Nem sempre vamos entender completamente como vão acontecer os planos de Deus.

Como cristãos, achamos que Deus tem a obrigação de nos dizer de forma clara tudo o que devemos fazer na nossa vida, quando a verdade é que a direção nós já encontramos em sua Palavra. Precisamos prosseguir. Deus age enquanto caminhamos. (Pv 16.9)

Deus não nos deixa sem futuro (Jr 9.11). Se agarre àquilo que Ele já disse - baseie sua esperança nisso. Mesmo que a vida pareça estar confusa, lembre-se daquilo que Deus já falou com você e guarde no seu coração. Se você não tem nenhum futuro para fixar sua esperança, olhe para a sua salvação!

Um dia, José foi até Dotã procurar seus irmãos e a Bíblia diz que de longe, quando os irmãos viram José, planejavam matá-lo. "Lá vem aquele sonhador!” Jogaram José no poço sem água e o venderam para os ismaelitas como escravo. Imagine a dor de José, imagine como estava o coração dele.

Na vida passamos por alguns poços também e existem dois tipos de sofrimento que enfrentamos: aqueles que nós causamos e aqueles que os outros nos causam. José estava passando pela segunda opção.

Ele era o caçula e aqueles que deveriam estar cuidando dele, como irmãos mais velhos, tinham no seu coração o desejo de matá-lo. O sofrimento de José foi provocado pela maldade dos seus irmãos.

Também temos momentos na nossa vida em que nos encontramos em um poço sem água. Tudo vinha bem, não esperávamos por isso. A traição de um cônjuge, a notícia de uma doença, o mal trato de um filho, o abuso de um parente, a decepção de um amigo. Alguns poços são tão profundos e tão secos que pensamos que não há como sairmos deles. O poço da mágoa, do abuso, da traição, decepção.

A vida vai trazer poços sem água para nós, poços fundos e muitas vezes poços muito secos. Você está dentro de algum hoje?

A boa notícia é que o nosso Deus nos vê mesmo nos momentos em que estamos no mais fundo dos poços. Ele não se esqueceu de José e também não vai se esquecer de você.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Deus Tem Eternidade Para Nós.

 Há um antigo dito atribuído a Benjamin Franklin que afirma que somente existem duas certezas na vida – morte e impostos. De todas as pessoas que já viveram, ou ainda viverão nesta terra, 100% delas morrerão. Caso a matemática não seja seu forte, isto significa todos nós. 

Todas as pessoas passarão sua eternidade em algum lugar. Mas muitos realmente não levam em consideração esta verdade enquanto vivem na terra. Há aqueles que pensam que a vida no aqui e agora é o motivo de estarmos aqui. Eles pensam que aqui é seu lar. Mas como seguidores de Jesus, nós sabemos que aqui não é a nossa casa. O Apóstolo Paulo nos diz que “nós somos cidadãos do céu” (Filipenses 3:20). Não fomos criados para a terra, mas para habitar temporariamente na terra para a glória de Deus. 

Parece estranho dizer que a vida de uma pessoa é um período temporário, não é? Certamente, alguém que vive 80 ou 90 anos nesta terra vive uma boa, uma longa vida. Bem, quando você mede isto em comparação à eternidade, não é um tempo muito longo afinal. Então, quão longa é a eternidade? Muito longa. É realmente algo muito além do que nossa mente compreende. É como números infinitos, que continuam indo e nunca param. Isto é eternidade. 

Para a pessoa que aceita a Jesus como Salvador e fez dele Senhor de sua vida, a eternidade no céu com Deus é uma realidade inspiradora e cheia de esperança. No entanto, mesmo com a alegria da eternidade em nosso futuro, o stress e preocupações neste mundo frequentemente podem nos desviar e manter os nossos olhos no que está acontecendo no aqui e agora. Por causa disso, Paulo nos disse em 2 Coríntios 4:17 que “nossos sofrimentos leves e momentâneos", não vão durar muito. E no verso posterior ele diz que nós devemos fixar "os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê” que é o nosso futuro no céu, porque “o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” Que esperança isso deve nos trazer! 

Um dos hinos cristãos mais populares é Maravilhosa Graça. O verso final desta canção diz:

Quando estivermos lá por dez mil anos, brilhando como o sol

Não teremos menos dias para cantar louvores a Deus, do que quando começamos.

Imagine isto! Após 10.000 anos em nossa eternidade, não teremos ao menos arranhado a superfície do que está à nossa frente. Isto é absolutamente incompreensível! O que está acontecendo no aqui e agora é mesmo uma pequena porção de nossas vidas, e isto sequer será perceptível quando já estivermos 10.000 anos em nossa eternidade. 

Ajustemos a nossa visão das lutas da terra para a esperança do céu, pois quando o fizermos, tudo ficará pálido em comparação com o que Deus tem reservado para nós, os que temos chamado a Ele como nosso Senhor.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Deus Provê Para Nós.

Uma das maiores inquietações que muitas pessoas têm em comum é a preocupação acerca de suas finanças. Seja por que gastamos muito ou ganhamos pouco, em algum ponto de nossas vidas, a maioria de nós vai se afligir com isso. Podemos nos preocupar com roupas, alimentação, um lugar para viver, ou todas estas coisas juntas. Com dinheiro, nós podemos satisfazer estas necessidades, e quando não temos o bastante, nos perguntamos se Deus irá prover para nós. 

Não seria ótimo chegar a um ponto em que verdadeiramente confiamos que Deus seja o nosso Provedor e não nos preocupamos com dinheiro? Isso é mesmo possível? Vamos checar o que Jesus diz acerca do tema.

“Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?” Mateus 6:26. 

Uma forma de confiar realmente em Deus como nosso Provedor é lembrar como Ele cuida de pássaros e flores. Simples, não? Deus provê para eles, no entanto, Ele nos valoriza muito mais! Ele não enviou Jesus para morrer na cruz por pássaros e flores – Ele fez isso por nós! Então, porque Ele não satisfaria as nossas necessidades? Pode ser muito difícil lembrarmos disso em meio à nossa preocupação. Mas, deixe que cada pássaro no céu ou flor que ver faça você se lembrar que Deus é o nosso Provedor!

Outra maneira de confiar em Deus como nosso Provedor é escolher buscar o Reino de Deus e Sua justiça primeiro. Quando nós o buscamos em primeiro lugar “todas essas coisas serão acrescentadas a vocês” (Mateus 6:33). A palavra Grega para buscar em Mateus 6:33 é zētēo, e significa “procurar, buscar, mirar, lutar por.” Então, quando buscamos a Deus, miramos em Deus, e lutamos por Deus em primeiro lugar, todas “essas coisas” tais como comida, roupas e outras necessidades básicas nos serão dadas. Buscar a Deus em primeiro lugar nos liberta das preocupações e pressões da terra porque nossos olhos estão fixados Nele ao invés de em coisas temporárias que pesam sobre nós. 

Pense desta forma. Quando nos preocupamos, ficamos travados na preocupação. Nos sentimos paralisados. Sendo assim, não se preocupe, mas faça algo a respeito. E esse algo significa buscar a Deus. Leia a Bíblia. Escreva suas orações. Adore através de um cântico. Pratique buscar a Deus, não porque você está tentando conquistar Seu amor, porque você já o tem. Busque-o, porque quando você assim o fizer, sua mente não se preocupará se Ele proverá em sua vida. 

Deus é totalmente capaz de satisfazer nossas necessidades básicas. Ele já satisfez a nossa maior necessidade enviando Jesus para nos salvar. Porque pensarmos que Ele não proveria as nossas necessidades de menor importância?

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Deus Está Perto de Nós.

 Samuel Johnson, um escritor do século XVIII disse, “As pessoas precisam ser lembradas com mais frequência do que precisam ser instruídas.” Aprender novas coisas nos mantém afiados e nos ajuda a melhorar a nós mesmos. Mas, há muito mais do que já temos aprendido, mas simplesmente não aplicamos ou lembramos. Umas daquelas coisas que precisamos nos lembrar é o quão próximo Deus está de nós. Aqui estão algumas verdades cheias de esperança para lembrar:

Não há um lugar que possamos ir onde Sua presença não esteja lá primeiro. Ele está em nosso ontem, Ele está em nosso hoje, e Ele está em nosso amanhã, tudo ao mesmo tempo. Ele se alegra por nós, nos premia, nos abençoa, e nos envolve com Seu perdão e graça todo dia, ao longo do dia. Além disso, não há tragédia que vamos encarar, ou dificuldade que vamos enfrentar, e adversidade que vamos encontrar onde Deus não esteja conosco, firmemente nos sustentando com Sua destra poderosa, justa e perfeita. 

Quando você se sente sozinho e se pergunta onde Deus está, saiba que Ele está sobre você, acima de você, após você, no meio de você, em torno de você, entre você, antes de você, atrás de você, abaixo de você, do seu lado, em seu favor, por você, para você, dentro de você, próximo de você, e sobre você. Ele está em todo lugar, a todo tempo. Para todo o sempre, Ele está perto de nós.

Quando você sente medo e se pergunta porque Deus não retira isso de você, saiba que Ele não tem lhe dado um espírito de medo, mas de amor, poder e uma mente sã. Que nada pode nos separar de Seu amor e presença. Para todo o sempre, Ele está perto de nós.

Quando você está doente e não entende porque Deus não lhe cura, saiba que Ele é ainda o Grande Médico e Jehovah-Rapha, o Deus que cura. O tempo que você tem em mente pode não corresponder ao Dele, mas tenha certeza, Ele está fazendo uma obra em você e através de você. Para todo o sempre, Ele está perto de nós. 

Não há nada que encontraremos que Deus já não tenha derrotado. E não somente derrotado, mas totalmente aniquilado em nosso favor quando Ele colocou Jesus na cruz para cobrir nossos pecados passados, presentes e futuros. Para todo o sempre, Ele está perto de nós.

Quando você passa por situações devastadoras, Ele está com você.
Quando sua vida parece estar girando fora de controle, Ele está com você.
Quando você não consegue ver o caminho, ou mesmo o próximo passo, Ele está com você. 

Há opções em todo lugar que nos imploram para colocarmos nossa confiança, esperança e alegria nelas. Estas alegrias e prazeres temporários não se comparam à eterna, inesgotável presença de nosso Deus Todo-Poderoso que nos chama Seus filhos. Sua presença é o prêmio. Isto é o que temos por toda a eternidade.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Deus Nos Perdoa.

 Você já ficou muito frustrado consigo mesmo por dizer ou fazer alguma coisa, que sabia que não deveria? E o que dizer dos pensamentos que passam pela sua mente sobre outras pessoas? Todo dia, e frequentemente, muitas vezes ao dia, agimos de certas formas, que sabemos que não honram a Deus. Nossa humanidade é tão humana, não é mesmo?

Conscientes ou não do que estamos fazendo, Deus nos dá graça! Seu perfeito favor imerecido cobre uma multidão de pecados e nos está disponível 24 horas por dia, todos os dias de todas as semanas. A Bíblia está cheia de pessoas que compreenderam a poderosa graça de Deus em suas vidas. Vamos ouvir duas histórias:

Saulo/Paulo
De acordo com ele mesmo, Saulo foi o maior de todos os Fariseus. Se alguém tinha o currículo certo com numerosas honras, era ele. Ele defendia o que era "justo" e até ficou assistindo enquanto Cristãos eram assassinados. Ele estava determinado a livrar o mundo do Cristianismo. Mas então ele encontrou Jesus, literalmente, e foi radicalmente transformado. Saulo, renomeado Paulo, se tornou o líder mais influente na igreja primitiva e foi o autor de 13 dos 27 livros do Novo Testamento. 

Pedro
Ao se referir aos 12 discípulos de Jesus, Pedro é quase sempre mencionado em primeiro lugar. Sua liderança era evidente, e ele é bem conhecido por sua sinceridade. Tanto foi assim que, quando Jesus avisou ao grupo que eles iriam abandoná-lo, Pedro foi inflexível em dizer que ele nunca faria tal coisa. No entanto, após Jesus ter sido preso, Pedro foi confrontado e negou que ele conhecia a Jesus, não uma vez, mas três vezes. Quando Jesus retornou dos mortos, Ele perdoou a Pedro e restaurou seu ministério. Pedro veio a se tornar um dos mais influentes líderes da Igreja primitiva.

Paulo não entendia o que estava fazendo até que ele soube o que estava fazendo. Ele, genuinamente, não acreditava que Jesus era o Messias e se sentia justificado em sua fé judaica ao tentar livrar o mundo de um suposto vigarista. Por outro lado, Pedro, tinha estado com Jesus, e muitos poderiam dizer que “ele o conhecia melhor.” Ele até mesmo proclamou que seria a última pessoa a deixar Jesus. Dois diferentes cenários acobertados pela mesma graça e perdão de Deus.

Nós todos pecamos e fazemos o impensável. Porém, a graça de Deus nos enche generosamente de perdão. Então, não importa quão longe você tem se desviado, quão corrupto você tem sido, ou quem você feriu, o perdão de Deus está a uma simples oração de distância. 

E além de termos nossos pecados perdoados, Deus não desperdiça nossas dores ou experiências! Nós conseguiremos ver aquelas situações difíceis pelas quais passamos se tornarem histórias para a glória de Deus. Ele usa as pessoas mais improváveis para serem Seus vasos de esperança nesta terra. Você gostaria de ser um instrumento de esperança para alguém que precisa de Jesus? 


segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Deus Nos Fortalece.

 A força que possuímos como humanos é limitada. Não importam as muitas ideias de autoajuda que colocamos em prática ou as declarações positivas que proclamamos, nossa força somente nos levará até um certo ponto. Isto pode desencorajar alguns, mas de forma confiante, ao invés disso, a verdade que lemos da Palavra de Deus depositará esperança em nós.

Em 2 Coríntios 12, o apóstolo Paulo compartilha a respeito de um “espinho em sua carne” que o “atormentava” continuamente. Ele realmente implorou e suplicou para que Deus o removesse. E a cada vez Deus lhe disse, “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2 Coríntios 12:9)

Pense nisso por um minuto. Deus usou este homem para  influenciar a Igreja primitiva e levar o Evangelho a muitos países. E em seu momento de fraqueza, ele suplica a Deus por socorro, e Deus basicamente diz não. Mas Deus não parou por ali. Deus diz para Paulo que quando ele está fraco, é quando o perfeito poder de Deus funciona melhor. Imagine isto! Nós precisamos estar fracos para ver o poder operar melhor. Enquanto vemos fraqueza como barreira, Deus a utiliza para nos sustentar. Nossa força, enquanto humanos, pode ir até certo nível, mas com o poder de Deus nos fortalecendo, não há nada que não possamos suportar!

Estamos todos em tempos desafiadores, ou estaremos em breve. A vida pode ser gentil, ou pode nos atingir como um inesperado tsunami. Independente de como entramos em tempos difíceis, teremos de aprender como caminhar através deles. Nós temos de confiar no socorro de Deus, porque o que possuímos em nós mesmos não é suficiente. Precisamos da força de Deus.

Então, quando estamos em dificuldades, quando temos nosso próprio “espinho na carne,” podemos extrair poder admitindo que não temos forças em nós mesmos e clamando a Deus. As provas de fogo pelas quais navegamos em nossas vidas são oportunidades para que a nossa fé seja provada genuína. É uma chance para o poder de Deus nos fortalecer de forma a estarmos “maduros e corretos, não falhando em nada” (Tiago 1:4). 

domingo, 23 de agosto de 2020

Deus é por Nós.

O Senhor está comigo, e eu não tenho medo; que mal pode alguém me fazer? Salmos 118:6 

Se ao menos acreditássemos realmente nisto, certo? Nós queremos crer. Nós tentamos crer. Desejamos crer por nós mesmos. Mas podemos ficar tão assustados com o que as pessoas, coisas e circunstâncias ao nosso redor podem fazer conosco que esquecemos Quem é por nós. 

  • O Criador dos Céus e da Terra é por nós. (Salmos 146:6)
  • O Rei da Glória é por nós. (Salmos 24:8)
  • O Soberano Senhor é por nós. (Salmos 68:19-20)
  • O Criador do universo é por nós. (Gênesis 1:1)
  • Nosso Grande Deus é por nós. (Salmos 95:3)
  • O Altíssimo é por nós. (Salmos 91:1)
  • Nosso Senhor Compassivo é por nós. (Salmos 116:5)
  • O Príncipe da Paz é for nós. (Isaías 9:6)
  • Aquele que Cura é por nós. (Salmos 147:3)
  • Nosso Pai Imutável é por nós. (Tiago 1:17)
  • O Guardião das Promessas é por nós. (2 Pedro 3:9)
  • O Perdoador Definitivo é por nós. (1 João 1:9)

Quando nos lembrarmos de quem Deus é, e o que Ele tem feito, estaremos mais propensos a caminhar com esperança quando as coisas ameaçam nos oprimir. 

Aquilo que nos preenche todo dia é importante. Quando alimentamos as nossas mentes com a verdade da Palavra de Deus, ficamos tão familiarizados com ela que quando nos deparamos com algo que não é verdade, nós saberemos. Quando adoramos a Deus com cânticos ou o louvamos enquanto contemplamos a Sua criação, nosso espírito é edificado e nosso foco é desviado das dificuldades diárias que enfrentamos. Quando caminhamos pela vida com seguidores de Jesus, há edificação e encorajamento para nós em nossas experiências com essas pessoas.

Então, nos lembremos que Deus não tem nos dado uma mentalidade de medo. Ele tem nos dado uma mentalidade de amor, poder e uma mente sã! Deus é a nossa salvação e nossa fortaleza! Porque quando lembramos e somos lembrados da verdade a cada dia, permaneceremos fortes sabendo que quando Deus é por nós, nada pode ser contra nós.

sábado, 22 de agosto de 2020

Deus Tem Bons Planos.

 Estamos vivendo em um tempo sem precedentes, navegando nas ameaças da vida e agitações da economia por causa da pandemia de COVID-19. No passado, vimos doenças catastróficas, desastres, e guerras impactarem diversos países, mas isto é diferente. Neste tempo, o mundo todo tem algo em comum: estamos tentando sobreviver a um vírus mortal.

Então, como seguidores de Jesus, como encontramos sentido nisto? O que fazemos com as perguntas que temos para Deus e nossas perguntas acerca de Deus? Como encontrarmos boas notícias em uma corrente contínua de más notícias? E como podemos entender como essa situação se encaixa na passagem familiar de Jeremias 29:11

Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança.

Este verso nos dá esperança e é nosso cobertor de segurança espiritual em tempos difíceis. Está impresso em camisetas, gravado em canecas de café e estampado em cartões de felicitações. Deus é um doador de esperança, mas precisamos entender o contexto deste estimado verso. 

Jeremias profetizou aos israelitas no reino do sul de Judá antes que eles fossem levados cativos em 586 a.C pelo Rei Nabucodonosor da Babilônia. Em Jeremias 27, ele profetizou que eles serviriam a este rei, seu filho, e seu neto, e que tudo estaria sob o controle desses homens (Jeremias 27:6-7). 

No próximo capítulo, um falso profeta chamado Ananias falou ao povo que Deus os libertaria e que iria restaurar todas as coisas em dois anos. Jeremias desafiou Ananias por causa de suas mentiras. Ele também disse que Ananias morreria em dois meses, e ele morreu.

No capítulo 29, Jeremias encoraja o povo a viver suas vidas enquanto ainda estava no exílio — trabalhar, casar, plantar, comer e multiplicar! Ele diz que eles permaneceriam na Babilônia por 70 anos, e depois eles seriam trazidos de volta para casa novamente. 

Os planos de esperança e um futuro para Seu povo escolhido provavelmente não combinava com a ideia que eles mesmos tinham. Eles queriam ir para casa, porém Deus disse que demoraria em 70 anos. Eles queriam ter seu próprio rei, mas Deus disse que eles deveriam servir ao rei da Babilônia. Eles queriam florescer em sua terra natal, mas Deus disse que isso aconteceria sob um governo que os havia levado cativos. Possivelmente, a parte mais difícil era que a geração mais velha jamais voltaria para casa. Eles morreriam em uma terra estranha, servindo a um rei estrangeiro. 

Não podemos insistir em nossa ideia de um futuro brilhante e esperançoso. Nós temos

a tendência de sermos míopes e terrenos. Mas os caminhos de Deus são muito mais altos que nossas mentes conseguem imaginar. Seu plano é melhor! E isso incluirá estar para sempre com Ele no céu, não somente uma curta porção de nossas vidas na terra. 

Se nossa esperança está entrelaçada de dúvida, medo e ansiedade, nós podemos mudar isso hoje. Podemos eliminar nossa atitude de“espero que sim” e substituí-la com a mentalidade do “saber com certeza”. Nossa esperança jamais deveria estar amarrada a conveniências e prazeres que o mundo oferece ou ao alívio de uma situação. Ao invés disso, nós firmamos nossas mentes nas promessas e verdades da Palavra de Deus e fixamos nossos olhos naquele dia em que nosso brilhante, glorioso e eterno futuro se tornará realidade. Ao invés de desejar fugir dos nossos dias nos dilemas em que estamos, tenhamos confiança que Deus depositará esperança em nós, independentemente do que estamos sofrendo. 

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Creia, Deus é Bom, Não Importam as Circunstâncias. (5)

Deus não terminou.

Deus não está morto e não terminou! Sua vida pode parecer como uma pintura inacabada — uma enorme confusão com peças faltando.

Deus quer que saiba que apesar de você não ser capaz de ver, Ele ainda está trabalhando. Ele ainda está fazendo um trabalho criativo e brilhante em sua vida e na vida daqueles que você ama. Só porque você não pode ver o produto terminado não significa que não será uma obra prima. Filipenses 1:6 se refere ao trabalho incompleto de Deus e nos diz para sermos confiantes que Aquele que começou o trabalho vai completá-lo. Então, tenha certeza: Deus ainda está ativo e trabalhando duro em sua vida.

Nada nem ninguém pode cessar a proteção de Deus em sua vida! Mesmo que você sinta que sua pintura é uma confusão, Deus pode usar essa confusão para abençoar as pessoas em seu mundo.

Há mais em mente para você — mais proteção, mais bênçãos, e muitas coisas boas!

Reflita sobre isso: Como saber que Deus tem um trabalho inacabado em sua vida lhe dá esperança?

ORE: Muito obrigado Senhor por começar um boa obra em mim e prometer que vai completá-la. Sua proteção está fluindo em minha vida e oro para que o senhor me ajude a reconhecer quando ela está fluindo pela minha vida para ajudar aos outros. Dê-me uma oportunidade esta semana para encorajar alguém em sua jornada. Em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Creia, Deus é Bom, Não Importam as Circunstâncias. (4)

Ancorado na Bondade

Você já deve ter ouvido isso antes: a vida é dura; Deus é bom. Essa afirmação é muito mais que um clichê: é uma forte e sólida verdade teológica. Algumas pessoas incrivelmente inteligentes têm lutado com questões como, “se Deus é bom, por que essas coisas acontecem? Por que a injustiça é permitida, e por que a vida pode ser tão difícil?“ Essas pessoas realmente inteligentes concluíram que a vida é difícil e Deus é bom. Um não cancela o outro. Eles chamam isso de “teodiceia.”

A maioria das pessoas assume que porque a vida é difícil, Deus não deve ser bom — mas esse não é o único caso. Não é nenhum/ou pode acontecer. Alguns anos atrás, decidi que mesmo quando eu não pudesse responder a parte "Por que?" da afirmação ("Se Deus é bom, então por que _________?"), decidi que eu eliminaria o "se". Em outras palavras, escolho acreditar que Deus é bom... independente de qualquer coisa.

Você pode se ancorar na bondade de Deus também.

Comece vendo a bondade de Deus independente das circunstâncias. Talvez as portas se fechem em uma oportunidade, mas talvez Deus tenha alguma coisa melhor guardado que temos que ir em direção a outra porta para termos acesso a ela. Isso aconteceu tantas vezes em minha vida que agora espero por isso. Quando alguma coisa não vai de acordo com o que imaginava, eu lembro a mim mesmo o currículo de Deus e começo a olhar para a próxima oportunidade que vai desvendar o plano soberano de Deus durante o processo.

Estar ancorado na bondade de Deus não é sempre andar de forma racional. É uma determinação implacável e teimosa que não deixa os momentos difíceis da vida diminuírem a Grandeza de Deus.

Reflita sobre isso: De que maneiras você pode lembrar a si mesmo para ver a bondade de Deus independente das circunstâncias?

ORE: Deus, obrigado por me ajudar a ficar ancorado em sua bondade. Me dê força hoje para parar de ficar perguntando e começar a ver seu favor em cada situação. Em nome de Jesus. Amém

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Creia, Deus é Bom, Não Importam as Circunstâncias. (3)

Tornando-se um Bom Descobridor

Buscando a bondade de Deus diariamente nos ajuda a esperar que boas coisas surjam em nossas vidas. A bondade de Deus não está escondida, e sua proteção não faz aparições limitadas... nós apenas devemos ter olhos que buscam descobrir. Não estamos sempre muito conscientes da proteção de Deus, por isso é que o apóstolo Paulo orou para que seus amigos fossem iluminados.

Paulo escreveu à igreja de Éfeso e lhes disse que estava orando para que os "olhos de [seus] corações fossem iluminados.” Aqui está o acordo: a proteção nos rodeia. Quando começo a procurar por boas coisas em minha vida, entendo que elas podem ser encontradas em toda parte mesmo em lugares improváveis. Às vezes quando a proteção de Deus quase não é vista, ela está funcionando no seu melhor modo em nosso favor. Treine seus olhos para ver o bem e observe o bem revelado em cada curva.

A proteção de Deus pode ser levada a você por sua atitude e mentalidade, e pode ser retirada de você pelas mesmas coisas. Proteção pode ser imparcial de uma pessoa para a outra, mas isso não significa que seja compatível com as atitudes e mentalidades de todas as pessoas. Quando escolhemos ser um bom descobridor, isso aumenta a proteção de Deus em nossas vidas.

Reflita sobre isso: Como você pode começar a retreinar sua mente para focar em coisas boas?

ORE: Muito obrigado, Senhor por me dar a habilidade de retreinar minha mente de forma que eu possa ver mais do bem que faz parte de minha vida. Quero me tornar um bom descobridor de modo que eu possa pensar e esperar mais de sua proteção diariamente. Em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Creia, Deus é Bom, Não Importam as Circunstâncias. (2)

Proteção Familiar

A proteção de Deus flui naturalmente em nossas vidas como a proteção de um pai flui nas vidas de seus filhos. (E Ele é o maior retrato de um pai que você poderia sonhar ou imaginar.) Deus te ama. Ele considera você seu filho, e isso te torna um herdeiro de sua bênção.

Não se sinta obrigado a se desculpar com as pessoas, ou legitimar a bondade de Deus para com aqueles que possam não entender ou concordar. Sempre há pessoas esperando para criticar a sua vitória ou ignorar a sua bênção oportuna, porque elas acham que outra pessoa seria mais merecedora.

 Na verdade, se você já sentiu que alguém não merece uma bênção que recebeu (olha!, todos nós passamos por isso.. .), talvez você esteja certo! Mas há um momento claro da verdade para todos nós: não podemos nos ressentir da proteção indevida na vida de outra pessoa se vamos aceitá-la na nossa.

Quando começamos a entender que proteção é uma expressão da graça de Deus, nós somos capazes de compreender que a proteção que recebemos—exatamente como a graça—é desproporcional àquilo que merecemos.

Reflita sobre isso: Quais são alguns exemplos em sua vida quando recebeu proteção inesperada ou não merecida?

ORE: Deus, muito obrigado por ser um Pai para mim. Não importa como meu pai terreno tem sido, o senhor é um Pai generoso e tem proteção contínua em estoque para o meu futuro. Ensine-me hoje a aceitar a proteção familiar que o senhor colocou sobre mim como seu filho. Em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Creia, Deus é Bom, Não Importam as Circunstâncias. (1)

Não há bondade longe de Deus.

Algumas pessoas assumem que Deus está zangado a maior parte do tempo e que o seu favor dura apenas um momento, mas a Bíblia nos diz que é exatamente o oposto! Você é sempre a menina dos Seus olhos, mesmo quando você se sentir como uma fruta podre.

Deus seguiu em frente após aquela coisa ruim que você fez ou aquela coisa terrível que você disse. Ele pode ter ficado irritado ou decepcionado naquele momento, mas Ele seguiu em frente. Você seguiu? Você não tem que se preocupar com sair do de Seu favor devido a uma falha.

A bondade de Deus é contínua e nunca se esgota. Seu favor está sempre ao nosso redor, sobre nós e conosco; o favor de Deus é para sempre!

Na verdade, a bondade não existe fora de Deus; não se originou por si só — fora Dele, ou além Dele. Definitivamente não é algo que se origina com os seres humanos (você tem que treinar seus filhos para serem ruins ou bons?).

Deus é a fonte de toda a bondade e todas as coisas boas. Algumas pessoas ainda separam o "bem" de Deus, o que pode deteriorar a necessidade da humanidade de agradecer, honrar e adorá-lo.

Este estudo é sobre iniciar a jornada para treinar seus olhos para ver, o outrora invisível, a bondade de Deus e como Seu favor aparece em sua vida cotidiana. 

Reflita sobre isso: Quais são as coisas boas na sua vida que são fáceis de ignorar?

ORE: Deus, obrigado por estar presente em minha vida. Ajude-me a abrir os olhos para ver que você é a fonte de todas as coisas boas, e que você mostra favor na minha vida cotidiana. Em nome de Jesus. Amém

domingo, 16 de agosto de 2020

Se Comunique com Amor (Nestes Tempos...) 5

Se Deus nos ama, mesmo a nós, imperfeitos e pecadores, não temos desculpas para não espalhar este amor. 

“Se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros” (1 João 4.11).

Não há crise que supere o amor de Deus por nós. 

Não há pandemia que seja capaz de nos afastar da certeza e da esperança de tempos melhores. 

Acredite: com Jesus é possível. 


sábado, 15 de agosto de 2020

Se Comunique com Amor (Nestes Tempos...) 4

Esse amor não depende de nós. 

Deus nos ama pela graça e, por isso, recebemos dele a capacidade de amar os outros. 

“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (1 João 4.19).


Você ama porque Deus o amou primeiro, por meio de Jesus, que é o perfeito amor de Deus

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Se Comunique com Amor (Nestes Tempos...) 3

Jesus é a prova do amor de Deus por nós. 

Com ele, o nosso medo se transforma em fé, e a nossa ansiedade, em esperança de tempos melhores. 

Com Jesus, as dúvidas e incertezas não têm mais tanta importância dentro de nós. 

A certeza do amor de Deus enche o nosso coração de paz e nos permite olhar para frente, erguer a cabeça e continuar. 

Em 1João 4.18, temos essa confirmação: “No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo.”

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Se Comunique com Amor (Nestes Tempos...) 2

Em tempos difíceis, o medo e a ansiedade querem tomar o lugar da e da esperança em nosso coração.

Corremos o risco de entrar em desespero em meio a tantas incertezas

Mas o amor de Deus nos mantém firmes. É o amor de Deus que fortalece a nossa fé e traz esperança. 

Você pode perguntar: “Porque esse amor é tão especial?”

Vamos olhar novamente para a Palavra de Deus

Em 1João 4.9-10 está escrito:

 “Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.”

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Se Comunique com Amor (Nestes Tempos...) 1

Em tempos de crise, costumamos deixar de lado alguns laços — e fortalecemos outros. Geralmente, a família passa a ser a prioridade, e aqueles que não são tão próximos ficam para depois.

Mas esse “amor seletivo” é o que Deus realmente espera de nós?

Que amor é esse que exclui em vez de incluir? Que restringe em vez de abranger?

Seria esse o nosso tipo de amor?

A Palavra de Deus, em 1João 4.7, diz assim: Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus.”

O amor que vem de Deus é especial, é diferente. O amor que vem de Deus é perfeito em essência e é maior que qualquer outro sentimento. Como podemos ver no final da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo 13, versículo 13“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor.”

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Pessoas generosas são as que têm: MENTALIDADE ETERNA.

Eu não sei se você já esteve em um funeral, mas se sim, é difícil estar nessa atmosfera e não refletir sobre a realidade de sua vida. Estou convencido de que a maioria das pessoas não tem medo de morrer tanto quanto tem medo de chegar ao fim da vida e perceber que elas nunca realmente viveram.

John D. Rockefeller é conhecido como o americano mais rico que já viveu.

Ele estava na indústria do petróleo, e eles dizem que seu patrimônio líquido era de US $ 392 bilhões. Quantos gostariam de um tio assim em sua família? Ele era conhecido como um homem ganancioso. Quando perguntado: "Quando o dinheiro é suficiente?" ele sempre dizia: “Apenas mais um dólar”. Nos anos 1930, ele adoeceu e estava morrendo no hospital. Sua perspectiva havia mudado um pouco sobre a importância do dinheiro. Enquanto ele estava deitado em seu leito de morte, um repórter de TV perguntou: "O que você vai deixar para trás?" Ele olhou para a câmera e disse: "Tudo isso". 

Aqui está um homem que nem mesmo acredita em Deus, mas entendeu o que Provérbios 23:5 diz: “Em um piscar de olhos a riqueza desaparece ...” Ele entendeu a realidade de que todo o nosso dinheiro, materiais e posses não podem transferir para a próxima vida. Eles são apenas temporários, não duram. Um certo Teólogo disse: "Se você não pode levá-lo com você no fim de sua vida, encontre uma maneira de entregá-lo nesta vida." O sonho americano é conseguir tudo, o sonho do Reino é dar tudo por um bem maior.

A única coisa que transfere para a eternidade é um relacionamento com Jesus. É sobre isso que a igreja é - ajudando as pessoas a se relacionarem com Jesus. Toda vez que você dá, você está contribuindo para uma causa eterna. Você está ajudando a construir algo que durará para sempre. A riqueza vem e vai, mas a obra de Deus continua para sempre.

Você está preso apenas em sua realidade atual, ou você tem uma realidade da eternidade?

Você tem gasto seu tempo e dinheiro em coisas que têm valor duradouro, ou você está apenas focado no hoje?

Vamos ser pessoas com uma mentalidade eterna e generosa.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Pessoas generosas são: DECISIVAS.

Você já esteve com alguém indeciso? Eles simplesmente não conseguiam decidir que comida pedir, que pessoa namorar ou onde queriam sair naquele fim de semana? Ao contrário da crença popular, a indecisão não é um dom espiritual.

Quando Isaías (32:8) diz: “pessoas generosas planejam fazer o que é generoso”. Esse versículo me fez perceber…

Generosidade NÃO é uma quantia.

Generosidade NÃO é uma atitude.

A GENEROSIDADE É UM PLANO!!

um casal de amigos assim que se casaram sempre tiveram uma discussão quando a conta vinha em um restaurante sobre o quanto deveriam dar de gorjeta ao garçom. A conversa normalmente dependia do quanto nos sentíamos satisfeitos. "Como foi a comida ...? Como foi o serviço ...? Eles encheram minha água rapidamente o suficiente ...?" Então um dia eles combinaram, vamos parar de ter uma discussão e apenas tomar uma decisão. Nós decidimos, vamos dar de gorjeta 20% a cada vez, não importa o que aconteça, se for bom, daremos mais, o que nos poupou muito tempo e discussão.

-Fizemos isso porque tomamos a decisão de sermos generosos!

A comida pode ser horrível - daremos 20%.

O serviço pode ser o mais lento de todos - daremos 20%.

O garçom pode cuspir na minha refeição - daremos 20% (um pouco demais, eu sei).

Por quê? Porque eu não vou deixar o que outra pessoa faz ou não, determinar o tipo de pessoa que eu sou chamado para ser!

Eu tomei a decisão de ser uma pessoa generosa.

* Não se trata de dar gorjeta, dízimo ou uma porcentagem, é sobre essa ideia que “pessoas generosas planejam fazer o que é generoso”. 

E se você se tornar um pouco mais decisivo em sua generosidade?

Se eu tenho muito ou pouco - eu decidi dar.

Se eu entendo completamente ou não - eu decidi dar.

Se eu sou novo na fé ou já estive por aí por um tempo - decidi dar.

Independentemente da nossa época ou circunstâncias, "pessoas generosas planejam fazer o que é generoso".

Quais decisões você precisa tomar a respeito de suas finanças e futuro?

Você fez um plano para sua generosidade?

Vamos ser pessoas decisivas e generosas.