terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Depressão.

A depressão é, hoje, um fenômeno tão comum, que foi apelidada como “a gripe da doença mental”. Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que sofreu ou ainda sofre com a depressão.
Do ponto de vista linguístico, a palavra depressão refere-se a uma pressão que é feita de cima para baixo. Sendo assim, aquele que está deprimido, está sendo “pressionado” ou “oprimido” por uma força que vem de cima. Essa abordagem linguística da depressão é muito interessante, visto que o deprimido se sente exatamente assim, como se algo o pressionasse para baixo, sem forças para reagir.
A depressão é classificada por alguns estudiosos em quatro categorias - “estado afetivo de tristeza”, “sintoma”, “síndrome” e “doença”. 
Dentro dos campos da psiquiatria e psicologia, a depressão é classificada como um Transtorno do Humor e seu diagnóstico possui critérios bem definidos que devem ser considerados. Mesmo que uma pessoa não seja diagnosticada com depressão pelos critérios que orientam esse diagnóstico, é possível que ela já tenha experimentado alguma vez a depressão como um estado afetivo de tristeza.
Um fato que deve ser seriamente considerado é que a depressão incomoda, gera sofrimento, limita nossa vida, prejudica nossa saúde física, mental e espiritual e gera problemas em nossos relacionamentos. Por isso a indústria farmacêutica fatura tanto em cima da venda de anti-depressivos. Ninguém, em sã consciência, deseja sofrer com a depressão.
A principal característica do ambiente de um deprimido é a presença de muitas estimulações negativas e ausência de estimulações positivas. Um ambiente em que só há reclamações, críticas e problemas, é um ambiente propício para o desenvolvimento do sentimento de depressão. Na bíblia encontramos a história de alguém que, em determinado momento, viu-se cercado de tantas coisas ruins, que experimentou o humor depressivo. Não podemos dizer que ele sofreu de depressão enquanto doença, mas encontramos em sua experiência algumas características relacionadas ao sentimento de depressão. Estamos falando de Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário