quinta-feira, 30 de junho de 2022

O Espírito Santo Traz Convicção.

 

O Espírito Santo nos desperta, nos ilumina ao conhecimento de Jesus e também nos convence acerca da nossa necessidade de salvação. 

Em João 16:8-11, há três áreas pelas quais o homem é convencido:

“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.” 

Viver fora da dimensão do Espírito Santo é viver com visão turva, com entendimento obscurecido, dificultando a compreensão do nosso próprio estado espiritual. 

O Espírito Santo nos convence da realidade do pecado, e passamos a entender que por um homem o pecado entrou no mundo e todos pecaram. (Romanos 5:12)

O Espírito Santo nos convence da justiça: As pessoas são convencidas da justiça de Cristo, e da necessidade da mesma. (Mateus 5:6)

O Espírito Santo nos convence do juízo: Geralmente as pessoas cegas pelo pecado não gostam que se fale sobre o Juízo de Deus. Veja o exemplo de Paulo com Félix em Atos 24:25:

“Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo".

O Juízo é real, todavia, o crente fiel não precisa temer o juízo. Está escrito: “Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.” (1 João 4:17). 

Sendo assim, eu te pergunto: quem aperfeiçoou em nós o amor de Deus, se não o Espírito Santo?

Vamos orar: “Espírito Santo, hoje eu te peço mais convicção espiritual. Que a cada dia eu tenha mais intimidade e reconheça os meus erros, pois sem a Tua presença eu não posso viver!”


quarta-feira, 29 de junho de 2022

Vivendo Sob a Direção do Espírito Santo.

 

Você tem conhecimento sobre o Espírito Santo? Ele é a terceira Pessoa da Trindade. Jesus prometeu aos seus discípulos que enviaria o Espírito Santo em seu lugar como Consolador.  

 “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. “ (João 14:15-18)

Com a promessa de enviar o Consolador, Jesus declara também a ação do Espírito Santo. “Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir.” (João 16:13)

O Espírito Santo anunciará as coisas que irão acontecer, pois falará daquilo que ouvir.

“(...) Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir.” (João 16:13)

O Espírito Santo anunciará o que receber de Jesus. “Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.” (João 16:15)

O Espírito Santo pode ser resistido quando não entendemos quem Ele é e Sua maneira de agir, opondo-nos e agindo contra a Sua vontade. Um cristão, sem o Espírito Santo em sua vida, é como um pássaro que nunca aprendeu a voar, isso está contra a sua própria natureza, assim é se vivermos fora da dimensão do Espírito Santo.

“Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!” (Atos 7:51)

Te convido a orar comigo agora: “Espírito Santo, venha ao nosso encontro e tenha misericórdia, tenha plena liberdade para agir e fazer morada em nós, seja o Consolador e condutor de nossas vidas nos levando a uma dimensão espiritual que ainda não conhecemos. Amém!"


terça-feira, 28 de junho de 2022

Plenitude do Espírito.

 

É possível que uma parte dos cristãos viva abaixo da média, no quesito viver na plenitude do Espírito, pode ser que seja por desconhecimento ou preguiça. Mas a Palavra nos diz: “Encham-se e continuem se enchendo”, é o que Ef. 5.18 quer dizer. É ter consciência de poder desfrutar continuamente dos rios de água viva, que nunca param de fluir e estão ao nosso dispor para nos encher.

O propósito da plenitude é glorificar ao Senhor em tudo o que fizermos, como aprendemos em 1Co. 10.31, “se vocês comem ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”, sejam quais forem os dons e talentos que recebemos de Deus.

Quando estamos vivendo na plenitude do Espírito, Deus nos capacita para a Sua obra. Assim como no dia de Pentecostes, Pedro, cheio do espírito, fez uma pregação e 3.000 pessoas receberam a salvação em Jesus e foram batizadas (At. 2.41). Pouco tempo depois esse número subiu para perto de 5.000, sem contar mulheres e crianças (At. 4.4) em um poder multiplicador do poder de Deus.

Deus continua desejando que sejamos cheios do Espírito Santo continuamente, Ele não mudou e nem mudará (Hb. 13.8). Isso nos faz crer que ainda hoje podemos ser usados com poder para que Deus seja glorificado e o Seu Reino se expanda aos confins da Terra. Ele continua nos dando talentos e repartindo os dons espirituais, conforme são necessários.

Que sejamos despertados do sono (Rm. 13.11) e desejemos profundamente a vivacidade da plenitude do Espírito.

LEIA:

1Coríntios 10:31 / Romanos 13:11

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Enchei-vos do Espírito.

 

“Enchei-vos do espírito” (Ef. 5.18), na língua original grega, tem o significado de continuem se enchendo do Espírito Santo, em ato contínuo, um gerúndio. Essa deveria ser a condição normal do cristão, já que temos à disposição rios de água viva (Jo. 7.38), provenientes de uma fonte a jorrar para a vida eterna (Jo. 4.13,14).

A Bíblia não fornece uma fórmula para ser cheio do Espírito, entretanto podemos ter o entendimento de que Deus nos deu gratuitamente seu Espírito Santo (Lc. 11.13) e que Ele habita em nós a partir do momento que recebemos Jesus em nossa vida. Precisamos também compreender que Deus quer que fiquemos cheios do Espírito Santo.

Para sermos, de fato, cheios do Espírito precisamos vencer um obstáculo: o pecado, que faz separação entre nós e Deus (Is. 59.2). O pecado pode estar escondido ou até mesmo não ser reconhecido, mas ele bloqueia a ação do Espírito e precisa ser purificado pelo sangue de Jesus (1Jo. 1.7).

O Espírito Santo nos convence do pecado. Resta nos arrependermos e mudarmos de atitude, confessando e deixando o pecado, para que a velha natureza pecaminosa não nos domine. Só assim seremos cheios do Espírito e de Seu poder.

Esse exercício contínuo de esvaziamento do “eu”, submetendo-nos a Deus, tornando-o Senhor em tudo e andando em fé, revela uma entrega diária da nossa vida aos cuidados de Deus, confiando que Ele fará sempre o melhor. O resultado de ser cheio do Espírito é uma vida repleta do Fruto do Espírito.

LEIA:

1João 1:7 / João 7:38 / João 4:13-14 / Efésios 5:18

domingo, 26 de junho de 2022

O Espírito Santo na Vida Pessoal.

 

Quando recebemos Cristo em nossa vida, nascemos de novo pelo Espírito Santo (Jo. 3). Então, a velha natureza é deixada para trás (2Co. 5.17) e nasce uma nova natureza habitada pelo Espírito (1Co. 3.16). Ocorre que a carne milita contra o Espírito (Gl. 5.17), isso põe em combate duas forças antagônicas dentro de nós. A parte que nós decidirmos alimentar, se fortalecerá e vencerá. Se desejamos a vitória espiritual, precisamos buscar a santificação.

Essa palavra “santificação” vem do grego e significa “estar separado ou posto à parte com um propósito”. Nós somos chamados a ser santos (1Co. 1.2), o Espírito Santo nos santifica (Rm. 15.16). Santificação é uma busca diária e para alcançá-la, há duas coisas que precisamos fazer: permanecer em Cristo e obedecer sua Palavra. At. 2.1-4 conta que os discípulos não só testemunharam a chegada do Espírito na Terra, como ficaram cheios Dele. Tudo porque obedeceram e permaneceram.

Essas duas palavras mostram o quanto o Espírito Santo tem de nós de verdade, muito mais do que quanto nós temos Dele. Significa o quanto somos capazes de deixar a carne egoísta e egocêntrica de lado, priorizando ser santos no Espírito.

Nessa luta, o Espírito Santo nos guia, nos alerta, nos orienta, nos fortalece e nos leva a buscar alimento na Palavra e na oração, pensando nas coisas lá do alto, procurando nos revestir da nova natureza que se renova, segundo a imagem daquele que a criou (Cl. 3.1-17).

LEIA:

Colossenses 3:1-4 / 1Coríntios 1:2 / Romanos 15:16

sábado, 25 de junho de 2022

O Espírito Santo na Igreja.

 

A igreja não é uma organização religiosa, não é um templo ou santuário feito por mãos humanas (At. 17.24), mas é o corpo vivo de Cristo, sendo Ele o cabeça e nós os membros. Esse corpo vivo se movimenta através do sopro de vida dado pelo Espírito (1Co. 12.13,14), que vive na igreja (Ef. 2.22). Sua atuação se manifesta em forma de dons para o aperfeiçoamento dos santos, desempenho do serviço e edificação do corpo de Cristo (Ef. 4.12). Desse exercício de santidade surge o fruto do Espírito (Gl.  5.22,23).

Assim o Espírito concede poder e autoridade para que o Evangelho seja anunciado, como palavra viva e libertadora para os cativos do pecado. Quando recebemos Cristo em nossa vida, o Espírito Santo vem fazer morada em nós e traz um dom espiritual. Portanto, a igreja é provida por uma série de dons espirituais. Cada cristão tem ao menos um dom. O que acontece é que muitas vezes o cristão cai no sono espiritual (Rm. 13.11) e deixa o dom dormente.

Nosso desafio é despertar, reconhecer qual é esse dom e colocá-lo em uso, pela revelação do Espírito Santo e com a Sua força.

LEIA:

1Coríntios 12:13-14 / Efésios 2:22 / Efésios 4:12 / Gálatas 5:22-23

sexta-feira, 24 de junho de 2022

O Espírito Santo no Mundo.

 

São duas as principais obras do Espírito Santo: convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16.7-11) e impedir o crescimento da iniquidade (2Ts. 2.7). Todos os seres humanos nascem com a semente do pecado e à medida que vão se tornando adultos, essa semente brota em grandes vegetações. Para dar consciência disso ao ser humano, o Espírito Santo entra em ação para convencer do pecado e suas consequências, e também da justiça de Deus e do juízo vindouro. Lembremos ainda que há um inimigo, que mesmo vencido por Jesus na cruz, insiste na tentação que atrai para o pecado e procura nos afastar da consciência salvadora.

O Espírito Santo tem ainda como tarefa impedir o crescimento da iniquidade, preservando a degradação completa da humanidade (2Ts. 2.7). Sem a Sua presença a Terra estaria sob total comando do príncipe deste mundo. Os descrentes não tem consciência dessa verdade.

Em Seus propósitos, o Espírito age através do povo de Deus, nos capacitando a ser sal da Terra e luz do mundo (Mt. 5.13,14). A luz é vista através das boas obras e o sal é sentido pela nossa presença moral, o tempero que dá sabor e também evita o apodrecimento da carne. É para nos tornarmos sal e luz que somos desafiados a nos encher do Espírito Santo e buscar Dele o poder. Se fizermos uma honesta lista mental, que itens identificamos que têm nos atrapalhado de ser sal e luz?

LEIA:

João 16:7-11 / 2Tessalonicenses 2:7 / Marcos 13:22 / Mateus 5:13-14

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Pentecostes.

 

De muitos lugares do mundo chegavam visitantes a Jerusalém. Era a Festa de Pentecostes, 50 dias após a Festa da Páscoa. Ali também estavam os discípulos de Jesus, que haviam recebido Dele a promessa de que seriam revestidos com o poder do alto, se permanecessem na cidade (Lc. 24.49). Isso era arriscado, porque há pouco tempo o Mestre fora punido com a crucificação, ao ser considerado um contraventor. Seriam eles perseguidos e amargariam o mesmo fim?

Ainda assim, eles mantiveram a esperança na promessa. Reunidos no cenáculo, veio do céu um som igual um vento impetuoso, que encheu todo o lugar. Sobre cada um deles pousou algo semelhante a línguas de fogo e eles ficaram cheios do Espirito Santo. O estardalhaço atraiu a atenção para o lugar. O Espírito concedeu àqueles humildes galileus, que falassem sobre a grandeza de Deus nos mais variados idiomas dos visitantes. A boa notícia do Reino de Deus começara a se espalhar a partir das testemunhas oculares de Jesus, seus discípulos. A promessa se cumpriu: o Espírito Santo veio sobre a Terra!

A despeito de toda a dúvida e medo, eles permaneceram firmes no propósito com fé e obediência e foram revestidos do poder que veio do alto. Da mesma forma nós, hoje mesmo, podemos ser cheios do poder do Espírito Santo e testemunhar sobre as grandes obras de Deus se o buscarmos. Talentos e dons usados com poder para anunciar o Reino de Deus. Não somente a arte pela arte, mas arte para a glória de Deus!

LEIA:

Atos 2:1-11 

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Espírito Santo, Uma Promessa.

 

Jesus prometeu não deixar seus discípulos sozinhos, mesmo após passar pelo sacrifício e morte de cruz, ressurreição e assunção aos céus. Assim, Ele prometeu que o Espírito Santo, o Consolador, viria, tão logo Jesus voltasse para junto do Pai (Jo.  16.5-7).

Nenhum outro líder teve condições de fazer promessa semelhante ao enfrentar a morte. O líder do Budismo se despediu de seus discípulos dizendo “Vocês têm de ser sua própria luz”, ou seja, agora se virem. Sócrates foi condenado à morte por envenenamento com cicuta e seus discípulos se lamentaram, declarando-se órfãos.

Deduz-se, com o devido respeito, que ninguém pode dar o que não tem. Jesus, porém, disse: “Não deixarei que fiquem órfãos, voltarei para junto de vocês” (Jo. 14.18). Ele venceu a morte, ressuscitou e durante 40 dias andou pela Terra, foi visto por mais de 500 testemunhas (1Co. 15.6). Só então, retornou glorificado para junto do Pai. Mas antes de ir, Jesus fez uma promessa: permaneçam em Jerusalém até serem revestidos do poder do alto (Lc. 24.46). Algo inédito estava por vir naqueles dias, que mudaria a vida dos discípulos e atravessaria as eras até hoje.

Jesus não nos deixa sozinhos. Ele é o Emanuel, Deus conosco. Podemos sentir que isso é realidade em nossa vida pela presença do Espírito Santo, o Consolador. Conselheiro, que intercede por nós e nos guia em toda a verdade (Jo. 16.13).

LEIA:

João 14:18 / Lucas 24:46 / Atos 1:8 / Hebreus 13:8

terça-feira, 21 de junho de 2022

Afinal, Quem é o Espírito Santo?

 

Há três características que nos ajudam a compreender quem é o Espírito Santo: Ele é uma pessoa, é divino e é uma das pessoas da Trindade. Jesus se refere ao Espírito Santo como uma pessoa (Jo. 14, 15 e 16). E por ser uma pessoa, podemos nos relacionar com Ele. Ele fala (Ap. 2.7), intercede (Rm. 8.26), testifica (Jo. 15.26), guia (At. 8.29/Rm. 8.14), ordena (At. 16.6,7), conduz (Jo. 16.13), nomeia (At. 20.28). Embora não seja desejável, é possível mentir para Ele, como fizeram Ananias e Safira (At. 5.3,4). Pode-se também insulta-lo (Hb. 10.29), blasfemar contra Ele (Mt. 12.31,32), entristece-lo (Ef. 4.30).

Ele é também divino. É Deus (At. 5.3,4), eterno (Hb. 9.14), Todo-poderoso (Lc. 1.35), onipresente (Sl. 139.7), onisciente (1Co. 2.10,11), Criador (Gn. 1.1,2). Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo estavam juntos na Criação (Cl. 1.16.17). Não há uma ordem de hierarquia, mas de função. Aliás, é importante lembrar que oramos ao Pai, através do Filho, no poder do Espírito Santo.

O Espírito Santo participa igualmente como uma das pessoas da Trindade. É difícil explicar, mas as três pessoas da Trindade – Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo – são uma só na essência. Eles formam uma Tri unidade, presente e ativa desde o Gênesis. Em Gn. 1.2 encontramos a palavra hebraica Elohim, no plural para se referir a Deus. Em Gn. 1.26, 3.22, 11.6,7, Is. 6.8 as referências gramaticais a Deus também estão no plural: ”nós”. O batismo é feito em nome da Trindade (Mt. 28.18-20) e também a encontramos na benção apostólica (2Co. 13.13).

Portanto, o Espírito Santo não é uma coisa, uma energia cósmica ou força etérea arrepiante. Ele é uma pessoa, é divino e faz parte da Trindade. Ele é Deus, que em pessoa, pode fazer parte da nossa vida e se relacionar conosco se o convidarmos.

LEIA:

João 16:13 / 1Coríntios 2:10-16 / 2Coríntios 13:14

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Conhecer o Espírito Santo.

 

Muitos cristãos buscam o Espírito Santo mas não sabem direito quem Ele é. “Ninguém pode comprá-lo, ganhá-lo, exigi-lo ou usá-lo sem antes conhecer sua origem”, afirmou Billy Graham em “O Poder do Espírito Santo”. Conhecer quem é o Espírito Santo é saber que, Sua presença ultrapassa as emoções e sensações, é mais do que uma busca por sinais sobrenaturais. Hoje, é comum vermos nos cultos pessoas contemplativas, olhos lacrimejantes e fechados, mãos levantadas, ao som de refrãos, atendendo a apelos de oradores inflamados. Mas e depois que a sensação passa e a emoção acaba?

Ser cheio do Espírito, vivendo em Sua plenitude, é: estar pronto a amá-lo o suficiente para não querer entristecê-lo; escolher obedecer as normas de vida que Ele inspirou na Sua Palavra e nos deixou como legado; desejar andar em novidade de vida deixando para trás a velha essência humana (Rm. 6.4); considerar mais importante agradar a Deus do que satisfazer as cobiças carnais (Gl. 5.24-26); quando buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça (Mt. 6.33) se torna nosso dia a dia. Depende do nosso querer, da nossa vontade, da nossa escolha.

Nosso desafio é buscar o Espírito Santo, vivendo fortalecidos por Ele, para vencermos as tentações e superarmos as provações que o dia a dia traz, muito além de vivermos baseados em sensações.

LEIA:

1Coríntios 14:12 / Romanos 14:19 / Efésios 4:15-16

domingo, 19 de junho de 2022

O Servo e o Espírito Santo (I).

Quando o instrumento musical é guardado no estojo, a maquiagem é tirada, os figurinos voltam para os cabides, as sapatilhas são limpas, os cenários são desmontados e não há uma plateia nos olhando, quem somos? Somos cristãos. Carecemos de algo muito mais profundo do que a experiência performática pode nos oferecer. Precisamos do Espírito Santo em nossas vidas, e quando há essa consciência, o talento recebido de Deus transforma-se em três produtos: louvor que o glorifica, ministério que edifica a Igreja e arte que embeleza o mundo a ponto de fazê-lo voltar os olhos ao seu criador.

Essas coisas, no entanto, só são alcançadas através de servos adoradores cheios do Espírito Santo! Nós o buscamos para nos fortalecer na fé (At. 14.22), guiar em toda a verdade (Jo. 16.13), receber Dele o poder (At. 1.8), consolação e conselho (Jo. 14.26). É Dele que temos dons (1Co. 12.4), a sabedoria para viver (1Co. 12.8), testemunhar e anunciar o Reino de Deus (2Co. 3.4-6). O Espírito Santo não é uma energia, ele é uma pessoa com quem podemos nos relacionar e em quem podemos confiar e nos fortalecer na fé. Pelo Seu poder continuamos a ser cristãos – testemunhas de Cristo na Terra – em todo o momento, sobretudo quando estamos fora do palco, e podemos ver como resultado o fruto do Espírito (Gl. 5.22-26).

Em hebraico, uma mesma palavra define “Espírito” e “sopro”. Esse significado está presente na Criação, quando Deus soprou nas narinas do ser humano a vida. Podemos dizer, então, que há intimidade entre a nossa respiração e o Espírito de Deus. A presença do Espírito Santo sopra vida em nossas vidas, faz-nos respirar e nos inspira. Que seja assim a cada dia!

LEIA:

2Co 3:4-6 / Jo 14-17

sábado, 18 de junho de 2022

Quando Você Questiona e Acredita.

 A resistência não é apenas a habilidade de suportar algo difícil, mas de transformá-lo em glória. – William Barclay, (Pr. Escocês)


Eu não sei pelo quê você está passando ou ao quê você já sobreviveu. Mas de uma coisa sei: nosso Deus é um Deus bom, que nos ama o suficiente para sacrificar Seu precioso Filho, o melhor presente que Ele poderia nos dar, apenas para que possamos conhecê-lo, glorificá-lo na Terra, e passar a eternidade com Ele no céu.  

Esse é o tanto que Ele nos ama. Somos capazes de amá-lo — ou a qualquer outra pessoa — apenas porque Ele nos amou primeiro.

Quando coisas difíceis acontecem e o melhor que você consegue fazer é querer acreditar, isto já é suficiente.Não pare de querer acreditar. 


Permita que essa centelha de esperança cresça, crendo que Deus está bem aí, do seu lado. Ore e peça a Deus para ajudá-lo a superar sua falta de fé. Como Habacuque, faça suas perguntas e então se prepare para ouvir a resposta de Deus. 


Minha oração é que você cresça para ter o tipo de fé que Habacuque demonstra no capítulo 3. Mas aqui está o segredo: não há como ter o tipo de fé do capítulo 3 até que você tenha o tipo de questionamento do capítulo 1, e o tipo de espera do capítulo 2. Porque Deus geralmente faz mais espiritualmente no vale do que no topo da montanha. 


Eu não tenho todas as respostas às suas perguntas. Mas depois de amar a Deus e servir a Cristo nestes últimos 13 anos, eis o que posso dizer: andei com Jesus por muitos "ontem" suficientes para poder confiar a Ele todos os meus amanhãs. 


Você quer crescer em proximidade com Deus? Você quer uma intimidade com Ele mais do que você quer uma vida confortável, fácil e sem problemas? 


Então, nunca pare de acreditar. 


Você pode ter esperança na escuridão. Porque, à medida em que você conhece mais a Deus, Ele irá revelar cada vez mais do Seu amor, fidelidade e graça. E, com o tempo, você vai perceber, acreditar e compreender que, mesmo quando a vida está difícil, Deus continua sendo bom.

LEIA:

Hc 1:1-2 / Hc 2:1 / Hc 3:17-19 / 1Jo 4:19 / Tg 1:2-12


sexta-feira, 17 de junho de 2022

Acreditar...

 Eu creio no Cristianismo tal como creio que o Sol nasceu: não apenas porque o vejo, mas porque através dele, vejo todas as outras coisas. - C. S. Lewis 


A verdadeira esperança exige que haja um fundamento firme e substancial. Como o autor de Hebreus explica: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hebreus 11:1). Sem a fé no caráter de Deus – e sem um relacionamento com Ele – como fundamento, podemos muito bem colocar nossa confiança no Papai Noel ou em algum aplicativo. 

Eu entendo que todas essas ideias abstratas a respeito da crença podem começar a parecer desconectadas das provações de carne e osso, de contas e falências pelas quais você pode estar passando. Mas, talvez, crer não seja algo abstrato. Talvez, seja o único fundamento que temos quando tudo mais está abalado. O apóstolo Paulo coloca assim: "sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu" (Romanos 5:3-5)

Aqui está minha opinião sobre a progressão do sofrimento para a intimidade com Deus apresentada por Paulo: Quando sofremos por passarmos momentos difíceis, nós acreditamos em Deus e em Sua Palavra e cremos que Ele ainda está no controle, com um propósito específico em mente. Então, nós prosseguimos, dependendo Dele. Ao prosseguirmos, a cada hora, a cada dia, semana após semana, nos tornamos mais fortes. A nossa fé cresce, nossa maturidade cresce, nossa confiança em Deus cresce. À medida que nos fortalecemos, acreditamos na bondade de Deus, mais do que nas circunstâncias. Nós aprendemos a acreditar nas promessas de Deus.

Crer em Deus pode ser o nosso firme fundamento.

Se você ainda deseja crer, então Deus o encontrará em meio aos seus esforços para acreditar. Ainda que você atire a Bíblia para o outro lado do quarto e esbraveje contra Deus ou questione-o, como Habacuque fez, Deus vai honrar a sinceridade apaixonada de sua busca. Se você realmente quer experimentar a proximidade e o cuidado de Deus por você, enquanto você enfrenta suas provações – e se você deseja-o mais do que a mudança das circunstâncias – então Ele vai lhe acompanhar em cada passo. 

LEIA:

Hb 11:1 / Rm 5:1-15 / Mc 9:14-24 / 1Co 3:11

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Esperança...

 Uma esperança viva nos possibilita sentir tanto tristeza quanto alegria. A nossa esperança viva é um patrimônio assegurado para nós por Cristo. –Tim Keller 


O livro de Habacuque termina com esta oração: "O Senhor, o Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos" (Habacuque 3:19). 

Quando consideramos o que este profeta sabia que já estava enfrentando, sua esperança absoluta é surpreendente. "Ainda que as figueiras não produzam fruto, e não haja animais nos currais, o Senhor ainda está em Seu santo templo. Mesmo que as coisas fiquem piores, antes de melhorarem, que toda a terra se aquiete diante Dele. O justo viverá pela fé. A palavra de Deus será verdadeira. Eu encontrarei minha força e minha esperança no Senhor, meu Deus, e Ele me fará andar em lugares altos." 

Habacuque lutou com perguntas, aceitou a realidade, confiou de qualquer forma e encontrou sua esperança em Deus. Se nada mais desse plano bíblico te servir, espero que você se lembre do que o nome de Habacuque significa: Combater. E aceitar. 

Ambos ao mesmo tempo.

Eu me lembro quando a minha filha Raab Costa nasceu, prematura em casa e eu que tive de fazer o seu parto. Foi o momento mais difícil da minha vida, não sabia o que fazer, aquela criança com os olhos bem abertos, toda suja do parto, me olhava pedindo socorro...Ela não respirava, eu soluçava a minha esposa chorava e não sabíamos o que fazer, até que elevei os meus olhos e a minha filha para os céus e clamei a Deus, - Senhor, o que faço agora? E Deus me respondeu...Deus ordenou a mim, ASSOPRE, assim o fiz e a minha pequena Raab respirou e está viva e saudável até hoje.

Às vezes Deus nos segura dessa mesma maneira, sabendo o que é preciso para que sejamos curados corretamente. 

Nós lutamos e aceitamos. Tudo ao mesmo tempo. 

Entretanto, nos braços de Deus, há esperança. 

LEIA:

Hc 3:13-19 / Sl 62:1-12 / Rm 12:12


quarta-feira, 15 de junho de 2022

Confiar...

 A melhor prova de amor é a confiança. – Joyce Brothers 

Habacuque nos oferece um modelo incrível de reação saudável e equilibrada para o que seria a pior notícia que ele poderia ter recebido de Deus. Ao mesmo tempo em que o seu corpo reagia, ele percebeu que tinha uma escolha sobre o que iria acreditar. Ele poderia confiar nas próprias emoções. Poderia confiar na própria opinião sobre a situação. Ou ele poderia confiar que Deus poderia, de alguma maneira, trazer algo bom de um cenário inconcebível – os babilônios invadindo a sua terra. 

Em sua vida, pode parecer que os babilônios já invadiram e devastaram a paisagem do seu coração. Você pode estar de luto por perdas que aconteceram há anos. Mas, mesmo no meio de toda a dor, se puder escolher confiar em Deus apesar de todas as evidências contrárias, você alcançará um novo nível de intimidade com Ele. Você conhecerá a Sua presença em meio ao seu sofrimento. Confiará em Seu caráter quando não compreender as circunstâncias. Então, não importa o que acontecer, não importa quão dolorosamente o seu coração for perfurado, você poderá continuar a dar mais um passo, por mais um dia. 

Assim como Habacuque, a sua oração se torna sincera sobre o que perdeu ou irá perder, ao mesmo tempo em que percebe que você ainda tem a Deus. 

"Mesmo que o meu cônjuge tenha dito até que a morte nos separe, mas não cumpriu a sua promessa, eu ainda me alegrarei no Senhor meu Deus." 

"Mesmo que eu tenha criado meus filhos com sabedoria, mas eles agora estão tomando decisões assustadoras, ainda assim confiarei no Senhor meu Deus." 

"Mesmo que eu tenha orado para que a saúde de alguém melhore e a pessoa tenha piorado, ainda assim confiarei no Senhor meu Deus." 

"Mesmo que a nossa casa não seja vendida e estejamos encurralados, ainda assim confiarei no Senhor meu Deus."

"Mesmo que as minhas finanças estejam apertadas e vá custar mais de R$ 1.500 para consertar o meu carro, ainda assim confiarei no Senhor meu Deus." 

"Mesmo que eu não goste, mesmo que não compreenda, mesmo sabendo que Ele poderia e deveria, mas não está fazendo, ainda assim eu confiarei no Senhor meu Deus." 

LEIA:

Hc 1:12-17 / Hc 3:16-19 / Sl 56:1-13 / Jo 14:27


terça-feira, 14 de junho de 2022

Aceitar...

Não se trata de negação. Apenas sou seletivo quanto à realidade que aceito.– Bill Watterson, Calvin e Hobbes 


Às vezes, mesmo quando nos lembramos de tudo que Deus fez por nós, isso não muda as circunstâncias. Às vezes temos que aceitar que elas estão além do nosso entendimento neste momento e devemos apenas continuar. Mas devemos também ter em mente que aceitação não é negação. 

Quando você aceita o que Deus está fazendo, você não sufoca simplesmente os sentimentos e deixa o coração morrer, enquanto pratica um sorriso no espelho e memoriza versículos bíblicos. Quando você aceita que Deus está fazendo algo que você não consegue ver ou entender neste momento, você não vira para o lado e se finge de morto e deixa o desespero tomar conta. Não, você continua orando por um milagre de Deus, a não ser que Ele te diga o contrário. Mas você não finge que tudo está bem quando claramente não está. 

Habacuque certamente não poderia fingir e continuar com a cabeça enterrada na areia, como se nada estivesse acontecendo. Depois de questionar a Deus e o Senhor respondê-lo dizendo que Ele iria usar os cruéis babilônios para destruir Israel, Habacuque disse: "Ouvi isso, e o meu íntimo estremeceu, meus lábios tremeram; os meus ossos desfaleceram, minhas pernas vacilaram". (Habacuque 3:16

A resposta de Habacuque é visceral. Sabe aquela sensação de estar afundando que você sente quando algo ruim acontece e vai além do seu controle? Isso era o que Habacuque estava enfrentando. 

Quando Habacuque aceitou a realidade, enquanto esperava em Deus, isso não era negação. Era fé. Não era fé de que Deus faria o que Habacuque queria que Ele fizesse. Mas, sim, fé no caráter de Deus. Habacuque chega a dizer: "A mão soberana de Deus está fazendo algo aqui. Deus falou, então aceitarei o que for que Ele estiver fazendo, não importa o quanto seja difícil para mim." 

Às vezes, algo que você não gosta irá acontecer. Talvez esteja acontecendo agora. 

Você se lembra do que Deus já fez. Você aceita o que Deus está fazendo. Você confia no que Deus irá fazer. 

LEIA:

Hc 3:16-18 / Sl 42:5 / Sl 33:20-21



segunda-feira, 13 de junho de 2022

Fé Testada...

Eu sou um daqueles que prefere afundar com fé do que nadar sem ela.Stanley Baldwin, Primeiro Ministro britânico 

E se você estiver vivendo pela fé, mas, mesmo assim, não vir as promessas de Deus se cumprindo durante o seu tempo de vida? Você ousaria acreditar que Ele ainda vai manter a promessa, mesmo se você não o vir durante o seu tempo na Terra? É possível que sua intimidade com Deus cresça de tal forma que você seja capaz de continuar amando e servindo a Deus apesar da decepção? 

Habacuque é um bom professor para nós nessa questão, porque foi apenas na geração seguinte que Deus cumpriu a promessa e puniu os babilônicos. 

É um longo tempo para se esperar.

Mas ainda assim o Senhor foi fiel.

Habacuque nos dá três palavrinhas às quais podemos nos agarrar quando parece que Deus não entregou o que prometeu. Não importa o que você estiver passando, nunca abandone essas palavras. oração

Se você quer crescer em intimidade com Deus – não importa o que aconteça – e então, essas são as três palavras das quais você precisa se lembrar em sua jornada em direção à intimidade e confiança completa e fé Nele: 


Mas o Senhor . . .” 

Você encontrará essas palavras em Habacuque 2:20, onde o profeta, depois de reconhecer que ele ainda não gostava do que estava acontecendo, diz: “Mas o Senhor está em Seu santo templo. Todos os habitantes da terra devem se calar diante Dele” . 

O mundo pode parecer de cabeça para baixo, Mas o Senhor ainda está aqui.

Quando você não tem mais para onde se voltar, quando suas próprias ideias e recursos evaporaram, quando o controle sobre a situação está completamente bagunçado, Deus ainda está lá. Quando seus joelhos doem por se dobrarem em oração, mas você não sabe dizer se Ele sequer está ouvindo, Deus ainda está lá. 

Não importa o que aconteça em sua vida, o Senhor está em Seu santo templo. 

LEIA:

Hc 2:2-20 / Ef 2:4-5 / Sl 73:26 / Mt 19:26


domingo, 12 de junho de 2022

Pela Fé...

 Dê o primeiro passo pela fé. Você não precisa ver toda a escada, apenas dê o primeiro passo.   Martin Luther King Jr. 

Quando se trata de fé, haverá espera. Amo a maneira como C.S. Lewis define: "Tenho certeza de que Deus não deixa ninguém esperando, a menos que Ele veja que seja bom para a pessoa esperar". Podemos confiar que Deus vai fazer o que for melhor para nós no tempo certo.  

Mesmo quando somos forçados a esperar, Deus com frequência reforça as promessas que nos fez e nos lembra de Sua presença. Pode ser através da Palavra, de um sussurro, de uma pessoa, ou simplesmente através da crença pela fé de que Ele está conosco.  

Se você quer fortalecer a sua fé, não conheço lugar melhor para recorrer do que o livro de Hebreus. Nele, no capítulo 11, encontramos o Hall da Fama da Fé, uma lista de inúmeras pessoas que lutaram, esperaram, viveram pela fé, e viram as promessas de Deus se cumprirem. Lá encontramos pessoas que passaram por situações inacreditáveis – provações que pareciam impossíveis – e por fim experimentaram um novo nível de intimidade com Deus, ao mesmo tempo que testemunharam mais do Seu poder.

Pela fé, Noé obedeceu a Deus e construiu uma arca, salvando, assim, sua família.

Pela fé, Abraão e Sara receberam o filho que Deus prometeu a eles, mesmo que estivessem em idade avançada.

Pela fé, José superou a traição, escravidão, acusações falsas e a prisão para salvar a nação de Israel. 

Pela fé, o povo de Deus deixou o Egito e atravessou o Mar Vermelho enquanto este se abria diante deles. 

Pela fé, os israelitas marcharam ao redor das muralhas de Jericó, e as muralhas caíram ao chão.

Eles não foram pessoas perfeitas – longe disso, na verdade. Todos tinham lutas e dúvidas, erros e infidelidades, falhas e fraquezas, mas eles perseveraram na fé e esperaram em Deus de novo e de novo.  

Pela fé, isso que você está vivendo vai passar.

Pense nisso: Se você tivesse tudo solucionado, não precisaria de fé. Você poderia simplesmente viver pelo seu entendimento. Pela sua lógica, mas não pela fé. Porém, quando você não entende algo, recebe a oportunidade única de aprofundar a sua fé.

Oswald Chambers disse: "A fé é a confiança deliberada no caráter de Deus, cujos caminhos você pode não compreender a princípio."

LEIA:
Hc 2:3 / Hb 11:1-40 

sábado, 11 de junho de 2022

Esperar...

Ensina-nos, ó Senhor, a disciplina da paciência, pois esperar costuma ser mais difícil do que trabalhar.  Peter Marshall 


Muitos de nós não têm mais que esperar muito tempo por coisa alguma. Apenas pense em como você fica impaciente quando o dentista se atrasa para atender. Te deixa louco, não é? 

Aparentemente, Habacuque não era muito fã de esperar também. Contudo ele sabia que esse seria o próximo passo a dar, se ele pretendia sair do vale do desânimo. Deus disse a ele: “Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará” (Habacuque 2:3 NVI).

A palavra hebraica para "tempo designado” é mow’ed, que significa o tempo certo, o tempo fixado, o tempo divinamente escolhido no qual Deus permite que algo aconteça. Há um velho ditado que diz que Deus raramente está adiantado, nunca está atrasado, e está sempre na hora certa. Isso é resumido por mow’ed

Talvez você esteja orando há tanto tempo para que alguém que você ama conheça a Cristo, que parece uma eternidade. Então você espera. Você pode estar pedindo a Deus por outro tipo de milagre. Para que alguém seja curado. Para que alguém fique livre do vício. Por uma promoção. Por um marido ou esposa. Então você ora. E espera. 

E então, espera mais um pouco. 

Ao examinar as Escrituras, verá exemplo após exemplo de pessoas que foram escolhidas por Deus, próximas a Ele, que ainda estão esperando. 

Deus disse a Moisés: “Eu vou usá-lo para libertar meu povo e reconstruir a nação de Israel”. Então, Moisés saiu para uma viagem de quarenta anos. Quarenta anos! 

Agora, eis uma das minhas favoritas. O apóstolo Paulo teve uma visão e conheceu a Cristo. Ele é transformado e diz: “Eu fui chamado para pregar. É isto que estou aqui para fazer. Isto é tudo. Fui compelido a pregar o Evangelho. Isto foi o que recebi do Senhor, meu único propósito na vida”. E então ele espera. Treze anos se passaram antes do propósito começar. Treze anos antes de ele poder começar a pregar sua primeira mensagem! 

Em algumas épocas da vida, você apenas espera.

LEIA:

Hc 2:2-3 / Is 40:26-31 / Tg 5:7-8 / Sl 27:14

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Escrever...

 Se desejamos que nossa fé seja fortalecida, não devemos nos esquivar das oportunidades nas quais a fé pode ser testada e, por consequência, fortalecida, através das provações.

 George Mueller

Como você reage quando a vida desmorona sobre você? Quais são as suas respostas padrões, as coisas nas quais busca conforto, alívio ou escape? 

Tentar evitar uma situação apenas piora as coisas. Acabamos ainda mais frustrados, porque nada muda. Podemos até nos sentir culpados por não termos sido fortes o suficiente para lidar com qualquer coisa que esteja nos incomodando. Por fim, acabamos correndo para ainda mais longe do único que realmente pode nos ajudar. 

Até estarmos dispostos a ter uma conversa sincera com Deus, nunca teremos paz. Mas como?  

Habacuque nos ajuda a atravessar o vale com três ações específicas. Primeiro, Habacuque questionou a aparente injustiça de Deus. Em seguida, ele decidiu parar e ouvir a Deus. Então, fez anotações. Deus disse a Habacuque: "Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente" (Habacuque 2:2 ).

Por que Deus queria que ele fizesse isso? Basicamente, Deus disse a Habacuque: "Escreva claramente para que quando Eu me revelar justo e verdadeiro, todos possam lembrar que Eu sou o Deus da minha palavra."

Quando Deus falar algo para você, registre, porque o inimigo espiritual é especialista em roubar as sementes da verdade que Deus quer plantar. 

Talvez você esteja pensando: "Qual é !? Eu entendo o que você está dizendo, mas não gosto muito de escrever. É uma ótima ideia, mas você realmente espera que eu pegue o celular, tablet – ou uma ideia ainda mais louca que é pegar papel e caneta – e escreva o que acho que Deus está me dizendo?" 

É isso mesmo. 

O próprio ato de colocar palavras no papel ou na tela produz um testemunho, consolida uma memória e ajuda-o a prestar contas. Registre a mensagem de Deus para você. 

LEIA:

Hc 2:2 / Is 40:8 / Pv 3:1-3

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Escutar...

Escute a própria vida. Todos os momentos são momentos-chave.  Frederick Buechner

Seja honesto consigo mesmo. Quando foi a última vez que você se sentou e apenas teve uma conversa real, face a face com alguém, na qual vocês se alternaram e genuinamente escutaram o que disseram um ao outro? Sem celulares. Sem televisão. Sem música. Sem distrações. 

Não é de se surpreender que seja tão difícil para nós escutar a Deus. 

Como lemos em Habacuque 1, ele corajosamente fez a Deus todas as perguntas difíceis que estavam em seu coração. É difícil amar alguém – até mesmo o Criador do Universo – se você está guardando rancor e escondendo os seus sentimentos verdadeiros. Habacuque claramente amava a Deus, mas isso não o impediu de, respeitosamente, desafiar a Deus pedindo que Ele o ajudasse a entender o abismo entre o que ele acreditava e o que via ao seu redor. 

Quando o profeta terminou de fazer as perguntas, ele sabia que era hora de escutar. O mesmo se aplica a você. Habacuque escreveu: "Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que Deus me dirá e que resposta terei à minha queixa" (Habacuque 2:1 ). Amo essas imagens. Ficarei no meu posto de sentinela e aguardarei para ver o que Deus me dirá. Às vezes, a razão de não recebermos respostas para as nossas perguntas é que não queremos fazer uma pausa e esperar o tempo necessário para que Deus se revele a nós. 

No Salmo 46:10, o autor cita a fala de Deus: "Aquietem-se e saibam que Eu sou Deus!" 

Perceba que Deus não disse: "Fiquem ocupados e saibam que Eu sou Deus". 

Ele disse: "Aquietem-se". Fique. Quieto. E escutem. 

Como você, de fato, escuta a Deus? Você pode abrir a Palavra e deixar o Espírito trazer a verdade à vida. Deus fala através das circunstâncias, se pausarmos o suficiente para refletirmos. Ele fala através das pessoas, oferecendo sabedoria divina vinda do céu. E Ele pode falar diretamente com você através do seu Espírito. Ao pertencer a Ele, passar tempo com Ele, e se aquietar diante Dele, você aprenderá a reconhecer sua voz. 

Talvez você venha pedindo a Deus pelo que precisa. Isso é perfeitamente razoável; Deus quer que peçamos ajuda. Mas você está disposto a escutar o que Ele tem a lhe dizer, mesmo que a resposta não seja o que você deseja ouvir? Continue escutando. Deus não o abandonará em seu momento de necessidade; Ele irá abraçá-lo firmemente e carregá-lo através da dor. 

LEIA:

Hc 1:12-13 / Hc 2:1 / Sl 46:9-11 / Fl 4:6 / Jo 10:27-28 / Mt 4:4


quarta-feira, 8 de junho de 2022

Onde Você Está, Deus?

Os seres humanos não admitem prontamente o desespero. Quando o fazem, o reino dos céus se aproxima.

– Philip Yancey

Ao longo de nossas vidas, todos chegamos a estágios em que nos encontramos lutando contra questões espirituais. Eu conheci um homem cuja esposa, com quem fora casado por dezoito anos, foi morta por um motorista bêbado. Algum tempo depois disso, estava conversando com ele, quando ele explodiu: “Um Deus bom não deixaria um idiota bêbado matar minha esposa e deixar que o idiota vivesse! Eu nem tenho mais certeza de que Deus existe. E se ele existe, bem, então não quero ter nada a ver com um Deus que deixa algo assim acontecer." 

Eu não vivenciei a perda deste homem. Mas sofri por ele do mesmo jeito. E além disso, pude ver que, por trás da dor, ele queria confiar em Deus. É só que, naquele momento, ele não conseguia conciliar a dor que estava sentindo com a imagem de Deus na qual ele queria acreditar. 

Escrevi este plano bíblico para as muitas pessoas que estão lutando para acreditar que Deus se preocupa com elas, especialmente quando se encontram no meio de uma crise. Quando você está tropeçando por um vale, é difícil ver a luz. Você quer acreditar, mas está tendo dificuldade em conciliar a mensagem cheia de esperança da fé cristã com o que está vendo ao seu redor. 

Há mais de 2.600 anos, Habacuque fez muitas das mesmas perguntas que as pessoas de todo o mundo ainda estão questionando hoje. E em sua graça, Deus aliviou um pouco da angústia de Habacuque, mesmo tendo deixado outras perguntas sem resposta. Porém, em contrapartida às suas dúvidas, Habacuque se tornou uma pessoa com uma fé mais rica, uma fé que poderia não ter se desenvolvido tão completamente caso ele não tivesse enfrentado e lidado com as suas dúvidas. Vamos ler sua história nos próximos dias. 

Pense nisso. Se você entendesse tudo profunda e completamente, não precisaria de fé, não é? Mas sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Por quê? Porque a fé e a confiança devem surgir do amor, não de uma relação comercial, de uma transação ou de alguma situação em que não tenhamos escolha.

Você está disposto a fazer perguntas honestas? A lutar? 

E o mais importante, você está disposto a ouvir a resposta de Deus? 

LEIA:

Hc 1:1-4 / Sl 6:1-10 / Mt 7:7-8 / Hb 11:6