quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Primeiros Passos com Jesus - Marcos 2-3 | Perdoado e Escolhido.

 

Bem-vindo de volta ao Início. Hoje estamos em Marcos 2, com uma das minhas histórias favoritas. Na Bíblia, Jesus faz algumas afirmações sobre si, muito fortes – fortes o suficiente para que desejem matá-lo. Qualquer um pode declarar ser qualquer coisa. A questão é – Jesus provava suas afirmações? Em Marcos 2, encontramos Jesus ensinando numa casa em Cafarnaum, e sua palavra se propaga. Versículo 2:

“Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem.”

Havia uma enorme multidão, e Jesus pregava a Palavra – que é a Bíblia. Jesus mantinha sempre o foco na Palavra de Deus. Ele também realizava milagres, mas chamava esses milagres de sinais, e um sinal sempre aponta para algo mais. Um exemplo perfeito disso: a história de hoje. Versículo 3:

"Trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: Meu filho, os seus pecados estão perdoados."

Um minuto! Volte a fita. Jesus acabou de dizer, "seus pecados estão perdoados"? O homem se apresentou a Ele para receber cura, não para ser perdoado. Mas Jesus sabe de uma coisa: não há questão na vida que seja maior que o pecado e o perdão. Veja o que acontece na sequência. Alguns mestres da lei estavam lá e ficaram chocados. 

“O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!” (Marcos 2:7).

E nessa última parte, eles estavam certos. Declarar perdoados os pecados era afirmar que tinha a autoridade de Deus. Se não for verdade, é uma blasfêmia – um pecado muito sério. Jesus conhece os pensamentos deles, então ele faz uma pergunta. Versículo 9:

O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”?

Eu amo essa pergunta. Pense comigo. Qual deles é mais fácil de dizer? "Os seus pecados estão perdoados." Porque ninguém pode ver os pecados do outro. Mas é muito mais difícil de fazer! Só Deus pode perdoar o pecado! Mas dizer a um paralítico: “Levanta-te, pegue a sua cama e ande” – é muito arriscado. Com todos assistindo. Assim, no versículo 10, Jesus continua,

"Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: Nunca vimos uma coisa assim!"

O milagre aqui é impressionante: um paralítico volta a andar! Mas fique atento ao sinal, ele aponta para a autoridade de Jesus.Jesus tem a autoridade de Deus para perdoar pecados, e prova isso. E ele usa novamente essa autoridade na história seguinte. No versículo 13, Jesus está ensinando à beira de um lago, e ele vê Levi trabalhando como cobrador de impostos. Os cobradores de impostos eram desprezados naquele tempo, homens corruptos que embolsavam mais do que repassavam ao governo. Pura ganância. No entanto, Jesus se aproximou de Levi e disse,

"“Siga-me”. Levi levantou-se e o seguiu." (2:14 - NVI).

Aí estão aquelas palavras novamente, o mesmo convite. Mas desta vez Jesus convida um pecador – alguém com uma má reputação. E Levi o segue! E quando Levi convida Jesus e os discípulos para o jantar, eles se juntam a muitos outros pecadores. E isso era ainda mais difícil para os fariseus entenderem. Os fariseus eram líderes religiosos – do tipo julgador e hipócrita – que simplesmente não conseguiam entender. Se Jesus é o "bom mestre", 

"por que ele come e bebe com essa gente?” (2:16).

O versículo 17 traz uma declaração muito forte de Jesus:

Jesus ouviu a pergunta e disse aos mestres da Lei: "Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu vim para chamar os pecadores e não os bons".

Não deixe isso passar despercebido. Jesus escolheu os pecadores. Levi era um pecador. Seus amigos também eram. Mas, assim como um médico vem curar os enfermos, Jesus vem perdoar e restaurar os pecadores – para torná-los justos. Justo significa estar em sintonia com Deus. É uma palavra importante. Sabe aquela sensação, quando tudo está bem num relacionamento entre duas pessoas – quando não há nenhum obstáculo entre vocês? E você provavelmente conhece aquela sensação, de quando um relacionamento não está bem – quando há um muro entre vocês, porque você aprontou. Bem, é onde estamos com Deus. O pecado nos separa Dele. Nós erramos. Mas o Evangelho – a boa nova – é que Jesus veio para nos tornar justos novamente. Ele perdoa os pecados e nos chama de justos. O que ele pede de nós é fé. Justos pela fé. E ainda mais surpreendente, Jesus escolhe os pecadores, os torna justos e os envia para servir a Deus. No capítulo 3, veremos como Jesus convoca um grupo de doze para acompanhá-lo e os nomeia apóstolos. A diferença é que, enquanto o discípulo segue, um apóstolo é enviado – como um embaixador. E nessa lista de doze está Levi, mas seu nome é mudado para Mateus. Jesus escolhe pecadores, perdoa-os, cura-os e muda-os, e os envia para contar a todos os outros pecadores as boas novas: Deus te ama. Incrível. E ele faz isso ainda hoje. Leia Marcos 2 e 3. Se você tiver tempo, clique em "Ler o capítulo inteiro" para entender toda a história. Te encontro no capítulo 4.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Primeiros Passos com Jesus - Marcos 1 | Siga-me.

 

Olá e bem-vindo ao Início. Se você está começando – ou talvez  recomeçando  – com Jesus, ou se está apenas curioso sobre a fé, você está no lugar certo. 

Então, por onde começamos? Bem, para os discípulos, tudo começou com duas simples palavras de Jesus: “Siga-me”. E a jornada adiante mudaria tudo. 

Então é aí que vamos começar também: seguir a Jesus. Nosso plano é simples. Vamos ler dois livros da Bíblia. Primeiro, vamos seguir a história de Jesus no Evangelho de Marcos; depois falaremos sobre nossa história no livro de Colossenses. Em Marcos, veremos o que significava seguir Jesus naquela época e, em Colossenses, veremos o que significa segui-lo hoje. 

A parte mais importante deste plano é a leitura da Bíblia, mas estarei aqui para lhe fazer companhia e explicar as coisas à medida que avançamos. Afinal, as viagens são melhores quando vamos juntos. Convide um amigo e vocês conhecerão a Jesus enquanto conhecem um ao outro! Podem ler por conta própria, e se encontrarem para conversar a cada dia – ou a cada semana. Ou podemos ser apenas você e eu.   

Certo, vamos em frente. Hoje, Marcos capítulo 1, iniciando no versículo 1:

“A boa notícia que fala a respeito de Jesus Cristo, Filho de Deus.”Essa é uma abertura e tanto. Primeiro, é uma boa notícia, e adoro boas notícias. É sobre Jesus, o Messias. Messias significa “o ungido” – como em aquele que Deus escolheu. E Jesus é o Filho de Deus.

O versículo 2 começa com uma profecia de séculos anteriores: 

“Eu enviarei o meu mensageiro adiante de você para preparar o seu caminho.”

O mensageiro de Deus era um homem chamado João, enviado para pregar e preparar os corações para Jesus. Como ele os preparou? Bem, o versículo 4 diz que ele pregou “Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês”. O arrependimento é a chave. Arrepender-se é mudar de ideia e mudar de direção. Reconheça "O que fiz foi errado", depois afaste-se para seguir uma nova direção. E assim as pessoas vieram de longe para ouvir João, para se arrependerem e serem batizadas.

Isso é fundamental. O primeiro passo para seguir a Jesus é uma mudança de direção. Confesse o mal que você fez, afaste-se e volte-se para Jesus. João batizou com água, como sinal de arrependimento, mas ele também lhes disse que Jesus estava chegando e “ele os batizará com o Espírito Santo.”

Então, no versículo 9, Jesus veio de Nazaré e João o batizou. Mas o batismo de Jesus foi diferente. O Espírito desceu sobre ele como uma pomba, e no versículo 11:

“do céu veio uma voz, que disse: 'Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.'”

Há tanta coisa para ver aqui, mas quero que você leia por si mesmo. É assim que funciona. Vou me concentrar no quadro geral e você lê os detalhes. Versículo 14:

“Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galileia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia: 'Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.'”

Jesus veio com uma mensagem: O Reino de Deus – o lugar onde Deus governa como Rei – está próximo. Está à mão, ao alcance. E ele convidou as pessoas a se arrependerem – a abandonarem seus pecados – e acreditarem nas boas novas.

Mas se o Reino estava próximo, como eles o alcançariam? Versículo 16:

“Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse: 'Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.'”

Observe. A chave para alcançar o Reino de Deus está em duas pequenas palavras: seguir Jesus. 

Versículo 18:

“Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.”

Observe que eles tiveram que deixar algo para seguir. Jesus seguiu em frente e encontrou Tiago e João (outro João), e eles também deixaram o que tinham e seguiram Jesus. 

Às vezes me pergunto se os discípulos sabiam que suas vidas estavam prestes a mudar ou que o mundo inteiro mudaria. Não sei o quanto eles entenderam no momento, mas eles confiaram em Jesus o suficiente para dar os primeiros passos.

Então vamos nos juntar a eles. Leia Marcos 1. Observe a autoridade de Jesus quando ele expulsa os demônios. Sinta sua compaixão quando cura os doentes. Ouça sua sabedoria quando ele ensina. E, ao ler, entenda que Jesus não nos convida a simplesmente acreditar em um conjunto de fatos ou refletir sobre alguma filosofia. E ele não nos convida para participar de uma instituição. Ele nos convida a acompanhá-lo em uma jornada. Ele nos convida a seguir.


terça-feira, 28 de setembro de 2021

"Coloque Sua Fé em Deus"

 

Talvez, no decorrer destes devocionais, você tenha tomado uma decisão que mudará a sua vida. Você decidiu tentar iniciar um novo relacionamento ou decidiu encerrar um relacionamento nocivo. Ou fazer uma pausa no namoro para se concentrar no seu relacionamento com Deus. Ou se arrepender do pecado. Ou definir novos padrões para o seu comportamento antes do casamento. Ou retomar o compromisso do seu casamento. Ou ressuscitar um sonho antigo que pensou ter morrido dentro de você. Ou colocar sua prioridade novamente em Deus.

Seja o que for, estou orgulhoso de você. É disso que se tratam esses devocionais – mirar em estar alinhado aos objetivos de Deus para você. E eu garanto que você pode acertar o alvo.

Mesmo que você não consiga se lembrar com quantas pessoas dormiu e ainda assim se sinta extremamente sozinho (a). Mesmo que más lembranças e associações tolas do passado pareçam nunca ir embora. Mesmo se você já se divorciou três vezes. Mesmo se você perceber que se livrar das más companhias que corrompem seu bom caráter pode deixá-lo sem amigos por enquanto. Mesmo que você tenha tentado e falhado em ser fiel a Deus muitas vezes, e o pensamento de tentar novamente o deixa cansado. Mesmo assim, na próxima vez pode ser diferente. 

Porque você não está fazendo isso sozinho. Não está confiando em si mesmo. Não está confiando no exemplo de um amigo ou membro da família, como se fosse algum padrão que você deve copiar sem pensar. Você não está confiando em um perfil na rede social, um aplicativo de namoro ou no curso "como conquistar amigos e influenciar pessoas". Você está confiando em Deus.

Lembre-se: "Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações." (Filipenses 2:13). Eu acho que Ele já te deu o desejo de obedecer. Agora Ele vai lhe dar o poder também. Ele ajudará você a encontrar relacionamentos que o honrem ao mesmo tempo em que lhe dão mais satisfação e maior desempenho em obedecer.

Faça uma oração de compromisso de confiar no poder de Deus e siga Sua orientação para buscar os tipos certos de relacionamento.


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

"Perder Para Ganhar"

 


Veja Hebreus 12:1: "Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha." O versículo menciona especificamente um tipo de peso: "o pecado que se agarra firmemente em nós." Mas existem outros tipos de pesos e fardos, incluindo responsabilidades relacionais.

Todo relacionamento que não te move em direção a um propósito é uma sobrecarga. Talvez você esteja namorando alguém inseguro e está sempre perdendo tempo tentando se explicar porque ele acha que você tem alguma intenção secreta. Quando você tenta falar alguma coisa construtiva para ajudar, a pessoa pensa que você está confrontando-a porque está com ciúmes. Mas não é nada disso. Tudo isto é para ajudar um de vocês, não é mesmo?

Existe alguém do seu convívio que está te sobrecarregando? 

Em Hebreus, toda essa ideia se passa num cenário de uma corrida em um grande estádio, com uma linha de chegada no final da pista. "Continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós." 

Imagine por um minuto você em uma faixa da pista de corrida. Deus está dizendo: "Eu não quero que ninguém entre na sua pista e faça você tropeçar, porque tenho uma corrida para você correr e quero que você corra persistentemente. Se você correr esta corrida que eu te chamei para correr, ganhará um prêmio e ficará satisfeito, porque o que eu quero fazer na sua vida é melhor do que qualquer coisa que você sempre quis fazer. Então eu preciso que você confie em mim. Mas há algo que você precisa fazer: você precisa tirar todos estes pesos de você!"

Mude-se se o seu colega de quarto for uma má influência. Releve as coisas se seu professor está fazendo você duvidar de seu valor. Siga em frente se o seu amigo continuar provocando dramas e fofocas. Mantenha distância se o seu colega te encoraja a abaixar os seus padrões. E, por favor, não conviva com um namorado ou namorada que bate em você. Termine este relacionamento agora.

Quais relacionamentos ímpios ou inúteis você precisa terminar, a fim de ter espaço para que relacionamentos mais saudáveis tomem o lugar deles?


domingo, 26 de setembro de 2021

"Você Precisa Amar a Si Mesmo"

 

Em algumas de suas palavras mais famosas, Jesus disse, “‘Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.' Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: 'Ame os outros como você ama a você mesmo.' " (Mateus 22:37-39). 

Isso nos mostra a conexão entre ter um relacionamento com Deus e ter um relacionamento com as pessoas, como vimos no Devocional de 24.09.21. Mas vamos olhar de perto o segundo maior mandamento. Observe que ele diz "Ame os outros como você ama a você mesmo." Jesus estabeleceu uma conexão definitiva entre nosso amor pelos outros e nosso amor por nós mesmos. 

Muitos de nós gastamos tanto tempo odiando coisas em nós mesmos que não percebemos que estamos prejudicando a nossa capacidade de amor aos outros. Não há como descobrir como amar alguém bem em um relacionamento, se você não descobriu como se amar. 

Alguns de nós nos tratamos de um modo tão feio. Aceitamos muito menos do que sabemos que merecemos. Violamos nossos corpos e nossos corações e permitimos que outros façam o mesmo. Usamos nossas próprias palavras para nos deprimir constantemente. 

Bem, considere isso. Se você se desvalorizar, inevitavelmente acabará desvalorizando seu vizinho, ou mesmo seu cônjuge, da mesma maneira. 

Para aprender a se amar da maneira que Deus pretende, você precisa construir um relacionamento com Deus, que é amor. Lembre-se, seu relacionamento com Ele é seu relacionamento mais importante. Mas então amar a si mesmo significa aceitar quem Deus te criou para ser, por mais difícil que isso possa ser para você. Significa reservar um tempo para encontrar sua satisfação Nele e perceber que somente Ele pode preencher o vazio que você sente por dentro. 

A maneira como Deus criou você não foi um erro. Lembre-se, Ele fez a raça humana e Ele "viu que tudo o que havia feito era muito bom!" (Gênesis 1:31). Ele chama você de Sua obra-prima (Efésios 2:10). Ele quer que você se veja da maneira que Ele te vê, amado e valioso.

Quais são os obstáculos que você enfrenta para ter um amor próprio saudável?


sábado, 25 de setembro de 2021

“O Doador de Relacionamento”


A criação é tão fraca no entendimento dos objetivos do relacionamento que precisamos retornar para um segundo devocional. Vamos?

Deus criou o sol, a lua e o céu e viu que o que Ele havia feito era bom. Ele fez água e terra seca e viu que era bom. Ele fez plantas como espinafre e couve e, em seguida, para mim, todos os ingredientes para um delicioso jantar e viu que era bom. Então Ele fez criaturas marinhas como Willy, Nemo e Linguado, e todos os animais selvagens como Timão, Pumba e Simba, e viu que era bom. Quando Ele criou Adão, Ele viu que tudo o que havia feito era muito bom. Tudo era bom.

Mas pouco tempo depois Deus disse pela primeira vez: “não é bom”. Não que Deus tenha estragado tudo – Ele nunca estraga tudo. Algo estava faltando. “Depois o Senhor disse: 'Não é bom que o homem viva sozinho'”(Gênesis 2:18).

Este princípio também é verdadeiro para todos os filhos de Adão. Não é bom que você viva sozinho. Não é bom que eu viva sozinho. 

Quando criamos uma vida cercada e fechada, o inimigo vem nos atacar. Quando estamos isolados, corremos mais risco de ouvir mentiras sobre quem somos e passar a acreditar que elas são verdades. 

Todos precisamos de relacionamento com pessoas que possam nos lembrar a verdade e dissipar a falsidade, que possam nos mostrar um pouco do amor que o nosso coração precisa, que possam nos ajudar ao longo do caminho. Deus sabe disso. E é por isso que Deus quer relacionamento para nós. 

É difícil para você acreditar que grande parte do plano de Deus para a sua vida envolve relacionamento? 

Ele quer que você tenha um melhor amigo, mesmo que o último tenha te apunhalado pelas costas. Ele quer que você tenha pastores e mentores que criem um lugar seguro para crescer e desenvolver. Ele quer que você esteja em um casamento que funcione e que seja marcado por amor, honra, respeito e diversão. Pode ser que seus relacionamentos anteriores tenham sido, bem...o oposto disso. Mas Deus é um Redentor, então Ele pode pegar o que está quebrado e distorcido e trabalhar para o seu bem. 

Passe algum tempo agradecendo a Deus por seus relacionamentos existentes e pedindo a Ele que o guie para novos que o ajudarão a cumprir os propósitos Dele em sua vida.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

"Antes da Pessoa"

 

Antes de haver uma pessoa nesta terra – e de fato antes mesmo de haver uma terra – já havia um relacionamento. Como assim? É porque Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo existiam como três pessoas em uma. 

Agora, eu não consigo explicar totalmente a Trindade. Ninguém consegue. Ela é real, mas o modo como funciona vai além da nossa capacidade de compreensão. A questão é que a Bíblia deixa claro que as três pessoas da Trindade habitam juntas para sempre

Isso significa que o relacionamento era, é e sempre será. Legal, não é?

Talvez a coisa mais legal sobre tudo isso (para nós de qualquer modo) seja que a humanidade foi criada a partir desse relacionamento eterno. A Trindade teve uma conversa e concordou: "Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco" (Gênesis 1:26). A Trindade não precisava de nós. Eles já eram perfeitos, completos e realizados Neles mesmos. Mas pelo transbordar do amor Deles, decidiram criar os humanos, homens e mulheres.

O primeiro humano, Adão, viveu no Jardim do Éden com Deus como Seu companheiro desde o primeiro dia. Em outras palavras, ele teve um relacionamento com Deus antes que houvesse outro humano para conhecer. 

A imagem que temos em Gênesis 2–3 é que Deus e Adão tinham uma relação muito próxima. Eles ficavam juntos no jardim, conversavam sobre isso e aquilo e passeavam para olhar as novas e reluzentes plantas e os animais, enquanto desfrutavam juntos da brisa fresca do anoitecer. Sozinhos, apenas os dois.

Aqui está o que precisamos aprender disso: independentemente de outros relacionamento que tenhamos (ou não), todos nós podemos ter um relacionamento com Deus. Por meio de Cristo, Ele nos convida ao mesmo tipo de conexão que Ele tem na Trindade – um relacionamento amoroso e generoso. 

Embora agora o principal objetivo de relacionamento que temos em nossas mentes, provavelmente, seja encontrar ou melhorar um relacionamento humano, é importante ver como nosso relacionamento com Deus deve vir primeiro e acima de todos os outros relacionamentos. É o relacionamento, nosso relacionamento definitivo, e todas as bênçãos fluem desse relacionamento. 

Como é o seu relacionamento com Deus? Como isso afeta seus relacionamentos humanos?

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Rodeados pelas pessoas corretas.

 


Muitas vezes, não percebemos o quão importante é estarmos rodeados por pessoas que nos encorajam, que nos levantam e que veem o potencial que Deus depositou em nosso interior. Uma vida firme se constrói edificando sobre os planos adequados, desaprendendo o velho para aprender o novo, depositando o bem em nós e nos rodeando das pessoas corretas.


É importante entender que nem toda voz deve ser ouvida, nem todo livro deve ser lido, nem todo podcast deve ser baixado. Precisamos ser intencionais quando se trata de abrir as portas do nosso coração, estando sempre rodeados das vozes corretas.


As amizades fortes são aquelas que vão inspirar seus sonhos e falar vida sobre seu futuro; pessoas que sempre o impulsionarão a ser melhor e que creem em grandes coisas junto com você. São as pessoas que, no caminho, quando você se sentir cansado, o levantarão e o lembrarão do seu propósito.


Se você se rodeia de pessoas erradas, daqueles que buscam destruir seus sonhos, que falam de modo negativo sobre você e a sobre a situação à sua volta, sua vida não será apenas limitada; ela também não será resistente.

De que pessoas você está se rodeando? A quem você tem ouvido?

Não se junte a galinhas quando Deus o chamou para voar como águia.


Alguns dos meus amigos são pessoas de fé que trabalham no setor dos esportes, no mundo empresarial ou no meio artístico. Ouvi inúmeras histórias nas quais a voz da religião lhes dizia que suas carreiras não tinham valor aos olhos de Deus. Por isso, trato de fazer totalmente o contrário com essas pessoas: eu me asseguro de declarar vida sobre seus sonhos.


Hoje, quero também lhe dizer: você pode brilhar no lugar onde está, onde quer que seja! Você não apenas pode, mas Deus te chamou para fazer isso e te posicionou onde você está para que, nesse lugar, você possa ser as mãos e os pés de Cristo. Deus nunca vai usá-lo de uma maneira contrária àquela que Ele o designou.


Rodeie-se das pessoas corretas para viver uma vida resistente.


O lobo soprará e pode ser que nos movamos um pouco, mas não vamos cair. A tempestade se levantará e pode ser que nos molhemos um pouco, mas não vamos nos afogar. A fornalha estará acesa e pode ser que sintamos um pouco de calor, mas não vamos nos queimar.


Por quê? Porque sabemos onde estamos fixados: em Cristo Jesus, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, que nunca falhou e nunca falhará.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Depositando o correto em nós



Nos versículos de hoje (Lc 6:45; Mt 15:1-11; 1 Sm 16:7), Jesus nos ensina que o que flui de nós foi primeiramente depositado em nosso interior. Nossa boca fala daquilo que estamos cheios e, se nosso coração não está cheio do que é correto, isso tampouco fluirá para outros.


São as provas da vida que revelam o que temos no coração. É quando estamos sob pressão que o que está dentro transborda para fora. Por isso, devemos ser responsáveis pelo que depositamos em nosso coração. Se não colocamos o que é correto, o incorreto fluirá de nós em tempos de crise, e nos encontraremos reagindo mal, em vez de responder com fé às situações da vida.


Se você não faz um depósito correto em sua conta bancária, você não pode sacar o que precisa.


O que você está depositando na sua família, na sua vida e no seu casamento? O que você permite que alimente sua mente e seu interior?


Em Mateus 15, os fariseus criticaram Jesus porque seus discípulos não lavavam as mãos para comer. Mas Jesus desafia os fariseus e lhes pergunta: “O que vale mais? O que há dentro ou fora?" Porque a maldade e o pecado fluem do coração, talvez seja melhor focarmos naquilo que levamos em nosso interior.


No chamado de Davi, temos um exemplo de que o homem foca nas aparências e Deus foca no coração. Aquilo que você deposita em si mesmo é o que te manterá firme no meio das dificuldades e, mesmo que o lobo sopre com força, ele não poderá derrubar sua vida.


O que você está depositando em seu interior?

domingo, 19 de setembro de 2021

Desaprendendo para aprender.

 


Às vezes, por não termos um coração ensinável, não somos capazes de abraçar o novo que Deus tem para nós; de alcançar aquilo que estabelecerá fundamentos ainda mais sólidos em nossa vida.


Pessoas que têm sido cristãs por anos, ao se encontrarem com novas formas de pensar e novas maneiras de fazer igreja, talvez não tenham uma coração ensinável e não consigam abraçar o novo. Não me refiro ao novo como melhor, mas diferente. Não existem ideias melhores ou piores no Reino de Deus, mas, às vezes, Ele quer fazer algo novo em nós para nos levar a novos níveis.


Abraçar o novo exige desaprender o velho. Se não abrimos espaço para o que Deus quer fazer no dia de amanhã, nunca viveremos vidas resistentes nem avançaremos em tudo o que Deus tem para nós.


Romanos 12:2 é um versículo que transformou meu modo de pensar, porque a religião quer que nos diferenciemos do mundo em todos os aspectos externos: como nos vestimos, como penteamos os cabelos, os lugares que frequentamos e como nos comportamos. Mas Paulo nos desafia a nos diferenciarmos do mundo, não por fora, mas por dentro, em nossa maneira de pensar. Ele nos diz para "sermos transformados" em nossas mentes. Uma vida resistente, que está construída sobre a rocha, não vai diferenciá-lo dos outros por carregar a Bíblia debaixo do braço, mas sim porque você pensa de maneira diferente.


Não podemos colocar Deus em uma caixa. Ele não vive dentro dos parâmetros que definimos, nem opera da maneira que esperamos que Ele faça. É por isso que devemos, constantemente, desaprender o velho para aprender o novo que Deus tem para nós.


O que você precisa desaprender em sua vida? O que você precisa aprender em suas finanças, em suas amizades e em sua fé?


O ignorante não é aquele que não tem conhecimento, mas sim aquele que acredita que sabe tudo. E o aprendizado não tem idade, por isso, viva com um coração ensinável e deixe Deus surpreendê-lo com o que Ele pode e deseja fazer em sua vida!

sábado, 18 de setembro de 2021

Os planos corretos.

 


Nos capítulos 5, 6 e 7 do livro de Mateus, podemos ouvir Jesus ensinando de uma maneira muito clara, como ninguém havia feito até esse momento. Essas palavras seguem sendo desafiadoras para nós hoje em dia.


Jesus nos deixou, nesses três capítulos, os planos com os quais podemos e devemos edificar nossas vidas. O Sermão do Monte está cheio de princípios e premissas que, quando implementados, nos permitirão construir uma vida firme.


Regozijar-se quando somos maltratados; brilhar na escuridão; recusar-nos a viver com as regras da vingança; nos despojarmos de nosso rancor em relação ao próximo; amar nossos inimigos e ajudar os necessitados em segredo; colocar Deus em primeiro lugar; não viver sob a nuvem das preocupações; nos posicionarmos com firmeza diante da tentação; não julgar os outros e fazer sempre a vontade de Deus. Como seria o nosso mundo se vivêssemos de acordo com esses princípios?


Quando você constrói sua vida com os planos e fundamentos corretos, você sabe onde está firmado. O que quer que venha, você não vacilará em sua fé nem se renderá à tempestade. Se você edificar sobre a rocha, não cairá em decepção ou desânimo, mas continuará como aquele homem prudente que construiu sua casa sobre rochas firmes.


As pessoas que se destacam e brilham na escuridão são aquelas que têm um caráter firme. E tudo o que Jesus nos ensinou nos ajuda a crescer e fortalecer constantemente nosso caráter como cristãos.


Como está seu caráter? Você está deixando que o oleiro o molde?


Uma reputação grande e digna não pode ser edificada sobre um caráter fraco. Mas quando aplicamos o que ouvimos, nosso caráter se molda de tal maneira que vivemos vidas preparadas para resistir em meio a circunstâncias difíceis. Talvez você esteja buscando uma nova revelação, mas ainda não aplicou o que Deus revelou ao seu coração ontem.


Que sejamos pessoas com uma fé resistente diante dos desafios, mas com um coração brando e desejoso de ser moldado pelas mãos de nosso Deus.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Construindo sobre a rocha.

 

Pode ser que você conheça a história dos três porquinhos, onde cada um construiu uma casa com um material diferente: palha, madeira e tijolo. O lobo, que os perseguia para comê-los, conseguiu derrubar as duas primeiras casas, obrigando os porquinhos a fugirem para a casa que estava construída com tijolos. Ao chegarem nela, o lobo soprou e soprou com mais força do que antes, mas os tijolos não se moveram nem um milímetro. Os porquinhos sentaram-se para celebrar a resistência da casa, com a alegria de estarem a salvo.


Essa história simples tem muito a nos ensinar sobre o que significa ter uma vida resistente. Mateus 7 nos conta uma história parecida, a de um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha e um homem tolo que a construiu sobre a areia. Jesus nos diz que aquelas pessoas que colocam em prática o que escutaram d'Ele são aquelas que constroem sobre rocha firme.


Pode ser que a chuva caia ou que a economia exploda, que situações queiram roubar nossa fé e esgotar nossas energias para que não possamos continuar em frente. Porém, o desejo do coração de Deus para nós é que vivamos uma vida resistente, firme, constante e estável nas coisas de Deus. Seu desejo é que permaneçamos fiéis e sigamos em frente apesar das adversidades e tentações que possam se apresentar no caminho.

Sobre o que você está construindo sua vida? Sobre seus dons e talentos? Sobre seus próprios recursos?

Jesus nos ensina que alcançamos uma vida firme aplicando o que Ele nos ensina. De que serve saber algo se não colocarmos em prática?


Nossa fé se torna visível fora da igreja: na nossa escola, no nosso trabalho, no nosso casamento. Porque é ali que temos a oportunidade de liberar o poder da Palavra de Deus ao aplicá-la.


Talvez você sinta que construiu sua vida sobre a areia. Muitos dizem que viver é como construir um edifício que, se você começar mal, terminará da mesma maneira. Mas a vantagem da nossa fé é que, em Deus, sempre podemos começar de novo. Essa é a beleza da graça de Deus: mesmo que você tenha cometido um erro, você sempre pode voltar a construir.


Nunca é tarde demais para começar a edificar sobre rochas inabaláveis! Se o próprio Deus não desistiu, ao nos dar mais oportunidades, por que nós faríamos isso?


Sua misericórdia é nova todas as manhãs e nunca é tarde para começar a construir. Porém, sobre quais fundamentos você fará isso dessa vez?

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Lembre-se...


Preocupação é a incapacidade ou hesitação de confiar em Deus. Ai, isso machuca um pouco, não é? Porém se nós realmente tomarmos o problema da preocupação, temos que admitir que nós apenas não sabemos se Deus irá fazer o que queremos que Ele faça em nossa vidas. Logo, nos preocupamos e questionamos em meio às dúvidas. Ele irá…

…proteger nossos filhos?

…salvar nosso casamento?

...suprir para nossa família?

…trazer cura?


Já que não sabemos quantas mentiras estão à frente, precisamos ter que escolher caminhar em fé e confiar no Deus que conhecemos. Quando lembramos a nós mesmos do que Ele fez no passado, podemos descansar no presente e ter esperança para o futuro. Há tanto no que podemos lembrar sobre Deus, Sua habilidade e Seu caráter. Aqui estão algumas coisas:


  • Ele é eterno, nunca se cansa ou vem a tornar-se cansado enquanto simultaneamente deposita uma nova força em nós. (Isaías 40:28)

  • Ele é o nosso Fornecedor de ajuda, nunca dorme. Pelo contrário, está a nos vigiar (Salmos 121:2-4).

  • Ele concede uma vitória enorme a nós e nunca permite que nada nos separe do amor Dele (Romanos 8:35-39).

  • Ele carrega todas as nossas preocupações porque Ele se importa profundamente conosco (1 Pedro 5:7).

Este Deus, o nosso Deus, é o Único no qual podemos confiar. Não há ninguém igual a Ele em qualquer lugar, ninguém. Ele é o Todo Poderoso, de tudo sabe e está presente a todo momento. Nunca há um lugar onde estaremos que Ele já não esteja lá. Ele guia, conforta, supre, fortifica e proporciona para nós porque somos Seus filhos e Ele nos ama. Lembrar-nos disso e viver por isso todos os dias deve nos ajudar a eliminar o sintoma da preocupação em nossas vidas. 


Nós não nascemos para estarmos preocupados. Nascemos para sermos guerreiros. 

O mesmo poder que ressuscitou nosso Salvador da morte está ao nosso dispor através do Pai Celestial. Aqui está o que Deus diz sobre nós:


  • Ele diz que somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. (Romanos 8:17)

  • Ele nos chama mais que vencedores. (Romanos 8:37)

  • Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras. (Efésios 2:10)

  • Ele nos escolheu e pertencemos a Ele. (1 Pedro 2:9)

  • Ele nos chamou da escuridão para a Sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9)

Eliminar a preocupação do domínio de nossas vidas vem apenas do querer de nossa parte. Nós temos que interromper os pensamentos tóxicos, preocupantes, para que assim eles não nos impeçam de viver a vida que Deus tem nos chamado para viver. E fazemos isso afirmando e aplicando a verdade de Deus em nossas vidas e confiando Nele pela fé já que não conseguimos ver o que o amanhã pode trazer. Nosso Deus é bom a todo momento e tem o melhor plano organizado para que façamos parte. 

Para Refletir

  • Qual é, para você, a maior lição deste plano? Como você colocará isto em prática na sua vida?

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Como Parar o Ciclo da Preocupação.


No devocional de ontem, nós aprendemos bastante sobre a preocupação. Mas, agora que sabemos, o que devemos fazer? Nós temos que reconhecer quando estamos nos preocupando e substituir esses pensamentos indesejados por aqueles que não só nos trazem um bom retorno, como também nos ajudam a viver em paz. 

Ore em Vez Disso

Em Filipenses 4:6-7, nos foi dito que não devemos estar ansiosos ou preocupados, mas ao invés disso, devemos orar. É mais fácil falar do que fazer, não é? O Autor Max Lucado disse
“Ninguém consegue orar e se preocupar ao mesmo tempo.” Nós normalmente escolhemos a preocupação ao invés da oração. Isso é mais natural para nós. Vamos mudar isso e fazer da oração a coisa principal ao invés de deixar a preocupação nos sobrecarregar. Quanto mais oramos, menos iremos nos preocupar.

Considere Pensamentos Saudáveis

Se preocupar normalmente nos leva a pensar sobre cenários dos "e se's" que podem nunca acontecer. Quando fazemos isso, devemos capturar os pensamentos e pará-los no meio do caminho. Imagine você literalmente agarrando este pensamento preocupante de repente. Em vez de ir de volta para este pensamento, use a Palavra de Deus para lhe suprir com a verdade pois é a nossa fonte de esperança. 

Viva Agradecido

A maioria das pessoas que vivem em gratidão são habitualmente felizes. E sabe o que mais? Elas normalmente não passam o tempo delas se preocupando. Então, olhe para as maneiras de ser grato. Talvez seja um caderno diário onde você escreve algumas coisas a cada dia. E todo dia nós poderemos agradecer a Deus pela Sua criação, para lembrar-nos de como Ele é incrível.

Encontrar a liberdade da preocupação leva tempo. Nós criamos o hábito da preocupação, logo vamos descriar isso ao empregar essas ideias. Ainda que leve tempo, isso não significa que você não encontrará sucesso. Quando você para de se preocupar continuamente e ora, isso é um sucesso! Se você falhar no próximo pensamento e em vez disso se preocupar, mostre a você mesmo um pouco de misericórdia. Simplesmente, comece de novo. 

Quanto mais honestos somos sobre o quanto nos preocupamos, mais aniquilaremos isso de ser uma parte normal de nossas vidas. A preocupação é normal, então vamos nos esforçar contra “o normal.” Vamos escolher orar em vez disso, considerar pensamentos saudáveis, e dar graças a Deus pelas bênçãos em nossas vidas. 

Para Refletir

  • Pense em uma coisa na qual geralmente você mais se preocupa. Se isto é causado por algo que você está ouvindo ou assistindo, considere limitar ou eliminar este motivo. 

  • Faça uma oração por esta preocupação pessoal. Sempre que este pensamento vier a mente e você for tentado a se preocupar com ele, expresse essa oração em vez disso. Não fique desanimado se você tiver que fazer isso umas 50 vezes ao dia. Mude sua mentalidade e reconheça que você está orando 50 vezes mais ao dia!

terça-feira, 14 de setembro de 2021

O Que Jesus Disse Sobre Preocupação.

 

Em Mateus 6, Jesus continua o Sermão do Monte que tinha iniciado no capítulo 5 e se estende até o final do capítulo 7. Neste sermão tão conhecido, Jesus dá instruções sobre a oração, raiva, adultério, bem como outros tópicos. Ele tinha acabado de falar de dinheiro e bens quando entra no tópico da preocupação

Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. Por isso eu digo a vocês: não se preocupem … (Mateus 6:24-25).

Jesus nos diz para não nos preocuparmos porque Ele sabe que a paixão pelo dinheiro nos tirará a afeição de servir a Deus. Mas as preocupações costumam ir além das lutas com dinheiro. Existem muitas outras preocupações que enfrentamos diariamente que parecem justificar uma atitude de preocupação. Vamos ver a razão pela qual Jesus nos disse para não nos preocuparmos:

A Preocupação Não Beneficia Ninguém

Jesus ensinou que a preocupação é fútil. Não produz fruto. Não há nada de benéfico. A preocupação apenas faria sentido se fosse produtiva. Mas não é. Preocupar-se com uma situação não evitará que ela aconteça. Contudo, com frequência nós nos ocupamos com ela em vez de optarmos por não o fazer. 

A Preocupação é Desnecessária

Jesus nos diz em Mateus 6 que os pássaros no céu e as flores do campo são sustentados por Deus. E são simplesmente pássaros e flores! Quanto mais não irá Ele Se preocupar conosco? Muito mais! Ele se interessa por nós mais do que se interessa por outras coisas. Ele não morreu na cruz por essas coisas – Ele morreu por nós! Então, se eles são sustentados, quanto mais nós?

A Preocupação Expõe Nossa Dedicação

Quer a preocupação seja acerca de dinheiro, pessoas, emprego, se gastarmos o nosso tempo nos preocupando, é a isso que estamos nos dedicando. Devemos colocar a dedicação ao serviço das pessoas que Deus colocou nas nossas vidas e sermos os melhores nos trabalhos que nos são confiados. De acordo com Mateus 6:33, devemos procurar o Reino de Deus em primeiro lugar e depois, todas as outras coisas serão acrescentadas. 

Há ocasiões na vida em que temos algumas dúvidas legítimas sobre para onde as coisas estão indo para nós ou para quem amamos. O apóstolo Paulo diz em Filipenses 4:19 que "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus."

A provisão de Deus não significa que iremos ter todas as coisas que queremos ou tudo aquilo que pensamos que precisamos. De fato, Paulo escreveu Filipenses 4:19 na prisão! Contudo, ele ainda reconheceu que todas as suas necessidades espirituais foram supridas em Cristo. O mesmo é verdadeiro para nós: quando permanecemos Nele, teremos tudo aquilo que precisamos.

Se está se sentindo preso a essa rotina de preocupação, o devocional de amanhã oferecerá algumas sugestões sobre como viver de forma diferente no futuro. 

Para Refletir

  • O que geralmente o preocupa?(relacionamentos, carreira, saúde, etc.) 

  • Quais são os efeitos negativos que causam em você?

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Por que nos Preocupamos?



Se a preocupação fosse um esporte profissional, muitos de nós seríamos o Jogador Mais Valioso do time. Você se identifica com isso? É muito difícil não nos preocuparmos quando os problemas surgem à nossa volta.

A palavra preocupação tem mais de uma definição no dicionário. A única a qual iremos nos referir neste momento é se atormentar com cuidados e ansiedades. Cada vez que nos preocupamos, nós nos atormentamos. Não há nada nem ninguém que está nos atormentando – nós causamos isso a nós mesmos. 

Quando nos preocupamos, permitimos que nossas mentes fiquem pensando em circunstâncias difíceis, medos insuportáveis e outras tensões que nos sobrecarregam. Somos consumidos por coisas reais que enfrentamos ou situações potenciais que talvez nunca aconteçam. A preocupação sobrecarrega todas as áreas do corpo de forma extrema. Ela nos impede de dormir, tem impacto nos relacionamentos, afeta o apetite e leva a um declínio no desempenho do trabalho. 

Nós temos tendência a nos preocuparmos com tudo o que tem valor para nós. E é também quando tendemos a confiar menos em Deus. Quando temos uma pressão extra sobre os ombros, estamos sob stress. Nós nos preocupamos com as coisas que nos colocam sob grande stress. Pode ser algo que estamos enfrentando no trabalho ou em casa, com um amigo ou um membro da família, ou um medo que tomou conta de nós e que não conseguimos superar e tudo isso nos afeta. E quando estamos estressados procuramos maneiras de lidar com isso. Alguns escolhem negar e outros optam pelo uso de substâncias. Muitos escolhem a preocupação como um mecanismo de compensação. 

Imagine que a preocupação é como um fogo. Quanto mais permitimos que a preocupação ocupe nossos pensamentos, mais lenha estamos atirando para a fogueira da preocupação. Quanto mais fazemos isso, maior será a fogueira de preocupação que teremos que apagar mais tarde. Boa parte da preocupação é direcionada para coisas que podem vir a acontecer. A verdade é que a preocupação passará a assumir o controle da sua vida. E ter essa atitude tornará o problema ainda maior. 

E se não nos preocupássemos? Quanto tempo extra do dia teríamos para nos dedicar as coisas positivas e que realmente fazem a diferença? O retorno do investimento seria inacreditável! Todos os dias, todos nós temos uma certa quantidade de energia mental e emocional que não deveria ser desperdiçada com a preocupação

Nos próximos dias, iremos aprender o que Jesus tem a dizer sobre a preocupação, como podemos interromper esse ciclo tóxico e como não deixar a preocupação entrar na nossa vida outra vez. 

Para Refletir

  • Você se considera uma pessoa que se preocupa? Por dia, com que frequência você se concentra em coisas sobre as quais não tem controle?

  • Peça a Deus que lhe revele a verdade nos próximos dias em relação à preocupação.