sexta-feira, 5 de julho de 2019

Conselhos para a Família.

PROVÉRBIOS 3
5 Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 


A vida familiar é complexa. Precisamos de toda a ajuda possível diante desse desafio. Provérbios 3:5 implica que devemos engolir nosso orgulho "e não [nos apoiarmos] em [nosso] próprio entendimento".

Sejamos honestos e admitamos que precisamos de ideias de uma fonte externa, o Senhor, se quisermos ser mães e pais, filhos e filhas amorosos. O livro de Provérbios é um grande tesouro de ideias sobre a vida familiar. Busque ler este livro para que sejas orientado.

A formação de uma família começa com duas pessoas escolhendo se comprometer uma com outra por toda a vida. Quer os filhos gostem ou não, os pais geralmente estão em posição vantajosa para aconselhar sobre quem seria ou não um bom cônjuge.

O livro de Provérbios apresenta muitos conselhos sobre uma pessoa com quem não se deve envolver, geralmente identificada como a mulher imoral (Pv 2:16-19, 5:3-14, 7:4-27), mas não é difícil aplicar os mesmos princípios para ajudar a evitar o homem errado também.

Talvez o fato de que apenas a "mulher imoral" seja mencionada, e não o "homem imoral", seja contrabalançado, em parte, pelo fato de Provérbios terminar com uma homenagem à "mulher virtuosa" (Pv 31:10-31).

As ações dos pais terão consequências diretas sobre o caráter dos filhos. Então, é muito importante que sua influência seja prudente e equilibrada (Pv 15:1). Embora negligenciar a disciplina seja prejudicial a uma criança (Pv 23:14), no contexto da aliança os pais são regidos por seu amor a Deus.

Sob essa influência, as crianças devem ser ensinadas sobre o Deus de seus pais (Dt 6:4-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário