terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O Criador e o Casamento.

MATEUS 19
3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher
5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?
6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.



O casamento foi a primeira instituição criada por Deus no Éden, antes mesmo da entrada do pecado em nosso planeta.

A Bíblia diz: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio” (Hebreus 13:4). A outra instituição criada naquela primeira semana foi o sábado, separado como o dia de descanso, santificado e abençoado pelo Criador para toda a humanidade (Gênesis 2:1-3; Marcos 2:27).

É interessante notarmos que o sábado, assim como o casamento, também é “digno de honra” (Isaías 58:13). Quando Jesus viveu aqui na Terra, demonstrou a validade de ambas as instituições, afirmando que elas ainda estão em vigor. Você consegue imaginar como foi o encontro entre Adão e Eva? Esse, sim, foi “amor à primeira vista”!
Havia tanto para conversar e conhecer! Eles eram como duas folhas em branco que deveriam ser preenchidas pela tinta do amor. Naquela sexta-feira, Jesus celebrou a união entre o primeiro casal e o abençoou.

Debaixo das frondosas e altaneiras árvores edênicas, sob o tapete verdejante cintilado de pedras preciosas, ao som do vento e do cortejo de maviosos pássaros, Adão e Eva casaram-se, recebendo o “sim” de Deus.

E viu Deus que tudo “era muito bom” (Gênesis 1:31). Foi dessa forma que nasceu a primeira família.

Lembro-me, agora, da declaração de Elvin Irwin:

“A ideia da família é tão boa e sua necessidade tão grande que se Deus não a tivesse estabelecido e planejado, as pessoas teriam de inventá-la”.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O Criador e a Mulher.

GÊNESIS 2
21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
É interessante notarmos que Adão foi criado do pó da terra e Eva foi criada a partir da costela de Adão.

Naquele sexto dia da semana da criação, Deus fez a primeira cirurgia do planeta!

Mas por que Deus usou uma costela para criar a mulher?

A escritora Ellen White explica:

“Eva foi feita de uma costela tirada do lado de Adão, significando que ela não o deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob seus pés como se fosse inferior, mas estar ao seu lado como sua igual, e ser amada e protegida por ele. Como parte do homem, osso dos seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu...”

O apóstolo Paulo diz ainda que “a mulher é a glória do homem” (1 Coríntios 11:7); pois se o homem é o cabeça (1 Coríntios 11:3), então a mulher é a coroa que a enobrece!

Embora possuam diferenças nos aspectos físicos e emocionais, e tenham funções diferentes a exercer na vida, o homem e a mulher compartilham de igualdade e singularidade como criação divina.

Merecem, assim, os mesmos direitos e privilégios.



domingo, 29 de dezembro de 2019

A Imagem e Semelhança do Criador.

GÊNESIS 2
7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.



A Bíblia diz que tanto Adão quanto Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, e isso envolve aspectos físicos, emocionais e espirituais.

Que privilégio parecer-se com Deus e refletir Sua imagem, não é mesmo? (Salmo 8:4, 5).

Porém, o homem e a mulher foram criados com grandes diferenças entre si, não apenas no aspecto físico, mas no temperamento, gostos, preferências, jeito de pensar e expressar sentimentos e tantas outras coisas.

Sem o cônjuge, o ser humano está incompleto.

Precisamos, portanto, compreender que o casamento é uma união de duas pessoas diferentes que deverão amadurecer e aprender a lidar com essas diferenças, sem que elas se tornem motivo de brigas, desentendimentos e separação.

Cabe aqui a declaração de Dick Purnell: “Embora seja verdade que os opostos se atraem, os opostos também provocam faíscas”.

sábado, 28 de dezembro de 2019

O Criador é Deus.

HEBREUS 11
Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

A Bíblia ensina claramente que Deus é o Criador de tudo o que existe.

Nada surgiu por acaso. Todas as coisas, “visíveis e invisíveis”, são fruto da criação divina (Colossenses 1:16).

Você já parou para imaginar como foi a criação do nosso planeta? Num segundo da eternidade, Deus decidiu entrar no tempo, interromper o silêncio e fazer um breve discurso: “Haja luz” (Gênesis 1:3).

Imediatamente, a luz apareceu e revelou os contornos da Terra sem forma e vazia.

O “nada” não ousou permanecer inerte diante da ordem do Criador. Durante seis dias literais, Sua voz e Suas singelas palavras foram o bastante para que todas as coisas passassem a existir: a separação do firmamento, os vegetais, os luminares e todos os animais.

Porém, a criação do homem foi diferente. Nela, Deus não falou, mas agiu. Adão foi feito do pó da terra (o nome “Adão” significa “tirado da terra”), modelado pelas próprias mãos do Criador, criado à imagem e semelhança de Deus.

Houve contato, proximidade, calor e arte. Deus imprimiu Suas digitais no ser humano.

Isso demonstra o carinho e a atenção que Ele tem por nós. Quando lemos Gênesis 1 e 2, percebemos que tudo “era bom”, exceto uma coisa. A Bíblia diz: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). O que “não era bom” num lugar perfeito? O que mais Adão poderia desejar?

Faltava-lhe uma companheira e auxiliadora, assim como os animais possuíam. O paraíso não era o mesmo sem Eva. Como dizia Goethe, “para mim, o maior dos suplícios seria estar sozinho no paraíso”.

Realmente, é impossível ser feliz sozinho. Deus criou a mulher para Adão como um presente especial de amor.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Homens e Mulheres.


Que homens e mulheres são completamente diferentes, todo mundo sabe. Mas você sabe quais são essas diferenças? 
Podemos citar algumas: Os homens são racionais na tomada de decisões, enquanto as mulheres agem mais pela emoção. Os homens têm uma boa visão espacial, que é a capacidade de enxergar as coisas como um todo. Já as mulheres possuem uma visão mais periférica, ou seja, enxergam melhor os detalhes que acontecem ao redor. 
Outra diferença é que, ao contrário dos homens, as mulheres têm a incrível habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. 
Diante de tantas diferenças, é bom sabermos que Deus nos criou com um propósito muito bem definido: sermos felizes. Por isso, Ele criou as famílias.

Neste estudo, veremos como a primeira família foi formada e extrairemos algumas aplicações práticas para a nossa própria família.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

As Escolhas da Família.

JOSUÉ 24
15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.            



Uma família é construída à base de escolhas. Escolha do cônjuge, da casa, do carro, dos móveis, da quantidade de filhos etc. Todas essas decisões são importantes e precisam ser tomadas com sabedoria e responsabilidade.

Mas sabe qual é a principal escolha? É a de colocar Deus no centro da vida no lar.

Precisamos entender, de uma vez por todas, que o casamento possui um caráter tridimensional, composto por marido, mulher e Deus.

Sem a presença do Criador do casamento, o sistema familiar fica incompleto e destinado ao fracasso. Mas eu sei que você pode pensar: “Mesmo buscando a Deus, o casamento é difícil! Viver em harmonia familiar é como nadar contra a correnteza com um peso no pescoço!”

Muitas vezes, o casamento parece um enigma sem solução, um labirinto no qual os cônjuges se sentem perdidos. É por isso que precisamos de alguém mais sábio e forte do que nós – Jesus Cristo – que nos manterá numa base segura em meio às turbulências da vida.

Embora seja difícil, não é impossível ser feliz em família. Você pode sim, com a ajuda de Deus, ser feliz!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O Casamento é uma Competição?

MATEUS 12
25 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

Certa vez, li uma frase irônica de Max Nunes: “Marido e mulher só olham na mesma direção quando a TV está ligada”.

Infelizmente, a falta de unidade e foco tem destruído muitos lares. Para alguns casais, até a escolha da marca de sabonete gera discussões infindáveis.

Jesus disse que uma casa dividida dificilmente permanecerá em pé. É claro que nem sempre estaremos com a razão.

Mark Baker disse: “Temos duas escolhas no casamento: podemos ter razão ou podemos ser felizes!”

Uma família deve buscar sabedoria de Deus para contornar os desafios que a vida impõe, visando sempre à cooperação e à unidade.

Lembremos que nunca devemos permitir que um problema a ser resolvido se torne mais importante do que uma pessoa a ser amada. O doutor David Rueben fez a seguinte comparação: “O casamento é como uma longa viagem em um barco pequenino: se um dos dois passageiros começar a fazer o barco balançar, o outro tem que segurá-lo, fazê-lo ficar firme; se não, irão ambos para o fundo”.

Realmente, o casamento é uma união entre duas pessoas completamente diferentes que devem viver em harmonia e buscar o mesmo foco.

Como disse Kevin Leman: “O casamento não é uma competição – é parceria”.

Que desafio! Se não houver unidade nas decisões e propósitos, a casa ficará dividida e, consequentemente, fracassará.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Jesus e o Casamento.

HEBREUS 13
Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.


Algumas pessoas realmente acreditam que estamos vivendo a fase “apocalíptica” dos casamentos.

As estatísticas parecem apoiar essa ideia. Segundo o IBGE, em 2011, a taxa de divórcios bateu recorde, com 351.153 casos no país, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior.

Além disso, nesse mesmo ano, o tempo médio de permanência dos casados diminuiu para 15 anos, em comparação com os anos anteriores.

Dentre vários motivos, esses dados decorreram da recente mudança na Constituição Federal, que facilitou o processo do divórcio no país.

Na contramão das modernas estatísticas, a Bíblia permanece firme no propósito de exaltar o casamento como instituição sagrada e “digna de honra”.

Deus, o Criador do casamento, é o maior incentivador dele, pois tudo o que Ele “faz durará eternamente” (Eclesiastes 3:14).

O próprio Cristo, quando esteve na Terra, iniciou Seu ministério em uma cerimônia de casamento.

Ao participar do evento, reafirmou o valor dessa instituição sagrada e Sua preocupação com ela.

Quando transformou a água em vinho, Ele demonstrou que tem poder para mudar qualquer situação familiar desfavorável (João 2:1-12).

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

As Famílias estão sem Amor?

MATEUS 24
12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.


Quando vemos uma criança sendo jogada pela janela de um prédio, filhos que matam os pais por causa de herança e pais embriagados que batem nos filhos, só nos resta concluir que a profecia de Cristo atingiu o seu clímax.

A falta de amor na sociedade chegou ao seu “volume morto”. O incrível é que temos tudo o que sempre sonhamos: tecnologia, meios de transporte, amigos virtuais, passatempos, facilidades, diversões... Só nos falta o essencial: amor!

A conclusão a que chegamos é que todas essas vantagens modernas não foram capazes de suprir a nossa carência de amor.

Pelo contrário, só contribuíram para aumentar a nossa necessidade dele.

Vivemos mendigando amor pelas ruas e semáforos da vida.

Madre Teresa de Calcutá disse: “A falta de amor é a maior de todas as pobrezas”.

Mas não precisa ser assim. Podemos ser ricos em amor, desde que busquemos o Amor em Pessoa e decidamos amar assim como Ele nos amou (1 João 4:7, 8).

domingo, 22 de dezembro de 2019

As Famílias estão em Crise?

JEREMIAS 17
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

A triste realidade é que a sociedade está decadente porque as famílias estão em decadência.

Mas você já parou para pensar por que as famílias estão em decadência? Jeremias 17:9 responde que o problema do ser humano é o próprio ser humano.

A Bíblia diz que nosso coração é enganoso, corrupto e completamente inclinado para o mal (Salmo 51:5; Romanos 3:10-12).

O sábio Salomão mencionou ainda: “...Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Eclesiastes 7:29).

Com o passar do tempo, a maldade chegou a tal ponto que os profetas mais pessimistas do passado ficariam impressionados diante das estatísticas assombrosas que se agigantam perante os nossos olhos.

Vivemos na era da viralização do mal e as famílias têm sido infectadas. O escritor Josh MacDowell mencionou: “Há duas coisas que causam casamentos infelizes – homens e mulheres”.

As pessoas têm se afastado tanto de Deus que as famílias têm ficado expostas às avalanches da maldade.

Portanto, a princípio, não é a instituição família que está em crise. É o ser humano.

A reforma da família deve começar com uma pessoa. Depois com outra. E assim por diante. O nosso pedido a Deus, hoje, deve ser:
“Senhor, cure as famílias, mas comece essa obra em mim”.

sábado, 21 de dezembro de 2019

As Famílias Estão em Decadência?

2 TIMÓTEO 3
1Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
2Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
3sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
4traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
 

Não é preciso muito esforço para perceber que nossa sociedade vai de mal a pior (2 Timóteo 3:13). Os noticiários se encarregam de informar-nos, dia a dia, a situação moral de nosso mundo decadente. Homicídio, traição, roubo e corrupção disputam para ver qual será a manchete nos jornais. Por que a sociedade está assim? Permita-me dar uma resposta óbvia: Porque as famílias estão em decadência. Aquela que, segundo Rui Barbosa, é a “célula mater da sociedade” está com sinais visíveis de falência e deterioração, vítima do câncer da maldade. Veja estes exemplos:
- Filhos que matam ou mandam matar os pais; - Pais que vendem os filhos como escravos sexuais; - Abusos sexuais dentro da própria casa; - Maridos que violentam, física ou verbalmente, suas esposas; - Abandono de crianças recém-nascidas.
Assistimos de camarote à fragmentação dessa instituição que deveria ser a responsável por nos ensinar os princípios básicos da ética, do respeito, dos relacionamentos e do amor.

É interessante notarmos que, no texto bíblico acima, o apóstolo Paulo relatou dezoito características da sociedade nos últimos dias. A maioria delas está relacionada à família e à falta de amor. O cerne de todo o problema está, portanto, nas relações familiares.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Álbum de Família.

Aprendendo juntos


Há alguns anos, o álbum de família era composto por pai, mãe e filhos. Hoje, o quadro é diferente. 

O que parece pai, na verdade, é o padrasto. O filho não está na foto, pois foi morar com o pai biológico. 

A menina, viu como está vestida de preto e coberta de piercings? O rapaz ao lado é o namorado dela. Está morando com a “família”. 

A mãe está segurando o Juninho, de cinco meses, filho do atual parceiro. 

Nessa foto, todos estão sorrindo. Mas, no dia a dia, vivem em “pé de guerra”. Percebeu como o álbum de família mudou? O conceito pai/mãe/filhos foi substituído por modelos híbridos, genéricos. 

A regra é não ter mais regras, afinal, cada um tem feito o que é mais conveniente. “Será esta a última geração dos casados?” – alguns questionam. 

São crescentes a desconfiança e o pessimismo acerca do casamento em nossa cultura, especialmente entre os adultos mais jovens. 

Em que ponto chegaremos? A família está com os dias contados? Essa instituição ainda é relevante em pleno século 21?

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A Esperança é Jesus.

Paulo escreveu sobre a esperança que devemos ter em nossa vida? Tito 2:13.
Desde que Jesus voltou ao céu, temos uma bendita esperança – a esperança de Sua segunda vinda. Ele prometeu que voltaria e nos levaria para o céu (João 14:3) e essa deve ser nossa esperança.
Cristo é nossa grande esperança! É nEle que temos a esperança da Salvação, por sua morte, do perdão por seu ministério intercessor junto ao pai, da santificação pela sua graça que nos salva e nos dá força para vencer o pecado, e de uma eternidade feliz pela Sua segunda vinda.
Como é bom saber que existe algo além do sofrimento desse mundo. Como é bom saber que existe alegria maior do que a que somos capazes de experimentar em meio ao pecado. Como é bom termos uma verdadeira esperança em que podemos nos apegar!
O pecado e suas terríveis consequências não estavam no plano original de Deus
Felizmente, apesar de o ser humano ter optado por viver uma vida distante da vontade de Deus, o SENHOR nos deu a chance de retornarmos ao seu plano original, e vivermos uma vida de alegria plena.
Hoje, podemos dizer a Deus como Davi: “Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti.” Salmos 39:7
Para refletir:
"Ao passo que o desgosto e a ansiedade não podem remediar um só mal que seja, podem eles causar grande dano; mas a disposição jovial e a esperança, enquanto iluminam o caminho dos outros, "são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo". 
“Jesus olhava aos aflitos e desalentados, aqueles cujas esperanças se haviam desvanecido, e que procuravam, com alegrias terrenas, acalentar os anseios da alma, e convidava todos a nEle buscarem descanso.” 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Eu Conheço Um Deus de Esperança.

Um Deus de promessas
A Bíblia é repleta de promessas. Algumas das promessas foram feitas para pessoas e tempos específicos. 
Outras se aplicam a todos aqueles que se colocam a serviço do SENHOR. De forma especial, o livro do Apocalipse nos apresenta promessas para o tempo em que vivemos.
É nesse livro que se encontra uma das promessas bíblicas mais lindas: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4
Podemos depositar nossas esperanças nesse Deus de promessas. Ele nunca falha! Somente Ele é capaz de dar fim a todo e qualquer sofrimento, e Ele nos promete fazer isso em breve!
O sábio Salomão escreveu sobre a esperança que não se cumpre: Provérbios 13:12
Quando a esperança não se cumpre, tornando-se realidade, somos afligidos por sentimentos ruins que desfalecem nosso coração. 
Para não experimentarmos esse sofrimento precisamos cultivar a verdadeira esperança, aquela que se tornará realidade.
O sábio Salomão escreveu que “Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas.” Provérbios 11:7
Quando depositamos nossas esperanças nas riquezas, estamos, na verdade, cultivando uma esperança que se encerra com a morte. 
A esperança que Deus tem a nos oferecer vai muito além da morte.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Esperança em Deus.

Deus fez uma promessa a Eva depois do pecado: (Gn 3:15)
No mesmo dia em que o ser humano conheceu os sentimentos e as emoções ruins, no dia em que a alegria celestial cessou na Terra, Deus deu ao ser humano um novo e bom sentimento – esperança
Fez isso prometendo que Cristo (a descendência da mulher) feriria a cabeça da serpente (Satanás) morrendo por nós.
Infelizmente, apesar de Deus nos oferecer a verdadeira esperança, muitas pessoas têm alimentado falsas esperanças
Depositam suas esperanças em coisas finitas desse mundo, em pessoas falhas e, até mesmo, em si mesmas.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Esperança?

Todos os dias somos confrontados pela realidade triste em que se encontra nosso planeta. 
Fome, desemprego, doenças, perda de pessoas queridas, desastres naturais, morte... são muitas as coisas que tornam a vida aqui cada dia mais difícil. 
Como viver feliz em meio a tantos problemas? Como assistir a um noticiário cheio de notícias ruins e ainda assim encontrar energia para continuar a vida?
A resposta a essas perguntas é ESPERANÇA.
Diz-se popularmente que “a esperança é a última que morre”. De fato, o que nos sustenta de pé quando desejaríamos abandonar a batalha é a esperança.
Deus usa a Bíblia para que tivéssemos esperança: (Rm 15:4).
A Bíblia nos apresenta a verdadeira esperança. 
Ela está repleta de promessas e mensagens de motivação que nos ajudam a olhar para o futuro com boas expectativas.
Desde que o pecado entrou nesse mundo, e a alegria celeste deixou de existir entre os homens, Deus ofereceu esperança ao homem pecador.

domingo, 15 de dezembro de 2019

Não Temas.

Mas, sobre os outros tipos de medo que não se referem a Deus, o que a Bíblia nos ensina? (Js 1:9; Mt 8:26; 10:28).
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josué 1:9
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. Mateus 8:26
não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28
A Bíblia nos ensina que temos um Deus poderoso a quem devemos temer. Confiando em Deus, não precisamos temer desafios, nem perigo de natureza alguma. Ele nos capacita a enfrentar os desafios segundo Sua vontade, e nos livra de todo mal e perigo de acordo com o Seu santo querer.
Que maravilha é servir a um Deus que diz “não temais”. Vivendo a Seu lado não há o que temer.
Leia Salmos 91 e medite no cuidado de Deus para conosco.
Para refletir:
"Em sua consciente culpabilidade, sentindo-se ainda sob o desagrado divino, não podiam suportar a luz celestial, a qual, se houvessem eles sido obedientes a Deus, tê-los-ia enchido de alegria. O medo acompanha a culpa. A alma que está livre de pecado não deseja esconder-se da luz do Céu."
"Sermos revestidos de humildade não significa devermos ser de intelecto medíocre, aspirações deficientes, e covardes em nossa vida, esquivando-nos de cargos com medo de não sermos bem-sucedidos. A verdadeira humildade cumpre o propósito de Deus, confiante no Seu poder.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Reconheça o Medo.

Veja porquê o povo pediu que Moisés falasse com eles no lugar de Deus: (Êx 20:18-21)
O ser humano manchado pelo pecado corre perigo diante da santidade de Deus. Em Êxodo 33:18 Moisés pede a Deus que mostre-lhe Sua glória. 
A esse pedido Deus responde dizendo: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.” Êxodo 33:20. A fragilidade do ser humano diante da santidade de Deus deve produzir em nós respeito para com o SENHOR
Precisamos reconhecer que é perigoso estar diante de Deus.
Mas, se é perigoso estar diante de Deus, como podemos nos relacionar com Ele?
Leia Mateus 14:27; 17:7; 28:10. Jesus utilizou a expressão "não tenha medo" em várias situações para com os discípulos:
Em Mateus 17:1-8 lemos a história da transfiguração de Jesus. No verso 5 Deus, através de uma nuvem luminosa reafirma a divindade de Cristo dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me  comprazo; a ele ouvi.”. Ouvindo a voz de Deus, os discípulos foram tomados por grande medo (verso 6). Então, Jesus se dirige a eles dizendo “não temais” (verso 7).
Por diversas vezes Cristo usou a expressão “não temais”. É somente através de Cristo que podemos ir à Deus sem temor. 
É em Seu nome que podemos nos dirigir a Deus em oração. 
É pelos Seus méritos que podemos pedir perdão por nossos pecados. 
Somente Cristo é capaz de restaurar o relacionamento entre Deus e o homem, livre do medo adquirido no Éden.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Medo = Desobediência a Deus?

O ser humano convive com esse sentimento chamado medo desde que pecou:(Gn 3:10)
Enquanto o ser humano se relacionava bem com Deus, ele ainda não havia experimentado sentir medo. 
Contudo, quando optou por desobedecer a Deus, homem e mulher reconheceram sua fragilidade e vulnerabilidade diante do SENHOR do universo. 
Desde então, aproximar-se de Deus não era mais algo tão agradável ao ser humano, mas perigoso.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Nossos Medos?

Alguns estudiosos afirmam que os medos infantis podem ser divididos em três categorias: os que estão presentes desde o nascimento (inatos), os que aparecem ao longo do crescimento e os que surgem devido a eventos traumáticos ou induzidos pelo meio. 
Na primeira categoria encontram-se ruídos repentinos, flashes luminosos, movimentos súbitos e perda do apoio.
Ao longo do crescimentos alguns medos são deixados e outros adquiridos naturalmente devido às novas condições cognitivas. 
No entanto, alguns medos surgem devido a experiências desagradáveis que marcam profundamente a vida das pessoas. 
Problemas de autoconceito e autoestima (desenvolvidos, muitas vezes, na infância) estão muito relacionados aos medos dos adultos.