MATEUS 25
1 Jesus disse: – Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.
2 Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.
Depois de Seu discurso sobre os sinais de Sua vinda (Mt 24), Jesus falou sobre a preparação para esse evento (Mt 25).
Jesus começou essa parte de Seu discurso falando sobre "dez virgens". O fato de serem chamadas de "virgens" sugere que elas representavam os que professavam ser cristãos. No conflito, elas não estavam do lado do inimigo de Deus declarado e revelado.
Elas são comparadas ao "reino dos Céus" (Mt 25:1). Mas no tempo do fim, todas adormeceram (Mt 25:5). Cristo já havia alertado que os cristãos deviam se manter vigiando (Mt24:42), ou ficar acordados para que não se encontrassem despreparados quando Ele retornasse.
Todas as dez virgens tinham lâmpadas, e todas saíram ao encontro do noivo, o que significa que todas estavam aguardando ansiosamente sua vinda. Houve um atraso, e todas essas que acreditaram em Sua vinda adormeceram. De repente, na calada da noite, todas foram despertadas: o noivo estava chegando (Mt 25:1-6)!
As virgens tolas ficaram espantadas, despreparadas. Por quê? Uma versão diz: "nossas lâmpadas se apagaram" (Mt 25:8). Outras versões, fiéis ao original grego, dizem que as lâmpadas estavam se apagando. Ainda havia uma chama vacilante. Elas ainda tinham um pouco de azeite, mas não o suficiente para estar prontas para o encontro com Cristo.
Qual é então,o problema?
Essas virgens representam os cristãos que estão esperando a volta de Cristo, mas que têm uma experiência superficial com Ele. Eles tem um pouco de azeite, alguma atuação do Espírito em sua vida, mas a chama é vacilante. Eles estavam satisfeitos com pouco, quando precisavam de muito.
O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando uma nova natureza; mas a classe representada pelas virgens loucas se contentou com uma obra superficial. Não conhecem a Deus, não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele; por isso não sabem como confiar, olhar e viver. Seu serviço para Deus se degenera em formalidades.
TOME POSSE DA PALAVRA DIVINA E SIGA EM FRENTE!
DEUS SEJA CONTIGO, HOJE E SEMPRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário