domingo, 29 de maio de 2016

Xô! Tentação...

MATEUS 4
10 Jesus respondeu: - Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: "Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele."

Tem sido atribuído a Martinho Lutero a autoria da seguinte frase: “Um homem não pode ser culpado se um pássaro voa sobre sua cabeça. Mas se esse mesmo pássaro fizer ali seu ninho, aí é outra coisa”

Ele estava falando sobre tentação. Esse mesmo Lutero, noutra ocasião disse que suas “tentações foram suas maiores mestras na teologia”.

Por que ele teve tal entendimento? As Escrituras nos apresentam a primeira “tentação” num jardim. 

Num ambiente de plenitude, de relacionamentos íntegros, comunhão e beleza. Não havia ainda no mundo a maldição, as contradições, medos e inseguranças que o pecado produz. 

Não havia ainda na humanidade a realidade do pecado e da alienação de Deus, produzida por este. O que nos leva a perceber que Lutero tinha razão.

A tentação precede o pecado. Antecede o pecado. No mais das vezes gera o pecado.

Mas, ser tentado não é pecado. E o que é a tentação?

Tentação é uma prova. É um teste. A palavra “peirasmos” / “peirazô” oferece o sentido de pôr à prova; fazer um teste; experimento para atestar ou revelar o caráter e integridade de alguém 

APOCALIPSE 2
Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalharam muito e agüentaram o sofrimento com paciência. Sei que vocês não podem suportar pessoas más e sei que puseram à prova os que dizem que são apóstolos, mas não são, e assim vocês descobriram que eles são mentirosos.

GÊNESIS 22  – Abraão sendo provado por Deus. 

Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: - Estou aqui.

Mas há um sentido, talvez mais conhecido, em que a tentação é uma provocação, uma instigação ao pecado, à transgressão dolosa, intencional e até maldosa.

TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!

DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.

Peirasmos
Peirasmos (pei-ras-mos)
s.
a colocação à prova (por experiência (do bem), a experiência (do mal), solicitação, disciplina ou provocação)
(por implicação) adversidade
- tentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário