segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Dor de Jacó (II).

Jacó soube então que havia lutado com o Anjo da Aliança. Embora esgotado e sofrendo a mais intensa dor, não abandonou seu propósito. Havia muito tempo que ele suportava a inquietação, o remorso e a angústia resultantes de seu pecado; agora queria ter a segurança de que havia sido perdoado.

O Visitante divino parecia a ponto de partir; Jacó, porém se apegou a Ele, implorando uma benção. 

O Anjo insistiu: "Deixe-Me ir, pois o dia já desponta"; mas o patriarca exclamou: "Não Te deixarei ir, a não ser que me abençoes" (Gn 32:26).

Que confiança, que firmeza e perseverança são aqui reveladas! se isso fosse uma exigência arrogante, Jacó teria sido destruído instantaneamente; porém ele estava seguro como quem confessa sua fraqueza e indignidade mas confia na misericórdia de um Deus que cumpre Sua aliança.



domingo, 29 de novembro de 2020

A Dor de Jacó (I).

Jacó estava aflito porque havia cometido um erro em sua vida. Achava-se abatido até as próprias profundezas. Sozinho, cansado, desanimado, torturado pelas reminiscências de seus erros no passado e oprimido pelas apreensões do futuro, ele se deitou para descansar, pousando a cabeça sobre uma pedra.

Se a consciência de Jacó estivesse limpa, seu coração teria sido forte em Deus. Mas ele sabia que suas perplexidades, seus receios e aflições eram a consequência de sues pecados.

Era essa reflexão que lhe amargurava a vida. Jacó estava arrependido, mas não se sentia tranquilo sob o mal que havia praticado. Ele só podia ter a esperança de recuperar o favor de Deus mediante a tribulação e pelo sofrimento físico e mental.

Que maravilhosa condescendência de Deus! Ele sempre está disposto a vir ao nosso encontro, mesmo em nossas debilidades, e a animar-nos com Sua presença, quando fazemos tudo de nossas parte para efetuar uma entrega completa a Ele.

O Céu está aberto para o ser humano. Deus deseja que Lhe roguemos que realize essas coisas entre nós. O futuro pode parecer escuro diante de você, mas Deus vive.

sábado, 28 de novembro de 2020

Mentira, Engano e Fuga.

Em sua conduta com o restante da família, Jacó, com a ajuda de sua mãe, tinha enganado cruelmente seu irmão e seu pai, e agora estava pagando por isso. Seu irmão o estava ameaçando violentamente, e Jacó havia se tornado um fugitivo, seguindo para a casa de seu tio em Harã. 

Tudo era incerto e assustador.

Um dia, Jacó caminhava penosamente ao anoitecer e depois na escuridão. Ele estava no meio do nada, tendo apenas o céu estrelado como teto. Ao encontrar uma pedra que lhe serviu de travesseiro, Jacó adormeceu.

Mas a absoluta inconsciência do sono logo foi interrompida. O famoso sonho lhe sobreveio, e a escada que ele viu apoiava-se sobre a Terra e se estendia até o céu. Anjos subiam e desciam pela escada.

Então ele ouviu uma voz: " Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão". A voz continuou, repetindo promessas com as quais Jacó estava familiarizado a partir de sua tradição familiar. Sua descendência se tornaria grande.

Ela seria uma benção a todas as famílias da terra. "Eis que Eu estou contigo", continuou a voz, "e te guardarei por onde quer que fores, porque te não desampararei, até cumprir Eu aquilo que te hei referido" (Gn 28:15).

Jacó acordou e disse para si mesmo: "Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia (Gn 28:16). O que aconteceu naquela ocasião foi "temível"; Ele nunca esqueceu aquele lugar e deu um nome a ele. Então prometeu lealdade eterna a Deus.

O Apóstolo Paulo discorre: "Contemplava  a escada da visão de Jacó, que representa Cristo, e que ligou a Terra com o Céu, o homem finito com o infinito Deus. Sua fé se fortaleceu na recordação de como os patriarcas e profetas confiaram Naquele que era também seu amparo e consolação e por quem estava dando a vida".


LEIA: Gênesis 28:10-17)

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Vocês Creem?

 Vocês creem que Jesus é o Filho de Deus, mas vocês têm uma fé pessoal  visando a própria salvação?

Creem que Jesus é o seu Salvador?

Que Ele morreu na cruz do Calvário para lhes resgatar? 

Que Ele oferece a vocês o dom da vida eterna se crerem Nele?

O que é crer? É aceitar plenamente que Jesus Cristo morreu como nosso sacrifício; que Ele Se tornou maldição por nós, tomou nossos pecados sobre Si e imputou-nos Sua justiça.

Por isso, reivindicamos essa justiça de Cristo, cremos nela, e ela é nossa justiça. Ele é nosso Salvador

Ele nos salva porque disse que o faria.



quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Reconheces os Segredos de Sua Vida?

 João 8

3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos;

4 Disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério;

5 E na lei, nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas, tu, pois, que dizes?

Jesus contemplou por um momento a cena - a vítima tremendo em sua vergonha e os líderes carrancudos, sem nenhum sinal de compaixão humana. Seu espírito de imaculada pureza sentiu repugnância diante daquele espetáculo. Sabia o objetivo pelo qual aquele caso tinha sido trazido a Ele.

Lia o coração e conhecia o caráter e a história da vida de cada um que estavam em Sua presença. Esses supostos defensores da justiça haviam, eles mesmos, induzido a vítima ao pecado, com a intenção de preparar uma armadilha para Jesus. Sem dar nenhum indício de ter escutado a pergunta deles, inclinou-Se e, fixando no chão olhar, Jesus começou a escrever no pó.

Impacientes com Sua demora e aparente indiferença, os acusadores se aproximaram, insistindo em atrair a atenção Dele para o assunto. Porém, ao acompanharem com os olhos o olhar de Jesus, fixaram a vista no chão aos Seus pés, e seus semblantes se transtornaram. 

Ali, traçados diante deles, estavam os criminosos segredos de sua vida. O povo, olhando, reparou na súbita mudança de expressão e se aproximou para descobrir o que eles estavam olhando com tanto espanto e vergonha. Rasgadas as vestes  da pretensa santidade, eles se viram culpados e condenados na presença da infinita pureza. 

Tiveram medo de que as iniquidades ocultas de sua vida fossem expostas à multidão; e, um a um,. cabisbaixos e confusos, foram se afastando silenciosos, deixando a vítima com o misericordioso Salvador.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Não se Esconda.

Histórias típicas da queda retratam o fruto como uma maça. Mas o texto não afirma isso. Era simplesmente o "fruto da árvore" (Gn 3:3).

Não importa o tipo do fruto. Comer daquela árvore era proibido porque a árvore representava algo: a tentativa de "colocar Deus de lado" e declarar: "Eu posso servir de norma para avaliar minha vida. Posso ser deus para mim mesmo. Eu tenho autoridade acima da Palavra de Deus".

Certamente, quando a cobra, ou a "serpente", fez com que Adão e Eva comessem do fruto da árvore, a vida deles saiu dos trilhos. E então, quando sentiram a presença de Deus perto deles, tentaram se esconder "da presença do SENHOR Deus por entre as árvores do jardim" (Gn 3:8).

É muito estranho que Deus tenha perguntado a Adão: "Onde estás?".

O Senhor certamente sabia onde ele estava. Talvez Deus tenha feito a pergunta para ajudar Adão e Eva a perceberem exatamente o que estavam fazendo, escondendo-se, como resultado do pecado cometido. Ou seja, Deus os ajudou a perceber os tristes resultados de sua ações.

Pode-se argumentar que o plano da salvação é a reação de Deus às resposta de Adão e Eva. Eles estavam se escondendo de Deus devido à vergonha e culpa de seu pecado, e Deus veio resgatá-los.

Da nossa maneira, também fizemos a mesma coisa, e Jesus veio nos resgatar. Portanto, a pergunta "Onde estás?" também poderia ser feita a nós. Ou seja, onde você está, em seu pecado e culpa, em relação a Jesus, e o que Ele fez para resgatá-lo dessa condição?.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Deus continua falando...

 Trevas cobrem a Terra, e a densa escuridão os povos, e quão ardentemente deveríamos desejar a presença do Instrutor divino, para nos guiar no caminho da verdade e justiça!

Deus já falou aos homens em tempos antigos e de várias maneiras, no entanto está a aumentar a ignorância do mundo. Devemos falar com linguagem mais clara acerca da verdade, a fim de que possamos levar aos homens o conhecimento de Deus.

A distinção entre cristãos e mundanos tem que ser mais pronunciada. A bíblia deve se tornar um livro mais preeminente entre nós, e o atento e diligente indagador precisa, com profundo esforço, buscar o tesouro escondido.

As máximas dos homens, os dogmas do erro embora apresentados pelos que professam ser interpretes da Palavra de Deus, têm que ser rejeitados, pois são designados a encobrir a verdade, e a mistificar a importância espiritual do evangelho sagrado.

Os que se empenharem em buscar o tesouro escondido, haverão de encontrá-lo.



segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Deus se revela em Jesus.

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados" (Ef 5:1).

Os cristãos devem ser como Cristo. Devem ter o mesmo espírito, exercer a mesma influência, e ter a mesma excelência moral que Ele possuía. 

Os idólatras e corruptos de coração, precisam se arrepender e voltar-se para Deus

Os que são orgulhosos e cheios de justiça própria devem humilhar a si mesmos, arrepender-se e tornar-se mansos e humildes de coração.

Os que tem a mente voltada para as coisas do mundo, precisam fazer com que os laços do coração sejam arrancados do lixo, ao redor do qual eles se apegaram, e se entrelacem em Deus, eles precisam voltar a mente para as coisas espirituais.

Os desonestos e mentirosos precisam se tornar justos e verdadeiros.

Os ambiciosos e avarentos precisam esconder-se em Jesus e buscar Sua glória , e não a deles mesmos.

Eles precisam menosprezar a própria santidade e ajuntar tesouros no Céu. Os que não oram precisam sentir a necessidade tanto da oração secreta como da familiar, e precisam fazer suas súplicas a Deus com muito fervor.

Como adoradores do Deus verdadeiro e vivo precisamos produzir frutos que correspondam à luz e privilégios que desfrutamos.

domingo, 22 de novembro de 2020

Temer o Senhor Deus.

Primeiramente, os filhos ouvem a lei e depois aprendem "a temer o Senhor", seu "Deus" (Dt 31:13).

Aprender a lei pressupõe que o temor não seja um resultado natural de conhecer a lei. 

O processo de temer a Deus deve ser aprendido. Moisés sugeriu que o conhecimento e o temor são um processo, não uma relação imediata de causa e efeito.

Além disso, o que significa "temer a Deus" quando também foi dito ao povo: "amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" (Dt 6:5)?

Talvez possamos comparar essa situação com a maneira pela qual um filho ama e teme um bom pai, que revela seu amor e cuidado falando a verdade e cumprindo o que diz.

Com um pai assim, se cometemos algum erro, de fato sofreremos as consequências da transgressão. 

Podemos e devemos amar e temer a Deus ao mesmo tempo.

Essas não são ideias contraditórias. Quanto mais aprendemos sobre Deus, mais O amamos por Sua bondade, ao mesmo tempo, quanto mais conhecemos a Deus, mais O tememos, pois podemos ver a Sua grande justiça e santidade em contraste com nossa grande injustiça e pecaminosidade, e que somente pela graça, mérito imerecido, não somos destruídos.



sábado, 21 de novembro de 2020

Jesus e a escola dos rabinos (III).

 As palavras de Jesus tocaram o coração dos doutores como nunca tinha sido tocado por palavras de lábios humanos. A modéstia juvenil e a simpatia de Jesus quebraram os preconceitos deles. Sem perceber, aquelas mentes se abriram à Palavra de Deus, e o Espírito Santo lhes falou ao coração.

Todo cristão sabe que Jesus é o Mestre dos mestres, mas com que frequência Ele é conhecido como o Aluno dos alunos?

Então, o que fez de Jesus o Aluno-modelo? Ele teve curiosidade e fome do conhecimento de Deus que O tornaram um ouvinte atento. Ele fez perguntas, mostrando que era um aprendiz ativo, não apenas passivo.

Além disso, não relutou em oferecer respostas. Mostrou que pode ser vulnerável e colocou Suas ideias sobre a mesa para que outros pudessem julgá-las, criticá-las ou confirmá-las.

Isso construiu a resiliência de que Ele precisaria quando adulto, quando Suas palavras trariam sobre Si acusações de possessão demoníaca (Jo 8:48) e ao exigirem a Sua morte (Jo 8:40). Mas para um garoto que falava de Deus desde os 12 anos (e provavelmente antes). Ele não podia Se intimidar. 

Bons alunos sempre se tornam os melhores professores.


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Jesus e a escola dos rabinos (II).

Os doutores faziam perguntas a Ele e ficavam maravilhados com Suas respostas. 

Com a humildade de uma criança, repetia as palavras das Escrituras, dando-lhes a profundidade de sentido que os sábios não haviam alcançados.

Caso fossem seguidas, as verdades indicadas por Ele teriam realizado uma reforma na religião da época. 

Um profundo interesse nas coisas espirituais teria sido despertado; e. quando Jesus começasse Seu ministério, muitos estariam preparados para recebê-lo.

Os rabinos sabiam que Jesus não havia sido instruído em suas escolas. No entanto, Seu conhecimento das profecias era muito superior ao deles. Imaginaram que esse pensativo rapazinho galileu teria um futuro promissor.

Desejaram tê-lo como aluno para que Se tornasse mestre em Israel. Queriam encarregar-se de Sua educação, convencidos de que uma mente tão incomum devia ser educada sob a direção deles.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Jesus e a escola dos rabinos (I).

 O relato do encontro entre o pré-adolescente Jesus e os doutores instruídos na lei judaica durante a visita a Jerusalém na Páscoa é breve, porém denso:

"Três dias depois. O acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o Ouviam muito se admiravam da Sua inteligência e das Suas respostas" (Lc 2:46,47).

Então, o que faz de Jesus o aluno-modelo? Para reunir subsídios para a resposta a essa pergunta, vejamos a seguinte declaração:

"Naquela época, um recinto ligado ao templo era ocupado por uma escola religiosa, semelhante às escolas dos profetas. Ali, mestres de destaque se reuniam com os alunos, e o menino Jesus Se dirigiu a esse local. Sentando-Se aos pés desses homens sérios e entendidos, ouvia suas instruções. Como alguém que procura saber das coisas, interrogava esses mestres sobre as profecias e os acontecimentos que estavam ocorrendo na ocasião e que indicavam o retorno do Messias. Jesus Se apresentou como uma pessoa sedenta do conhecimento de Deus".


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Relacionamento e Educação dos Filhos (II).

 Há perigo de tanto os pais  quanto os professores comandarem e ditarem demasiadamente, ao passo que deixam de se pôr suficientemente em relações sociais com os filhos e alunos. Mantêm-se muito reservados e exercem sua autoridade de maneira fria, destituída de simpatia, que tende a repelir, ao invés de conquistar a confiança e a afeição.

Caso reunissem os filhos com mais frequência bem junto a si e manifestassem interesse em suas atividades, e mesmo em suas brincadeiras, conquistariam o amor e a confiança dos pequeninos, e a lição de respeito e obediência seria aprendida com muito mais facilidade, pois o amor é o melhor mestre.

Um interesse similar manifestado aos jovens produzirá os mesmos resultados. O coração da juventude é pronto em responder ao toque de simpatia.


terça-feira, 17 de novembro de 2020

Relacionamento e Educação dos Filhos.

 "De fato a vida é uma escola". A família é  nossa primeira sala de aula. Nenhuma criança é jovem demais para começar a ouvir sobre a bondade de Deus. Hinos orações acerca da grandiosidade divina deveriam começar desde o berço e ir até o túmulo.

Muitas famílias fazem o que acham correto na educação dos filhos, contudo acabam conhecendo um resultado oposto às suas expectativas. Certamente existem inúmeras variáveis que podem levar os filhos a rejeitar sua educação cristã.

Mas, por amor a eles, vamos refletir sobre algumas difíceis questões de relacionamento. Com que frequência pais e filhos compartilham assuntos do coração? A criança se sente segura em compartilhar esperança, medos e problemas com os pais? 

Os pais procuram continuamente afirmar em que aspectos a criança está indo bem ou ela apenas ouve críticas quando comete um erro? Os pais são pacientes quando a criança tropeça no aprendizado de novas atividades ou responsabilidades?

Os pais expressam empatia por seus filhos, lembrando como era ser criança? Os pais orientam gentilmente os filhos a ter um relacionamento com Deus? Ou eles simplesmente empurram goela abaixo a instrução religiosa?

Os pais são seguros e maduros o suficiente para admitir seus erros e pedir perdão a seus filhos? Ou mantém continuamente uma fachada de perfeição que as crianças percebem com facilidade?

Os pais dedicam tempo para dar atenção exclusiva aos filhos? Eles brincam com seus filhos? O respeito foi cultivado e conquistado entre pais e filhos? Os pais aplicam a disciplina em um ambiente calmo e controlado ou impulsivamente com frustração ou raiva?

Eles comunicam palavras e ações de amor e carinho à criança, para que ela saiba que é amada incondicionalmente?

E a lista continua...


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Jesus Também Descansava.

 Jesus guardou o Sábado e ensinou Seus discípulos a guardá-lo. Ele sabia como o dia de repouso devia ser observado, pois Ele mesmo o santificara.

Dia a Bíblia: "Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar (Êxodo 20:8). "O sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus;...porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou" (Êxodo 20:10,11)..

Cristo trabalhou com Seu Pai ao criar Terra e foi Ele quem fez o sábado. A Bíblia diz que "todas as coisas foram feitas por intermédio dEle" (João 1:3).

Quando olhamos o Sol, as estrelas, as árvores e as belas flores, devemos nos lembrar de que foram criados por Jesus e Ele fez o sábado para nos ajudar a ter em mente o Seu amor e poder.

Cristo engrandeceu a lei demonstrando o maravilhoso significado de cada um de seus preceitos. Mostrou que a obediência não consiste apenas de atos externos que podem ser vistos pelos homens, mas envolve também os pensamentos que podem ser sondados por Deus.

domingo, 15 de novembro de 2020

Bem Aventurados os perseguidos por causa da justiça...

 Mateus 5:10

- Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.

Jesus sabia que por amor a Ele muitos de Seus discípulos seriam lançados na prisão e muitos seriam mortos, mas aconselhou-os a não se entristecer por isso.

Nada pode causar dano àqueles que amam e seguem a Jesus.

Ele os acompanhará em todos os lugares. Podem ser mortos por causa do evangelho, mas Cristo lhes dará a vida eterna e uma coroa de glória.

E de Seu exemplo, outros aprenderiam a respeito do amável Salvador

Cristo disse aos discípulos:

"Vós sois a luz do mundo" (Mateus 5:14). Em breve Ele partiria do mundo para o lar celestial, mas os discípulos deveriam ensinar aos outros a respeito do Seu amor. Deveriam continuar iluminando.

A luz do rol, brilhando na escuridão, guia os navios aos portos com segurança; do mesmo modo, os seguidores de Cristo brilham neste mundo escuro, para guiar seres humanos ao lar celestial.

Isso é o que todos os seguidores de Cristo devem fazer. Ele os chama para serem cooperadores na salvação de outros.

sábado, 14 de novembro de 2020

Bem Aventurados os Pacificadores...

Mateus 5:9
- Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos

Aquele que tem o espírito manso e humilde de Cristo será um pacificador. 

Tal disposição não provoca discussões ou refuta com palavras ofensivas. 

Antes, torna o lar um lugar feliz e traz uma suave atmosfera de paz que envolve a todos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Bem Aventurados os Limpos de Coração...

 Mateus 5:8

- Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.

Deus dá mais valor ao que somos do que aquilo que dizemos que somos.

Deus não se importa com nossa aparência exterior; o que deseja é que sejamos puros de coração, então todos os nossos atos e palavras serão justos.

Davi orava: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro (Salmo 51:10). "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença. Senhor, Rocha minha e Redentor meu!"(Salmo 19:14). Essa deve ser a nossa oração.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Bem Aventurados os Misericordiosos...

 Mateus 5:7

- Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.

Ser misericordioso é tratar as pessoas melhor do que merecem. Assim Deus nos tem tratado.

Deus tem prazer em atos de misericórdia. é compassivo para com os ingratos e maus.

Do mesmo modo no ensina a tratar os semelhantes: "Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros como também Deus, em Cristo, vos perdoou (Efésios 4:32).


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Bem Aventurados os que tem fome e sede de justiça...

 Mateus 5:6

Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.

Justiça é a prática de ações corretas.

É obediência a lei de Deus, pois nessa lei tais princípios estão arrolados.

A Bíblia diz: "Todos os Teus mandamentos são justiça" (Salmo 119:172).

Por seu próprio exemplo, Cristo nos ensinou a obedecer a tais preceitos. A justiça da lei é vista em Sua própria vida. 

Temos fome e sede de justiça quando desejamos ter pensamentos, palavras e ações semelhantes aos de Cristo.

E podemos ser semelhantes a Ele se desejarmos. Podemos ter nossa vida como Sua vida e nossas ações em harmonia com a lei de Deus.

O Espírito Santo trará o amor de Deus ao coração de modo que nos deleitaremos em cumprir Sua vontade.

Deus está mais disposto a dar o Seu Espírito do que os pais em oferecer bons presentes aos filhos.

Sua promessa é: "Pedi, e dar-se-vos-á" (Lucas 11:9).

Todos os "que tem fome e sede de justiça...serão fartos (Mateus 5:6).


terça-feira, 10 de novembro de 2020

Bem Aventurados os Mansos...

 Mateus 5:5

- Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido

...disse Jesus: "Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para vossa alma". (Mateus 11:29).

Quando era maltratado, Jesus pagava o mal com o bem. 

Nisso Ele nos deu o exemplo, para que agíssemos do mesmo modo.



segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Bem Aventurados os que Choram...

 Mateus 5:4

- Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.


Isso não significa murmurar ou viver em lamúrias, nem apresentar uma disposição amarga e um semblante mal humorado, mas a bem aventurança refere-se aos que se entristecem verdadeiramente por seus pecados e buscam o perdão de Deus.

A todos esses Ele perdoará generosamente.

O Senhor diz:

"Tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza" (Jeremias 31:13).


domingo, 8 de novembro de 2020

Bem Aventurados os Humildes de Espírito...

 Mateus 5:3

- Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

...disse Cristo, os humildes do espírito são aqueles que reconhecem sua própria pecaminosidade e necessidade espiritual. 

Sabem que em si mesmos nada podem fazer de bom.

Desejam receber auxílio de Deus e para eles é dada essa benção.

"Porque assim diz o Alto o Sublime que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no Alto e santo lugar; mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos" (Isaías 57:15).


sábado, 7 de novembro de 2020

O Sermão da Montanha.

 Mateus 5

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;

2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:

Em seu belo Sermão da Montanha, Jesus explicou o que Deus considera mais precioso e o que proporciona verdadeira felicidade.

Os discípulos de Cristo haviam sido influenciados pelos ensinos dos rabinos e foi para esses discípulos que as as primeiras lições de Cristo foram destinadas.

Do mesmo modo, elas se destinam a nós, pois precisamos aprender as mesmas coisas.

Nos próximos posts, vamos discorrer sobre alguns pontos deste Sermão que deve alterar o nosso modo de vivenciar a Cristo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Conhecendo o Bom Pastor.

 "Eu sou o bom pastor. Eu conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem" (João 10:14).

Eu gostaria de lhe fazer duas perguntas para sua avaliação.


1 - Como é o tempo que você passa com o Pai Celestial?

2 - Como é falar com Ele?


Separe um tempo para tentar descrever essas experiências.


Estou me referindo aqui ao tópico da oração. Eu acho que muitas pessoas ficam presas nessa palavra tão usada, "oração". Nós espiritualizamos demais isso. Veja bem, Deus sabe que somos meros humanos, e mesmo assim, tentamos impressioná-Lo de alguma forma com uma "boa" oração. E depois, nos distraímos e desistimos até "tentarmos" de novo. Ao fazer isso, perdemos o sentido do que a oração deveria ser!


A oração é simplesmente a forma que nos conectamos com Deus. É a forma como nos relacionamos com Ele. E como Deus deseja que cheguemos a Ele em oração? Bem, o Seu grande desejo é ter por completo o nosso coração, mente e força como lemos em Deuteronômio 6:5, certo?


E para começar, Ele quer que desfrutemos Dele — nos concentremos Nele e não na "oração".


Devemos sempre nos apresentar a Ele da forma que somos, entregando os nossos egos desesperados, indignos, ainda assim totalmente amados pelo nosso Pai Todo Poderoso, Glorioso e totalmente compassivo. E quando fazemos isso, encontramos a porção transbordante de Sua força, restauração, sabedoria, paz, justiça e alegria. Em sua presença está a vida abundante. Ele é a Água Viva e o Pão da Vida.


Quando oramos, devemos não apenas falar, mas também escutar. Busque ouvir e seguir os Seus bons caminhos. Venha feliz, alegre, cansado, duvidoso ou amedrontado. Venha a Ele em meio ao vale da sombra da morte. Aproxime-se e escute Suas palavras confortantes de vida e esperança.


E então, devemos ir a Ele continuamente – na monotonia e em qualquer outra situação. A medida que fazemos isso, começamos a conhecer o nosso Pastor. Digo realmente conhece-Lo.


Para mim, meu tempo a sós em oração parece ser um tempo que estou sentado e tomando um suco com meus amigos mais próximos. É maravilhoso. Coisa boa, certo? Como diz um teólogo em seu livro (Uma vida de Oração); "Você não pode conhecer a Deus de imediato. Você não cria intimidade; você abre espaço pra isso.”


Eu oro para que esses últimos sete dias tenham aprofundado a sua compreensão do que significa escutar a Deus. Não é tão complicado quanto imaginamos ser. É tão simples quanto fecharmos os ouvidos para as mentiras, abrirmos o coração, nos aquietarmos, e permitirmos que o nosso Pastor se comunique.


Eu oro para que você tenha um conhecimento mais profundo de que escutar a Deus é, sempre, uma forma de conhecer mais o nosso bom Pastor.


Diga ao Pai: Hoje, eu vou busca-Lo com todo meu coração, alma e força. Vou começar agora, apresentando o verdadeiro eu diante do verdadeiro Senhor. Eu quero conhecer-te e escutar-te cada dia mais.


LEIA: Sl 23:1-6 / Sl 34:4-11 / Dt 6:5 / Jo 10:14


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Perigo Desconhecido.

 

Muitos no corpo de Cristo se tornaram cada vez mais vulneráveis aos enganos da voz do desconhecido. Escutar a voz de Deus se torna um desafio real por conta da competição com vozes que não vem de Deus. Tragicamente, as pessoas começam a duvidar do caráter de Deus e da verdade que Ele ensina em Sua Palavra.


Vemos a origem desse problema com a moradora do jardim, Eva.


E fico a pensar.

Por que Eva deu ouvidos as baboseiras da serpente?

Por que ela não reconheceu que se tratava da voz de um estanho?

Eu me pergunto. O quão bem Eva conhecia a Deus, o seu Pastor? Ela pareceu ser facilmente seduzida pelas mentiras do inimigo.

Por que Eva foi tão ingênua?


Acredito que mesmo Eva conhecendo a verdade, ela não estava firmemente fundamentada na verdade. Ela sabia sobre o que Deus "disse", mas nunca compreendeu plenamente quem Ele era – completamente confiável e bom. Ela não entendia que Ele nunca a privaria de coisas boas.


Antes de comer do fruto proibido, ela era inconsciente do mal, das mentiras e da possibilidade de que ela mesma poderia ser enganada a desobedecer o seu Pai.


Mas isso não é verdade quando se trata de nós! Não somos inconscientes! Louvado seja Deus porque temos a Palavra de Deus como guia do que é verdadeiro, temos o Espirito Santo (o Espirito da Verdade) como Conselheiro, e temos Jesus Cristo como Salvador e justo Defensor!


Mas mesmo assim, como Eva, somos levados a dar ouvidos as mentiras do estranho. Por quê?


Uma razão é, muitas vezes, acabamos entretendo as mentiras do inimigo através do nosso próprio "entretenimento". TV, Internet, filmes, livros e revistas, que em sua maioria não contém a voz de Deus, tomam conta de nossa sociedade. Mesmo assim, passamos horas e horas com essas vozes mentirosas e ímpias permitindo que nossas mentes e corações sejam diluídos, poluídos e desnutridos da inspirada Palavra de Deus que é viva e eficaz!


Precisamos conhecer bem o nosso Pastor! Precisamos ser nutridos em Seus pastos verdejantes. Precisamos nos aproximar Dele para seguirmos a Sua voz.


Não perca a leitura devocional de amanhã, pois vamos concluir com percepções úteis sobre "Conhecendo o Pastor!"


Pergunte ao Pai: Estou escutando a outras vozes que não seja a Sua ou vindo de Ti?


LEIA: Jo 10:1-11 / Gn 3:1-5


quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Os Sintomas dos Ouvidos Entupidos.

 

Adão e Eva conheciam a Deus diretamente! As gerações seguintes dos membros de sua família também conheciam a Deus ou ao menos O conheciam bem. Lentamente, ao longo dos anos, a maioria das pessoas parou de agradecer e reconhecer a Deus como a fonte. O pecado aumentou.


A maioria dos pecados são apenas sintomas de um pecado mais profundamente enraizado: o pecado de termos os ouvidos entupidos para a verdade de Deus e darmos ouvidos às mentiras. Quando paramos de reconhecer a Deus como o Doador de todas as coisas boas, paramos de ver as coisas claramente. Paramos de pensar sabiamente. Nos recusamos a escutar a verdade. O primeiro capítulo de Romanos revela essa realidade de uma forma bem clara.


E aqui está uma declaração alarmante: recusar escutar a verdade, em essência, é rejeitar a Deus. Agora, como cristãos, nós obviamente aceitamos a Palavra de Deus como verdade. Mas devemos manter os ouvidos abertos para reconhecermos e rejeitarmos falsas verdades e nos mantermos em sintonia com a voz de Deus.


Igualmente preocupante é o fato de que aqueles que rejeitam a verdade muitas vezes arrastam outros para a mesma enganação, como aprendemos na leitura de hoje em Gênesis. Pense nessas questões. Quem está em risco quando você não está escutando a Deus? Seu cônjuge? Seus amigos? Seu chefe? Seus filhos? Talvez até um completo estranho a quem Deus queria que você ministrasse?


Acho que agora é um momento para eu parar de escrever, para que você possa orar e escutar a Deus.


Pergunte ao Pai: Senhor poderia me mostrar, por favor, toda e qualquer mentira em que tenho acreditado?


LEIA: Gn 3:6 / Rm 1:21-32


terça-feira, 3 de novembro de 2020

Enganados pelo Desejo.

 

A origem do pecado começou com estas mentiras: Deus não é bom, não é confiável e Ele está escondendo algo de nós. Certamente este engano continua até hoje. E se isso não é ruim o suficiente, como Eva, nossos desejos naturais unem forças com essas mentiras! Todo este engano é necessário para que Satanás tente nos separar de Deus.


Eva viu a fruta e achou que parecia realmente boa e agradável. Ela também foi seduzida pelo encanto de maior esclarecimento, conhecimento e possivelmente poder. Você será como Deus. Amados, ela foi enganada!


E você? Quantas vezes você tem sido dominado pelo desejo intenso do que vê e limitada compreensão? Não estou tentando te deprimir com essa pergunta, mas sim alertá-lo porque, amigo(a), não precisa ser assim!


Viver conectado com a voz de Deus significa que seguimos Suas instruções para reconhecê-Lo. Dê glória, agradecimento e louvor a Ele por cada momento porque Ele está com você! Esta conexão sagrada significa que colocamos desesperadamente nossa confiança Nele em cada circunstância e fechamos os ouvidos e olhos para tudo que poderia enganar nossos corações e mentes.


Este não é o meu mundo e não é o seu também! Um novo Céu e uma nova Terra esperam por aqueles que com resistência paciente continuam a confiar em seu Salvador. Não temos que nos contentar em perseguir o vento de cada tendência passageira. Não temos que ter medo de perder as "coisas boas" porque sabemos que grandes recompensas eternas nos aguardam. E sabemos que nosso Deus é verdadeiramente a única Coisa Boa! Ele é o nosso Tudo em Todos, O nosso Suficiente, nosso Aperfeiçoador!


Pergunte ao Pai: Há alguma coisa que eu preciso fazer ou saber para que o desejo do meu coração seja sempre por Você?


LEIA: Gn 3:4-6

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Quem está na sua Equipe de Conselheiros Espirituais?

 

Deus com frequência vai comunicar Sua vontade e sabedoria a você através de outros seguidores de Cristo! Nem consigo contar as vezes que Deus tem usado outros cristãos para colocar uma mensagem no meu coração! Eu ouço Seus sussurros através de meus pastores, meus amigos, minha esposa e filha ou alguém no meu contato das redes sociais. Na verdade vejo alguns deles como minha Equipe de Conselheiros Espirituais. Eles são: , um mentor(a), um companheiro(a)  de oração, um amigo(a) .


E você? Você busca e escuta com atenção outros cristãos que respeita? Ficar sempre conectado com outros cristãos (especialmente aqueles que estão crescendo e firmes na Palavra de Deus) é vital para a sua própria jornada de fé.


No entanto, escutá-los não é suficiente. Com que frequência você aplica ou põe em prática o conselho ou a sabedoria que ouviu?


Acorde e continue envolvido com a comunidade cristã! Escute a sua família da fé. Precisamos deles e eles precisam de você. A leitura de hoje em Provérbios 18:2 nos diz francamente que é um erro ser um "sabe-tudo".


Pessoalmente, não quero bancar o bobo. Preciso de ajuda. Preciso de sabedoria. Preciso escolher continuar humilde e ensinável para que possa ouvir a orientação, correção e afeição. Eu preciso que meu coração permaneça humilde e ensinável – porque Deus frequentemente vai falar conosco através de Seus outros filhos.


Pergunte ao Pai: Quem precisa estar na minha Equipe de Conselheiros Espirituais?


LEIA: Ec 7:5 / Pv 13:20 / Pv 12:15 / Pv 18:2

domingo, 1 de novembro de 2020

Posso ter sua Atenção, Por Favor?

 

Há o ouvir e depois há o escutar.
Ouvir é a habilidade de perceber sons ou informações.
Escutar é prestar atenção a eles.


Hoje as leituras bíblicas em Jeremias são tragicamente tristes, mas infelizmente não incomuns. Estes relatos do Antigo Testamento são enormes bandeiras vermelhas nos avisando do perigo adiante quando não damos a Deus nossa inteira atenção com todo o coração, mente e força. Por quê? Bem, se não estamos prestando atenção a Deus e Seus caminhos, estamos indo na direção errada – indo para trás e não para frente. Com frequência, estes caminhos errados nos levam a lugares escuros e destrutivos.


O culpado da distração é geralmente uma isca inocentemente atrativa como agenda cheia, criar filhos, a busca por algo mais, ou mesmo um dispositivo eletrônico com um menu de surpresas divertidas!


Até onde sei, minha filha têm uma audição perfeita, mas muitas vezes sua compreensão oral pode ser passiva! Às vezes a única coisa que prende a sua atenção é a minha palavra secreta: sorvete. Instantaneamente ela é fisgada e responde, "Uau! Verdade, pai?" Então eu confesso, "Não, eu só queria a sua atenção!"


Honestamente, posso ser um ouvinte passivo, também, como quando o celular tem minha concentração acima da minha família. "Hummmmm... o que é isso de novo, querido?"


Podemos rir dessa gafe típica, mas isso, na verdade, não está certo. Isso é desrespeitar as pessoas. E quando se trata de ignorar a Deus, é tragicamente desvalorizá-Lo e ser totalmente rebelde.


Se vamos seguir completamente o nosso Pai celestial, vamos precisar prestar atenção às Suas mensagens! Lembre-se, Sua comunicação divina vem em diversos formatos: Sua Palavra, um conselho de um colega cristão, um Plano Bíblico de leitura, um sonho ou visão, um sussurro ou um pensamento persistente. Sim, o modo de comunicação de Deus é vasto porque Ele é um GRANDE Deus e um especialista em comunicação desejando estar continuamente conectado com você!


Pergunte ao Pai: O que está me distraindo de prestar atenção em você?


LEIA: JR 7:13,24,26