sábado, 31 de outubro de 2020

Precisando Ouvir a Voz de Deus?

 

Como Jó, quero guardar (desejar) as palavras e conselhos de Deus mais do que a comida diária! Você não? Como Isaías ensinou, quero ser capaz de ouvir a voz atrás de mim dizendo qual caminho devo trilhar.


Mas, como ouço a voz de Deus? E, Ele ainda está realmente falando? Seja corajoso; Deus é um comunicador! Ele criou o dom da comunicação. Isto significa que Ele fala, e temos a habilidade de ouvi-lo – e até mesmo responder à Sua voz. Se Deus ainda está falando, devemos fazer tudo ao nosso alcance para reconhecer a Sua voz e escutar! O ato de escutar é o que é tão desesperadamente necessário para a verdadeira comunicação, ainda que, muitas vezes, seja extremamente difícil.


Primeiro, vamos ver algumas maneiras que Deus falará conosco.


Deus fala através da Sua Palavra. Deus já revelou muito de Sua vontade e plano a nós através da Palavra de Deus. Passar algum tempo lendo a Palavra é uma das maneiras mais fortes de ouvir diretamente Dele.


Deus fala através de Seus Sussurros. Ele falará muitas vezes suavemente com nossos espíritos, vai nos dar sonhos, visões, e/ou vai nos instruir através da nossa situação. Ele também vai direcionar nossos pensamentos para os Seus planos.


Deus fala através do Seu Povo. Às vezes, Deus abrirá Seu coração para nós através de outros cristãos. Isto pode ser na forma de encorajamento, correção, ou orientação.


Pergunte ao Pai: O que preciso fazer para me tornar um ouvinte melhor?

LEIA: IS 30:20-21 / JÓ 23:11-12

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Adorai àquele que fez os Céus e a Terra.

 Louvar ao Senhor e desempenhar uma parte em Sua obra devem ser um prazer. Deus não quer que Seus filhos, para quem proveu grande salvação, ajam como se Ele fosse um chefe duro e exigente.

Deus é o seu melhor Amigo, e deseja Se relacionar com Seus filhos quando vão adorá-lo para abençoá-los, confortá-los e encher seu coração de alegria e amor.

O Senhor deseja que Seus filhos encontrem conforto ao servi-lo, e mais prazer do que dificuldades em Seu trabalho.

Deus deseja que os que O adoram levem consigo os preciosos pensamentos sobre Seu cuidado e amor, para que possam estar animados em todas as ocupações da vida diária, e recebam a graça necessária para lidar sincera e fielmente com todas as coisas.


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

A Visão do Cético. (Fuja Dela).

 Deus tem permitido que um dilúvio de luz seja derramado sobre o mundo através das descobertas das ciências e das artes; entretanto, quando homens supostamente instruídos raciocinam diante desses assuntos a partir de um ponto de vista meramente humano, certamente erram.

As mais vigorosas mentes, se não forem guiadas pela Palavra de Deus, tornam-se desnorteadas em suas tentativas de investigar as relações entre a ciência e a revelação.

O Criador e Suas obras encontram-se além da compreensão dessas pessoas; visto que não conseguem explicar esses fenômenos pelas leis naturais, afirmam que a história bíblica é indigna de confiança.

Aqueles que questionam a confiabilidade dos registros das Escrituras perdem sua âncora e são deixados a debater-se contra as rochas da incredulidade. 

Quando constatam serem incapazes de medir o Criador e Suas obras com seu próprio e imperfeito conhecimento da ciência, questionam a existência de Deus e atribuem poder infinito à natureza.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Como explicar a Obra da Criação?

 Há um esforço constante para explicar a obra da criação como resultado de causas naturais; e o raciocínio humano é aceito mesmo pelos que se declaram cristãos, em oposição aos claros ensinos da Bíblia.

Existem muitos que se opõem ao estudo das profecias, especialmente as de Daniel e Apocalipse, declarando serem tão obscuras que não podemos entendê-las.

Contudo, essas mesmas pessoas recebem avidamente as suposições dos geólogos, em contradição com o registro mosaico. Se o que Deus revelou é tão difícil de entender, quão incoerente é aceitar meras suposições com relação ao que Ele não revelou!

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre" (Dt 29:29).

Deus jamais revelou ao homem como Ele realizou a obra da criação; a ciência humana não consegue analisar os segredos do Altíssimo. Seu poder criador é tão incompreensível como Sua existência.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

O Olhar do Senhor.

 Todos que tem  a intuição de sua profunda pobreza espiritual e veem que em si mesmos nada possuem de bom, encontrarão justiça e força olhando a Jesus.

Diz Ele: "Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados" (Mt 11:28).

Jesus nos sugere que troquemos nossa pobreza pelas riquezas de Sua graça. Não somos dignos do amor de Deus, mas Cristo, nossa segurança, é digno e capaz de salvar com sobra todos os que recorrerem a Ele.

Qualquer que tenha sido a nossa vida passada, por mais desanimadoras que sejam as circunstâncias presentes, se formos a Jesus exatamente como somos, fracos, incapazes e em desespero, nosso compassivo Salvador dará todos os passos necessários ao nosso encontro, e em torno de nós lançará os braços de amor e as vestes de Sua justiça.

Jesus nos apresenta ao Pai, trajado nas vestes brancas de Seu próprio caráter.

Jesus roga a Deus em nosso favor, dizendo: Eu tomei o lugar do pecador.

Não olhe a este filho desgarrado, mas a Mim, E quando o inimigo revelado e declarado de Deus intervém em altos brados contra nós, acusando-nos de pecado, e reivindicando-nos como presa sua, o sangue de Cristo intercede com maior poder.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Não há Deus. Dizem os Insensatos.

 "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus" (Sl 14:1).

Os mais poderosos intelectos da Terra não podem compreender a Deus

Se de fato Deus Se revela aos homens, é envolvendo-Se em mistério. Seus caminhos estão fora da possibilidade de serem descobertos.

Os homens precisam estar sempre pesquisando, sempre aprendendo; contudo, há um infinito além. Caso pudessem compreender plenamente os propósitos, a sabedoria, o amor e o caráter de Deus, não creriam Nele como Ser infinito, nem Lhe confiariam os interesses de sua alma. Se pudessem sondá-Lo, Ele deixaria de ser supremo.

Há homens que pensam ter feito maravilhosas descobertas na ciência...

Mas a pesquisa científica em que esses homens se acham empenhados demonstrou ser um laço para eles. Anuviou-lhes a mente, e eles descambaram para o ceticismo. Tem uma sensação de poder; e, em vez de olhar para a Fonte de toda sabedoria, eles se gloriam no conhecimento superficial que possa ter obtido.

Exaltaram sua sabedoria humana em oposição à sabedoria do grande e poderoso Deus, e ousaram entrar em conflito com Ele

A Palavra inspirada declara que esses homens são "Insensatos".





domingo, 25 de outubro de 2020

As nossas necessidades diante de Deus.

 Os mandamentos de Deus e a graça são adaptados às nossas necessidades, e sem sem eles não podemos ser salvos, não importa o que façamos.

Ele requer obediência espontânea. A oferta de bens ou de qualquer serviço não será aceita sem o coração. 

A vontade precisa ser mantida em sujeição. O Senhor pede maior consagração a Ele e maior separação do espírito e influência do mundo.

"...vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" (1Pe 2:9).

Cristo nos chamou para que sejamos Seus seguidores, imitemos Sua vida de auto sacrifício e abnegação para que estejamos interessados na grande obra de redenção da humanidade decaída.

Cristo é nosso padrão. O que nos falta é o amor. Esse princípio puro e santo é o que faz distinção entre o caráter e a conduta do cristão e os dos mundanos.

O amor divino tem uma influência poderosa e purificadora. É encontrado somente em corações renovados e flui naturalmente. para os semelhantes.

sábado, 24 de outubro de 2020

Aonde está a herança que o Senhor deixou?

 A herança que Deus prometeu ao Seu povo não está neste mundo.

Abraão não teve posses na Terra, "nem sequer o espaço de um pé" (At 7:5).

Ele tinha muitos recursos, e deles fazia uso para a glória de Deus e para o bem de seus semelhantes; mas não olhava para este mundo como sua pátria.

O Senhor  o tinha chamado para deixar seus compatriotas idólatras, com a promessa de dar-lhe a terra de Canaã para sempre. No entanto, nem ele nem seus filhos, nem o filho de seu filho a receberam.

Quando Abraão precisou de um lugar para sepultar seus mortos, teve que comprá-lo dos cananeus. Sua única posse na terra da promessa foi aquele túmulo cavado na pedra, na caverna de Macpela.

No entanto, a palavra de Deus não havia falhado, o cumprimento da promessa de Deus pode parecer que esteja demorando, pois para Ele "um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia" (2Pe 3:8); pode parecer tardar, mas no tempo adequado "certamente virá, não tardará" (Hc 2:3).

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Mas, tem dias que as forças nos são renovadas.

Em vez de pensarmos em nossos desânimos, pensemos na FORÇA de que podemos dispor em nome de Cristo.

Que nossa imaginação se fixe nas coisas invisíveis. Que nossos pensamentos se dirijam para as evidências do grande amor de Deus por nós.

A fé pode sofrer a prova, vencer a tentação, suportar o insucesso.

Jesus vive como nosso advogado. Tudo o que nos assegura a Sua mediação nos pertence.

Vocês não pensam que Cristo aprecia quem vive inteiramente para Ele?

Não pensam que visita os que, como o amado João ( O Batista) no exílio, estão em lugares difíceis e penosos? 

Deus não permite que nenhum de Seus devotados obreiros seja abandonado, a lutar sozinho contra forças superiores, e que seja vencido.

Preserva, como joia preciosa, todo aquele cuja vida está escondida com Cristo Nele. De cada um destes diz: Eu "te farei como um anel de selar; porque te escolhi" (Ag 2:23).

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Tem dias que são difíceis.

 Todos nós passamos por dias de profunda decepção e extremo desânimo - dias em que só predomina a tristeza, nos quais é difícil crer que Deus ainda é o bondoso Benfeitor de Seus filhos na Terra.

Dias em que os problemas nos perturbam de tal forma que parece melhor morrer do que continuar vivendo.

É nesse momento que muitos perdem sua confiança em Deus e são levados à escravidão da dúvida e ao cativeiro da incredulidade.

Se nesses momentos pudéssemos discernir com percepção espiritual o significado das providências de Deus. veríamos anjos procurando nos salvar de nós mesmos, esforçando-se para firmar nossos pés num fundamento mais firme que os montes eternos; e nova fé, nova vida jorrariam para dentro do nosso ser.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Orientações de Deus no Livro da Lei (III).

 A fé em Cristo que salva o coração não é o que muitos imaginam que seja.

"Creiam, creiam", é o Seu grito; "apenas creiam em Cristo, e serão salvos. É tudo que vocês têm que fazer".

Embora a fé verdadeira confie inteiramente em Cristo para a salvação, ela conduzirá à perfeita conformidade com a lei de Deus.

A fé é manifestada pelas obras. E o apóstolo João declara:

"Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso" (1Jo 2:4).

É nos impossível exaltar a lei de Deus, a menos que nos apossemos da justiça de Jesus Cristo.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Orientações de Deus no Livro da Lei. (II)

Quando o juízo se assentar, e todos forem julgados pelas coisas escritas nos livros, a autoridade da lei de Deus será vista sob uma luz totalmente diferente em que é agora considerada pelo mundo cristão.

O inimigo revelado e declarado de Deus lhes cegou os olhos e lhes confundiu o entendimento (com respeito ao povo de Israel), assim como cegou e confundiu Adão e Eva e os levou à transgressão.

A lei de Yahweh é grande como seu Autor. No juízo será reconhecida como santa, justa e boa em todos os seus requisitos.

Aqueles que transgridem essa lei descobrirão que têm sérias contas a ajustar com Deus; pois Suas reivindicações são decisivas.

Deus requer nesta época exatamente o que Ele quis do santo casal no Éden: perfeita obediência a Seus preceitos. Sua lei continua sendo a mesma em todos os séculos.

A grande norma de justiça apresentada no Antigo Testamento não é rebaixada no Novo. A obra do evangelho não é atenuar as reivindicações da santa lei de Deus, mas elevar os homens até que possam guardar seus preceitos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Orientações de Deus no Livro da Lei. (I)

Nos dias da peregrinação pelo deserto, o Senhor tomou suficientes providências para que Seus filhos tivessem na lembrança as palavras de Sua lei.

Após o estabelecimento em Canaã, os divinos preceitos deviam ser repetidos diariamente em todos os lares; deviam ser claramente escritos nos batentes das portas e nos portões, e espalhados em pequenas placas para que servissem de recordação.

Essas instruções deviam ser transformadas em música e cantadas por jovens e idosos.

Os sacerdotes deviam ensinar esses santos princípios em assembleias públicas, e os governantes do país deviam estudá-los diariamente.

Em relação ao livro da lei, o Senhor ordenou a Josué:

"Medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto está escrito; então, fará prosperar o teu caminho e serão bem sucedido" (Js 1:8).


domingo, 18 de outubro de 2020

E por falar em crianças...(IV)

Com amor indizível Deus nos tem amado, e nosso amor se desperta para com Ele ao compreendermos algo da extensão, largura, profundidade e altura desse amor que sobrepuja todo entendimento.

Pela revelação da atrativa beleza de Cristo, pelo conhecimento de Seu amor a nós expresso enquanto éramos ainda pecadores, o coração obstinado abranda-se e é subjugado, e o pecador transforma-se e torna-se um filho do céu.

Deus não emprega medidas compulsórias; o amor é o meio que Ele usa para expelir o pecado do coração.

Por meio dele, muda o orgulho em humildade, a inimizade e incredulidade em amor e fé.

A lei é uma imagem do caráter de Deus. Pode-se contemplar no Pai celestial a manifestação perfeita dos princípios que são o fundamento de Seu governo.


Alimente o seu conhecimento para criar os seus filhos. Leia (Adquira na www.cpb.com.br).

sábado, 17 de outubro de 2020

E por falar em crianças...(III)

Deus deseja que reconheçamos a presença divina. Sua paz e Seu conforto.

Sua graça e alegria transformarão a sombra da morte em radiante manhã e abençoado resplendor do sol.

Uma pessoa reverente chega a conclusão de que o coração tem que ser guardado pelo poder de Deus.

Os anjos ministradores abrem os olhos da mente e do coração para que vejam as coisas maravilhosas da lei divina, no mundo natural e nas coisas eternas e reveladas pelo Espírito Santo.


Alimente o seu conhecimento para criar os seus filhos. Leia (Adquira na www.cpb.com.br)

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

E por falar em crianças...(II)

 A verdadeira reverência a Deus é inspirada pela percepção de Sua infinita grandeza e de Sua presença. 

Com esse senso do invisível, todo coração deve se sentir profundamente impressionado. O momento e o lugar de oração são sagrados, porque Deus está ali.

E ao ser a reverência manifestada em atitude e comportamento, o sentimento que a inspira será aprofundado.

"Santo e tremendo é o Seu nome" (Sl 111:9), declarou o salmista.

Os anjos quando pronunciam esse Nome, cobrem o rosto. Com que reverência, então devemos nós, que somos pecadores e seres caídos, pronunciá-lo com nossos lábios?


Alimente o seu conhecimento sobre como educar os nossos filhos. Leia (Adquira na www.cpb.com.br)

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

E por falar em crianças...(I)

 Os mestres religiosos devem dar maior atenção à instrução do povo nos fatos e lições da história bíblica e nas advertências e ordens do Senhor.

Essas coisas devem ser apresentadas em linguagem simples, adaptada à compreensão das crianças. Dever ser parte da obra tanto dos pastores quanto dos pais tomar providências para que os jovens sejam instruídos nas Escrituras.

Os pais podem e devem atrair o interesse dos filhos para a variedade de conhecimento encontrado nas páginas sagradas. Porém, se querem que seus filhos e filhas se interessem pela Palavra de Deus, eles mesmos devem estar interessados nela.

Devem estar familiarizados com seus ensinos e, conforme Deus ordenou a Israel, falar a respeito deles "quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem" (Dt 11:19).

Aqueles que desejam que seus filhos amem e reverenciem a Deus devem falar de Sua bondade, majestade e poder, conforme estão revelados em Sua Palavra e nas obras da criação.

Cada capítulo e cada versículo da Bíblia é uma mensagem de Deus aos seres humanos. Devemos colocar seus preceitos como sinais sobre as mãos e na testa para não esquecermos (Dt 6:8).

Se estudada e obedecida, ela guiará o povo de Deus, assim como o povo de Israel foi guiado pela coluna de nuvem durante o dia e de fogo à noite.


Alimente o seu conhecimento, fortaleça o seu entendimento quanto a criar os seus filhos

. Leia (Adquira na www.cpb.com.br).



quarta-feira, 14 de outubro de 2020

O que aprendemos com Cristo X A Mulher Cananeia.

Considere a interação de Cristo com a mulher cananeia. O povo cananeu, era idólatra e muitas vezes enfatizava a veneração dos mortos por meio de seus deuses domésticos.

Eles também adoravam as divindades pagãs de Baal, El, Asera e Astarte. Os cultos da fertilidade eram em especial para deuses e deusas da vegetação e da colheita. Costumavam oferecer grãos e frutas para ganhar seu favor. Muitos estudiosos acreditam que os ritos religiosos dos cananeus, às vezes, incluíam sacrifício humano, sobretudo de crianças.

Se havia uma pessoa a quem o judeu considerava rejeitada por Deus, intocável e perdida, era uma mulher cananeia. A abordagem de Jesus a essa mulher foi MAGISTRAL e não convencional. Em Sua sabedoria divina, guiada pelo Espírito Santo, Ele a alcançou de tal maneira que parece quase contrária à Sua própria natureza. Ela pediu sinceramente que o Salvador tivesse piedade dela e libertasse sua filha da possessão demoníaca (Mt 15:22).

Como Jesus respondeu a esse apelo sincero? Para surpresa de todos, com silêncio. Ele parecia ignorá-la (Mt 15:23). Seus discípulos imploraram que Ele a mandasse embora, mas ela persistia em suplicar a Jesus por ajuda. Então, Ele fez esta afirmação surpreendente: "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 15:24).

Isso pareceu discriminação, como se Jesus tivesse vindo apenas para alguns poucos. A mulher desesperada não aceitou "não" como resposta. Ela apelou: "Senhor, socorre-me". (Mt 15:25), Jesus então aparentemente a rejeitou totalmente, quando disse: "Não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos" (Mt 15:26).

Ela continuou tenazmente seu apelo: "Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos", (Mt 15:27).

Jesus tinha uma estratégia divina em cada uma de Suas respostas. Ele continuou atraindo a mulher para uma fé mais profunda e revelando aos discípulos a necessidade de perceber a profundidade da FÉ em alguém que eles teriam rejeitado. Na presença dos discípulos, Cristo disse claramente a essa mulher: "Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã" (Mt 15:28).

É notável o fato de que Jesus via o que os outros não viam. Ele viu grande fé nessa mulher cananeia: Testemunhas eficientes de Cristo veem o alvorecer da fé no coração das pessoas em lugares bem inusitados.

Jesus concordava com as pessoas no que podia, aceitava-as como eram e as afirmava quando possível.

Jesus desenvolvia um relacionamento amável com todos. Nesse contexto, plantava as sementes da fé e compartilhava as verdades divinas.


LEIA: Rm 15:7 / Ef  4:35

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Deus não terminou.

 

Deus não está morto e não terminou! Sua vida pode parecer como uma pintura inacabada – uma enorme confusão com peças faltando.

Deus quer que saiba que apesar de você não ser capaz de ver, Ele ainda está trabalhando. Ele ainda está fazendo um trabalho criativo e brilhante em sua vida e na vida daqueles que você ama. Só porque você não pode ver o produto terminado não significa que não será uma obra-prima. Filipenses 1:6 se refere ao trabalho incompleto de Deus e nos diz para sermos confiantes que Aquele que começou o trabalho vai completá-lo. Então, tenha certeza: Deus ainda está ativo e trabalhando duro em sua vida.

Nada nem ninguém pode cessar o favor de Deus em sua vida! Mesmo que você sinta que sua pintura é uma confusão, Deus pode usar essa confusão para abençoar as pessoas em seu mundo.

Há mais em mente para você – mais favor, mais bênçãos, e muitas coisas boas!

Reflita sobre isso: Como saber que Deus tem um trabalho inacabado em sua vida lhe dá esperança?

LEIA: Sl 84:11 / Fl 1:6 / Jr 29:11

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Ancorado na Bondade.

 

Você já deve ter ouvido isso antes: a vida é difícil; Deus é bom. Essa afirmação é muito mais que um clichê: é uma forte e sólida verdade teológica. Algumas pessoas incrivelmente inteligentes têm lutado com questões como, "se Deus é bom, por que essas coisas acontecem? Por que a injustiça é permitida, e por que a vida pode ser tão difícil?" Essas pessoas realmente inteligentes concluíram que a vida é difícil E Deus é bom. Um não cancela o outro. Eles chamam isso de "teodiceia".


A maioria das pessoas assume que porque a vida é difícil, Deus não deve ser bom – mas esse não é o único caso. Não é um cenário um/ou outro. Alguns anos atrás, decidi que mesmo quando não pudesse responder a parte "Por quê?" da afirmação ("Se Deus é bom, então por que _________?"), decidi que eu eliminaria o "se". Em outras palavras, escolho acreditar que Deus é bom. . . não importa a circunstância.


Você pode se ancorar na bondade de Deus também.


Comece assistindo a bondade de Deus independente das circunstâncias. Talvez as portas se fechem em uma oportunidade, mas talvez Deus tenha alguma coisa melhor guardada que temos que ir em direção a outra porta para termos acesso a ela. Isso aconteceu tantas vezes em minha vida que agora espero por isso. Quando alguma coisa não vai de acordo com o que imaginava, lembro a mim mesmo o currículo de Deus e começo a olhar para a próxima oportunidade que vai desvendar o plano soberano de Deus durante o processo.


Estar ancorado na bondade de Deus não é sempre andar de forma racional. É uma determinação implacável e teimosa que não deixa os momentos difíceis da vida diminuírem a grandeza de Deus.


Reflita sobre isso: De que maneiras você pode lembrar a si mesmo para assistir a bondade de Deus independente das circunstâncias?

LEIA: Rm 8:28 / Jo 16:33


domingo, 11 de outubro de 2020

Tornando-se um Bom Descobridor.

 

Buscar a bondade de Deus diariamente nos ajuda a esperar que boas coisas apareçam em nossas vidas. A bondade de Deus não está escondida, e o seu favor não faz aparições limitadas. . . devemos apenas ter olhos que buscam descobrir. Não estamos sempre muito conscientes do favor de Deus, e é por isso que o apóstolo Paulo orou para que seus amigos fossem iluminados.

Paulo escreveu à igreja de Éfeso e disse que estava orando para que o "[seu] coração seja iluminado." Aqui está o acordo: o favor nos rodeia. Quando começo a procurar por coisas boas em minha vida, entendo que elas podem ser encontradas em toda parte mesmo em lugares improváveis. Às vezes quando o favor de Deus quase não é visto, ele está funcionando no seu melhor modo em nosso benefício. Treine seus olhos para ver o bem e observe o bem revelado em cada curva.


O favor de Deus pode ser levado a você por sua atitude e mentalidade, e pode ser retirado de você pelas mesmas coisas. O favor pode ser imparcial de uma pessoa para a outra, mas isso não significa que seja compatível com as atitudes e mentalidades de todas as pessoas. Quando escolhemos ser um bom descobridor, isso aumenta o favor de Deus em nossas vidas.


Reflita sobre isso: Como você pode começar a retreinar sua mente para se concentrar em coisas boas?

LEIA: Pv 23:7 / Sl 5:12 / Ef 1:18 / Lc 11:34


sábado, 10 de outubro de 2020

O Favor Familiar.

 

O favor de Deus flui naturalmente em nossas vidas como o favor de um pai flui nas vidas de seus filhos. (E Ele é a maior imagem de um pai que você poderia sonhar ou imaginar.) Deus te ama. Ele considera você seu filho, e isso te torna um herdeiro de sua bênção.

Não se sinta obrigado a se desculpar com as pessoas, ou legitimar a bondade de Deus para com aqueles que possam não entender ou concordar. Sempre há pessoas esperando para criticar a sua vitória ou ignorar a sua bênção oportuna, porque elas acham que outra pessoa seria mais merecedora. Na verdade, se você já sentiu que alguém não merece uma bênção que recebeu (olha!, todos nós passamos por isso...), talvez você esteja certo! Mas há um momento sério da verdade para todos nós: não podemos nos ressentir do favor desmerecido na vida de outra pessoa se vamos aceitá-lo na nossa.

Quando começamos a entender que o favor é uma expressão da graça de Deus, somos capazes de compreender que o favor que recebemos – exatamente como a graça – é desproporcional àquilo que merecemos.

Reflita sobre isso: Quais são alguns exemplos em sua vida quando você recebeu favor inesperado ou desmerecido?

LEIA: 2Co 6:18 / Ef 1:4-6


sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Não há bondade longe de Deus.

 

Algumas pessoas presumem que Deus está zangado a maior parte do tempo e que o seu favor dura apenas um momento, mas a Bíblia nos diz que é exatamente o oposto! Você é sempre a menina dos Seus olhos, mesmo quando você se sentir como uma fruta podre.

Deus seguiu em frente após aquela coisa ruim que você fez ou aquela coisa terrível que você disse. Ele pode ter ficado irritado ou decepcionado naquele momento, mas Ele seguiu em frente. Você seguiu? Você não tem que se preocupar em cair em desgraça devido a uma falha.

A bondade de Deus é contínua e nunca se esgota. Seu favor está sempre ao nosso redor, sobre nós e conosco; o favor de Deus é para sempre!

Na verdade, a bondade não existe fora de Deus; não se originou por si só – fora Dele, ou além Dele. E definitivamente não é algo que se origina com os seres humanos (Você tem que treinar seus filhos para serem bons ou maus?).

Deus é a fonte de toda a bondade e todas as coisas boas. Algumas pessoas ainda separam o bem de Deus, o que pode deteriorar a necessidade da humanidade de agradecer, honrar e adorá-lo.

Este estudo é sobre iniciar a jornada para treinar seus olhos para ver, o que do contrário é invisível, a bondade de Deus e seu favor como aparece em sua vida cotidiana. Nos próximos cinco dias você começará a ver a vida através das lentes do favor de Deus.

Reflita sobre isso: Quais são as coisas boas na sua vida que são fáceis de ignorar?


LEIA: JR 32:40 / SL 30:5 / TG 1:17

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Deus Tem Um Plano Perfeito Para o Casamento Que Ele Está Restaurando.

 

Em 1 Coríntios 13:4-7, Paulo nos lembra que Deus tem um plano e uma visão perfeita de amor, e por meio do poder do Espírito, podemos viver a visão que Ele tem para nós.


Quando olhamos esta visão de amor, vemos que o amor foca em práticas que beneficiam quem o recebe. Quando uma pessoa ama a outra com gentileza e paciência, resistindo à arrogância, ignorância e mágoa, a pessoa que recebe este amor irá se beneficiar. Se ambas as pessoas no relacionamento se unirem à visão de amor de Deus, elas constantemente servirão uma à outra, de modo que ambas as pessoas receberão o serviço da outra.


O mesmo ciclo é verdade em Efésios 5. Esposas, submetam suas vidas aos seus maridos, e maridos, deem suas vidas por suas esposas. Este sacrifício constante e este sistema de recompensas permitem que ambas as pessoas sirvam à outra infinitamente. É de forma completamente altruísta, mas todo mundo se beneficia. Talvez isso seja o que Paulo quis dizer ao " Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros ." (Romanos 12:10).


Embora isso possa parecer simples na teoria, pode ser difícil viver dessa forma. Não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos do poder de Cristo em nós. Ele deu o exemplo deste tipo de amor sacrificial perfeito para nós, e as escrituras nos dizem que com Ele, todas as coisas são possíveis.


Quando você experimente a impossibilidade de amar outro ser humano imperfeito da forma que Deus nos chama a amar uns aos outros, olhe para Cristo como seu exemplo. Quando você sentir que você tentou tudo e que seu cônjuge não retribui o seu amor, espere no maravilhoso amor que Deus te deu por meio de Cristo. Ele deu a Sua vida por Seu povo, por você. Agora, respondemos a isso submetendo nossas vidas a Ele, e podemos colher as maravilhosas recompensas que vêm com o Seu sacrifício.


Por causa da morte e ressurreição de Cristo, temos o Seu poder em nós para viver a Sua visão de amor em nossos relacionamentos, nossas amizades, e mais importante, em nossos casamentos. No meio das dificuldades e tribulações, quando você pensar que não há esperança, lembre-se que Cristo torna o impossível possível. Olhe para Ele e siga em Seus caminhos.

LEIA: 1Coríntios 13:4-7 / Efésios 5:22-23

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Deus Nos Dá Poder e Nos Equipa Para Participar de Sua Obra de Restauração.

 

Uma vez que Deus também é a fonte e modelo de restauração, Ele nos convida a participar de Seus planos de restauração para a humanidade. Ele nos dá o Espírito Santo para que todos possamos ter o poder e as ferramentas para ativamente buscarmos a restauração em nossas vidas diárias e em nossos casamentos.


Mesmo se crermos nesta realidade, é fácil esquecê-la. Talvez você tenha experimentado o mesmo tipo de tensão que Paulo escreve a respeito em Romanos 7, "Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio." (7:15). Amamos a Deus, e queremos servi-Lo, mas frequentemente continuamos a pecar, ignorando Seu Espírito e direcionamento.


Felizmente, o Deus onisciente sabia que este seria o caso, e Ele estabeleceu práticas que nos ajudam a continuamente colocar nossas mentes no Espírito de Deus e nos permitem a ver mais claramente como podemos participar de Seus planos ou restauração.


Por meio da oração, nossos corações ficam alinhados com o de Deus e começamos a compartilhar Sua visão para o mundo. Em confissão, vemos nossos próprios fracassos e transgressões mais claramente, nos dando uma maior apreciação por Seu amor por nós e nos dão poder para praticar o mesmo tipo de amor e perdão pelas outras pessoas. Por meio da comunhão, Deus usa nossos irmãos e irmãs em Cristo para suportar nossos fardos (Gálatas 6:2).

LEIA: 1 João 1:5-9 / Gálatas 6:1-2

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Deus Restaura O Que Está Quebrado.


Dar o Seu Filho como uma demonstração de amor perfeito é parte do grande plano de Deus de restaurar e redimir toda a criação. Por todas as Escrituras, vemos como Deus ressuscita coisas mortas e cura o que está quebrado. Ele tem o poder de restaurar todas as coisas, incluindo o seu casamento. Restauração é parte de Sua natureza.


No livro de Gênesis, lemos sobre como os irmãos de José o venderam como escravo e como Deus restaura essa situação ao eventualmente colocar José numa posição elevada no governo. Enquanto José enfrenta vários tipos de adversidade, ele também reconhece que Deus estava agindo para salvar sua família quando a fome chegasse. José percebe que embora seus irmãos tivessem planejado algo perverso, "(...) Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente " (Gênesis 50:20). Numa linda demonstração de graça, José não apenas perdoou seus irmãos, mas também salvou suas vidas e os convidou para sua nova casa no Egito.


O Novo Testamento é cheio de histórias similares de restauração. Quando Jesus ouve que Lázaro morreu, Ele vai até o sepulcro e o ressuscita (João 11:1-46). Ele também ressuscita o filho de uma viúva (Lucas 7:11-17) e a filha de um homem chamado Jairo (Lucas 8:49-56).


No entanto, o melhor exemplo do trabalho de restauração de Cristo é Sua própria ressurreição. Não apenas Ele derrotou a morte física por si só, mas Ele também abriu o caminho para que o Seu povo, de uma vez por todas, se reconciliasse com Ele. Agora podemos buscá-Lo e ter um relacionamento com Ele, e podemos nos juntar na missão de renovar todas as coisas para o seu plano original.


Se Deus pode trazer restauração a todos esses lugares, Ele tem o poder de restaurar casamentos quebrados, curar a dor, e trazer vida aonde parece impossível. Enquanto você lê as histórias da natureza restauradora de Deus, se alegre na realidade de que o mesmo Deus trabalha em sua vida também.

LEIA: 2 Coríntios 1:8-12 / Romanos 6:4-11

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Deus Exemplifica o Perfeito Amor.

 Frequentemente permitimos que ideias de pessoas que ainda não são cristãs moldem a nossa visão a respeito do amor, não é verdade?


Comédias românticas, histórias românticas, e narrativas similares nos dão muitas falsas ideias, mas a Bíblia nos dá o exemplo mais verdadeiro de amor perfeito.


1 João 4 nos dá uma imagem de como Deus exemplificou o Seu amor ao dar o Seu Filho para morrer por nós. "Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele." (1 João 4:9).


Deus sacrificou. Ele sofreu para o nosso bem, e agora podemos viver por meio dEle.


Essa demonstração altruísta e sacrificial nos ajuda a ver como se manifesta o verdadeiro amor, e a melhor parte é que por causa do Seu amor sacrificial, podemos viver por meio dEle. No versículo 8, João nos diz que Deus é amor, então conhecer a Deus nos permite conhecer a forma de amor mais verdadeira.


Perceba o padrão de amor no versículo 10: "Nisto conhecemos o amor, não que tenhamos amado a Deus, mas Ele nos amou e enviou o Seu Filho para ser a propiciação por nossos pecados." A maior demonstração de amor é que Cristo nos amou primeiro. Paulo destaca isso ainda mais em Romanos 5:6-9 quando Ele nos lembra que Cristo morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores. Não merecíamos o amor e o sacrifício de Deus, mas Ele nos amou mesmo assim em um lindo ato de graça.


Enquanto você lê as passagens de hoje, busque entender o perfeito amor de Deus. Em momentos difíceis, se firme no amor que Ele tem por você e busque maneiras de você praticar o amor sacrificial e humilde que Ele nos dá.

LEIA: 1 João 4:7-21 / Romanos 5:6-9

domingo, 4 de outubro de 2020

Deus Está Conosco em Nossas Dificuldades.

Você provavelmente achou este devocional por causa das dificuldades no seu casamento. Nós não sabemos a situação exata que te trouxe até aqui, mas sabemos que Deus está contigo no meio da sua dor.

Esta é a excelente realidade do Deus que nós servimos e adoramos: Ele não ignora a nossa dor, nem nos deixa sozinhos para lidar com ela. Deus fica conosco em nossa dor, Ele se coloca ao nosso lado e nos ajuda a lutar as nossas batalhas.

Em Sua encarnação, Jesus desceu do Céu para tomar nosso pecado, e Ele continua a fazer isso pelo poder do seu Espírito Santo que vive dentro de nós cristãos.

Mas o que isso tudo tem a ver com o seu casamento, com sua dor bem real e presente?

É exatamente isso que este devocional irá abordar. Veremos como Deus está trabalhando para restaurar Sua criação de volta ao Seu plano original para o amor e para o casamento. Ao longo dos próximos dias, estudaremos como Ele dá o exemplo de amor perfeito, como Ele se importa com a restauração de coisas imperfeitas, e como Ele nos equipa e nos empodera para participar de Sua redenção por meio do amor. 

Enquanto nos aprofundamos na Palavra de Deus, ore para que Deus transforme o seu coração e te leve para mais perto dEle. Um relacionamento com Ele tem o poder de realmente restaurar tudo o que está quebrado e trazer cura à sua dor.

Hoje, descanse na realidade de que Deus está contigo em suas dificuldades e em sua dor. Leia as passagens das escrituras que mostram o quanto a sua fidelidade permanece para sempre.

Leia: Isaías 43:2 / Salmos 36:5 / 2 Coríntios 4:7-15


sábado, 3 de outubro de 2020

Você Será Poder.

 Você somente será a pessoa que Deus te criou para ser quando receber o poder que Ele criou para você ter. Você não foi criado para expressar emoções descontroladas; você foi criado para frutificar, para boas obras, para o Reino de Deus e para poder!

Há duas frases distintas na escritura que são transformadores de vida e vão direcioná-lo em seu destino emocional. "Você receberá poder," é talvez a frase mais excitante em todo Novo Testamento. Você receberá poder! Você não tem que se arrastar pela vida com suas próprias forças. Você não tem que se contentar com lixo emocional e o peso vindo das gerações! Você nunca assumirá o poder sobre sua histeria emocional até que receba poder do Espirito Santo.

"... E serão Minhas testemunhas," é a segunda promessa inspiradora neste bem conhecido versículo. Receber poder do Espirito Santo capacita você a tornar-se quem Deus te criou para ser! Você precisa do poder de Deus de modo que se torne uma testemunha da natureza de Deus neste momento da história. Você receberá poder e você será!

Você nunca se tornará tudo que Deus deseja para você até que receba Seu poder. Jesus sabia que não seriamos capazes de viver uma vida abundante no planeta terra sem o poder do Espirito Santo e então Ele providenciou aquele exato poder. Eu me pego fazendo esta oração diversas vezes ao dia.

Espirito Santo encha-me com Seu poder! Eu quero tudo que Tu tens para mim. Eu quero Seus dons e Seus frutos. Hoje eu quero Seu poder mais do que qualquer outra coisa. Se Tu queres que eu ore por milagres e por curas, eu farei, então conte comigo! Quero tudo que Tu tens para mim. Quero paciência e auto domínio, além de paz, alegria e amor. Vou tomar posse de cada grama de poder que Tu desejares despejar em meu caminho.

E então o que você faz? Bem... então você faz o que todo ser humano que já está emocionalmente sobrecarregado odeia fazer - você espera.

Shalom Pra Você!

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Nossa vda não nos pertence.

Nossa vida não nos pertence, embora Deus a tenha colocado em nossas mãos. Volte e leia a primeira frase novamente: Nossa vida não nos pertence, embora Deus a tenha colocado em nossa mão. Está é uma daquelas contradições santas que nos faz fixar o olhar em Deus absolutamente maravilhados.

É verdade - somos a mão de obra de Deus. Fomos criados em Cristo Jesus para um propósito somente: para as boas obras que Deus planejou especificamente para nós antes do início de tudo. O plano de Deus é que andemos na vida que Ele planejou e pré organizou para seu bem. Mas, a decisão pela escolha ainda é nossa. Podemos tanto escolher fazer do nosso modo ou conforme a vontade de Deus

Embora pertençamos a Deus porque Ele nos criou e pré ordenou uma vida incrível para nós, ainda assim Ele colocou a escolha por esta vida de milagres em nossas mãos. Um dos exemplos mais práticos de onde escolhemos a Deus ou a nós mesmos e em nossos hábitos e preferências emocionais. Devemos abrir mão dos nossos direitos de choramingar e fazer birra e então abraçar de todo o coração os planos de Deus para nossa vida, os quais estão lá nos frutos do Espirito. Fomos criados para boas obras e não para obras da carne ou para sermos guiados pelas emoções.

As boas obras que Cristo planejou para nós antes mesmo de termos nascido são muito mais do que a leitura de um devocional ou ouvir musica gospel. As boas obras que Deus tinha em mente quando Ele pensou em nós foram tão gloriosas que Ele declarou através de gerações que somos obra-prima Dele. Os olhos de Deus estão sobre nós desde o começo dos tempos para fazermos algo tão extraordinário através de nossa vida, que até mesmo os anjos pasmos e maravilhados desejariam fazer o que nós fomos criados para fazer.

Shalom Pra Você!

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Esta é uma verdade incrível!

  Você foi estrategicamente colocado aqui, neste momento da história, por Deus para Seus planos e propósitos. 

Ele precisava de alguém exatamente como você para amar os antipáticos - para trazer alegria a um mundo frio e sombrio - para trazer a paz em situações e diálogos confusos - e ser bondoso em tempos que nossa cultura está desoladamente cruel. 

Deus, o criador do universo, precisava de alguém exatamente como você para ser sempre otimista perante as circunstâncias frustrantes - para ser esperançoso quando não há razão para esperança - para mostrar-se paciente com pessoas obstinadas e temperamentais. 

Porque Deus precisou de você, Ele te criou para revelar Seu coração. O problema é, como Seus próprios filhos, adquirimos muitas características genéticas do mundo e deixamos os atributos ricamente agraciado de Deus, nosso Pai amoroso. 

O problema é, preferimos fazer do nosso modo do que do Seu modo. O problema é, preferimos demonstrar uma perspectiva egoísta em uma questão do que um resultado agradável e delicioso. 

Fomos criados por Deus para revelar Seu coração durante este momento singular de todos os tempos registrados. 

Fomos criados para bons trabalhos mas. ao invés disso, decidimos nos transformar em uma falsificação da pessoa que Ele pretendia que fossemos. 

Deus nos criou porque havia uma ausência de Deus na terra, então Ele enviou você e Ele enviou a mim. 

Deus somente vai Se revelar através de nós na medida que nós permitirmos que Ele preencha cada canto do nossos corações e vidas. 

A magnificência e a deslumbrante verdade é que você pode ter tanto de Deus quanto lhe for possível desejar! 

A pergunta que não mudou desde o Jardim do Éden até hoje, O quanto Você Quer de Deus?

Shalom Pra Você!