Se você for um homem problemático, contribuirá para que sua família também o seja. Se sua igreja for problemática, contribuirá para que sua comunidade também o seja. Se seu país for problemático, contribuirá para que o mundo também o seja. Logo, a única maneira de ter um mundo melhor é se tornando um homem melhor.
Você se torna um homem melhor quando se alinha sob o pleno governo de Deus em todas as áreas de sua vida. Isso é feito por meio da escolha de não ser um mero homem, mas, sim, um homem do reino. Trata-se de escolher ser o homem que Davi descreveu em uma passagem que, para mim, constitui o marco da masculinidade, o salmo 128.
Nesse salmo, Davi explica como é a vida do homem do reino. Começa com a vida pessoal do homem que teme ao Senhor: “Como é feliz aquele que teme o Senhor, que anda em seus caminhos! Você desfrutará o fruto de seu trabalho; será feliz e próspero” e prossegue para a vida familiar do homem do reino: “Sua esposa será como videira frutífera que floresce em seu lar. Seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor de sua mesa”.
Em seguida, Davi fala sobre o homem do reino em relação à igreja: “Que o Senhor o abençoe desde Sião” e, por fim, conclui com o homem do reino e sua comunidade, incluindo seu legado e também a sociedade em termos mais gerais: “Que você veja a prosperidade de Jerusalém enquanto viver. Que você viva para ver seus netos. Que Israel tenha paz!” (128.1-3, 5-6).
Nessa passagem compacta, porém abrangente, Davi abarca todos os componentes de um homem do reino.
O Rei recompensa aqueles que o temem. Garanto que o temor a Deus o levará ao local onde você desfrutará a bênção da vida plena que Cristo lhe prometeu. Ali seu destino se cumprirá plenamente.
LEIA:
Sl 128:1-6
Nenhum comentário:
Postar um comentário