terça-feira, 31 de agosto de 2021

Desacelere para o Ritmo de Jesus.

 

O filósofo Dallas Willard certa vez disse que a pressa é "a grande inimiga da vida espiritual em nossa época" e estimulou os seguidores de Jesus a "eliminar implacavelmente a pressa de sua vida."

Na primeira vez que eu me deparei com a visão "anti-pressa" de Willard para a vida no reino de Jesus, minha alma foi profundamente tocada. Ainda assim, o que ele considerou como "o grande inimigo da vida espiritual" não era o que eu imaginava. Eu moro em uma das cidades mais seculares e progressistas dos Estados Unidos, mas se você me perguntasse "qual é o maior desafio para a sua vida espiritual em Portland?" Eu não sei o que eu responderia.

Como você responderia tal pergunta?

Aposto que pouquíssimos de nós teriam "pressa" como a nossa resposta.

Ainda assim, quanto mais eu penso sobre isso, mais eu concordo.

Corrie ten Boom certa vez disse que, se o diabo não conseguir fazer você pecar, ele o manterá ocupado.

Sua lógica é simples: tanto pecar quanto estar ocupado têm exatamente o mesmo efeito – cortam sua conexão com Deus, com outras pessoas e até mesmo com sua própria alma.

Vários de nós somos ocupados demais para vivermos emocionalmente saudáveis e termos vidas espiritualmente ricas e vibrantes.

A verdade é que há uma forma saudável de se estar ocupado, na qual sua vida está sempre cheia de coisas que importam, e não é desperdiçada em diversões vazias ou buscas triviais. Por essa definição, o próprio Jesus era ocupado.

O problema não é você ter muitas coisas para fazer; é você ter coisas demais para fazer, e a única forma de atingir a meta é se apressar.

E, conforme exploraremos nos próximos dias, a pressa é incompatível com a vida no reino de Jesus.

Nós simplesmente não podemos viver com Jesus em Seu reino vivendo uma vida de velocidade.

Exercício do dia: Desacelere

Como seria se você desacelerasse hoje?

Ao seguir com o seu dia, preste atenção no seu corpo, nas sensações de pressa, estresse, distração ou irritação que você sente. Note como elas inibem sua habilidade de estar presente em amor.

Pause mais 2 ou 3 vezes durante este dia para simplesmente respirar, trazer a amorosa presença de Deus e praticar gratidão.

Pergunta sobre a leitura: Como a natureza desapressada e presente de Jesus aumentou Sua capacidade de atender à necessidade da mulher que sofria com uma hemorragia (Lucas 8: 43-48)?

(Extraído do Texto "A Implacável Eliminação da Pressa de John Marc Comer")


segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Sonhar para Deus.

 

Quando sonhamos para Deus? Quando tudo o que fazemos, pensamos, dizemos e desejamos fazer está alinhado com a Sua Palavra. Quando você vive com intensidade cada dia, aproveitando o tempo, sendo diligente com o que tem que fazer; quando procura descobrir quais são teus dons, talentos, capacidades, virtudes e inclusive tuas debilidades; quando sabe em quê é bom, você pode focar em aperfeiçoar isto que te ajudará a cumprir seus sonhos.

Nesses três dias você compreendeu que sonhar custa. Custa compromisso, sacrifício e esforço. Não esperes ver algo sobrenatural (ainda que possa ocorrer) ou receber milhões de confirmações para começar a dar vida aos sonhos que Deus depositou em você. Se Ele já te deu a ideia, ainda que pareça algo pequeno, comece a dar os pequenos passos (a tomar decisões). Não se detenha esperando outro sonho ou outro sinal. Olha! Deus já falou, segue caminhando. Se o sonho mudar, o destino ou a meta for diferente, Ele voltará a falar e te dará a direção a seguir.

Quando você sonha para Deus, podem vir dúvidas, pode sentir medo e insegurança, mas continue focado em viver esse sonho. Porque tudo o que Deus faz é bom, é para nos dar um futuro e uma esperança. Viva para agradar a Deus, viva para inspirar ao outros, viva para que todos possam ver que os sonhos são atos de fé quando agimos e vamos atrás deles.

Jesus era um sonhador. Sonhou conosco desde antes do nosso nascimento, sonha que O conheçamos e que Sua verdade faça uma mudança de mente em nossa vida.


LEIA:

Rm 8:28 





domingo, 29 de agosto de 2021

Sonhar para os outros.

 

Alguns sonhos nascem em nosso coração com o objetivo de abençoar alguém mais. Deus é especialista em acender chamas nas pessoas com corações dispostos a servir aos outros. É lindo descobrir que servir abençoa tanto a quem dá, quanto a quem recebe. Definitivamente Deus escolhe pessoas a quem sussurrar grandes sonhos para abençoar o seu povo. Estes são diferentes dos sonhos que falamos ontem.

“E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40).

Porém, é necessário que você faça uma pausa e se pergunte quem é seu “próximo” mais chegado. Imagino que você respondeu que seu próximo mais chegado é sua família. Sim, seus familiares devem ser os primeiros a ser impactados por seu sonho de abençoar a outros. São os primeiros que devem ver a mudança em você, provocada por investir em um sonho que é para outra pessoa. Abençoa primeiro ao seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e depois olha para lugares mais distantes, buscando a quem abençoar. E, enquanto você trabalha edificando sua vida, abençoa a vida de quem está ao seu redor cada dia. 

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5:8).

Muitas pessoas servem aos outros através de seus trabalhos, ministérios, negócios próprios e com sua vida diária. Viver uma vida servindo aos outros é lindo! No entanto, o sonho de abençoar a outras pessoas, em muitas situações, não é algo que pode ser feito sozinho: é preciso colaboradores. Deus quer que sonhemos junto a um grupo de sonhadores que, em equipe, atendam as necessidades de outras pessoas e os levem a conhecê-Lo, a Ele, a Deus. Por isso, sonhar para os outros é tão maravilhoso. 

Você recebeu um sonho de Deus para abençoar outras pessoas? Desejas sonhar para outras pessoas?


LEIA:
Mt 25:40 / 2Te 2:14 / 1Tm 5:8




sábado, 28 de agosto de 2021

Sonhar para si mesmo.


Todas as pessoas desejam alcançar as suas metas pessoais, seja na área profissional, ministerial ou emocional. Em alguns momentos vemos esses sonhos como algo difícil de realizar. É fácil ficar sozinho sonhando e imaginando como seria conseguir realizar estes sonhos. No entanto, cada desejo ou sonho que você tem no coração pode ser realizado se o colocar em ação.


Trata-se apenas de dar pequenos passos. Como? Tomando decisões. Você tem o poder de decidir e começar a caminhar ao encontro do que sonha. Não deve ver a tomada de decisão como algo difícil: é somente um momento, que pode estar cheio de tensão, mas que se acabará quando você tomar a decisão que precisa. Você corre o risco de se enganar? Sim, mas na vida sempre temos que fazer escolhas para poder avançar. Cada decisão te levará para mais uma etapa na conquista do seu sonho.

Assim que, depois que passa o momento tenso da tomada de decisão, você estará começando a viver seu sonho. Porque seu sonho está do outro lado do medo. Vamos! Vence o medo. É lindo sonhar para si mesmo. Não cometa o erro de crer que sonhar para si é um ato egoísta. Não! Você tem que lutar para alcançar aquilo que deseja. Se você alcançar seus sonhos, se sentirá satisfeito (a), realizado (a), feliz e motivado (a) a seguir sonhando. E, se você está feliz, contagiará todos que te rodeiam com essa felicidade. E sabe o que acontecerá depois? Todos começarão a sonhar também e uma família que sonha e alcança é poderosa.


Se você sente que não tem um sonho, pede a Deus que te dê um.

LEIA:

1Pe 2:21 / 2Tm 1:9



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Sim, sonhar custa.

 

Você já escutou a frase “sonhar não custa nada”?

Pois, não concordo, porque sonhar custa, sim. Não me refiro a dinheiro, e sim que, quando você sonha e começa a caminhar em direção a este sonho, investe nele suas emoções, seus pensamentos, suas ideias, seu esforço.

Vale a pena sonhar? Sim.

Os sonhos são somente sonhos? Não. 

Os sonhos podem chegar como se Deus estivesse dividindo um segredo contigo. Sussurra  uma ideia, que acende uma chama. Você nunca está completamente certo de que funcionará, mas deve arriscar. Arrisca-te e vive com propósito, cumprindo os sonhos que Deus te entrega.

Eu creio que Deus se satisfaz em nos ver sonhando, porque sonhar é um ato de fé. Atreve-te a sonhar com uma família diferente, uma relação melhor, um novo trabalho, empreender um negócio próprio ou desenvolver seus talentos... para tudo isto e muito mais é preciso fé. Não temas sonhar, não temas crer, não temas escutar a voz de Deus. Você não pode duvidar dos Seus planos. Deus sonha contigo. São doces os sonhos que Ele tem para você.

Neste plano você vai aprender a ter a liberdade de sonhar para si mesmo, sonhar para os outros e sonhar para Deus.

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jeremias 29.11).

LEIA:

2Tm 2:1-9

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Coloque Em Prática.

 Após 21 dias reescrevendo pensamentos, você eliminou o pensamento tóxico e o substituiu por um pensamento positivo e produtivo. É assim que mudamos nossas vidas. – Dra. Caroline Leaf.


Mateus 4:1-11 fala sobre o diabo tentando Jesus quando Ele esteve no deserto por 40 dias. Durante esse tempo, Jesus ficou sem comida. O diabo sabia que Jesus estava fraco e tentou-o a se afastar de Deus. A cada ataque do diabo, Jesus respondeu com a Palavra de Deus. Embora tenha ficado sem sustento físico por 40 dias, Ele sobreviveu e prosperou espiritualmente. Porque Jesus passava tempo com Seu Pai, Ele sabia a verdade. Ele estava preparado para essa tentação. 

Não podemos viver em liberdade se permitirmos constantemente que nossos pensamentos tóxicos monopolizem nosso pensar. A melhor maneira de combatê-los é aplicando as Escrituras, porque isso nos fortalecerá em nossa própria batalha. Precisamos nos preparar com antecedência e não apenas tentar fazer isso quando estivermos na batalha. Os soldados não procuram suas armas quando as balas estão voando. Eles estão preparados — antes da hora e em todos os momentos. 

Então, vamos nos preparar colocando nossas mentes à prova e escolhendo capturar pensamentos tóxicos em vez de entretê-los. E uma vez que fizermos isso, eliminaremos a mentira que nos manteve reféns ao declarar a verdade de Deus. É assim que vivemos livres de pensamentos tóxicos.

Mas também é verdade que, se fixarmos nossos pensamentos em Jesus e vivermos nossas vidas para honrá-lo, a necessidade de ter que testar e capturar nossos pensamentos diminuirá. O autor da tradução A Mensagem nos encoraja no final de Filipenses 4:8 a encher nossa mente com “o melhor, não o pior; o belo, não o feio. Coisas para elogiar, não para amaldiçoar.” 

Devemos estar continuamente enchendo nossas mentes com coisas que trazem vida. Devemos procurar o bem. Pois quando o fizermos, encontraremos.

Reflita

  • No dia 3, você listou um pensamento tóxico recorrente que precisava ser levado cativo e espero que tenha encontrado um versículo para combater esse pensamento. Continue fazendo isso por 21 dias. Perceba a vitória que você alcançou fazendo isso. Faça desta prática uma parte do seu dia todos os dias, até que esse pensamento tóxico não o domine mais.

  • Agora, liste um segundo pensamento tóxico que você tem e encontre um versículo para combater essa mentira. Siga o mesmo plano assim como você fez para a primeira mentira. Continue esta prática sobre todos os pensamentos tóxicos que tentam dominar você. 

LEIA:
Mateus 4 1:11

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Fixe Seus Pensamentos .

 Quando nós enchemos nossos pensamentos com as coisas certas, as erradas não têm espaço para entrar. — Joyce Meyer 


Testar nossos pensamentos e aprendendo a levá-los cativos é uma grande parte da batalha mental que temos com nossos pensamentos. Assim, quando aprendermos a fazer isso como uma prática regular, obteremos controle sobre nossos pensamentos. 


Mas e se nós escolhermos ser mais proativos com nossos pensamentos a fim de evitar reagir mais tarde? Ainda haverá pensamentos que precisarão ser testados e capturados, é claro. Pois não somos perfeitos. Podemos, no entanto, escolher seguir inteiramente com a exortação de Paulo em Colossenses 3:2, que diz: "Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra." Ao fixar nossas mentes nas "coisas lá do alto" teremos menos pensamentos que precisam ser testados e levados cativos.


Quando focamos nossas mentes, estamos esforçando-nos por algo e dirigindo nossa mente em direção a um certa coisa. Este versículo nos diz que não devemos colocar nossas mentes nas coisas terrenas. Essas coisas "aqui da terra" geralmente nos distraem e mantêm nossos pensamentos longe do melhor de Deus. 


Há muitas coisas que vemos todos os dias que estão fora de nosso controle. Mas, muito do que vemos pode ser evitado. O que colocamos diante de nossos olhos é grande coisa. Se você sente que tem muitos pensamentos tóxicos, o que pode estar causando isso? Poderiam ser coisas na TV, mídia social ou notícias? É aconselhável analisar as coisas que estamos vendo diariamente e pedir a Deus que nos mostre o que seria bom diminuir ou eliminar completamente. 


Assim como precisamos observar o que colocamos diante de nossos olhos, também precisamos considerar o que está entrando em nossos ouvidos. O que ouvimos afeta nossos pensamentos tanto quanto o que vemos. Você já reparou que tipos de música, livros ou podcasts possivelmente causam pensamentos tóxicos em sua mente? Existem coisas que você precisa incluir, e não apenas remover, que o fortalecerão e ajudarão a criar pensamentos saudáveis? 


Em vez de focar e fixar nossas vistas em coisas que podem causar pensamentos tóxicos, vamos ser proativamente atentos com relação a o que escolhemos colocar diante de nós. Quando escolhemos coisas que honram a Deus e nos mantêm puros de coração, teremos menos pensamentos para testar e capturar. 

Reflita

  • Qual é a sua luta? O que você assiste ou o que você ouve?

  • Liste a coisa mais importante que você precisa eliminar daquilo que normalmente você assiste ou ouve. Provavelmente, você já sabe o que é. Desista dela por 21 dias e veja a diferença em seus pensamentos.

LEIA:

Cl 3:2 / Hb 12:1-3

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Capture Seus Pensamentos.

 Levar pensamentos cativos significa controlá-los em vez de deixá-los controlar você. – Priscilla Shirer.


Fomos criados à imagem de Deus e somos Suas obras-primas. Como seriam nossas vidas se vivêssemos como se acreditássemos nessa verdade? A maior razão pela qual não fazemos isso é porque temos deixado pensamentos tóxicos correrem desenfreados em nossa mente. Não podemos deixar que eles ditem nossas vidas – precisamos escolher capturar nossos pensamentos


Levar nossos pensamentos cativos será uma das batalhas mais difíceis. É muito mais fácil alimentar o pensamento tóxico. O esforço ocorre quando nos envolvemos na batalha. Mesmo se alimentarmos o pensamento, ainda podemos levá-lo cativo. É melhor fazê-lo tarde do que nunca. 


Quando a Bíblia diz para levar nossos pensamentos cativos, isso significa que temos o poder de fazer algo a respeito. Como cristãos, o mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos vive em nósCom a ajuda do Espírito Santo, nós podemos administrar nossos pensamentos. 


Aqui está um exemplo: digamos que há alguém em sua vida que você precisa perdoar. Todos os dias, você se lembra do que eles fizeram com você. Parece que você não consegue esquecer ou curar isto. Você pode começar a ter pensamentos como "Eu não preciso realmente perdoar essa pessoa" ou "O que eles fizeram comigo é imperdoável." Esses são os pensamentos tóxicos você deve levar cativos. Reconheça que isto está causando-lhe um tumulto interior. Então, escolha a verdade da Palavra de Deus. Você pode até orar: "Deus, estou escolhendo deixar esse pensamento de lado em vez de alimenta-lo. Eu sei que o Senhor tem me perdoado muito em minha vida. Ajude-me a estender o mesmo perdão a essa pessoa.”


E então você faz isso de novo e de novo e de novo até que a "captura" aconteça. Você saberá que a cura está acontecendo quando olhar para trás, ver a situação e a dor não for tão intensa. Você verá isso como algo que aconteceu com você – no tempo passado — não algo que está acontecendo com você — no tempo presente.

Por que é importante parar esses pensamentos? 

  • Porque eles vão contra o melhor de Deus e nos impedem de viver vidas cheias de alegria. 

  • Para gastarmos nossa energia mental em coisas que nos levantam em vez de nos derrubar.

  • Assim eles não controlarão nossas mentes, e a mente controlará nossas ações. 

Todo dia é um novo dia. Nós temos um novo conjunto de horas para viver vidas que trarão glória a Deus e alegria para nossas almas. Apenas temos que reconhecer isso e acordar com uma nova determinação de ser o chefe de nossos pensamentos, e não o contrário. 

Reflita

  • Qual é um pensamento tóxico recorrente que você precisa começar a levar cativo hoje? Chame-o pelo que ele é — uma mentira.

  • Encontre um versículo que exploda essa mentira. Quando você pensa nesse pensamento, capture-o e fale o versículo em voz alta. Faça isso quantas vezes precisar. 

LEIA:
2Co 10:5

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Teste Seus Pensamentos .

 

Os pensamentos que você alimenta constantemente determinam a direção de sua vida. – Steven Furtick .

Temos muitos pensamentos todos os dias. De fato, muitos especialistas acreditam que pensamos algo entre 60.000 e 80.000 pensamentos por dia. A média é de 2.500 a 3.300 por hora. Notável, não é? 

Seria ótimo se nossos pensamentos fossem todos bons. Mas muitos deles são negativos e tóxicos. A boa notícia é que temos um guia para nos ajudar a testar nossos pensamentos. Filipenses 4:8 é um ótimo teste para saber se devemos pensar em algo. O versículo nos diz para pensar em tudo o que for verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente e digno de louvor. Considere cada palavra listada abaixo. 

Verdadeiro

Uma das coisas mais importantes a considerar sobre nossos pensamentos é: "Eles são verdadeiros?" Muitas vezes, nossos pensamentos simplesmente não são verdadeiros. Precisamos focar no que é autêntico, real e alinhado com a Palavra de Deus.

Nobre

Porque nós somos filhos de Deus, estamos no mais alto escalão! Nossos pensamentos devem ser reais e majestosos. Não de uma maneira arrogante, mas não devemos nos permitir pensar de uma maneira cruel ou repulsiva.

Correto

Muitas pessoas querem estar certas – nunca estarem erradas. Mas, muitas vezes, não permitimos que esse desejo de ser correto permeie nossos pensamentos. Pensar corretamente significa permitir que a precisão e a adequação nos guiem.

Puro

Ser puro de coração e pensamento não é tão difícil quanto parece. É simplesmente escolher pensar em coisas éticas, boas, retas e honestas. 

Amável

Esta é uma palavra que não é muito usada, mas deveria ser. Pensar em pensamentos amáveis significa ver o belo e o deslumbrante da vida e permitir que nossas mentes pensem sobre essas coisas. 

De boa fama

Ter boa fama é algo que a maioria das pessoas deseja. Mas queremos pensamentos de boa fama? Pensamentos que são dignos de confiança e distintos e nos permitem viver de uma maneira louvável. 

Excelente

O melhor dos melhores é o que é excelente. Quando nossos pensamentos são excelentes, eles são ótimos, excepcionais e fabulosos. Excelentes pensamentos nos levam a viver vidas excelentes.

Digno de louvor

Quais pensamentos são dignos de louvor? Pensamentos sobre Deus. Seus caminhos, Seus planos e Sua criação, para citar alguns. É seguro dizer que quando nossos pensamentos estão Nele, isso é uma coisa boa. 

Podemos testar nossos pensamentos todos os dias. Ao fazermos isso, com o tempo não teremos que testar muitos de nossos pensamentos, porque já saberemos se eles atendem aos padrões de Filipenses 4:8. 

Nunca seremos capazes de ajustar todos os pensamentos negativos que se aproximam da nossa consciência, mas certamente podemos tentar libertar nossa mente do pensamento tóxico…um pensamento de cada vez.

Reflita

  • Escreva Filipenses 4:8 em três versões diferentes da Bíblia e compare-as. Peça a Deus discernimento.

domingo, 22 de agosto de 2021

Renovação da Mente.


Provavelmente todos já ouvimos falar sobre o quanto nossos pensamentos impactam nossas vidas. Embora teólogos, líderes, autores, gurus de autoajuda e CEOs possam ter pontos de vista diferentes sobre vida e política, a maioria concorda que nossos pensamentos são incrivelmente importantes e ditam a trajetória de nossas vidas. Dê uma olhada em algumas citações populares:

  • "Se você pensa que pode ou pensa que não pode, você está certo." – Henry Ford 
  • "Acredite que você pode e já terá meio caminho andado." — Teddy Roosevelt
  • "A felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos." — Marcus Aurelius.
  • "Nossos pensamentos nos fazem o que somos." — Dale Carnegie 

O Apóstolo Paulo nos desafia no início de Romanos 12: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente." A palavra grega para renovação é anakainōsis e significa literalmente renovação. Então, de acordo com este versículo, nossa transformação ocorre quando nossa mente passa por uma renovação.  

Sabemos que uma renovação acontece quando alguém quer mudar a aparência de sua casa ou empresa. Talvez seja porque algo está quebrado ou danificado ou talvez precise apenas de uma repaginada. Uma renovação da mente é algo semelhante.

Que tipo de renovação sua mente precisa? 

Talvez você ainda esteja focando nos pensamentos falidos e danificados que você tem pensado por anos. Pode ser que você esteja reproduzindo uma gravação desatualizada em sua mente de algo que alguém lhe disse durante a sua infância. Você reclama constantemente? É mais fácil para você se concentrar nas coisas que podem dar errado em sua vida? Você tem ciúmes e inveja dos outros e como a vida deles parece melhor que a sua? Você se sente sobrecarregado e derrotado pelo modo como vê a si mesmo? 

Se temos uma perspectiva positiva da vida ou se lutamos todos os dias contra obsessões de nossas mente, todos podemos nos servir de alguns conselhos quando se trata de nossos pensamentos. Normalmente, dizemos que pensamentos indesejados são negativos ou ruins, mas de fato eles são tóxicos

Embora muitos de nossos pensamentos não tenham muito valor, muitos têm. Alguns são pensamentos incríveis que impactam outros para melhor, enquanto muitos de nossos pensamentos estão voltados para o negativismo. Então, é verdade que não podemos mudar todos os pensamentos que necessitam mudança, mas podemos refletir sobre nossos pensamentos e tentar mudar aqueles que são tóxicos. 

Nos próximos 4 dias, aprenderemos como testar os pensamentos, capturar aqueles que são tóxicos, concentrar nossos pensamentos em Jesus e fazer um plano para colocar tudo isso em prática.

Reflita

  • Pense sobre seus pensamentos mais comuns. Como eles fazem você se sentir? 
  • Em que área de seus pensamentos você precisa de uma renovação?

LEIA:
Romanos 12:1-2

sábado, 21 de agosto de 2021

Amor.

 

Saber quais são os nossos dons espirituais é uma coisa extraordinária. Chegamos a impactar outras pessoas com uma habilidade sobrenatural que nos foi dada pelo Espírito de Deus. Nós temos que ser as mãos e os pés de Jesus na vida de alguém. Temos que servir, encorajar, ensinar, e profetizar aos nossos companheiros seguidores de Cristo. Mas nada disso tem proveito se você não tiver amor.

O capítulo tão familiar de 1 Coríntios, o capítulo 13, descreve a imagem perfeita do amor. Diz que o amor é paciente, bondoso, não inveja, não se vangloria, e não se orgulha. O Amor honra, é altruísta, não se ira facilmente e não guarda rancor. O Amor odeia o mal, se alegra com a verdade, e sempre protege, confia, espera e persevera.

Um amor por Deus e pelos outros deve ser a motivação por trás dos nossos dons e do uso deles. Vamos pegar o dom de servir como um exemplo. Quando vemos coisas que precisam ser feitas e não temos planos, nós fazemos. Isto é servir. Mas quando chegamos e dizemos, “Eu não quero fazer isso”, tornamos os nossos dons egoístas. Se fazemos o que queremos e o que nos é conveniente, isso não é usar o nosso dom em amor. Dons não devem ser absorvidos por nós mesmos.

Possuir um dom extraordinário de Deus não significa que somos crentes maduros. A marca da maturidade é quão bem estamos caminhando no fruto do Espírito. Frequentemente, a pergunta feita é, “Quanto do Espírito Santo você tem?” Quando a pergunta na realidade deveria ser, “Quanto o Espírito Santo nos tem?" Ou seja, quanto de nossas vidas o Espírito Santo controla? Permitimos que Ele nos governe em vez de tentar governar a nós mesmos e aos outros?

Aprender sobre nossos dons espirituais e como usá-los para impactar as pessoas é uma busca ao longo da vida. Haverá momentos em nossas vidas em que nossos dias simplesmente não serão como o esperado, mas alguém ainda precisa de nós para edificá-lo com nosso dom. Então nós o fazemos. Isso não é falso, é simplesmente escolher o que Deus nos chamou para fazer apesar de nossos sentimentos conflitantes.

Nossos dons vão se desenvolver ao longo do tempo. Nós podemos continuar aprendendo sobre eles e buscando maneiras de desenvolve-los para que possamos causar um maior impacto na vida das pessoas. Isso acontece quando buscamos Deus com todo o nosso coração e permitimos que Seu Espírito nos guie.

Reflita

  • Você descobriu um dom espiritual que você tem? Se sim, qual é esse dom e como você vê Deus lhe usando para edificar outras pessoas.

  • Quando você terminar este Plano, busque por maneiras de usar o seu dom. Escutar podcasts, ler livros, conversar com os líderes da sua Igreja sobre formas de se envolver e servir em sua comunidade e em diferentes organizações sem fins lucrativos, são ótimos começos.

LEIA:
1Co 13:1-7 / Gl 5:22-23 / 

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Como Saber Quais São os Meus Dons?

 

Você está preparado para a parte divertida? Agora, você tem que identificar quais são os seus dons espirituais. Isso não é difícil, porque possivelmente você já sabe quais são. Considere fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

  • O que o Espírito Santo está me dizendo?

  • O que eu gosto de fazer?

  • Eu me sinto realizado quando faço isso?

  • Em quê as pessoas dizem que sou bom?

  • O que eu fiz que fez uma enorme diferença na vida de alguém?

Quando você encontra seus dons, pode sentir como se fosse algo que flui facilmente para você. E geralmente é assim que um dom funciona. Não é seu talento ou aptidão, mas uma habilidade que está além de você. Que para fazer isso, você o faz tão naturalmente quanto respirar. Aqui estão mais algumas ideias para ajudar a descobrir quais são os seus dons:

  • Se você regularmente diz coisas legais às pessoas, é um encorajador.

  • Se você proclama a verdade de Deus para todos, você é um profeta.

  • Se você está constantemente ajudando a pessoas carentes, você é um doador.

  • Se você aprende algo e mal pode esperar para contar a alguém, é um professor.

  • Se você compartilha Jesus com todos que puder, você é um evangelista.

Ao vivermos nossas vidas para Cristo, outras pessoas ao nosso redor podem enxergar dons em nós que não vemos. Não tenha vergonha de dizer às pessoas que você está tentando encontrar seus dons. Solicite a assistência deles, porque os que estão perto de você podem perceber algo em você que você não percebe!

Não é necessário conhecer nosso dom antes de começarmos a usá-lo. Quando vemos alguém cuja fé é fraca ou vacilante, podemos oferecer ajuda. Nunca podemos deixar que nossa falta de dom espiritual nos impeça de obedecer ao que a Bíblia diz. Há pessoas que têm o dom de encorajar, mas todos devemos ser, de acordo com 1 Tessalonicenses 5:11, “animadores e encorajadores uns dos outros..." Muitos recebem o dom de mostrar misericórdia mas todos devemos ser, segundo Lucas 6:36, “misericordiosos, assim como o Pai é misericordioso.”

Depois de pensar muito nas informações acima, considere fazer um teste de dons espirituais. Essa é uma das maneiras mais comuns pelas quais as pessoas descobrem quais são os seus. Existem muitos testes na internet - sugerimos fazer dois ou três testes diferentes para verificar se eles dão a mesma conclusão. No entanto, esses testes são feitos pelo homem e nunca foram feitos para substituir a orientação do Espírito Santo em nossas vidas. Convide o Espírito de Deus para guiá-lo ao iniciar esta busca para ser tudo o que Ele te chamou para ser para o Seu reino e Seu povo.

Reflita

  • Pense nas coisas em que você se destaca e tem facilidade de fazer. Como você pode usá-las para impactar outras pessoas?

  • Pergunte a alguns amigos cristãos próximos de você, onde eles viram você fazer uma diferença positiva na vida de alguém.

LEIA:
Cl 3:17 / Hb 3:13

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Os Dons.

 

Nós aprendemos que os dons espirituais são dados para todos os seguidores de Cristo pelo Espírito Santo para edificar os outros. A Bíblia lista muitos dons em várias passagens do Novo Testamento. Não necessariamente nessa ordem, eles são profecia, servidão, ensinar, encorajar, doar, liderar, demonstrar misericórdia, administrar, a sabedoria, conhecimento, fé, cura, milagres, discernimento, falar em línguas, interpretar línguas, apostolado, evangelizar e profetizar.

Muitos teólogos não acreditam que esta é uma lista que compreende todos os tópicos; que quando o apóstolo Paulo escreveu sobre eles, ele estava mencionando alguns deles mas não necessariamente todos eles. De qualquer maneira, os dons listados na Bíblia tendem a ser os mais comuns possuídos pelos crentes.

Muitos destes dons são fáceis de entender, enquanto alguns podem levar mais tempo para compreender. Por exemplo, os dons de ensinar, doar, encorajar e servir são autoexplicativos. Contudo, compreender verdadeiramente o que significa ter discernimento, sabedoria ou capacidade de falar ou interpretar línguas pode precisar de mais detalhes. Os dons de Deus não foram feitos para nos confundir, portanto, é aconselhável aprender sobre todos eles, mesmo que tenhamos apenas um ou dois.

Apesar desses dons serem todos tão diferentes, eles são dados pelo mesmo Espírito. Todos nós temos dons mas não temos todos os dons. Pensar que uma pessoa terá todos os dons listados vai contra a exortação de Paulo para nós que diz: “Não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu”. Cada um dos nossos dons forma um conjunto completo no corpo de Cristo! Quando administrados adequadamente, edificamos uns aos outros com nossos dons e isso torna o corpo de Cristo muito bonito.

No próximo dia deste Plano você aprenderá a descobrir como Deus nos presenteou por Seu Espírito. Há algo incrivelmente especial quando aprendemos e crescemos em nossos dons, a fim de dar uma grande contribuição para edificar os outros.

Reflita

  • Dos dons mencionados acima, com quais deles você não está familiarizado?

  • Para um estudo mais profundo, aprenda sobre cada um dos dons lendo diferentes versões da Bíblia assim como uma variedade de fontes cristãs.

LEIA:
Rm 12:6-8/1Co 12:4/1Pe 4:10

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O Que São Dons Espirituais e Por que os Temos?

 

O tópico dos dons espirituais é muito amplo e, por causa disso, não abordaremos todos os aspectos neste Plano Bíblico. Em vez disso, responderemos às perguntas básicas que costumam ser feitas quando se trata de dons espirituais, para que você possa descobrir quais são os seus e como Deus deseja usá-los.

O que são dons espirituais
A Bíblia não fornece uma definição exata do que é um dom espiritual. O pastor Chris Hodges tem um pensamento que nos ajudará. Ele diz que um dom espiritual é “uma habilidade especial e sobrenatural que Deus concede a cada um de Seus filhos, para que juntos eles possam promover Seus propósitos neste mundo.”

Como os conseguimos?
Os dons espirituais são distribuídos pelo Espírito Santo conforme Ele determina. Todo seguidor de Cristo tem pelo menos um dom. No entanto, não devemos colocar Deus em uma caixa e achar que Ele não pode nos dar o que Ele deseja para nós quando Ele quiser, seja o que for. Esses dons são Dele para nós, da maneira que Ele determinar.

A natureza de um dom é entregá-lo. Dons espirituais não são diferentes. Recebemos dons espirituais para compartilhá-los com outras pessoas. A Bíblia diz que os dons espirituais nos são dados pelo Espírito com o propósito de edificar outras pessoas e fortalecer sua fé.

Por que precisamos fortalecer a fé dos outros?
Porque as coisas dão errado, e lutamos todos os dias. O propósito de receber um dom espiritual é entregá-lo, não guardá-lo. Isso não significa que não nos beneficiaremos deles. Nós iremos nos beneficiar. Mas os dons espirituais são para o benefício daqueles a quem Deus coloca em nossos caminhos. E assim também os dons de outras pessoas serão usados para nos fortalecer.

Efésios 4 nos diz que Cristo nos deu pastores e mestres para “preparar o povo de Deus para o serviço.” Por tanto tempo, as pessoas acreditavam que pastores, mestres, líderes e funcionários das Igrejas deveriam fazer tudo. E eles fazem muito — eles simplesmente não devem fazer a nossa parte. Os líderes da Igreja desempenharão seu papel em nos preparar, mas também temos um papel a desempenhar na edificação do corpo de Cristo!

Assim como o corpo humano funciona lindamente com todas as suas partes, o corpo de Cristo também — as pessoas que O seguem. Todos nós fomos criados com dons únicos. Ensinamos, demonstramos misericórdia, encorajamos, demonstramos fé, pastoreamos, servimos, doamos e assim por diante. 

LEIA:

Rm 1:11-12/Rm 12:3-8/1Co 12:4-11/Ef 4:11-13/1Pe 4:10-11


terça-feira, 17 de agosto de 2021

Você Está Pronto para Orar?

 

A melhor maneira de ver esses três tipos de orações sendo feitas é ver algumas das orações que o próprio Jesus orou. Ele orou quando estava a caminho da cruz no Jardim de Getsêmani e enquanto estava pendurado na cruz. No jardim do Getsêmani, Ele faz uma oração equilibrada, onde Ele expressa sua dor, mas ainda pede que a vontade de Deus seja feita. Esta mesma oração foi uma oração persistente, pois Ele a repetiu palavra por palavra outras três vezes. Enquanto Jesus estava pendurado na cruz morrendo, Ele faz uma oração profética, onde Ele declara em voz alta, para o benefício de todos que estavam ao seu redor, que ele estava carregando o pecado de todo o mundo e identificando-se com os pecadores – Ele perdeu a conexão com o Pai. Não foi petulante, auto piedoso ou ficou gemendo, mas fez uma poderosa declaração de propósito. 


Quão preparado você está para orar?


Quão preparado você está para fazer companhia a Deus apenas para conhecê-lo mais?


Você vai orar sobre tudo, sempre de acordo com a vontade d'Ele?


Você será Persistente, Equilibrado e Profético nas suas orações?


1. Defina lembretes para orar de maneira persistente até que você comece a ver os primeiros resultados. Isto cria o hábito de orar em todos os momentos em todas as estações. ⏰


2. Se você tiver dificuldade de orar sozinho, adicione um amigo de confiança ou um membro da família e orem de maneira equilibrada. Lembre-se: quando você ora com outras pessoas, vocês fortalecem um ao outro e assim a oração tem mais alcance. 👥


3. Copie versículos que sejam relacionados à sua vida cotidiana e adicione-os à sua oração. A melhor maneira de orar é se basear nas escrituras e declará-las de acordo com a situação. 📝

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Aprendendo a Orar de Maneira Profética.

 

Orações são declarações proféticas. Pelo menos deveriam ser. Infelizmente, muitas vezes nossas orações são petulantes e cheias de auto piedade. Nós reclamamos, nós pedimos, nós discursamos em oração. Embora possamos definitivamente fazer tudo isso, já que podemos chegar ao trono da graça, chega uma hora em que devemos levantar, sacudir a poeira e falar o que Deus tem reservado para nós em vez de falar sobre tudo o que está dando errado.


Profecia não é previsão, mas dizer o significado de que usamos as escrituras para falar o que Deus decretou sobre nós e nossa situação. Profecia é usar os olhos de fé, que veem o invisível, e declarar a palavra de Deus sobre cada situação que encontro. 


Este tipo de oração só pode ser feita quando a palavra de Deus está escondida em nossos corações para que seja profética e não baseada em nossos sentimentos. Quando começarmos a ler e aprender as escrituras, podemos começar a reivindicá-la sobre as circunstâncias cotidianas. Essas orações são poderosas enquanto falam no ambiente espiritual e criam uma atmosfera de fé. 


Orações proféticas criam o roteiro de nossa vida porque nos preparam para esperar por Deus e ver seu reino chegar à Terra. Eles fortalecem nossa fé e permitem que o Espírito Santo se mova sobrenaturalmente em nossas vidas e tragam uma transformação incrível.

domingo, 15 de agosto de 2021

Aprendendo a Orar de Maneira Persistente.

 

Orar de maneira persistente é nunca desistir da atitude com a oração. É não desistir quando você sente que está em um impasse ou quando parece que nada está mudando. É ser obstinado e às vezes até mesmo repetitivo em pedir coisas a Deus. A base desse tipo de oração é ter um Pai Celestial perfeito, que dá bons presentes aos seus filhos.

A persistência é o catalisador do processo de oração. Você pode se perguntar se a persistência é necessária, considerando que Deus já sabe o que queremos ou precisamos. Por que temos que continuar pedindo? Jesus diz aos seus discípulos em Lucas 11 que eles devem pedir, procurar e bater para receber o que eles pedem. Curiosamente, as palavras hebraicas para esses três verbos estão no tempo Presente Contínuo, o que significa que eles realmente estão "continuando a pedir, continuando a procurar e continuando a bater". Jesus usou duas parábolas para ilustrar o conceito de persistência na oração, o que indica que é uma disciplina espiritual importante.

O obstáculo para esse tipo de oração, porém, é a nossa necessidade de gratificação instantânea. Queremos respostas instantâneas que sejam sim ou não. Odiamos atrasos ou ambiguidade. Queremos respostas no mesmo dia, quase como café instantâneo ou jantares congelados. 

A realidade que devemos entender e aceitar é que algumas orações levam meses, ou até anos para serem respondidas. 

Orações persistentes podem não mudar os outros ou nossas circunstâncias, mas elas nos mudam. Elas mudam nossos corações, nossa postura, nossa mentalidade e reforçam a esperança que encontramos em Jesus.

sábado, 14 de agosto de 2021

Aprendendo a Orar de Maneira Equilibrada.

 

Na ciência aprendemos sobre um ponto pivô chamado fulcro que, quando algo é posicionado sobre ele, vai movê-lo com facilidade. Pense em uma gangorra ou uma porta com dobradiças. Esses objetos cotidianos se movem suavemente e facilmente por causa de seu pivô. Um pivô cria uma virada com pouca força. Uma oração equilibrada faz a mesma coisa. É o tipo de oração que muda a atmosfera espiritual e traz a vontade de Deus diretamente em foco. É o tipo de oração que honra a Deus e é benéfica ao seu Reino. Quando os discípulos pediram a Jesus para ensiná-los a orar, Ele respondeu ensinando-lhes a agora conhecida oração do "Pai Nosso". Esta oração é curta e doce, mas é bem abrangente. É assim que uma oração equilibrada se parece. Tim Elmore define a oração equilibrada como "aprender a orar em níveis mais altos". Ele também diz que essas orações são "orientadas para a missão e não para a manutenção". 


Quando analisamos a oração do Pai Nosso, você verá uma oração equilibrada escondida à vista de todos. Ela começa abordando a Deus, o Pai e honrando seu nome. Ela continua com Jesus pedindo que o Reino de Deus venha à Terra, para fornecer tudo o que for necessário para aquele dia e depois para o perdão para aquele que orar. Não para por aí, mas garante que o perdão recebido se torne o perdão demonstrado, caso esqueçamos isso, e então fechamos com um pedido de proteção contra o mal.


Uma oração como esta muda a equação de nós para o Reino de Deus. Não é errado orar por nós mesmos; na verdade, é imperativo que o façamos. E se ao invés disso orarmos por nós mesmos com uma perspectiva eterna? E se nossas orações forem sobre pedir a Deus que seu Reino invada nossas vidas para que muitos mais encontrem salvação em nome de Jesus?

Isso pode revolucionar as nossas vidas e fazer de nós canais poderosos para o trabalho de Deus em nosso mundo.