quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Dez coisas que todos os pais devem ensinar a seus filhos:


1) Ensinar a servir - Os pais devem educar os filhos para a prestatividade e o serviço. O desempenho de ofícios domésticos (arrumar a casa, lavar a louça, ajuntar os brinquedos, consertar objetos etc.) mostrará a eles que podem ser úteis.
2) Ensinar sobre a sexualidade - O lugar para aprender a respeito de sexualidade não é a escola, a rua ou a televisão, mas a casa, com os pais. Existem também bons livros cristãos sobre sexualidade, voltados para diversas faixas etárias e que podem ser muito úteis nesse processo.
3) Ensinar que não são o centro do mundo - O egoísmo está impregnado no coração do ser humano, não importa a sua faixa etária. Desde pequena, a criança deve entender que o mundo não gira em torno dos seus desejos. Aprender a emprestar um brinquedo durante a brincadeira pode ser um bom início.
4) Ensinar a cortesia - As palavras “obrigado”, “por favor”, “desculpe”, “bom dia”, “boa noite”, “com licença” devem estar no vocabulário da família. A criança aprenderá a cortesia através do exemplo dos pais.
5) Ensinar o diálogo sadio - Os pais devem olhar nos olhos dos filhos e conversar com eles. Assim, chegarão ao seu coração e ganharão confiança. Devem dar espaço para que a criança expresse como foi o dia, independente se foi bom ou ruim. Em momentos difíceis, lembrar que nada se resolve à base de gritaria e violência, mas sim com uma boa conversa.
6) Ensinar o respeito às diferenças e aos superiores - As crianças devem aprender com os pais a respeitar os mais velhos, os professores, pessoas de outra cultura, raça ou religião e, acima de tudo, a respeitar e amar a Deus.
7) Ensinar a caridade - Ao doar brinquedos e roupas para crianças carentes, por exemplo, a criança aprenderá, na prática, a respeito do amor e da caridade.
8) Ensinar sobre o uso do dinheiro – As crianças precisam aprender que todos os recursos são bênçãos de Deus e devem reconhecer isso através da devolução dos dízimos e ofertas. Periodicamente, os pais devem reunir os filhos e ensinar-lhes o planejamento e o controle financeiros. A mesada pode ser uma maneira de ensinar a criança esses princípios de administração do dinheiro.
9) Ensinar o uso de boas palavras – Outra lição importante a ser ensinada aos filhos é que, em hipótese alguma, a criança deve falar palavrões e termos de baixo calão. Essas palavras transformam o ambiente e podem magoar quem escuta.
10) Ensinar o domínio e o controle das emoções - Os pais precisam entender que as crianças têm muita energia, criatividade e vontade de viver. Algumas, é claro, são mais agitadas e possuem maiores dificuldades em prestar atenção do que as outras. A tarefa dos pais é, além do exercício da paciência, acolher as crianças nas suas emoções, ensinando-as o domínio de si mesmas e ajudando-as no desenvolvimento do potencial que têm. Há mais de 250 anos, o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau disse: “Sabe qual a maneira mais certa de deixar seu filho infeliz? Acostumá-lo a receber tudo”. Essa verdade é válida para nossos dias. Se quisermos ter filhos seguros e livres da ansiedade, precisamos utilizar a palavra “não” em nosso vocabulário. Frustrar determinadas expectativas, dizer não, também é ensinar! Embora seja uma palavra tão pequena, ela impõe limites e contribui com a maturidade das nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário